O Trânsito de Saturno por Escorpião-Ascendente Leão

purp

Continuamos a apresentar os efeitos do trânsito de Saturno pelo signo de Escorpião, hoje para o Ascendente Leão. Por favor tenha em mente  que  estas indicações são gerais: planetas colocados no signo de Escorpião ou em aspeto com ele no seu horóscopo natal, a posição do regente da casa ocupada pelo signo Escorpião, modificam os efeitos deste trânsito para o bem ou para o mal. A posição de Saturno no horóscopo também é muito importante: existem trânsitos específicos de Saturno relacionados com ciclos de libertação do karma nas nossas vidas- Sade Satti, ou ciclo de 7 anos e meio em que Saturno transita em relação com a nossa Lua no horóscopo, o retorno de Saturno por volta dos 30 anos, etc. . Todos esses fatores deverão ser tidos em conta para uma avaliação completa do trânsito de Saturno.

Saturno traz atrasos, pressões, contrai e torna  qualquer processo mais lento, traz miséria ou sofrimento para as áreas de vida afetadas pelo seu trânsito se nós não lhes dermos atenção. Se ignorarmos estas áreas, agora podemos contar com a derrota e com o sofrimento. Saturno torna os assuntos da casa onde transita mais lentos e prejudica-os porque causa uma demora e mantém esses assuntos pendentes não permitindo que acabem de imediato até aprendermos a lição devida.

No seu horóscopo, Saturno vai transitar pela  4ª casa, durante dois anos e meio. E este período pode ser problemático para  o seu sentimento de felicidade subjetiva. Você vai interrogar-se acerca das causas dessa infelicidade e vai ter oportunidade de  transformar profundamente todos os fatores que contribuem para a insatisfação que sente atualmente. O seu ambiente doméstico é agora o palco de uma crise generalizada que tem por finalidade ajudá-lo (a) a perceber o que pode realmente trazer segurança e conforto para a sua vida. As suas inclinações mais profundas e memórias enterradas do passado vão poder assomar à superfície para que tenha perceção dos princípios e das crenças ou valores em que alicerçou a sua vida; a que pessoas e coisas se apegou e qual o papel que elas tiveram  para a sua insatisfação atual acerca da sua vida. Se souber tirar partido deste período de dois anos e meio, no qual toda a estrutura da sua vida vai ser abanada, poderá renascer como uma pessoa mais firme e consciente do que quer e do que precisa para se sentir um ser humano plenamente realizado  e mais feliz. Durante este período os alicerces da sua vida serão mexidos e você pode até mudar de residência. Poderá por ex., perguntar-se porque não é proprietário de bens, móveis e imóveis e, se isso for importante para si, descobrirá as causas – financeiras e outras- que o (a)  têm impedido disso e  terá oportunidade de ultrapassar isso, pelo menos até certo ponto. A mãe também estará em evidência nesta altura. E o se o seu relacionamento com ela for problemático e vocês não conseguirem entender-se nem comunicar, durante este trânsito as causas profundas disso virão ao de cima, permitindo  enfrentar esse problema e também trazendo a oportunidade de o conseguir superar. Se você for mulher e até agora não tiver ainda conseguido identificar-se com o seu papel de mãe, durante este trânsito as causas dessa sua dificuldade virão ao de cima e terá uma consciência clara da raiz desse problema. Se até agora você nunca conseguiu sentir que tem um lar ou  se pergunta porque é que nunca viu a sua casa como um verdadeiro lar, nesta altura também as raízes dessa dificuldade virão ao de cima.

A 4ª casa é uma casa que significa propriedades, bens imóveis, veículos, educação escolar, paz mental e felicidade conjugal; representa a mãe, os familiares, a educação das crianças, os amigos e apoiantes, a vida espiritual, a conduta  reta, os confortos e luxos, o país de nascimento, o final da vida, poços, terra, casa, lar, sobrinho, tio materno, coração, ambiente doméstico, heranças, nível de educação, retiro, condições da última parte da vida; é o indicador geral do contentamento pessoal e da felicidade.

Enquanto transitar pela 4ª casa, Saturno pode obriga-lo (a) a enfrentar um ou mais significados relacionados com esta casa, se estes estiverem a precisar de uma transformação radical para prosseguir o seu caminho nesta vida, manifestando-se na vida de cada um de acordo com a sua história pessoal e a necessidade maior ou menor de efetuar mudanças nesta área de vida.

Lembre-se de que a palavra chave do trânsito de Saturno pelo signo de Escorpião é «transformação». Tanto Saturno com Escorpião podem ser dramáticos e muito dolorosos a este respeito e a única forma de superar o choque de uma transformação violenta é uma atitude responsável e proativa: não espere ser surpreendido(a) por eventos que aparecem subitamente e causam uma reviravolta na sua vida:  antecipe-se e seja consciente e responsável desde o início. Quando se aperceber da causa de um problema e estiver nas suas possibilidades mudar de comportamento, faça-o voluntariamente e com humildade. Essa «receita» costuma resultar com Saturno.

A natureza do seu Ascendente é naturalmente inclinada para a autoexpressão e construção da sua identidade pessoal mas nem sempre tem a flexibilidade para aceitar a mudança. A natureza fixa do seu signo Ascendente pode levá-lo (a) a insistir num determinado rumo, resistindo a aceitar que você mesmo(a)  é responsável por muita da insatisfação que possa sentir agora ao nível dos fundamentos em que alicerçou a sua vida. Assim, será   bastante útil aceitar fazer um autoexame rigoroso das causas do seu sentimento de desenraizamento e/ou de infelicidade agora e aceitar a responsabilidade por isso. Compreenda porque é que determinados caminhos não deram certo e aceite reparar isso  reestruturando os valores que fundamentam o seu sentimento geral de segurança, de conforto e de contentamento pessoal.

