Previsões 2015- Ascendente Capricórnio

alt

Neste Blogue nós oferecemos aos leitores  previsões mensais pormenorizadas, mas compreendemos que os nossos leitores têm interesse em conhecer as áreas gerais de experiência que estarão em foco no seu horóscopo ao longo do ano de 2015 por isso oferecemos-lhes estas previsões anuais que têm por referência o Ascendente. Também publicámos , nos últimos meses, a análise dos trânsitos dos planetas lentos (Júpiter, Saturno e Rahu/Ketu ) e os  seus efeitos para cada signo Ascendente, pelo que  sugerimos-lhe  que  consulte essa análise para informações mais pormenorizadas sobre os efeitos específicos de cada um desses trânsitos. Todos eles, à exceção de Júpiter, cujo trânsito atual terminará no dia 13 de julho de 2015, estarão ativos ao longo de todo o ano. Aqui dar-lhe-emos uma visão global geral para que possa antecipar quais as principais experiências, desafios e oportunidades que  irão surgir na sua vida.

Por Favor, Note : As informações dadas a seguir  seguem a posição dos signos no Zodíaco Sideral.  Existe uma diferença de cerca de 23 º em relação ao Zodíaco Tropical, utilizado na Astrologia Ocidental. Assim, as posições no  Zodíaco Sideral  são aproximadamente de menos 23 º pelo que deverá subtrair essa diferença aos graus dos signos do Ascendente  do seu horóscopo ocidental (tendo em conta que cada signo ocupa uma extensão de 30º)  para que  a informação a seguir lhe seja útil.

Para uma visão mais  rigorosa, deverá obter  o seu horóscopo segundo a Astrologia védica/Jyotish.

 Ascendente Capricórnio
Trânsito dos Planetas Lentos

 Rahu transita pela 9ª casa  ao longo de todo o ano e este trânsito  vai colocar as suas crenças e valores na ordem do dia. O desejo de alcançar conhecimento metafísico  não convencional pode ser muito forte. A forma como você encara a paternidade também pode ser objeto de mudança e, sobretudo, você agora quererá ser reconhecido (a) pelas suas qualidades no plano espiritual/metafísico/filosófico e quererá dar a ver formas de ver o mundo que são diferentes das tradicionais e/ou das aceites pela maioria. A colocação de Ketu na 3ª casa  provoca um desligamento em relação às formas tradicionais de comunicação e uma desvalorização das aprendizagens supérfluas ou  da informação momentânea, preferindo dedicar-se aos conhecimentos intemporais ou duradouros. Se possui talentos artísticos ou relacionados com a comunicação  por ex. na escrita , redes sociais ou nos media, agora vai desviar a sua atenção disso e vai ocupar-se com outras formas de conhecimento menos imediatas e menos convencionais ou mundanas. As viagens podem agora desempenhar uma papel importante na sua vida.

Júpiter transita pela 7ª casa até ao dia 13 de julho. Este é um trânsito que pode trazer para a sua vida um novo relacionamento ou casamento e, pelo aspeto que Júpiter lança para a 1ª casa,  favorece a sua saúde e sucesso em geral. Porém, enquanto regente da 12ª casa, Júpiter cobra um preço por aquilo que lhe der agora: cada ganho terá também alguma perda (por ex.,a felicidade no casamento traz a perda da liberdade  e da independência, etc.) Os efeitos de Júpiter exigem a análise da força do planeta no seu horóscopo, uma vez que este é um planeta maléfico funcional para o seu Ascendente. Se estiver forte, favorece um casamento feliz, (num horóscopo feminino) talvez com um parceiro estrangeiro ou que viva num país estrangeiro ) ou alguma parceria de negócios bem sucedida. Porém, se estiver aflito, pode trazer dificuldades nas parcerias, por ex., um parceiro «desligado» das suas reais necessidades e desejos, ou que gasta excessivamente, colocando em perigo as finanças familiares, etc..

No dia 13  de julho Júpiter inicia um novo trânsito pelo  signo de Leão, na 8ª casa. Este trânsito será positivo para os aspetos espirituais e o seu desenvolvimento nesse plano mas pode trazer obstruções, problemas de saúde, (sobretudo se o Sol estiver fraco e mal colocado) e dificuldades financeiras , afetando também a vida familiar e o seu sentimento de felicidade subjetiva.

