Trânsito de Saturno em Escorpião- Ascendente Touro

met2

Continuamos a apresentar os efeitos do trânsito de Saturno pelo signo de Escorpião, hoje para o Ascendente Touro. Por favor tenha em mente  que  estas indicações são gerais: planetas colocados no signo de Escorpião ou em aspeto com ele no seu horóscopo natal, a posição do regente da casa ocupada pelo signo Escorpião, modificam os efeitos deste trânsito para o bem ou para o mal. A posição de Saturno no horóscopo também é muito importante: existem trânsitos específicos de Saturno relacionados com ciclos de libertação do karma nas nossas vidas- Sade Satti, ou ciclo de 7 anos e meio em que Saturno transita em relação com a nossa Lua no horóscopo, o retorno de Saturno por volta dos 30 anos, etc. . Todos esses fatores deverão ser tidos em conta para uma avaliação completa do trânsito de Saturno.

No seu horóscopo, Saturno vai transitar pela 7ª casa, durante dois anos e meio. E este período pode ser muito problemático para todos os seus relacionamentos pessoais: em primeiro lugar, o casamento; depois as parcerias de negócios e até os amigos, toda esta área será objeto de profundas transformações ao longo deste trânsito.

A 7ª casa é uma casa que significa os relacionamentos de longo termo, os laços legais, os parceiros, a vitalidade e a potência (sexual), os prazeres, as paixões e os  confortos, a conduta moral, a vida conjugal, a residência em terras estrangeiras, a expansão e os negócios, as viagens,  o comércio. Pois bem, em relação a alguns destes significados ou a todos eles, conforme o caso, chegou o momento de avaliar e diagnosticar limitações, obstáculos ao seu crescimento e desenvolvimento pessoal a nível profundo.  Tudo o que, nestas áreas, não estiver a contribuir para esse desenvolvimento, será colocado em evidência para que você tome consciência de que o problema existe , que é preciso corrigi-lo e depois seguir em frente.

Saturno traz atrasos, pressões, contrai e torna mais lento, traz miséria ou sofrimento para as áreas de vida afetadas pelo seu trânsito se nós não lhes dermos atenção. Se ignorarmos estas áreas agora podemos contar com a derrota e com o sofrimento. Saturno torna os assuntos da casa onde transita mais lentos e prejudica-os porque causa uma demora e mantém esses assuntos pendentes não permitindo que acabem de imediato até aprendermos a lição devida.

A natureza do seu Ascendente é naturalmente atraída para a estabilidade e assim, é fácil estagnar por medo da mudança ou do desconhecido que traz o perigo do caos para a  nossa vida. Ao longo do tempo muitas situações relacionadas com os relacionamentos próximos acabam por ir sendo atiradas para o inconsciente e ignoradas, por comodismo ou até por hábito (mais vale um mau relacionamento que se conhece do que a incerteza de começar de novo e perder aquele a que se apegou e de que se tornou emocionalmente dependente). Com a rotina, você chega a convencer-se de que não há razão para o seu incómodo e de que aquilo que o (a) deixa insatisfeito (a) é comum ou normal. Pois bem, durante este trânsito de Saturno não vai ser possível continuar a fingir que tudo está bem no seu casamento ou nas suas parcerias pessoais. Você vai ter consciência plena das causas de todos os problemas existentes e vai enfrentá-los deixando de fugir deles. Essa consciência aguda pode ser dolorosa: pode trazer ao de cima a certeza clara de que aquela pessoa em quem se  tem confiado não merece afinal consideração; de que o  amor que existia no seu casamento foi substituído por uma rotina de interesses e de acomodamento mútuo e de que na verdade você quer mais do que isso na sua vida; de que existe um problema de saúde por detrás da aparente falta de interesse sexual do seu parceiro e que ele tinha escondido por vergonha; que a sua decisão de viver fora do seu país deixou de fazer sentido e que, na verdade, o que você deseja é voltar para a terra natal e tentar lá a sua sorte; ou inversamente, que o seu medo de deixar a sua terra natal tem impedido na verdade o seu progresso no plano profissional  e pessoal  e que a única razão pela qual não foi embora foi porque temia o desconhecido e o risco e preferiu por isso uma situação medíocre mas bem conhecida e por isso menos ameaçadora; de que o seu casamento tem tido falta de comunicação e de intimidade e essa é a causa da sua insatisfação e infelicidade, etc.. Estas são algumas das situações com que você  se pode deparar durante este trânsito de Saturno.

