Personalidade Básica Ascendente Peixes Lua Capricórnio Sol Aquário

day

Publicamos mais uma personalidade básica a pedido de uma leitora, a personalidade básica Ascendente Peixes Lua Capricórnio Sol Aquário.

Quando o Ascendente está colocado no signo de Peixes, o nativo não tem a vida facilitada pois este é um signo que tem dificuldade em integrar-se no plano terreno e nas atividades concretas do dia-a-dia.

A simbólica deste signo leva os nativos a desligarem-se do plano material imediato e a procurarem alguma realidade alternativa onde não existam os pequenos deveres e responsabilidades da vida quotidiana, que tendem a descurar e a desvalorizar.

Por esse motivo, estas pessoas procuram muitas vezes carreiras que lhes permitam transcender este mundo organizado das pequenas tarefas «sem importância» mas sem as quais ninguém consegue viver no plano terreno.

Assim, uma carreira artística em que usem talentos naturais como na Música, Pintura , Poesia e Literatura, o trabalho como ator/atriz ou  atividades relacionadas com o entretenimento ou, em alternativa,  profissões que levam a olhar para o passado que é preciso recontar ou reconstruir, como na Arqueologia , na História ou mesmo na gestão de Antiguidades, trabalho em Museus e Bibliotecas, etc.

O espírito compassivo e uma necessidade quase compulsiva para ajudar os outros leva estes nativos também a gostar de fazer coisas que envolvam a prestação de cuidados – de saúde ou  acompanhamento, fornecimento de serviços, como na hotelaria, etc.

Em cada nativo de Peixes existe uma pessoa ávida por tocar a transcendência em alguma das suas formas  e gostam de se  ver refletidos na generosidade de se darem aos outros, por vezes com sacrifício das próprias necessidades, o que muitas vezes também produz comportamentos abusivos por parte dos beneficiados que manipulam estas tendências dos nativos de Peixes a seu favor.

Estas pessoas são essencialmente espirituais e precisam de alguma forma de espiritualidade nas suas vidas, seja ela de caráter religioso ou espiritual alternativo. A sua inteligência é marcada pela sensibilidade e pelas emoções, sendo capazes de criar grande empatia com os outros, que se sentem perfeitamente compreendidos por estes nativos.

A Lua precisa de estar forte para que estas pessoas sejam seguras de si próprias e a sua inteligência seja capaz de se exteriorizar no mundo, caso contrário podem ser bastante inseguros em relação às próprias capacidades. A poderosa imaginação destes nativos torna-os também grandes contadores de histórias e pessoas com grande espírito.

São bons comunicadores, quando Mercúrio é forte no horóscopo, gostando de estudar e de aprender.  Podem no entanto ser um pouco voláteis nos seus interesses, devido à mutabilidade dos signos que ocupam a 4ª (Mercúrio) e 5ª (Lua) casas.

Assim, o plano mental destas pessoas é pouco estável   e pode indicar mudanças frequentes  ou instabilidade em relação ao plano dos estudos, bem como nas características da personalidade e esta instabilidade é muitas vezes percebida como fraqueza por parte dos outros.

Mas, quando a Lua e vénus, o regente da 3ª casa, são fortes, estes nativos têm um enorme potencial criativo  e artístico. Porém, precisam habitualmente de  ter alguém mais organizado e estável do que eles e com quem possam contar para se sentirem verdadeiramente em segurança e não se tornarem demasiado ansiosos.

Esta ansiedade produz por vezes dependência em relação a substâncias aditivas, como álcool, medicamentos ou drogas. Amizades estáveis e fortes fornecem uma âncora importante para estas pessoas.

Quando ao Ascendente em Peixes se junta a Lua em Capricórnio, a Personalidade Básica Ascendente Peixes Lua Capricórnio Sol Aquário torna-se sem dúvida mais equilibrada e capaz de viver a sua vida nos aspetos materiais do quotidiano. A Lua no elemento Terra é muito cautelosa e prática e a frieza do signo Capricórnio tempera os excessos emocionais do signo de Peixes.

Assim, a Água de Peixes combina-se harmoniosamente com a Terra de Capricórnio e esta pessoa fica a ganhar com isso pois torna-se menos dependente dos outros e ganha ambição para vencer na vida no plano material tornando-se por isso também mais autossuficiente.

A Lua em Capricórnio procura obter  uma situação materialmente confortável, assegurando uma boa posição social, uma carreira que  seja bem remunerada e é também bastante centrada nas próprias necessidades materiais.

Tem dificuldade na expressão emocional  e pode dar a impressão de frieza e distanciamento nas interações com os outros embora, no caso presente, o Ascendente no signo de Peixes ajude na auto expressão afetiva dando um tom mais emocional às suas abordagens da realidade e ajudando a superar o dilema de muitos nativos de Capricórnio, que sentem mas não sabem exprimir o que sentem.

De qualquer forma, os  nativos com a Lua no signo de Capricórnio têm geralmente uma abordagem séria da vida e o signo  de Peixes no Ascendente pode aumentar a predisposição para  uma visão pessimista das coisas ou mesmo cética e calculista. Falta espontaneidade à Lua em Capricórnio , que reprime muitas das emoções , que assume como fraquezas. Este nativo  pode ter um ar de pessoa mais velha do que a idade real.

 Fisicamente, a Lua em Capricórnio ajuda a equilibrar  a tendência para engordar do signo de Peixes  embora possa manter a indolência  do indivíduo , pois tanto Peixes como Capricórnio tendem, quando não estão fortes, para a inação.