 Saturno transita pela 11ª casa,  no signo Escorpião, e esta presença numa casa fortemente conectada com os ganhos e com a realização dos  desejos e ambições, pode agora produzir uma convulsão na sua vida, exigindo por isso muita disciplina da sua parte. Saturno é o regente do Ascendente mas este não  é um signo Mooltrikona razão pela qual os significados do planeta são «governados» pela casa que ocupa o seu signo Mooltrikona, Aquário, neste caso a 2ª casa. O uso dos seus conhecimentos e competências, a vida familiar que construiu, o trabalho que desenvolveu, desempenham um papel fundamental na  estrutura da sua identidade e de todo o esforço  e motivação que tem aplicado para se «fazer a si mesmo(a)». Agora é o tempo de «colher o que semeou», pois Saturno está relacionado com o resultado das nossas ações e manifestação no mundo.

 Trânsito dos Planetas de Movimento Rápido.

Entre  14 de janeiro e 13 de fevereiro o Sol transita pelo seu signo Ascendente e, sendo o regente da 8ª casa, este será um período potencialmente desafiador para  a sua saúde e poderá ter que lidar  com alguma doença aguda . Entre  14 de abril  e 15 de maio o Sol transita pela 4ª casa no signo de Carneiro onde está exaltado e poderá ser uma boa ocasião, desde que o Sol no seu horóscopo não sofra aflições, para melhorar a vida profissional.  Entre 16 de julho  e 17 de agosto Sol transita pela 7ª casa, no signo de Gémeos,  focando a sua atenção nos relacionamentos com os parceiros pessoais, tanto o parceiro de vida como os de negócios. Entre 17 de outubro  e  16 de novembro o Sol transita pela 10ª casa , no signo de Virgem e ficará conjunto com um dos nodos, Rahu e estes dois maléficos (naturais e funcionais) na 10ª casa podem trazer mudanças bruscas na vida profissional e algum novo desafio que você terá que vencer.

No dia 12 de março Vénus entra no signo de Carneiro na 4ª casa , onde ficará  até ao dia 6 de Abril.  Este pode ser um período  muito positivo para a sua vida familiar, para a aquisição de veículos e para adquirir tudo o que aumenta o seu sentimento de conforto  e de bem estar. A vida familiar também decorre agora de forma positiva. Entre 30  de novembro e 25 de dezembro Vénus transita pelo signo de Balança, na 10ª casa e os efeitos descritos voltam a acontecer, com a ênfase agora na vida profissional, podendo trazer alguma promoção ou reconhecimento público e material dos seus méritos.  Entre 6 de abril e 2 de maio, Vénus transita pela 5ª casa  no signo de Touro  que também rege  e este é também um excelente trânsito pois vénus é um yogakaraka para o seu Ascendente , produzindo, desde que seja forte no seu horóscopo, uma influência que aumenta os seus ganhos , riqueza, fama e visibilidade no mundo. Vénus entra no signo de Gémeos no dia 2  de maio, onde se mantém até ao dia 30, e este trânsito pela 6ª casa pode trazer o alívio de dívidas ou despesas, melhora a sua saúde e ajuda a vencer competidores e opositores, bem como ajuda a criar um bom clima de trabalho com colegas , colaboradores e subordinados.  Desde 30 de maio até 5 de julho Vénus transita pelo signo de Caranguejo e, durante este período, transita conjunto com  Júpiter, que está prestes a abandonar este signo . A presença dos  dois maiores benéficos na 7ª casa pode ser muito  positiva para  casar ou encontrar um parceiro capaz de trazer felicidade  num relacionamento bem sucedido (para homens e mulheres). Entre 5 de julho e 13 de agosto Vénus transita   pelo signo Leão na 8ª casa    e , apesar de estar em signo inimigo, enquanto regente da 5ª casa, pode indicar sorte no plano especulativo ou  ao jogo ou pelo recebimento de herança, indemnização , seguros, etc.. Entre 13 de agosto e 30 de setembro Vénus fica retrógrado e regressa ao signo de Caranguejo, onde repete os efeitos já referidos. Vénus volta a transitar pelo signo de Leão, repetindo-se a influência mencionada entre 30 de setembro e 3 de novembro. Entre 3 de novembro e 30 de novembro,  Vénus estará no mesmo signo que Rahu, Virgem, na 9 ª casa e pode originar o desejo de viajar para lugares distantes, conhecer países e/ou pessoas diferentes. Neste período você pode ter sorte relacionada com países estrangeiros ou  com alguma pessoa  que seja «sábia» oriunda de um país estrangeiro.  Desde o dia 30 de novembro e até 25 de dezembro, Vénus entra nla 10ª casa e, ao transitar pelo próprio signo, é benéfico para a vida profissional, para a vida familiar e para a aquisição de veículos .  A partir de 25 de dezembro  Vénus entra no signo onde está Saturno, Escorpião na 11ª casa e este contacto com Saturno ,dependendo da disposição de Saturno no seu horóscopo, poderá ser propício  ao aumento dos ganhos e rendimentos resultantes de trabalho árduo, disciplinado e empenhado.

