Personalidade Básica Ascendente Capricórnio Lua Escorpião Sol Caranguejo

app

Respondemos a mais um pedido dos leitores, publicando nova personalidade básica, a Personalidade Básica Ascendente Capricórnio Lua Escorpião Sol Caranguejo. Trata-se de uma personalidade composta pelos elementos Terra e Água.

Quando o Ascendente está no signo de Capricórnio temos uma pessoa orientada para a carreira e para a vida profissional.  Estes nativos têm um grande sentido prático  e são organizados, tendo uma enorme capacidade de trabalho. São habitualmente pessoas sérias e reservadas, com uma atitude perante a vida que os leva a desvalorizar os seus aspetos mais leves como as atividades de diversão.

Quando estão perante a possibilidade de escolher entre o trabalho e o lazer, escolhem quase sempre o trabalho por acharem que «não têm tempo a perder».  Isto sucede porque são muito ambiciosos e são orientados, pela simbólica deste signo, a «fazerem-se a si próprios» isto é, não esperam sentados que a sorte e o sucesso lhes caiam nos braços, trabalham afincadamente para que isso suceda.

E, quando o sucesso vem após uma vida de luta e de muito trabalho, a recompensa é elevada pois este é o preço que aceitam pagar pelo reconhecimento e pelo sentimento pessoal de vaidade por  «terem conseguido».

Devido às características de ambição do signo de Capricórnio, que gosta de se elevar até à mais alta posição social que conseguir alcançar, estas pessoas são habitualmente consideradas como viciadas no trabalho.

E são-no, de facto, embora também sejam capazes de descontrair, a seu modo, em alguns momentos. Porém, acontece que mesmo quando estão num «momento de lazer», muitas vezes arranjam qualquer coisa para fazer e que se assemelha muito a «trabalho» como acontece nas atividades de «bricolage» e outras.

Os nativos de Capricórnio são motivados pelo dever e pela responsabilidade. Saturno, o regente do signo é, por natureza, o planeta do esforço e, muitas vezes, mesmo da servidão. Estes nativos  não se assustam por terem que realizar trabalhos duros que exigem força física penosa, tendo uma grande resistência, como sucede com os signos do elemento Terra.

São práticos, no sentido de que reconhecem os seus limites e isso dá- lhes um sentido realista acerca das coisas. Esta característica explica a falta de romantismo que existe habitualmente nestas pessoas que se deixam conduzir mais pela razão do que pelo sentimento ou emoção. Este traço inclui também um certo calculismo que pode ser mais ou menos pronunciado dependendo de outras influências no horóscopo.

Porém, não se espere que estas pessoas larguem os seus objetivos de vida, traçados desde muito cedo e com grande clareza acerca do que pretendem alcançar na vida, apenas porque «se apaixonaram» por alguém. Entre as ambições profissionais e sociais de um nativo de Capricórnio  e os seus afetos e emoções está  sempre  a  consciência que avalia o impacto que isso terá na sua vida e no conjunto dos seus objetivos.

E, se  os sentimentos se harmonizam com esses objetivos, excelente, serão incorporados na sua vida. Afinal, a família é uma das posses mais desejadas por estes nativos. Mas, se a pessoa em causa não for vista como adequada para os objetivos gerais da vida deste nativo, ele não hesitará em seguir adiante com o coração amachucado por uns tempos mas descansado quanto à opção tomada.

Realmente, estas pessoas não se deixam  envolver muito profundamente nos sentimentos (a menos que haja outras influências fortes no horóscopo que contrariem isto)  e têm mesmo uma enorme dificuldade em demonstrar afeto , tanto na relação com o cônjuge como na relação com os filhos quando estes existem.

A sua forma mais próxima de demonstrar a alguém o seu afeto consiste em oferecer presentes caros. Essa é uma excelente prova desse afeto pois estes nativos não gastam um cêntimo que não sejam obrigados a gastar e, quando o fazem como demonstração de afeto, quanto maior a despesa, maior esse afeto, não haja a mínima dúvida.

Quando a este Ascendente  se associa a Lua no signo de Escorpião, temos uma pessoa muito orientada para a procura do poder e da influência. O elemento Água do signo da Lua combina-se muito bem com o elemento Terra do signo do Ascendente  e, nesta combinação, o fator ambição aprofunda-se e adquire tonalidades muito subtis mas altamente enfatizadas.

A ambição natural do Ascendente combina-se com a subtileza da Lua em Escorpião que, discretamente, influencia e manipula , atraindo os que lhe são úteis para realizar os objetivos pretendidos.

A Lua em Escorpião acentua a necessidade de posse que existe nos nativos de Capricórnio e traz uma intensidade emocional que modifica a natural frieza de Capricórnio. Este continua a manifestar essa frieza em relação a todos os que nada lhe dizem  por não haver qualquer envolvimento emocional com eles.

Porém, quando se sente atraído por alguém, este nativo passa a ser capaz de um intenso envolvimento emocional e sexual. Disto resulta também, no entanto, o amplificar da tendência para o ciúme e para a possessividade. É natural do signo Escorpião esperar ser o único a quem aqueles que suscitam as suas paixões, dirigem o seu interesse e afeto. Não são, pura e simplesmente, capazes de partilhar o afeto de alguém que é o seu objeto de paixão, com mais ninguém, nem com amigos nem com outros membros da família.

E exercem violência (aberta ou dissimulada) sobre os que infringem esta regra de «exclusividade» nos afetos. Por causa disto, estes nativos manipulam os outros levando-os a submeterem-se totalmente aos seus desejos e controle.

