Personalidade Básica:Ascendente Balança, Lua Carneiro e Sol Peixes

man

Publicamos mais uma personalidade básica , desta vez satisfazendo o pedido de um leitor.

Esta é uma personalidade interessante, composta pelos elementos Ar, Fogo e Água.  Destes, o Ar e o Fogo misturam-se harmoniosamente, formando uma nova combinação energética mas a Água do signo do Sol permanece à parte, mantendo a sua individualidade.

Os nativos com Ascendente Balança são habitualmente pessoas refinadas em termos espirituais/culturais, são sensíveis à beleza e à harmonia, ao debate intelectual e ao pensamento acerca das suas experiências e realidade em geral. Possuem uma mente logicamente irrepreensível e, como todos os signos de Ar, estão no seu elemento quando comunicam ou interagem com os outros. Porém, apesar de poderem ser muito  motivados para a investigação e para o trabalho em ciência, os nativos com o Ascendente em Balança preferem muitas vezes comunicar através da arte ou da expressão estética, qualquer que ela seja.

Faz parte da simbólica do signo Balança a identificação com os outros no plano pessoal. Isto significa que estas pessoas são perfeitas para cooperar com um parceiro, tanto no plano afetivo como profissional. Na verdade vivem melhor e trabalham melhor em parceria do que individualmente , sentindo grande stress quando não contam com um parceiro com quem partilhar os momentos mais significativos da sua vida. Isto pode mesmo torná-los muito  dependentes dessas pessoas, até um ponto que coloca em desequilíbrio a sua personalidade e necessidades pessoais. Estes nativos precisam de aprender a desenvolver características de autonomia  e de deixar crescer uma identidade que, para além dos outros  com quem se identificam, permita o surgimento de um «eu» robusto representado pela simbólica do signo oposto, Carneiro. Esta é aliás a razão pela qual o companheiro de vida ou o parceiro (o signo carneiro está a ocupar a 7ª casa do horóscopo)é muitas vezes autocentrado e /ou egoísta, para «obrigar» estes nativos a serem mais independentes e autónomos.

O signo de Balança representa o refinamento que a cultura e o desenvolvimento mental e espiritual dos seres humanos acrescenta às meras necessidades orgânicas, sensoriais ou materiais. Por isso, estas pessoas são movidas por valores, entre os quais o equilíbrio sob todas as formas é  dominante, aparecendo sob a forma de justiça, harmonia, coesão e cooperação. Estas pessoas odeiam conflitos e procuram sempre a igualdade de condições que estabelece o equilíbrio nas interações humanas. São por isso naturais negociadores, capazes de mediar conflitos entre partes, quaisquer que elas sejam , olhando simultaneamente para as reivindicações de uns e  de outros e sendo capazes de decidir de forma imparcial e justa. Esta característica faz deles também excelentes juízes.

O tipo menos desenvolvido de nativos com Ascendente Balança pode ser uma pessoa muito insegura e hesitante, evitando tomar partido quando ouve uma discussão ou quando é preciso escolher uma das partes em vez da outra. Simplesmente o seu ego não está suficientemente desenvolvido para aceitar o impacto da sua decisão e deseja agradar a todos, acabando por não agradar a ninguém e por ficar a remoer interiormente  a sua indecisão e falta de coragem para se assumir de forma clara pois nunca quer assumir conflitos.  Estas pessoas poderão tornar-se indolentes e perder o controlo sobre a sua própria vida, procurando um parceiro que tome todas as decisões por si e limitando-se a obedecer-lhe. Este é o pior caminho que uma pessoa com este Ascendente pode assumir pois impede-lhe o crescimento e traz-lhe muitas ocasiões de sofrimento emocional  e mental até que ela perceba que precisa de se libertar e de começar a ser uma pessoa com identidade singular.

Quando ao Ascendente Balança se junta a Lua no signo oposto de Carneiro , todas as características de indecisão e de submissão que muitas vezes são adotadas pelos nativos de Balança se alteram pois a Lua em Carneiro é uma Lua muito forte   e muito senhora de si. Indecisão e submissão não são para ela, que gosta de esgrimir as suas ideias contra quem desejar argumentar consigo sem capitular nenhuma vez e assumindo o seu próprio pensamento de forma muito segura  e assertiva.  É também uma Lua impulsiva, entusiasta, capaz de se lançar para a frente das coisas baseada nas emoções e nos desejos e sem pensar muito nas consequências.

A Lua no signo de Carneiro torna a pessoa centrada nas suas próprias necessidades. Esta Lua pode mesmo ser bastante egoísta, embora seja de esperar que o Ascendente Balança, sempre preocupado  em manter a igualdade e o equilíbrio, trave muitos dos impulsos em que o «eu quero» quer ser dominante. É também uma Lua capaz de criar com entusiasmo e de pensar racional e intuitivamente acerca das coisas. Como o signo de Carneiro é um signo de ação, esta Lua também gosta muito de agir sem ter muito trabalho a pensar mas alia as excelentes qualidades de raciocínio para apreender no imediato os «prós e contras» do que deseja fazer . Também dá coragem para iniciar projetos arriscados ou para  fazer acreditar que se  pode vencer , seguindo os impulsos criativos que a movem.

