Personalidade básica com Ascendente Caranguejo, Lua Peixes e Sol Carneiro

afec

A personalidade básica é um dos temas preferidos pelos nossos leitores por isso continuamos a satisfazer os seus pedido. Hoje respondemos ao pedido de uma leitora.

Quando o Ascendente está colocado no signo de Caranguejo a personalidade é afetuosa e introvertida, expressando-se de forma mais subjetiva do que exteriorizada. Estas pessoas têm uma imaginação vívida e uma grande necessidade de segurança emocional, razão pela qual se enraízam habitualmente na  ligação com a família, com a terra onde nasceram, com os antepassados, a sua  cultura, etc. Costumam ter uma ligação «mítica» com a infância, altura na qual  tiveram, na generalidade dos casos, o apoio materno a assegurar todas as necessidades. Quando o período da infância decorre de forma conturbada, por vezes esse insucesso acompanha a pessoa ao longo  da vida, impedindo-a de desenvolver uma personalidade madura e equilibrada. Outras vezes, é a própria  infância que é mitificada e estas pessoas passam  boa parte da vida de adultas a procurar atingir a segurança e a felicidade que fantasiam ter tido e isso pode ser um impedimento real a que aproveitem  o «aqui e agora» para serem felizes no presente. Há uma nostalgia consciente ou inconsciente dos tempos em que estavam abrigadas no útero materno e em que não tinham que enfrentar nenhuma das lutas do dia a dia.

A Lua é o regente de Caranguejo e, porque  muda muito rapidamente de signo e de estado, produz uma personalidade que muda também frequentemente de humor, por vezes tão rapidamente que espanta mesmo os que convivem de perto com esta personalidade. Pode haver tendência para a depressão e para uma melancolia característica, exprimindo um estado de introversão descontente consigo e com o mundo em geral. Convém avaliar a força da Lua no horóscopo, tanto pela colocação por signo/casa, como os aspetos que recebe, a casa que rege e também ver qual a fase da Lua no momento do nascimento. Quanto mais brilhante estava a Lua, tanto melhor e menos estas características «noturnas»  da personalidade se manifestam. No caso desta personalidade, o que podemos aferir sem análise do horóscopo é que a Lua rege a 1ª casa e está colocada na 9ª o que é uma excelente colocação.

O Ascendente no signo de Caranguejo, quando a 1ª casa é forte e a Lua está bem colocada, indica uma pessoa com grandes capacidades de organização e de administração, podendo indicar alguém que atinge uma posição elevada em alguma instituição a partir da qual presta serviços a um público alargado. Esta personalidade sente grande inclinação para nutrir e cuidar dos outros, podendo chegar a ser excessiva, no sentido em que o desejo de apoiar e de cuidar pode facilmente ser confundido com excesso de controlo pelos «alvos» desse apoio, sobretudo quando existe um relacionamento próximo com essas pessoas, sejam elas familiares, amigos ou subordinados. Prover ao cuidado de outros é uma necessidade básica fundamental destas pessoas, que precisam de estar próximas dos que amam ou, de algum modo, dependem delas. A mente lunar é, no entanto, muito subjetiva e apoiada nas perceções emocionais da realidade e, desse modo, falta por vezes a estas pessoas uma  abordagem racionalmente fria dos acontecimentos, podendo por isso «amuar» facilmente quando pensam que os outros não apreciam devidamente  os seus esforços para lhes «fazer bem». A tendência para se focarem no passado torna muitas vezes difícil esquecer um relacionamento ou um episódio  das suas vidas que não correu bem  . Estes nativos são muitas vezes acompanhados pelos «escombros do passado» e assombrados pelo seu passado, a menos que no seu horóscopo existam outros elementos fortes, seja de  Terra , Fogo ou mesmo  Ar, sobretudo estes últimos, que  têm apegos pouco profundos e, por isso ,podem seguir com a sua vida com maior facilidade, depois de uma experiência dolorosa.

Quando ao Ascendente Caranguejo se junta a Lua em Peixes, o elemento emocional  e afetivo da personalidade acentua-se: esta é uma pessoa que responde à realidade em termos de «gosto, não gosto», a visão da realidade é sempre tonalizada por fatores emocionais e pela memória ou a imaginação. Estas qualidades podem dar a esta personalidade uma grande sensibilidade humana, bem como a capacidade para sentir  proximidade com os outros, percebendo exatamente as suas necessidades e problemas.  Assim, é muito natural que esta personalidade procure concretizar na sua vida esta necessidade de estar próxima dos outros e de os ajudar, escolhendo uma carreira ligada à prestação de cuidados, como enfermagem, administração de um lar, ou clínica, etc., ou, na área da assistência social, apoiar os que sofrem ou são mais desfavorecidos pois a natural compaixão perante o sofrimento inclina-a para a prestação de serviço.