Marte transita no signo de Aquário entre 4 de janeiro  e 12 de fevereiro pela 2ª casa. Pela regência da  4ª casa, Marte é, potencialmente, a influência mais benéfica do seu horóscopo pelo que, se estiver forte pode proporcionar agora bons ganhos através do seu trabalho.  Os efeitos sobre a vida familiar podem ser menos positivos, mas isso depende das configurações do  seu horóscopo. No dia 12 de fevereiro  e até 23 de março Marte transita pela 3ª  casa  no signo de Peixes, favorecendo a sua coragem e capacidade para correr  riscos e  o seu empreendedorismo , pelo aumento da energia disponível para esse efeito. Entre 23 de março e 3 de maio Marte transita pelo próprio signo, Carneiro, na 4ª casa e este é um excelente período para o campo profissional e para subir na carreira. A ação de Marte sobre a vida familiar é neutra, pois trata-se do seu signo Mooltrikona.   Entre 3 de maio e 15 de junho Marte transita pelo signo de Touro  na 5ª casa  a partir da qual lança aspeto para a 11ª casa que rege, podendo ser favorável para a sua criatividade, para o lançamento de novos projetos e o  aumento dos ganhos e rendimentos. Pode também indicar alguma nova paixão na sua vida de caráter fortuito. Entre 30 de julho e 15 de setembro Marte transita pelo signo de Caranguejo, onde está debilitado, na 7ªcasa. Não é um bom período para o casamento nem para o bom entendimento entre os parceiros. É., sim, um bom período para ser disciplinado (a) nesta área de vida para proteger o bom entendimento nas parcerias. Também não é um bom período para viajar, sobretudo para países estrangeiros. Entre 15 de setembro e 3 de novembro Marte transita por Leão que é um signo amigo mas ocupado pela 8ª casa e, porque, na Astrologia Jyotish tradicional a 11ª casa , que tem a regência de Marte, é uma «badakhasthana» isto é, uma casa que significa obstáculos, o regente desta casa a transitar pela casa mais maléfica do horóscopo sugere a necessidade de algumas cautelas. Neste período, reduza potencialmente  os  efeitos do trânsito de Marte  pela 8ª casa não tomando decisões de risco e salvaguardando a sua segurança  e a saúde. Entre 3 de novembro e 23 de dezembro Marte ficará em conjunção com Rahu na 9ª  casa e este pode ser um período crítico em que as inclinações mais profundas serão postas à prova e desafiadas.  Marte tem afinidade com Rahu mas está aqui em signo inimigo. Nos últimos dias do ano, a partir de 26 de dezembro, Marte entra no signo de Balança na 10ª casa e volta a lançar aspeto para a 4ª casa que rege, podendo beneficiar a aquisição de casa, veículo ou outras propriedades e bens. Também beneficia a carreira e a visibilidade profissional.