Ao mesmo tempo Saturno estará em aspeto com a  9ª casa, com o  Ascendente e com a 4ª casa no seu horóscopo. O efeito deste trânsito sobre o Ascendente pode afetar a sua vitalidade, baixando os níveis da sua energia  e produzir alguma melancolia e cansaço, físico e emocional.  O período mais problemático destes efeitos acontecerá entre 3 de Maio e 15 de Junho de 2015 quando Saturno estiver em aspeto com Marte, o regente do signo de Escorpião, e este estiver a transitar pelo seu Ascendente. O período crítico deste trânsito será entre 8 e 21 de Maio .Marte e Saturno são os dois maiores maléficos e quando estão associados por aspeto ou por conjunção tendem a produzir efeitos negativos amplificados embora deva considerar-se também a sua natureza funcional no horóscopo. Para o Ascendente Touro Marte rege a 12ª casa, ocupada pelo signo mooltrikona, Carneiro por isso este trânsito tende a produzir eventos desafiadores e dolorosos. Neste período em que Marte transita pelo seu Ascendente você deverá ter cuidado com a sua saúde. As parcerias poderão também, nessa altura, trazer ao de cima todos os problemas latentes entretanto não resolvidos.

Ao lançar um aspeto para a sua 9ª casa, Saturno pode produzir uma transformação profunda em relação às suas crenças e a tudo o que tem sido objeto da sua fé, religiosa ou outra.  A relação com o pai ou com outras figuras de orientação ou que têm merecido a sua consideração e respeito pela sua sabedoria, serão agora também alvo de questionamento: você pode, por ex., descobrir que o pai ou algum «mestre» que tem seguido, não têm as qualidades que você sempre lhes atribuiu ou perceber porque é que as suas crenças de sempre já não conseguem  orientar a sua vida. O conhecimento superior pode também ser objeto de uma nova valorização, positiva ou negativa e você saberá muito bem porquê. A sua ligação com algum país distante ou cultura estrangeira pode também tornar-se evidente nesta altura por alguma razão que você descobrirá.

Marte  transitará pelo signo de Capricórnio entre 27 de novembro  de 2014 e 4 de janeiro de  2015, e quando estiver em aspeto próximo com Saturno- numa orbe de 5º antes  e depois da posição de Saturno, o que acontecerá entre 27 de novembro e 9 de dezembro de 2014), nessa altura será de esperar que aconteçam eventos  desafiadores relacionados com esta área da sua vida.

Saturno também forma  aspeto com a sua 4ª casa,  e aqui  vai remexer nas suas inclinações mais profundas. Pode perturbar  o seu ambiente familiar e trazer um profundo descontentamento em relação à sua vida profissional e familiar. Este aspeto é muito relevante porque Saturno é também o regente da sua 10ª casa. Assim, a satisfação ou insatisfação que agora você sentir levará a repensar o modo como tem construído a sua carreira e como isso se repercute na sua vida familiar; ou vice-versa: se você por ex., desistiu de construir uma carreira para se dedicar à família, agora vai perceber o que funcionou e o que não funcionou nessa sua opção e quais os passos que terá que dar para resolver a questão de forma a atingir um novo equilíbrio. Quando Marte também estiver a transitar pela sua 4ª casa, no signo de Leão, entre 15 de setembro e 2 de novembro de 2015, eventos desafiadores relacionados com estas áreas de vida são de esperar, sobretudo quando Marte estiver a uma  distância, antes de depois, de 5º em relação à posição de Saturno (entre 15 de setembro e 5 de outubro).

Até meados do ano de 2015 Júpiter estará a transitar pela sua 3ª casa num trânsito positivo para as suas iniciativas. Enquanto durar o trânsito de Júpiter pelo signo de Caranguejo  e pelo aspeto que Júpiter lança para Saturno, os efeitos  do trânsito deste senhor do karma serão aligeirados pois Júpiter contraria a sua expressão mais negativa. Porém, quando Júpiter entrar no signo de Leão, deixará de formar aspeto com Saturno e será este que formará aspeto com Júpiter pelo que deixará de haver uma influência  benéfica a temperar os aspetos mais agrestes do trânsito de Saturno pelo signo de Marte. Assim, e para que esses efeitos sejam menos dramáticos e difíceis, o melhor é efetuar as transformações necessárias nas áreas de vida afetadas aceitando a mudança onde ela se faz necessária. É melhor mudar voluntariamente do que ser forçado por Saturno a efetuar essa mudança. E será mais fácil então acomodar esta energia na sua vida pelos próximos dois anos e meio.

No período entre 20 de fevereiro  e 17 de junho de 2016 Marte irá transitar pelo signo de Escorpião (na 7ª casa) onde fará conjunção com Saturno, sendo que o pico deste aspeto será entre 14 de agosto  e 3 de setembro. Este pode ser um período de risco para os seus relacionamentos  e para a harmonia de todas as suas parcerias. Se houver problemas nos relacionamentos que não tenham sido resolvidos satisfatoriamente, este pode ser um período de libertação de muitos ressentimentos e revelar todas as feridas abertas entre as pessoas. Será um período em que só os relacionamentos com uma base sólida resistirão às pressões  e você terá plena consciência do que quer e do que é possível realizar com o (a) parceiro(a). Se o relacionamento resistir a estas pressões será natural que reemerja totalmente renovado e também mais forte e mais seguro e realista.

Deixe um comentário a sua opinião conta