Pedras e Cristais, Barite

 

ba

A Barite (ou Baryte)  é um dos minerais com maior uso universal, tanto na indústria farmacêutica e química como na manufatura. É a maior fonte universal de bário. Mas, para além destes usos convencionais, a Barite tem também propriedades metafísicas muito apreciáveis e é muito popular entre os colecionadores.

O mineral que recebe o nome de Barite- do grego «barys» que significa «pesado»- faz parte de um grupo de minerais como a anglesite, a celestina, a anidrite. Este mineral é isomórfico, podendo substituir outros do mesmo grupo. Este mineral é composto por sulfato de bário, tendo uma gravidade bastante superior à de outros minerais semelhantes e este é um dos indicadores mais fiáveis que permitem distingui-lo de outros.  Este peso excecional , que só costuma encontrar-se em minerais metálicos, explica o alargado leque de utilização no plano industrial e médico.

A Barite encontra-se nos espaços vazios do interior das rochas sedimentares, sendo comum nos veios de calcário e de outras rochas carbonatadas. Podemos também encontrá-la  em aglomerados de arenito e na areia, formando as populares «rosas do deserto», de cor avermelhada devido a inclusões de ferro. Esta variedade de Barite também é conhecida por Barite rosa.  Este mineral encontra-se em várias cores, desde o transparente , branco, amarelo claro, azul claro ,verde,  castanho e cinzento. Não é solúvel em ácido e é quase insolúvel em água. Os cristais de Barite têm um brilho perolado e vítreo. Podemos encontrá-los  em forma tubular e em roseta.

bar2

A Barite pode ser encontrada em muitos lugares do mundo, como nos  USA, México, Brasil, Grâ-Bretanha, Índia, China, Tailândia, etc.

Quanto às suas propriedades metafísicas, a Barite é uma pedra de visão interior, ajudando a formar uma conexão forte com o mundo espiritual. Ajuda-nos a estabelecer uma  ligação com o propósito de vida mais elevado e com o eu superior. Permite-nos descobrir qual  é o melhor caminho de vida para concretizar o nosso propósito espiritual . Atrai  a energia de alta frequência  e tem uma ação de limpeza e desbloqueamento dos chakras superiores do 3º olho e da coroa.  Ajuda ainda  a aceitar  mudanças necessárias para a nossa evolução e melhora a saúde geral do cérebro, ajudando também a memória.

A Barite é uma das pedras usadas para trabalhar com os sonhos, ajudando a compreender e interpretar o significado simbólico das suas imagens. Também ajuda a lembrar os sonhos. Atribui-se-lhe também a capacidade de estimular os relacionamentos e as ligações de amor e de amizade. Pode ajudar a libertar emoções e sentimentos bloqueados e melhora a autoconfiança da pessoa.

A Barite também é uma pedra excelente para usar na meditação pois ajuda a entrar no plano espiritual da consciência colocando-nos em sintonia com  o propósito de vida especial que nos trouxe à existência. Como pedra dos sonhos, pode ajudar a revelar os estados espirituais que estes encerram , devendo, para isso, ser colocada debaixo da almofada. Esta pedra aumenta a energia de luz no interior do corpo etérico. Ajuda todas as formas de comunicação, inclusive a comunicação psíquica. Alguns aconselham a usar uma pedra em cada mão durante a meditação, afirmando que isso ajuda a visão interior, pois estimula o chakra do 3º olho, podendo mesmo gerar clarividência. Segundo alguns, pode-se conseguir contactar com o espírito guia ou com o anjo da guarda usando esta pedra.

bar

Tem sido também referenciado o contributo positivo da Barite na melhoria dos relacionamentos , pela harmonia que gera, tanto na amizade como nas relações amorosas. Traz calma e autoconfiança à nossa expressão no mundo. Segundo a experiência da tradição, esta pedra ajuda a que nos tornemos na verdadeira pessoa que somos. Também nos ajuda a ser mais independentes e a libertar-nos do domínio de todos os que pretendem apropriar-se da nossa vida e das nossas decisões.

A Barite ajuda a libertar as toxinas do corpo e diz-se que também é útil na libertação das dependências tóxicas.

As rosas de Barite ajudam-nos a ligar à energia terrestre. Os antigos nativos americanos acreditavam que estas rosetas eram obra dos antepassados, que as esculpiam durante a  noite.

A Barite é  deste modo uma pedra que não pode faltar na nossa coleção. Não se esqueça de a limpar  e programar antes de a colocar a uso.