Mercúrio  transita  pelo signo de Capricórnio na 1ª casa desde o início do ano e até 9 de março. Nesta altura alguns opositores ou inimigos podem revelar-se e causar dificuldades, a menos que Mercúrio seja forte no horóscopo.. No dia 9 de março e até ao dia 27 desse mês Mercúrio transita pelo signo Aquário na  2ª casa. É um bom trânsito para os estudos e para todas as atividades que exigem a escrita e a aquisição de conhecimentos. A vida profissional pode também melhorar devido a algum golpe de sorte. Entre 27 de março e 12 de abril Mercúrio transita pelo signo de debilitação, Peixes, na 3ª casa e este é um período desafiador para a sua sorte em geral (Mercúrio lança aspeto para  a 9ª casa, que rege). As aprendizagens e as atividades artísticas e de comunicação  também não são agora favorecidas.   No dia 12 de abril e até ao dia 27, Mercúrio transita pelo signo Carneiro na 4ª casa. Este é um trânsito positivo , tanto para a vida familiar como para o plano profissional. Se Mercúrio estiver forte no seu horóscopo, a sorte pode ajudar a obter uma promoção ou uma posição melhor na carreira ou emprego. Entre 27 de abril e 5 de julho, Mercúrio transita pelo signo de Touro na 5ª casa vitalizando a sua mente e inteligência e facilitando o desenvolvimento de projetos. Os amigos podem ser um trunfo importante agora para alcançar o que deseja e ambiciona, incluindo o aumento de ganhos e de rendimentos . Entre 5 e 20 de julho transita pelo próprio signo na 6ª casa e, dependendo da sua força no horóscopo, pode ajudar a estabilizar dívidas e despesas e a vencer competidores e opositores, bem como a alcançar benefícios de colaboradores, colegas e subordinados. Entre 20 de julho e 4 de Agosto transita pela 7ª casa no signo de Caranguejo e estará em signo inimigo e, por isso, deve acautelar a diplomacia na relação com os parceiros de todos os tipos, evitando discussões e conflitos. Pode causar instabilidade nos relacionamentos, fragilizando os laços existentes, a menos que esteja forte no horóscopo. Entre  4 e 23 de agosto Mercúrio transita pela 8ª casa no signo de Leão e , sendo o regente da 6ª casa a transitar na 8ª, se estiver forte no horóscopo, a regência da 9ª casa deve assegurar proteção em relação a obstáculos e problemas financeiros; porém, se estiver fraco, conte com  obstáculos e obstruções e com excesso de despesas e de gastos nesta altura. Entre 23 de agosto e 29 de outubro Mercúrio transita pelo signo onde se encontra Rahu  na 9ª casa e tende a ficar obscurecido na sua ação . Este trânsito em conjunção com Rahu pode ofuscar aquilo em que acredita e os seus valores e princípios orientadores podem esboroar-se nesta altura . Mercúrio está aqui no seu signo de exaltação e Mooltrikopna e é o dispositor de Rahu mas, atendendo à sua natureza neutra, que assume as qualidades dos planetas com os quais fica em aspeto, e às características de Rahu,  este pode ser um período  de grande ansiedade e incerteza  em relação aos princípios que têm norteado a sua vida   e que agora parecem balançar num mar de ceticismo e de insegurança. Mercúrio transita no  signo de Balança, na 10ª casa entre 29 de outubro e 17 de novembro  e este período volta a ser positivo para  a carreira e também para o sentimento de felicidade ou de contentamento interno, bem como para a concretização profissional  dos seus objetivos.  Entre 17 de novembro e 6 de dezembro Mercúrio entra no signo de Escorpião, acompanhando Saturno  e este pode ser um período em que você pode beneficiar da análise das circunstâncias da sua vida que estão a mudar, relacionadas com tudo o que tem caracterizado a sua relação com os filhos e com os amigos, com o que deseja alcançar, com o desejo de reconhecimento social e de aumento de status,  e o uso que tem dado aos dons naturais com que nasceu  (inteligência, dons artísticos, etc.,).  Uma análise cuidada de todos estes fatores talvez permita explicar a sua insatisfação perante o que desejava obter na vida e aquilo que, efetivamente, conseguiu concretizar. Entre 6 de dezembro e 26 do mesmo mês Mercúrio transita pela 12ª casa no signo de Sagitário   e a sua ação fica  inibida pois a 12ª é uma casa de  processos inconscientes  e, por essa razão, a energia de  Mercúrio fica bloqueada nesta casa. Durante este trânsito evite tomar decisões relevantes para o futuro. Finalmente, a 26 de dezembro, Mercúrio entra no signo de Capricórnio na 1ª casa, onde melhora os processos intelectuais  e de pensamento , de análise,  o discurso e a escrita, embora possa também trazer algum nervosismo à sua consciência. Ajuda também na comunicação com todos os parceiros.

Nos meses de maio junho e julho, quando o Sol , Marte, vénus e Mercúrio transitarem pelo signo de Gémeos você poderá enfrentar situações relacionadas com disputas, problemas de saúde e escassez de dinheiro (dívidas). Tenha cautela preventiva em relação a estas matérias. Do  mesmo modo, o trânsito do Sol, vénus e Marte, pelo signo de Leão, nos meses  de    julho   agosto e setembro  pode causar problemas com  projetos que enfrentam obstruções, dificuldades nas fontes de rendimento e problemas com o cônjuge . E quando o  Sol e Mercúrio  transitarem pelo signo de Sagitário  nos meses de  dezembro  e janeiro causam despesas adicionais e problemas nas viagens para países estrangeiros.

Nota: Quando diferentes trânsitos apontam para resultados opostos num mesmo período, uns não anulam os outros mas, habitualmente, tanto os bons como os maus aspetos se fazem sentir nas áreas relacionadas.

Deverá ter ainda em mente que os  resultados apresentados  são gerais e devem ser complementados com uma análise dos períodos Dasha e Antardasha dos planetas e com a análise das diversas forças  dos elementos do horóscopo estudadas pela Astrologa Védica/Jyotish.

Deixe um comentário a sua opinião conta