Personalidade Básica: Ascendente Sagitário, Lua Leão e Sol Caranguejo

cxs

A pedido de uma leitora, apresentamos mais uma personalidade básica.

Quando o Ascendente está no signo de Sagitário  temos uma pessoa alegre e sociável, com uma visão geralmente otimista acerca da realidade, generosa e de mente aberta mas também com uma necessidade incontornável de liberdade.

Os nativos com Ascendente Sagitário gostam de compreender o mundo em que vivem  e têm uma natureza filosófica e espiritual. Precisam de ter o seu horizonte amplo e aberto, não tolerando excessos de controle ou de possessividade daqueles com quem se associam. A simbólica que orienta o seu comportamento é a da procura da transcendência e eles estão por isso sempre a expandir alguma parte das suas vidas. É claro que esta tendência também pode manifestar-se de forma menos atraente sob uma espécie de complexo de «mania das grandezas» em que estas pessoas acabam por perder o sentido prático das suas possibilidades materiais e, por ex., gastam mais do que é permitido  pelo seu orçamento pessoal , ficando depois com dívidas difíceis de pagar.

Os nativos de Sagitário gostam de aventura e de fazer coisas que saem da rotina. Apreciam a vida ao ar livre e são muitas vezes praticantes de desporto e assíduos frequentadores da Natureza. Gostam de animais, reservando uma parte importante das suas vidas para conviver com algum animal de estimação. São excelentes amigos e gostam de usar a sabedoria acumulada  para aconselhar os outros. Por vezes podem ser irritantemente convencidos, com o seu ar professoral de quem «aprendeu por experiência»  e são brutalmente francos e diretos, pois têm uma obsessão irreversível pela «verdade».  Caminham pela vida incessantemente à procura da «verdade» por detrás da aparência das coisas e muitos têm  uma inclinação filosófica; outros são mais atraídos pela religião embora nunca aceitem algo que a razão lhes negue poder ser verdade. São no entanto amigos muito leais e com quem se pode contar de forma desinteressada ao longo do tempo.  É aliás mais fácil a um nativo de Sagitário ser um amigo fiel do que amante de quem quer que seja, não apenas porque detestam sentir-se presos  a uma vida rotineira  e dominada pelas necessidades materiais do quotidiano , pelas responsabilidades conjugais e por tudo o que lhes pode limitar o horizonte de possibilidades, mas também porque têm tendência para o flirt e  envolvem-se romanticamente  com facilidade, de forma imprevisível.   E este é outro traço da personalidade:  o nativo de Sagitário é um romântico incurável, à procura da mulher ou do homem «perfeito»  ou ideal e não  é nada fácil contentar-se com o que a realidade acaba por lhe mostrar de modo que o parceiro perfeito é sempre o que ainda não se encontrou. Há, apesar deste traço, muitos nativos de Sagitário capazes de  «assentar» e de lançar raízes estáveis , permanecendo casados por longo tempo. Porém, é bom que haja outros fatores que confirmem essa possibilidade, no horóscopo.

Os nativos de Sagitário têm uma personalidade cativante e são excelentes anfitriões sociais, animando uma festa e divertindo-se, por vezes caindo em excessos de comida e de bebida, o que, se não for controlado, acaba por repercutir-se negativamente na sua saúde, pois têm dificuldade em evitar os excessos (Júpiter, o regente do Ascendente, impele para a expansão).  Também são capazes de passar horas a estudar algum assunto que os motive , sobretudo de caráter metafísico ou espiritual. No seu otimismo estão sempre a criar articulações entre o mundo da matéria e o mundo do espírito.

Quando a Lua em Leão se junta ao Ascendente Sagitário, o lado  divertido e brincalhão desta personalidade acentua-se. Neste caso a Lua e o Ascendente têm o mesmo elemento-  Fogo-  e o entusiasmo e vivacidade das atitudes torna-se muito visível para todos os que convivem com esta pessoa. O lado romântico também fica amplificado e esta é sem dúvida uma pessoa que é capaz de passar boa parte do tempo a namorar e a adorar cada minuto  em que se envolve com alguém novo.  E aqui o «novo» é mesmo a palavra chave pois pode haver um impulso irresistível para o flirt como forma de estar na vida. Esta pessoa pode amar o amor  e envolver-se romanticamente pela própria emoção de estar apaixonada ,muito mais do que estabelecer uma relação estável ou firme com quem quer que seja.