A Lua está colocada na 7ª casa e, se estiver forte, brilhante e sem receber aspetos de planetas maléficos, indica grande felicidade no casamento, um dos significados simbólicos mais importantes para um nativo de Balança.  Revela características românticas, sensualidade e paixão nos relacionamentos e o parceiro terá características também muito positivas: será atraente e pode ser alguém muito bem colocado na sociedade, até mesmo famoso  e próspero.  A colocação da Lua na 7ª casa, pelo aspeto que lança para a 1ª , beneficia o nativo dando-lhe também uma aparência atraente, saúde e alegria na maneira de ser. Com esta colocação da Lua o nativo assume o casamento como algo que tem valor transcendente para si e dificilmente quebrará os laços do casamento. As parcerias que formar  a nível profissional também serão provavelmente duradouras e para a vida. Esta colocação da Lua  numa casa angular, beneficia todo o horóscopo ( desde que não receba aflições). Porém, atendendo à natureza mutável da Lua, se esta estiver fragilizada por alguma razão, o nativo terá vários casamentos ou parceiros, podendo isso ser vivido de forma difícil, em termos emocionais.

Quando a esta configuração se junta o Sol no signo de Peixes, vemos uma faceta nova na personalidade deste nativo: Peixes é  um signo que tem dificuldade em adaptar-se ao mundo das tarefas diárias e precisa de um espaço alternativo, com a essência da fantasia, a permear a sua realidade. Tendo este nativo o seu Ascendente no signo de Balança, esta necessidade de ir para além das preocupações imediatas de sobrevivência é ainda maior e esta pessoa pode procurar na Arte ou na Religião ou em atividades espirituais o complemento que lhe falta. Balança impele para a procura do equilíbrio, da harmonia e da justiça, Peixes impele para o serviço e esta pessoa é muito naturalmente vocacionada para o serviço à comunidade. Gosta naturalmente de se dedicar a alguma atividade que seja útil ou benéfica para os outros, indo para além dos meros interesses individuais. Não será difícil encontrar estas pessoas envolvidas em algum serviço de voluntariado ou em alguma causa coletiva que beneficie a comunidade. Embora a Lua em Carneiro seja muito focada nos próprios desejos e interesses, tanto o Sol como o Ascendente impelem a pessoa para os outros, tanto humanos como o «outro transcendente». E este tanto pode encontrar-se através da religião como da arte. Se Vénus for forte no horóscopo, esta pessoa pode ser um artista de talento.

O Sol em Peixes sente-se motivado para desenvolver uma identidade em que a ligação com o plano material imediato é esbatida  e a energia disponível para aplicar nas tarefas rotineiras do dia a dia é fraca.  Esta pessoa  tem dificuldade em assumir os deveres do dia a dia e o Ascendente no signo de Balança não ajuda muito a este respeito. A menos que ela tenha outros planetas colocados em signos do elemento Terra,  há falta de sentido prático. Pode haver muito talento e inteligência para criar projetos ou para realizar trabalhos artísticos mas, definitivamente, esta não é uma pessoa que possa ser feliz num emprego «das nove às cinco». Precisa de manter um espaço próprio e separado dos ruídos do mundo e das rotinas para encontrar um sentido para a sua vida. A associação entre Peixes e Balança pode aumentar o sentimento interior de inadequação à realidade imediata, e vontade de se escapar de alguma forma dos «deveres» que aparecem como obrigações insuportáveis. A Lua no signo de Carneiro dá força e entusiasmo mas também não tem muito sentido prático. Mais depressa esta pessoa  escreve um poema  do que resolve um problema simples da rotina quotidiana. Porém, tanto Peixes como Balança sentem necessidade de conforto, sendo ambos muito sensuais e adorando o luxo e todos os tipos de conforto pelo que isso pode motivar a pessoa para uma carreira em que a criatividade e os talentos naturais bastem por si para trazer os meios necessários para viver a vida desejada.

O Sol ocupa a  6ª casa do horóscopo, uma excelente colocação  pois, sendo um maléfico natural, o Sol aqui vence inimigos e competidores e, se estiver forte, consegue catapultar a pessoa para a fama e para o sucesso, trazendo dinheiro e prosperidade. A 6ª casa é uma casa de crescimento (upachaya) e a situação da pessoa tende por isso a melhorar ao longo da vida.  Porém, esta colocação também indica que a pessoa vai confrontar-se com muitos inimigos ou conflitos durante a existência e isto é o que mais teme qualquer nativo com Ascendente Balança. Porém, este nativo  traz como lição específica o desenvolvimento de uma identidade em que os conflitos e as inimizades são superados e isso só pode acontecer se ele tiver que se confrontar, ao longo da vida, com essas situações. A relação com subordinados, colegas ou colaboradores não será assim fácil, até que a pessoa aprenda a superar os conflitos sem esmagar a sua identidade pessoal e sem se submeter contra os seus próprios valores e convicções: terá que aprender que  a verdadeira paz não se alcança com a capitulação mas com o equilíbrio em que as necessidades e interesses de todos são igualmente considerados.

3 comentários em “Personalidade Básica:Ascendente Balança, Lua Carneiro e Sol Peixes”

  1. Gostaria muito de saber algo sobre alguém- com sol em Balança, ascendente em Touro , lua em Peixes-
    Aprecio a forma como descrevem sobre estes assuntos.
    muito grata

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário