Terapia das Cores, Castanho ,Rosa e Turqueza

mar

Finalizamos a abordagem dos significados e usos das cores com mais algumas cores secundárias mas que também são omnipresentes na nossa vida:

Castanho Esta é a cor do solo, por isso está associada com a Terra e com o mundo natural. E, tal como o solo , tem características de firmeza e de solidez; esta cor refere-se aos contextos sólidos em que se desenvolve a nossa vida, enraizando-nos no plano material.  O castanho faz-nos sentir segurança e estabilidade, é uma cor que lembra os aspetos práticos da vida e a discrição  e a  naturalidade dos processos, bem como o seu caráter rotineiro.

A cor castanha contribui para nos ligar à terra e para nos enraizar. Usar roupas castanhas ajuda a estabilizar as emoções pois todos os tons de castanho têm um efeito calmante sobre as emoções e ajudam-nos a aumentar a autoconfiança.   O castanho dá-nos estabilidade e segurança nos momentos  de crise. É uma cor que estimula  a lealdade e dá solidez aos relacionamentos que estabelecemos a nível pessoal e profissional.

Os frutos castanhos, como por ex., os frutos secos, trazem energia castanha para a nossa vida.  A cor castanha, estando associada ao lado prático da vida, ajuda a concretizar as ideias, sendo uma cor excelente para as salas onde se fazem sessões de estudo prolongadas, para as abibliotecas, etc. Na decoração da casa dá aos espaços uma sensação de conforto e  de segurança. Deve usar-se combinado com cores claras.

O excesso de energia castanha produz estagnação  e monotonia pois esta energia leva ao apego às rotinas e ao status quo e, para equilibrar o excesso nesta tendência, deve usar-se a luz solar. O excesso de castanho pode inibir o desenvolvimento espiritual. Na decoração, deve misturar-se com cores claras para evitar tornar-se demasiado pesada  e monótona. No plano espiritual o castanho leva-nos a conformar com a vida que nos coube, com realismo, fazendo-nos sentir contentes com o que temos, sem procurarmos concretizar desejos quiméricos. Mas em excesso, isso faz-nos estagnar e não procurar melhorar as nossas vidas.

Esta cor é assim útil em todos os contextos em que temos tendência para confundir a fantasia com a realidade e em que precisamos de estabelecer limites na nossa vida, adotando uma perspetiva mais realista. Atividades como jardinagem, caminhadas na natureza, trazem energia castanha. Os hobbies que trabalham o  barro ou  a madeira têm o mesmo efeito, bem como o uso de cristais como o olho de tigre, a estaurolite ou o quartzo fumado. O castanho resulta da mistura de vermelho, azul e verde.

Rosa  Resulta da mistura entre vermelho e branco e alguns tons têm um pouco de azul. O vermelho presente na cor indica motivação pessoal e o branco indica múltiplas possibilidades.  O rosa equilibra as energias femininas e masculinas, yin e yang. Esta cor relaciona-se com o chakra secundário cardíaco transpessoal, localizado entre o chacra cardíaco e o chakra da garganta.

O rosa profundo (magenta) usado durante períodos curtos -10 mins)- acalma o comportamento agressivo. O seu uso mais prolongado pode causar o efeito inverso e produzir agitação. O tom de rosa pálido liga-nos aos atributos pessoais de auto estima e de auto valor e ajuda-nos a perdoar-nos a nós próprios. Esta é por isso uma cor que nos ajuda a enfrentar os nossos medos. Assim, visualizar a cor rosa à nossa volta ajuda-nos a tornar mais fáceis situações difíceis ou ameaçadoras. Esta cor cura a tristeza e ajuda-nos a superar o luto e aumenta a nossa capacidade para compreender melhor a vida.

A cor rosa também é associada ao amor incondicional e à compaixão. É tradicionalmente a cor da delicadeza, da feminilidade, da juventude , do amor inocente e da amizade, oposto ao amor físico relacionado com o vermelho. O rosa é uma das cores, tal como o violeta, cuja luz se diz que  consegue comunicar com os espíritos, como as fadas e os anjos. O uso de quartzo rosa nos quartos permite alimentar a harmonia do ambiente e a sentir maior conforto emocional.  Misturar a cor rosa nos ambientes e usar roupas rosa também ajuda a aumentar a autoestima e o  bem estar emocional.

Turqueza Esta cor resulta da mistura entre o azul e o verde. Esta é uma cor que também tem efeitos calmantes, quando surge na Natureza. Produz um fluxo de energia que causa relaxamento físico e emocional. O turquesa também ajuda a aprofundar a respiração e a acalmar a tensão muscular na zona superior das costas e dos ombros.  Fortalece o sistema imunitário e ajuda o bom funcionamento da glândula timo. Tem propriedades antissépticas e desinfetantes  e exerce um  efeito positivo sobre a pele, as unhas, o cabelo e as cartilagens.

A cor turquesa é eficaz na expressão das características individuais, na expressão dos sentimentos e ideias e na autoexpressão em geral. Melhora a expressão dos sentimentos e ajuda a desenvolver o altruísmo ,o idealismo e a diplomacia, a razão prática e a compaixão.  Esta cor também melhora a capacidade de organização e as capacidades de liderança. Os que têm dificuldade com a autoexpressão têm vantagem em usar o turquesa no vestuário ou nos ambientes em casa.  O uso de joias de turquesa também pode produzir efeito semelhante. Porém, esta cor deve ser usada com moderação, caso contrário torna-se opressiva.

O turquesa ajuda  a abrir novas  formas de compreensão e novos pontos de vista acerca das coisas. Usado em velas, joias e cristais, contribui para a expressão confiante do intelecto, da criatividade e do empreendedorismo, equilibrando e permitindo maior harmonia e compreensão da realidade.