Personalidade Básica- Ascendente Touro Lua Peixes Sol Balança

cmns

A pedido de uma leitora apresentamos mais uma personalidade básica.

Os nativos com Ascendente Touro são pessoas que gostam de uma abordagem simples da vida e do mundo, têm disposição alegre e amigável  e estão focados naquelas coisas da vida que nos dão prazer e podem trazer-nos conforto. São por isso bastante ligados às posses materiais , gostando de acumular riqueza e  todo o tipo de bens. Porém, não se pense que acumulam esses bens por simples ganância: na verdade, procuram assegurar que qualquer coisa que desejam e que ambicionam ter, está ao seu alcance.  E, como a maioria não nasce em berço de ouro, estas pessoas estão dispostas a trabalhar duro para ganhar o sustento e satisfazer todos os seus caprichos – comida, bebida, boas roupas e perfumes, joias, etc. E, dessa forma, passarem a fazer parte do círculo restrito de pessoas com status elevado.

As pessoas com o signo de Touro no Ascendente são terra a terra. As suas preocupações em relação à vida não incluem crises existenciais nem metafísicas: a sua natureza é muito sensorial ( e sensual) e elas estão preocupadas é com a realidade imediata, seguindo a simbólica do signo de Touro cuja missão é enraizar-se na Terra e retirar dela todos os recursos possíveis para ter uma boa vida. Assim, estão mais voltados para a realidade mundana e apreciam  estar com os amigos, um bom jantar ou almoço rodeados  da família e dos amigos, bem como todos os confortos do corpo, juntando uma grande afabilidade e afetividade aos prazeres sensoriais de todos os tipos. O apreço por estas festas recheadas de comida e de bebida faz com que muitas vezes exagerem, sendo que um dos seus pecados é a gula: o excesso de comida e de bebida pode afetar bastante a saúde e a aparência, pois tendem a engordar a partir da maturidade.

Os nativos com Ascendente em Touro são muito devotados à família e ao cônjuge, sendo capazes de todos os sacrifícios por eles. Porém, são também muito ciumentos e possessivos e podem tornar-se um pouco sufocantes por causa disso. É que a «posse» é algo que faz parte das experiências básicas destas pessoas  e elas não conseguem desligar-se dessa atitude em relação à família e aos seus amigos próximos. Em troca, oferecem uma total lealdade que se manterá pela vida, a menos que seja traída.

Os nativos com Ascendente Touro não gostam de mudanças.  O seu elemento é a Terra e esta é sólida e firme, e estas pessoas aspiram a um mundo estável e que lhes ofereça a  segurança de um mundo  que se conserva. Este traço da personalidade revela que, sempre que é necessário fazer alguma mudança súbita, estas pessoas têm dificuldade e adaptar-se e podem ficar mesmo muito zangadas pela falta de solidez do mundo em que vivem. Da mesma forma, quando se agarram a determinadas crenças, é muito difícil mudar a sua opinião e agarrar-se-ão a essas crenças para defender  a estabilidade do seu mundo até que os factos lhes gritem que estão errados e a sua opinião mude (e, quando mudar, estruturar-se-á de forma sólida e imutável outra vez). O mundo perfeito para um nativo de Touro é um mundo absoluto e imutável e o ritmo perfeito para a sua existência é lento e persistente. Um mundo sempre em mudança é algo aterrorizador e causa de ansiedade e de stress.

Quando ao Ascendente no signo de Touro se junta a Lua em Peixes, temos uma combinação em que ambas as energias se ligam. Peixes é energia mutável e Touro é energia fixa e a sua ligação  torna  estes dois elementos mais equilibrados. Touro é essencialmente pragmático, habituado a  escolher o que funciona. Porém, tem dificuldade em deixar o plano material e prático para se erguer  para um horizonte mais vasto; Peixes é sonhador e gosta da ilusão, tendo grande dificuldade em focar-se na dimensão prática da vida. Ora, ao juntarem-se estas duas energias, a personalidade fica mais equilibrada e completa.

A Lua em Peixes sente-se segura mergulhando num plano alternativo em que o sonho e a fantasia alimentam a mente e as emoções. A sua abordagem da realidade é essencialmente intuitiva e emocional. Romântica, desenha no íntimo o retrato do parceiro ideal com o qual procura identificar-se nos livros, no cinema, no teatro, em cada personagem onde encontra essa figura que imaginou. E, se  na vida real o parceiro se transforma no vilão, escapando da moldura de sonho onde ela o colocou, ela  pode refugiar-se permanentemente no plano  da ficção  dos heróis das novelas, do cinema, etc. Em casos mais graves poderá mesmo virar-se para as substâncias aditivas e alienantes, incluindo o álcool. Este é um traço comum à Lua no elemento Água, sobretudo Escorpião e Peixes.

