Pedras e Cristais, Aventurina

axz

A aventurina é uma das pedras mais conhecidas e é  uma pedra com forte poder curativo e protetor. Esta pedra é uma variedade de quartzo, contendo inclusões brilhantes de mica e de outros minerais, que lhe dão um  brilho acentuado, quando é polida. O nome da pedra advém de um episódio ocorrido no século XVIII em Itália, quando um acaso- o nome da pedra deriva da expressão a ventura, isto é, «por acaso»- deu origem a um tipo de vidro especialmente decorativo. Conta-se que um trabalhador do vidro, acidentalmente deixou cair fios de metal para dentro de um recipiente onde se encontrava vidro fundido. Quando este esfriou, o resultado foi um vidro com efeitos brilhantes e metálicos, que foi usado para fazer joias e outros objetos decorativos. Pela semelhança que a pedra aventurina tem com este tipo de vidro, foi-lhe dado o nome «aventurina», que mantém até hoje.

ros

A aventurina mais comum é a de cor verde que é habitualmente translúcida, sobretudo depois de polida mas,  se houver uma grande quantidade de inclusões , a pedra pode tornar-se opaca. A cor verde deve-se a inclusões de fucsite. Há no entanto outras variedades de aventurina que têm outras inclusões: os tons de vermelho, laranja, castanho resultam da inclusão de hematite ou goethite; já o tom  amarelo ou pêssego contém inclusões de pirite e de mica. Há também uma variedade púrpura que contém lepidolite; a variedade azul contém dumortirite. A aventurina azul abre o chakra do 3º olho. É uma pedra curativa poderosa no plano mental. Ajuda na visão positivas das coisas, na autodisciplina e no desenvolvimento da força interior. A aventurina amarela  relaciona-se com o chakra do sacro e  é usada para equilibrar as energias femininas/masculinas e para equilibrar as emoções.  A aventurina vermelha abre o chakra  da raíz. Ajuda a ver novas possibilidades e oportunidades nas situações e também ajuda na criatividade.

amar

A aventurina verde é a pedra da sorte por excelência, sendo vista como a pedra que melhor permite alcançar a prosperidade , aumentando a sorte quando jogamos ou participamos em alguma competição. Esta particularidade faz com que seja conhecida como «pedra da oportunidade», podendo ajudar a sorte em todas as áreas da vida. Por isso, segundo os entendidos, quando compramos um bilhete de loteria ou participamos em algum «jogo de sorte», devemos ter no bolso esquerdo uma aventurina, devidamente limpa  e  programada para aumentar as nossas possibilidades de sorte. Esta pedra beneficia todas as áreas que usam a criatividade e a imaginação. Segundo a tradição, aumenta a prosperidade, traz sucesso na carreira e também se diz que atrai a amizade e o amor para a nossa vida, aumentando também a nossa felicidade potencial. Usada regularmente, a aventurina ajuda a alcançar o que se deseja. A tradição afirma que a aventurina também ajuda a conseguir o amor de alguém que se ama, característica que a transforma numa «pedra do amor». Reconhece-se -lhe também a capacidade de promover a amizade entre as pessoas. Os entendidos afirmam que esta pedra melhora as nossas possibilidades em qualquer situação: no amor, nos aspetos financeiros, na vida profissional, na saúde geral.

A aventurina tem importantes aplicações na terapia com cristais, sobretudo a de cor verde. O verde é a cor geral da cura e a energia desta pedra tem uma forte conexão com a Natureza, considerando-se que o uso desta pedra protege contra a poluição ambiental, por absorver energias eletromagnéticas . Para além deste efeito, que é de anti stress geopático (diz-se que também protege das emanações dos telemóveis) , a aventurina equilibra as energias femininas e masculinas, tem um efeito purificador do espírito, acalma e traz paz interior , tendo um uso geral em todos os processos de cura pois os seus efeitos fazem-se sentir tanto no plano físico como emocional, intelectual e espiritual.

Esta pedra tem a propriedade de  reduzir a ansiedade, ajuda nos processos intelectuais e na tomada de decisões (ajudando a escolher a opção certa) e forma um escudo protetor que impede a drenagem das  nossas energias por fatores externos. Tem também um efeito protetor sobre o sangue e o sistema circulatório, equilibrando a pressão sanguínea; a sua associação com o chakra cardíaco torna-a numa pedra protetora para os que sofrem de condições cardíacas. Ajuda na saúde geral e também nas erupções cutâneas, como eczema, rosácea, acne e alergias. Também se lhe reconhece um efeito anti-inflamatório. Estimula a energia de vida no corpo e ajuda a regeneração física. Diz-se que ajuda a baixar o colesterol e a prevenir a aterosclerose e os ataques cardíacos.  Também se lhe atribui um efeito positivo nos problemas genitais -urinários  e nos problemas de visão, especialmente no astigmatismo e miopia; reduz a intensidade das enxaquecas e tem um efeito benéfico sobre o sistema nervoso.

No plano mental e emocional, a aventurina  tem importantes efeitos : restaura a harmonia interior e equilibra o corpo emocional; acalma o nervosismo e a raiva, ajuda a minimizar o stress diário, facilita o sono, suaviza as feridas emocionais e os sentimentos de derrota ou a depressão. Tem um efeito relaxante sobre os sentimentos subjetivos de bem estar  inspirando uma sensação de leveza e de otimismo, aumentando a alegria e a esperança e, por causa disso, esta é considerada uma pedra que serve de âncora emocional. Ajuda nos momentos difíceis que envolvem mudanças ou fracassos no plano relacional, ajudando também na libertação de relacionamentos que têm um efeito negativo na nossa vida mas dos quais é por vezes difícil libertarmo-nos emocionalmente. Esta característica faz  da aventurina uma pedra de crescimento, pois dissolve a negatividade e ajuda na motivação e no desenvolvimento de sentimentos positivos, tanto na vida pessoal como nos negócios . Esta pedra é na verdade um equilibrador de todos os nossos planos pois harmoniza o plano físico, mental, espiritual  e emocional, ligando-nos delicadamente à Terra e ajudando-nos a perseverar quando  vivemos tempos difíceis. Ajuda a ver novas possibilidades em todas as situações, incluindo as mais adversas e estimula a coragem.

A aventurina verde liberta-nos de velhos padrões e hábitos e faz nascer novo otimismo e esperança que nos permite abandonar velhos desapontamentos ou feridas e caminhar em frente com confiança e  esperança renovadas. Ajuda a aceitar a mudança, aumenta a criatividade e a motivação, tornando mais fácil vencer os obstáculos que se apresentam na nossa vida. Reforça as capacidades de decisão e encoraja uma atitude mais assertiva, melhorando também as capacidades de liderança. Esta pedra aumenta o gosto e o entusiasmo pela vida e pelos desafios que esta nos coloca.  Sendo uma pedra de crescimento, ajuda também, segundo se diz, o crescimento físico das crianças e jovens, incluindo o crescimento de crianças prematuras. Também atua eficazmente na hiperatividade infantil e juvenil e melhora o desenvolvimento intelectual das crianças com dificuldades de aprendizagem. Alguns recomendam a aventurina para  suavizar os relacionamentos conjugais conflituosos e a agressividade do temperamento individual.

A aventurina tem ainda a capacidade de ajudar a desenvolver a independência e as capacidades de liderança, aumentando as potencialidades criativas. Ajuda na auto -disciplina  e no aumento de força interior. Por tudo isto, esta é sem dúvida uma pedra indispensável não apenas na nossa coleção mas na nossa vida. Faça um bom uso dela.