A Lua em Leão é aristocraticamente imponente, passeando a sua classe perante mil admiradores que espera que  se tornem seus súbditos. Assim, poderá preferir ser admirada e cortejada por muitos, condescendendo em permitir-lhes a companhia, do que envolver-se com uma única pessoa num relacionamento para constituir família. Esta configuração pode produzir grande criatividade, sobretudo no plano dramático da representação. De qualquer forma, seja no plano profissional, seja na vida pessoal, esta pessoa tem sempre um pouco de ator ou de atriz. Gosta do melhor que a vida tem para oferecer e pode exacerbar a tendência de Sagitário para se exceder nos gastos pois nada lhe parece demais para dar a si próprio (a). Assim, podemos ter alguém com uma vaidade pronunciada, sempre usando roupas e demais acessórios que compõem a sua imagem com excelente bom gosto mas também caros , muitas vezes demasiado para o próprio bolso, embora seja típico da Lua em Leão ter acesso fácil a riqueza e a uma vida confortável.  Esta configuração pode também produzir o (a) típico (a)  socialite, sempre em festas, à procura da admiração dos outros e  de se transformar no centro da sua atenção e interesse. Se vénus e Mercúrio forem fortes no horóscopo não será de estranhar que este nativo procure construir uma carreira num palco ou no cinema, onde poderá receber a adulação do público.

A lua em Leão ocupa a 9ª casa do horóscopo. Esta seria uma belíssima posição não fosse o caso de a Lua reger a maléfica 8ª casa, o que destrói a sorte do nativo. Esta posição indica mau relacionamento com o pai e com outras figuras de autoridade, como professores ou mestres. Favorece no entanto uma vida longa. A colocação da Lua na 9ª casa indica amor por viagens e viagens frequentes de longa distância ao longo da vida. Também mostra uma capacidade inata para compreender os aspetos metafísicos da realidade  embora possivelmente não haja interesse por isso, pois o caráter maléfico funcional da Lua destrói os significados da 9ª casa. Poderá no entanto construir uma carreira bem sucedida  no estrangeiro ou com alguma relação com países estrangeiros, isto, é claro, se a Lua for forte  no horóscopo e não sofrer aflições pois, apesar de ter natureza maléfica funcional, um planeta protege os seus significados desde que esteja forte. Será no entanto de esperar alguns momentos menos bons durante os trânsitos da Lua pelos pontos sensíveis do horóscopo. Estes serão frequentes, devido à rapidez do movimento lunar mas serão de curta duração.

E quando o Sol em Caranguejo se junta a esta configuração, um elemento dissonante junta-se na personalidade básica: o signo Caranguejo tem elemento Água  e esta não se harmoniza com o elemento Fogo, por isso esta personalidade terá duas facetas bem diferentes.  O Sol em Caranguejo pode no entanto  ajudar a equilibrar o excesso de elementos mundanos da Lua em Leão e do Ascendente Sagitário. O Sol em Caranguejo é introvertido, voltado para a interioridade e para o escrutínio dos recursos interiores. É também apegado a uma vida estável em que o lar é o centro do interesse do nativo. Ora, este fator só por si pode ajudar bastante na estabilização desta personalidade num tipo de vida mais convencional e familiar pois Caranguejo anseia por ter uma família   que possa nutrir e cuidar e a sua casa- e não um palco  ou qualquer cenário exterior- é  a sua garantia de segurança.

Assim, será de esperar que esta pessoa tenha dois registos: um no qual a vida social é o seu contexto de representação em que o seu ego recebe as adulações e  em que se diverte e exterioriza de forma muitas vezes ruidosa , exibindo joias, roupa, etc, criando um estilo próprio que outros seguirão por sua influência; e um outro em que se acolhe ao lar de forma tranquila, compartilhando com os que lhe são próximos a sua necessidade de afeto simples e protetor.

O Sol está colocado na 8ª casa , estando em receção mútua com a Lua, pois ambos «trocam de signo». E, mais uma vez, esta não é uma posição feliz pois o regente da 9ª casa está colocado na 8ª casa. Mais uma vez, a sorte é prejudicada e terá que haver muito trabalho – que não é fácil de conseguir com esta personalidade básica pois o entusiasmo que move os signos de fogo é fulgurante mas temporário, esgotando-se quando  desaparece o entusiasmo pela novidade – para alcançar o sucesso . Mais uma vez, a relação com o pai e com outras figuras de autoridade é prejudicada e o pai pode ter uma vida difícil ou morrer novo.  Esta posição do Sol permite no entanto receber muito dinheiro do cônjuge ou parceiro, de heranças e legados, de indemnizações, etc. Em caso de divórcio, este nativo receberá uma quantia assinalável. O Sol colocado na 8ª casa também é favorável para a aquisição de conhecimento esotérico ou secreto e dá uma excelente intuição.

Globalmente, podemos considerar que esta é uma personalidade multifacetada, criativa, de uma pessoa que pode ter «dois estilos de vida em simultâneo», como acontece com os atores de cinema e outras pessoas que têm uma carreira  pública que separam da vida privada em família  e vivida fora dos olhares do público. Mesmo que a sua vida não realize nada de grandioso no plano da carreira, continuará a existir esta fronteira entre a vida pública e privada e esta necessidade simultânea de se exibir como personagem em busca de admiração e de seguidores  e uma outra, na qual a procura de conhecimento e a vida familiar partilhada apenas com os familiares próximos no recanto privado do lar (que pode ser uma grande casa, exibida por fora mas mantida reservada no seu interior se mantém resguardada. E há boas chances de esta pessoa conseguir  realizar os seus objetivos , a menos que a Lua e o Sol  recebam aflições no horóscopo.