No plano das crenças e convicções, a Lua em Capricórnio pode ser rígida e conservadora, tendendo a cristalizar em opiniões formadas que já deram bons efeitos no passado e, por isso, lhe transmitem segurança. Isto poderá traduzir-se em alguns casos em posições dogmáticas em relação às suas crenças.

A Lua  rege a 5ª casa e, se estiver forte no horóscopo (numa fase brilhante) ajuda a concretizar as ambições e os desejos pessoais e pode trazer bastante popularidade e um círculo de amigos influente socialmente e capaz de melhorar o status da pessoa, pois está colocada na 11ª casa e lança aspeto para a casa que rege.

Esta posição da Lua indica que a pessoa pode beneficiar de crianças ou que estas desempenharão um papel importante na sua vida. Terá  muitos amigos , alguns com grande poder e influência que a ajudarão a alcançar riqueza e a realizar os seus desejos.

  A pessoa terá muitas oportunidades na vida e poderá alcançar uma riqueza considerável se o resto do horóscopo o confirmar.  A inteligência é pronunciada e pode ter uma educação esmerada. O(s) irmão(s) mais velho(s) pode(m) ter um papel importante na sua vida.

Quando a esta configuração se junta o Sol no signo de Aquário, este é um elemento dissonante pois o elemento do signo do Sol, Ar, não se harmoniza com o elemento Terra e Água dos outros fatores da personalidade. O signo Aquário ocupa também a 12ª casa   do horóscopo e isso não favorece a visibilidade da pessoa no mundo.

Uma pessoa com a Lua em Capricórnio anseia por reconhecimento e status social  mas o Sol na 12ª casa obscurece esse intento da Lua e dificulta-o, promovendo uma vida em que a pessoa se torna «invisível» na sua ação , o que pode ser muito frustrante, pois asfixia e frustra as ambições da pessoa para «ser alguém».

Embora dependa bastante da posição do dispositor do Sol, Saturno e da sua colocação por casa, esta pessoa pode tornar-se bastante indolente na sua ação e/ou passiva ou fatalista em relação ao que lhe acontece e ao que se passa no mundo à sua volta.

Temos aqui o exemplo que uma pessoa que tem o Sol e a Lua  sob a regência do mesmo planeta- Saturno- mas um no signo feminino (Capricórnio) e o outro no signo masculino (Aquário) e em que os efeitos de um e de outro são muito diferentes na personalidade global.

O Sol em Aquário indica uma pessoa que é orientada para a vida comunitária ou do grupo e  para a qual os interesses do grupo ou da coletividade são sempre mais importantes do que os interesses pessoais. O nativo de Aquário tem dificuldade em expressar-se na 1ª pessoa pois a perceção que tem  da sua individualidade é demasiado esbatida e ambígua para ser clara na sua mente.

Esta pessoa é, basicamente alguém que «se identifica com»- princípios, filosofias, valores e modos de vida- mais do que uma  consciência  individualizada e capaz de se afirmar pela diferença: precisamente, ela deseja misturar-se com os outros, numa única identidade coletiva ou social, que  sente ser mais confortável do que o assumir de um «eu» cheio de necessidades e de interesses que são exclusivamente seus.

Estes traços acabam por se harmonizar com a dissolução em curso da identidade através da simbólica do signo de Peixes no Ascendente, havendo o perigo de a pessoa permanecer mais ou menos na ambiguidade de «não agir, não ser». Esta pessoa precisa de ter Júpiter e Marte fortes no horóscopo para não se perder num mundo de ideias que não encontram caminho de realização no mundo e na vida concreta.

Há o perigo de se tornar  num «habitante da mente» ou da fantasia e permanecer afastado do mundo prático  e do real crescimento das potencialidades individuais.

O Sol colocado na 12ª casa indica dificuldade em relacionar-se com o pai e com outras figuras  de autoridade, sobretudo quando tentam impor comportamentos ou conceções acerca da realidade, o que acentua a rebeldia natural do signo de Aquário.

A pessoa pode ser levada a procurar um grupo cuja vida siga regras diferentes da sociedade em geral, como uma sociedade esotérica (do tipo da Maçonaria ou outras) e na qual possa aceder a conhecimentos que não são acessíveis à maioria.

Pode enveredar por uma vida em que se aventura por países estrangeiros sem rumo certo. Esta posição pode  também indicar uma pessoa muito espiritual e que procura um caminho de vida distante do mundo material, talvez mesmo num mosteiro ou comunidade fechada. Quando o Sol está fraco, as pessoas com esta posição podem tornar-se dependentes de drogas e de álcool.

Esta é também uma posição que a tradição relaciona com «aprisionamento», seja por escolha de um tipo de vida retirado do mundo, seja como resultado de ações ilícitas.

A colocação do Sol na 12ª casa pode também indicar problemas de visão e de audição, sobretudo no olho  e ouvido esquerdos. O Sol rege a 6ª casa e a sua colocação na 12ª casa indica saúde frágil, bem como perdas através de colegas de trabalho e subordinados ou pessoas e animais a seu cargo.

Assim, é preciso um Júpiter  , Marte e um Saturno fortes para equilibrar os aspetos positivos da Personalidade Básica Ascendente Peixes Lua Capricórnio Sol Aquário , de modo a garantir o sucesso no mundo concreto e nos objetivos comuns da existência.

One Thought to “Personalidade Básica Ascendente Peixes Lua Capricórnio Sol Aquário”

  1. Lu

    Obrigada pela perfeita análise. Sou defensora pública, esses aspectos explicam muito minha profissão! Gratidão.

Deixe um comentário a sua opinião conta