Pedras e Cristais, Biotite (Mica)

bio3

A Biotite é  o nome que se dá a um grupo de minerais de Mica, difíceis de distinguir a olho nu uns dos outros e abundantes na Natureza, razão pela qual é uma pedra comum e , por isso, é muitas vezes desvalorizada pelos colecionadores, apesar do interesse  reconhecido no plano metafísico.

Recebeu o seu nome do físico, matemático e astrónomo Jean Baptiste Biot nascido  no século 18 e que estudou as qualidades óticas das Micas. A partir de 1990 a Biotite já não designa um mineral individual mas todo o grupo de que fazem parte outros minerais como a anite, a flogopite, etc.

As Micas ocorrem em rochas sedimentares, metamórficas e ígneas em grandes cristais  formados por camadas finas como papel  e que parecem opacas mas são , na verdade, transparentes ou translúcidas, formando lâminas angulares. Também pode encontrar-se em rosetas e em finas colunas hexagonais.  As camadas são macias e brilhantes, com grande poder refletor.

Este mineral é muito metálico, contendo metais de potássio e lítio, sílica e alumínio e também ferro, magnésio, oxigénio e hidrogénio. As folhas, normalmente de silicato, unem-se  entre si através de iões de potássio. Assim, esta é uma pedra frágil, com  pouca resistência à água e à intempérie.

Por esta razão, também, não se deve limpar este mineral com água, pois ele absorve a água no interior e parte-se. O melhor será limpá-lo com uma forma suave mas eficaz como por ex., passar a pedra pelo fumo do  incenso (de alfazema, arruda, etc.) Este mineral tem  um uso alargado no plano industrial e químico, como filtro, aditivo, etc.

bio

O maior interesse deste mineral, porém, é aquele que lhe é dado pela tradição no plano metafísico. Considera-se que as camadas ou lâminas que compõem este mineral representam as camadas de consciência presentes nas várias formas de vida.

Esta pedra limpa e equilibra o chakra do 3º olho , melhora a visualização interior e ajuda a ver a verdade, levando ao reconhecimento das nossas falhas, onde elas existem e aumentando a capacidade de reflexão e para  encontrar a verdade, de forma compassiva, para que possamos ver-nos melhor a nós próprios e a eliminar padrões que consideramos negativos na nossa realidade , bem como  a implementar aqueles que consideramos positivos, sem perdermos a capacidade de nos amarmos  com todas as qualidades que temos e  que manifestamos.

Este mineral permite, deste modo, afastar a visão distorcida da realidade e a contemplar com mais transparência e clareza a verdade das situações.

Equilibra a perceção psíquica para que possamos apreender o seu significado de forma menos intensa quando isso é perturbador. Torna habitualmente  a visão psíquica mais lenta, para esta poder ser mais bem assimilada e compreendida.

A Biotite é também uma pedra do chakra da coroa, abrindo este chakra e ajudando a ligação com o eu superior; ajuda-nos a manifestar o nível mais autêntico e profundo da nossa consciência.  Tem sido assinalado o poder desta pedra para a  sintonização com a mudança em relação a ideias e crenças que já não servem a nossa evolução em termos espirituais.

A chamada «Mica Preta», uma das formas de Mica, tem sido designada por «pedra da vida» e é considerada uma pedra excelente para ter no escritório,  ajudando a organizar a informação a nível mental; ajuda no também na sua memorização.

Também ajuda a visão psíquica, ao nível do chakra do 3º olho e diz-se que abre os canais que permitem contactar com outros mundos e até tempos passados. Este mineral ajuda também  a aumentar a flexibilidade em todas as situações e a libertar bloqueios energéticos no interior do corpo, alinhando também os chakras.  Elimina a tensão e a raiva, suavizando a energia nervosa.

bio pre

Na terapia com cristais, a Biotite ajuda a diagnosticar desordens celulares, desordens na secreção da bílis e no tratamento dos olhos, afirmando-se que ajuda a limpar as cataratas. Nos tratamentos com acupunctura segurar esta pedra na mão aumenta o fluxo de energia, dirigido para locais específicos. Também mostra eficácia no tratamento de problemas motores.

Assim, vemos que este grupo de minerais que são designados por Biotite merece um lugar de relevo entre as nossas pedras de eleição. Não se esqueça, ao adquirir o seu exemplar, de limpar periodicamente a sua pedra, tendo em atenção a sua fragilidade, e de a programar.

Deixe um comentário a sua opinião conta