Pedras e Cristais-Amazonite

azz2

Hoje damos início à descrição das características e propriedades  das pedras falando da Amazonite. Esta é uma pedra que faz parte do numeroso grupo dos feldspatos, que cobrem cerca de 60% da crosta terrestre e adquiriu este nome devido  a uma falsa suposição de que se encontraria em toda a extensão do rio Amazonas.  Na verdade, é outra a pedra que aí se encontra- nefrite verde,  uma pedra que por vezes se confunde com esta, tal como a jadeíte . A semelhança de algumas variedades com esta pedra originou mesmo a designação da Amazonite como «jade do colorado».

A Amazonite encontra-se nos USA, Austrália, Brasil e na Rússia. Apesar de serem comuns os feldspatos, são no entanto raras as variedades com qualidades gemológicas, como é o caso da Amazonite. Existem diferentes variedades de Amazonite, que passam pela cor verde , verde amarelado, verde azulado e azul pálido. Esta última variedade é uma das «pedras da sorte», conhecida como «pedra da esperança». Enquanto as variedades verdes são associadas ao chakra cardíaco , a variedade azul pálido associa-se ao chakra da garganta, tendo afinidades com as funções desses chakras. Esta pedra também é associada ao chakra do 3º olho  e às suas características. Normalmente , a Amazonite apresenta-se em forma esférica ou oval, polida e sem outros tratamentos. É uma pedra de preço acessível, opaca ou translúcida, não se apresentando em forma transparente. Quanto mais intensa é a cor da pedra, maior é o seu poder potencial de cura.

  Esta pedra  era uma das pedras sagradas, no Egito. Também está associada à lenda das guerreiras Amazonas, acreditando-se que estas ofereciam a pedra aos homens que as visitavam. E esta é uma pedra que favorece os homens pois diz-se que acentua as características masculinas, provavelmente por aumentar a força física.acv

Propriedades da Amazonite

A Amazonite associa-se a  várias propriedades curativas, das quais se salienta:

Um efeito de equilíbrio do corpo físico pelo alinhamento entre o corpo físico e o seu campo de energias;  melhora a expressão corporal e previne o envelhecimento devido ao seu poder de rejuvenescimento. Diz-se que abre e cura o chakra cardíaco e o da garganta, ajuda a equilibrar o metabolismo, a deficiência em cálcio; ajuda a prevenir a queda dos dentes e aumenta o poder físico e a estamina. Tem uma ação suavizante sobre os chakras e alivia espasmos musculares. Considera-se que ajuda na prevenção geral da saúde, diminui as cólicas, os problemas cardíacos, problemas musculares, acalma o sistema nervoso e tem também efeitos benéficos na prevenção da osteoporose.

No plano mental e emocional, a Amazonite  tem um efeito geral calmante , alivia  o stress e dissipa as energias negativas associadas à irritação, razão pela qual se considera que é benéfica para os relacionamentos amorosos e a sua harmonia. Também ajuda a superar os efeitos dos traumas emocionais e, quando colocada sobre os chakras do coração ou da garganta,  ajuda a comunicação nos  relacionamentos amorosos. Diz-se que ajuda no momento da morte a abandonar o plano físico.  Pode usar-se também na prevenção de comportamentos autodestrutivos, pelo seu efeito calmante e por apoiar a construção de uma boa autoestima.

Pela associação com os chakras referidos, a Amazonite também é associada à verdade, ajudando a desenvolver a consciência da honra, da integridade, da esperança e da confiança. Pensa-se que aumenta a intuição, a clarividência  e os poderes psíquicos, pela abertura do chakra do 3º olho e o  desbloqueio da visão psíquica. A afinidade com o chakra da garganta revela a sua ação na capacidade de autoexpressão, melhorando o discurso, a escrita e a comunicar de forma mais eficaz.  Estimula a criatividade , razão pela qual também é considerada uma pedra dos artistas.

O uso da Amazonite inspira-nos  a ser sinceros, eloquentes, a ter amor próprio , integridade e confiança. Alguns usam a Amazonite como talismã pois pensa-se que dá sorte ao jogo. Também se acredita que pode prevenir a doença, pois melhora a vitalidade e a força física.jad

Quando comprar a sua Amazonite tenha em atenção as seguintes indicações: esta pedra tem algumas características que permitem distingui-la de outras: a cor verde é distribuída de forma irregular, com listas características em branco, algumas vezes também com matizes de verde ou azul mais escuro. Em alguns casos não basta o exame visual para distinguir estas pedras de outras  e é preciso contar com a avaliação do especialista. As pedras existentes nas lojas da especialidade estão devidamente identificadas.

Deixe um Comentário a sua opinião conta