Quando a vida decorre com harmonia, a  Lua em Peixes é muito afetuosa e capaz de grandes sacrifícios pelos que ama. A sua devoção não tem limites , até porque muitas vezes assenta numa visão idealizada do parceiro e transforma-se facilmente em dependência por parte deste nativo e em manipulação ou abuso por parte do parceiro. Na verdade, a simbólica desta Lua transporta-a para o transcendente e estes nativos tendem a divinizar os que amam sem verem muitas vezes  que estes se aproveitam da sua dedicação e generosidade.

A Lua em Peixes  tem grande sensibilidade, podendo revelar talentos artísticos se Vénus e/ou a 3ª casa estiverem fortes no horóscopo.  Essa sensibilidade dota a pessoa de grande empatia para falar com os outros, e esta pessoa pode ser uma excelente contadora de histórias.  E este traço da personalidade é confirmado pela colocação da Lua na 11ª casa do horóscopo. Esta posição revela sociabilidade e popularidade, para além de também indicar que  estes nativos terão desejos  e ambições que vão além da sua individualidade e que se dedicarão a atividades que são dirigidas ao grande público e com intenção de beneficiar muitas pessoas. Se a Lua estiver sem aflições, esta pessoa poderá ganhar também muito dinheiro.  Este nativo, seja homem ou mulher, contará com excelentes amigos, e muitos deles poderão ser mulheres. Pelo aspeto que lança para a 5ª casa, esta posição da Lua indica grande inteligência , um bom relacionamento com os filhos e (se a Lua estiver forte), sorte no jogo e nos  investimentos especulativos.

Assim, a Lua em Peixes tempera  o excesso de pragmatismo e de imutabilidade do Ascendente em Touro e combina-se muito harmoniosamente com a orientação do Ascendente para a procura de riqueza e para  tornar os relacionamentos afetivos  numa área central na vida desta pessoa.

Quando, a esta configuração, se junta o Sol em Balança, temos um elemento dissonante, pois o elemento Ar do signo Balança não se mistura com a Terra nem com a Água. Porém, nas atitudes e traços gerais, o Sol em Balança contribui para dotar esta personalidade de valores sociais e culturais e para procurar o equilíbrio na relação com  os outros. Balança aumenta o refinamento desta personalidade, tanto no trato como nas características do modo de ser. E, tal como Peixes, Balança tem um temperamento poético ou artístico, podendo haver um grande amor pela arte senão mesmo talento da pessoa para alguma das artes. O Sol  está bem colocado na 6ª casa, uma casa  upachaya, onde pode elevar a  pessoa até à fama ou pelo menos a uma posição de liderança e de autoridade. Porém, está colocado no signo de debilitação e isso pode trazer problemas de saúde- doença cardíaca ou defeitos de visão, problemas no baixo abdómen  e nos rins. Será preciso que a Lua esteja forte para cancelar alguns aspetos negativos desta posição do Sol. Se este não receber bons aspetos a pessoa pode ter problemas com colegas, colaboradores ou  subordinados no trabalho. O pai, significado pelo Sol também pode morrer cedo ou ter uma vida difícil. Ao longo da vida pode haver problemas com figuras de autoridade ou do governo e muitos inimigos que poderão não ser vencidos. Por outro lado, enquanto regente da 4ª casa colocado na 6ª, o Sol protege a saúde a permite ao nativo  ter bons empregos. Pode no entanto haver quebras na educação e ser difícil completar a educação superior e a relação com a mãe pode ser conflituosa.

O Sol em Balança tem um impulso inato para a procura da harmonia e do equilíbrio. Esta é por isso uma pessoa que procura ser justa e ver todas as partes sempre que existe um conflito. Porem, a Lua  em Peixes pode perder a objetividade com facilidade  e isso explica a possibilidade de esta pessoa poder deixar atuar o inconsciente e, dessa forma, alimentar conflitos com os outros, sempre que estiver convencida de que tem razão, o que não é difícil tendo o Ascendente no  signo de Touro. Este é um dos signos mais teimosos do zodíaco e a certeza que tem em relação a tudo aquilo em que acredita pode quebrar facilmente o desejo de harmonia desta pessoa. Por outro lado, é preciso determinar a força de Vénus neste horóscopo, pois Vénus rege o signo do Sol e o Ascendente. A sua força poderá suportar uma personalidade que consegue equilibrar o pragmatismo e o amor pelas posses materiais com a fantasia e com  o amor pela espiritualidade, com o romantismo e a necessidade de afeto  e com a construção de uma família harmoniosa e capaz de justificar todo o esfoço individual para ascender na vida de forma segura   e útil para o indivíduo e para a comunidade.

Globalmente, podemos considerar que esta é uma personalidade básica com grandes potencialidades e capaz de harmonizar o desejo individual de conforto, típico dos nativos de Touro  , com objetivos mais  universais e coletivos de contribuir para o bem comum, embora nem sempre seja compreendida pelos outros nas suas intenções, pelo que encontrará opositores e mesmo inimigos que tentarão barrar-lhe o caminho, em experiências que envolvem lições que ela  terá que aprender.