Ao mesmo tempo que transita pela 4ª casa, Saturno estará em aspeto com a  , a 10ª e com o Ascendente. Os assuntos significados por estas casas também estarão em evidência. O aspeto para o Ascendente é particularmente importante e indica que muita coisa será afetada na sua vida durante este trânsito: as forças transformadoras de Saturno e de Escorpião não apenas irão remexer profundamente em todas as bases escondidas em que tem alicerçado a sua vida como também colocarão em evidência todas as insuficiências da expressão pessoal: o descontentamento com o que conseguiu realizar até agora e o possível desfasamento entre isso e o que gostaria de ter alcançado podem gerar uma crise  de identidade em que tudo o que a tem fundamentado pode agora ser questionado e substituído, ao longo deste trânsito, com todas as convulsões pessoais que isso pode gerar pois tenderá a sentir que a forma como conduziu a sua vida até agora não produziu  o sentimento de realização que gostaria de atingir. Porém, agora pode ter uma consciência clara do que deseja da vida e essa consciência pode orientar para a construção de novos projetos de vida mais satisfatórios no plano pessoal. A área da carreira também será objeto de mudanças e de reformulação, senão de revolução. A insatisfação no plano profissional e sobretudo na falta de harmonização entre as suas necessidades pessoais representadas pela 4ª casa e os objetivos e ambições profissionais produzirá um incentivo para fazer alterações nesta área. O aspeto lançado para a 6ªcasa pode aumentar o seu sentimento de infelicidade ou de descontentamento pessoal pois gera a tendência para os desentendimentos nos ambientes próximos: no emprego, em casa, com os colaboradores e com todos os subordinados e dependentes. Também lança pressão sobre as suas despesas, podendo gerar dívidas. Os inimigos e opositores podem estar muito ativos agora e criar dificuldades mas não se manterão na sombra, sendo revelados e trazidos ao de cima. Poderá haver um confronto de vontades e haver lições de humildade a aprender com essas circunstâncias.

 Os períodos mais problemáticos dos efeitos deste trânsito ocorrerão quando Saturno estiver em aspeto com Marte, o regente de Escorpião, dada a relação de inimizade entre estes planetas e o facto de manifestarem os efeitos mais negativos  quando estão associados por aspeto próximo ou de conjunção. Quando Marte estiver a transitar pelo signo de Capricórnio – entre 27 de novembro  de 2014 e 4 de janeiro de  2015, e estiver em aspeto próximo com Saturno- numa orbe de 5º antes  e depois da posição de Saturno, (o que acontecerá entre 27 de novembro e 9 de dezembro de 2014) transitará pela sua 6ª casa. Os efeitos descritos no parágrafo anterior podem causar bastante tumulto na sua vida nesta altura. Tenha também cuidado com a saúde e seja cauteloso(a) para evitar acidentes que causem ferimentos ou alguma doença súbita. Depois ,entre  3 de Maio e 15 de Junho de 2015 quando Saturno estiver em aspeto com Marte, no signo de Touro,(o período crítico deste trânsito será entre 8 e 21 de Maio), transitará pela 10ª casa. Nesta altura problemas na área profissional  e insatisfação com esta área de vida causados por eventos problemáticos podem obrigar a repensar a sua vida profissional.

Marte e Saturno são os dois maiores maléficos e quando estão associados por aspeto ou por conjunção tendem a produzir efeitos negativos amplificados embora deva considerar-se também a sua natureza funcional no horóscopo. Quando Marte também estiver em trânsito pela sua 1ª casa, no signo de Leão, entre 15 de setembro e 2 de novembro de 2015, você pode experienciar uma profunda crise de identidade e deparar-se com o facto de aquilo que até agora parecia muito importante, agora  parece  desprovido de sentido e precisará de reformular as suas metas e objetivos de vida e talvez se descubra  como alguém que quer ser diferente do que foi até agora.

Até meados do ano de 2015 Júpiter estará a transitar pela sua 12ª casa num trânsito que pode ser ele próprio importante para uma refundação dos seus valores e metas de vida e para uma reavaliação dos seus interesses à luz de uma abordagem mais espiritual. Enquanto durar o trânsito de Júpiter pelo signo de Caranguejo  e pelo aspeto que Júpiter lança para Saturno, os efeitos deste senhor do karma serão aligeirados pois Júpiter contraria a sua expressão mais negativa. Porém, quando Júpiter entrar no signo de Leão, deixará de formar aspeto com Saturno e será este que formará aspeto com Júpiter pelo que deixará de haver uma influência  benéfica a temperar os aspetos mais agrestes do trânsito de Saturno pelo signo de Marte.  De 20 de fevereiro a 17 de junho de 2016 Marte transitará pelo signo de Escorpião, ficando em conjunção com Saturno de 14 de agosto a 3 de Setembro de 2016. Este será um período particularmente crítico podendo trazer um confronto entre as suas necessidades pessoais ao nível dos afetos e do ambiente familiar e as ambições profissionais, o desejo de ser reconhecido pelos seus méritos e competências criativas e a necessidade de adquirir visibilidade no mundo e na comunidade de que faz parte. No cômputo geral, este será um período em que as convulsões da vida pessoal podem ser difíceis de enfrentar mas é também uma oportunidade de ouro para refundar a sua vida e a sua identidade de forma mais firme e criativa.

Deixe um comentário a sua opinião conta