Ora, Capricórnio é também  ciumento e possessivo, embora por razões diferentes: o outro que ele ama é «seu» e se ele se alarga na extensão dos afetos para ouras pessoas, isso é visto como uma humilhação pois será, aos olhos dos outros, a demonstração de  que, na verdade , essa pessoa não lhe pertence.

Para os nativos de Capricórnio, as aparências são tudo e estas têm que se emparelhar completamente com a imagem de si mesmo que ele projeta para os outros pois está sedento de aprovação e de admiração social em relação às suas conquistas.

A família e o cônjuge são uma espécie de troféu que o nativo de Capricórnio gosta de exibir, da mesma forma que gosta de mostrar todas as suas capacidades  para manter e sustentar  os membros da família. Já Escorpião, necessita que o seu valor seja comprovado pela capacidade de controle que consegue ter sobre aqueles a quem se dirige o seu afeto ou desejo. E esta pode ser uma mistura altamente explosiva!

A Lua rege a 7ª casa do horóscopo e está colocada na 11ª o que, para as ambições pessoais destes nativos ,é uma excelente posição para motivar um nativo de Capricórnio para o casamento pois indica ganhos a partir do parceiro, tanto de casamento como de outras parcerias. Se a Lua estiver de outro modo  forte no horóscopo,  apesar de estar debilitada no signo de Escorpião, este nativo ganhará riqueza após o casamento.

E, atendendo a que o caráter  conservador destes nativos os leva naturalmente a desejar casar para manterem um perfil aceite pela sociedade em que vivem, este é um bom estímulo para o fazerem.  Esta é uma Lua altamente motivada para usar os amigos e o círculo social para atingir todos os objetivos que pretende.

Porém, se estiver de algum outro modo aflita, o facto de estar debilitada pode indicar que será difícil contar com os amigos e círculo social para realizar as ambições pessoais pois a verdade é que a pessoa não pode contar muito com estes, por serem pouco fiáveis.

Quando a esta configuração se junta o Sol no signo de Caranguejo, o fator «parceiro» ou parcerias torna-se muito importante na vida da  Personalidade Básica Ascendente Capricórnio Lua Escorpião Sol Caranguejo, uma vez  que o Sol ocupa a 7ª casa do horóscopo, que tem a regência da Lua. Sempre que o sol se encontra na 7 casa, os parceiros de vida desempenham um papel fundamental no destino pessoal e no crescimento da pessoa. Na verdade ela conseguirá ascender até onde a qualidade das parcerias que forma lho permitirem.

E quando ambas as luminárias têm relação com a 7ª casa, isto torna-se mais evidente ainda. Porém, existe um elemento de infortúnio nesta configuração pois o Sol rege a 8ª casa do horóscopo e a colocação do seu regente na casa do cônjuge e das parcerias não é  feliz pois o regente da 8ª casa arruína os bons significados da casa onde se encontra localizado, salvo raras exceções.

Assim, o casamento e as parcerias entre as quais o casamento pode terminar em divórcio, ou pode ser toldado por doença crónica do cônjuge   ou pela falta de confiança deste, que não consegue manter a imagem desejada pelo nativo nas situações sociais ( e embaraçando-o por causa disso).  As parcerias, que poderiam, à partida, ser um excelente elemento de  ascensão social, podem , em vez disso, terminar de forma frustrante e infeliz.

O Sol em Caranguejo indica a necessidade de ter uma família na qual se possa confiar e de quem se possa cuidar. Para os nativos com Caranguejo na identidade básica, é tão importante receber como dar afeto e cuidado aos outros.

O facto de a Lua e o Sol estarem em signos de Água transforma o materialismo habitual do signo Capricórnio, que  assim orienta a pessoa para a conquista do bem que mais ambiciona- uma família que lhe dê segurança , em quem possa confiar e que possa exibir socialmente como o seu maior tesouro. Porém, a lição de vida desta personalidade básica parece ser a de se confrontar com obstruções e dificuldades na realização deste desejo, porventura para aprender a reposicionar os valores materiais e familiares, o sucesso na carreira  e o sucesso na construção de uma família.

Com esta configuração no horóscopo,  tanto a vida social e profissional como a vida familiar estão no topo das suas ambições e a verdade é que esta pessoa não poderá ser feliz optando por escolher uma destas vertentes e secundarizar a outra.

A colocação do Sol na 7ª casa centra os interesses do nativo nas parcerias e no casamento e esta pessoa não consegue prosseguir com as  ambições  que são habituais no signo de Capricórnio. Para muitos destes nativos, a parceria é mais um contrato, uma ferramenta para prosseguirem o seu caminho mas em que os objetivos da pessoa não mudam só porque entretanto casa e forma uma família.

Mas, ao contrário do que é a simbólica geral do signo de Capricórnio, o nativo com esta personalidade básica vê alterada esta forma de proceder, pois a colocação do Sol na casa do parceiro desloca a sua atenção para este  e a individualidade passa para segundo plano. Assim, esta configuração pretende trazer para a vida da pessoa tipos específicos de experiencia nos quais esta tem que se confrontar com as suas ambições em conflito e perceber o que ganha e o que perde com cada lado desse conflito.

Deste modo, concluímos que a personalidade básica Ascendente Capricórnio Lua Escorpião Sol Caranguejo  é algo desafiadora para os nativos pois obriga-os a reorientar as energias básicas da sua maneira de ser , pressionando e obrigando à transformação pessoal e à criação de um propósito de vida individual específico.

Deixe um comentário a sua opinião conta