A Lua em Peixes precisa de se ancorar em algum plano de transcendência, seja ele de caráter religioso ou de outro modo espiritual, ou pela ligação com algum ideal  cívico, como o que leva a pessoa a transcender as suas próprias necessidades colocando-se à disposição dos outros, como sucede em atividade de voluntariado, missões religiosas ou organizações nacionais ou internacionais  que acodem a todos os que sofrem por alguma razão; nos casos menos elevados, pode ver-se este nativo a  depender de substâncias aditivas  como drogas e álcool, para escapar ao plano imediato que é sempre visto como insuportável e indesejável. Os que possuem dotes artísticos  podem usar a imaginação admirável que possuem, bem como a capacidade para entrever outros mundos para criar, tanto através de alguma forma de arte como a pintura , a música, ou a poesia, como através da criação de jogos de entretenimento ou   de histórias para serem vividas no teatro, no cinema, etc.

A Lua em Peixes deixa-se facilmente enredar no esquecimento de si própria, podendo tornar-se vítima do abuso de oportunistas que se aproveitam do desejo de ajudar e de apoiar  típico destas pessoas, para as explorarem. Porém, o Ascendente  em Caranguejo é, a esse propósito, menos influenciável e mais organizado; pensa nos outros mas coloca-os à volta de si, ficando como o «centro» a partir do qual se desenrolam os acontecimentos.  Desta forma, o Ascendente Caranguejo ajuda esta personalidade  a enraizar-se e a não se deixar explorar por oportunistas do sacrifício dos  outros. A Lua é um planeta «real», habituada por isso a ficar no centro das decisões e a vigiar «a partir de cima» como se desenrolam os acontecimentos.  E preza a sua segurança, que nunca deixa  que seja ameaçada pelos interesses seja de quem for. Assim, mantém o controlo de todas as situações em que se envolve. Faz o bem, mas esse bem também tem que ser, de algum modo, o seu próprio bem. Por essa razão, possuindo o elemento Água tal como acontece com o signo da Lua, o Ascendente Caranguejo aqui forma um par inseparável com a Lua pois esta é o seu regente. Se o signo de Peixes puxa o indivíduo para a transcendência que ultrapassa o plano humano indo até ao divino, como sucede na religião, o signo de Caranguejo centra o indivíduo nas suas raízes terrenas e na sua genealogia terrestre.

A Lua está colocada na 9ª casa, uma bela colocação pois a 9ª casa é a mais auspiciosa  do horóscopo e é a casa da sorte para esta vida.  Sobretudo se a Lua estiver na fase brilhante, esta posição indica riqueza, poder, influência e sorte.(desde que a Lua não receba o aspeto de planetas maléficos). Esta posição da Lua indica interesse por assuntos de espiritualidade e/ou religião e, normalmente, estes nativos são tradicionais, aceitando e venerando as tradições em que nasceram, incluindo as religiosas. Se a 4ª casa estiver sem aflições, esta pessoa beneficiará da mãe e o pai será uma pessoa bondosa, com uma  natureza espiritual  e uma vida excelente, havendo uma relação muito próxima com ele. Poderá ser rico, influente pelos seus dons de sabedoria, etc.. Esta posição da Lua indica também a realização de muitas viagens na vida, tanto de percurso curto como longas, resultantes de um grande amor pela viagens e pelo conhecimento que estas proporcionam do ponto de vista espiritual. Poderá, muito particularmente, visitar templos e outros lugares de natureza espiritual e religiosa em países distantes.

Quando nesta personalidade de junta o Sol no signo de Carneiro, temos um elemento dissonante: o Fogo do signo do Sol não se mistura com a Água do Ascendente ou  do signo da Lua. Mas notamos de imediato que o Sol está colocado na 10ª casa do horóscopo  e isso indica, desde que não esteja aflito ( e nem a 10ª casa) grande potencial de visibilidade pública através da profissão. Esta personalidade quer sobressair numa vida em que desempenha um lugar de relevo na sociedade. Não ter quer uma vida privada e escondida, deseja estar sob os holofotes da fama, de algum modo e por alguma razão.  Ora, o Sol rege a 2ª casa e, portanto, se nem a 2ª nem a 10ª casas estiverem sob aflição de planetas  maléficos, esta pessoa conseguirá atingir a posição de deseja, provavelmente sendo pioneira em alguma área, que pode estar relacionada com a saúde, tanto ao nível da prática- como por ex., na cirurgia- como ao nível da administração ou da gestão de serviços. Como regente da 2ª casa, a colocação na 10ª casa do horóscopo indica a capacidade de se elevar ganhando riqueza e grande reputação através da carreira. Pode beneficiar tanto de instituições governamentais como de personalidades influentes na sociedade. O comércio também pode dar bons resultados.

O Sol em Carneiro é impetuoso, altivo, definindo-se pela ação e pela consciência clara do seu valor, tanto em termos de inteligência como da sua coragem, capacidades técnicas, etc. Esta personalidade pode dar um excelente cirurgião ou engenheiro ou químico, trabalhando em alguma área inovadora na qual possa iniciar e apresentar projetos ou ideias novas. É um criativo, embora lhe falte a capacidade para concretizar, mas o caráter indómito da sua personalidade, que não teme juízos dos outros nem outras consequências, é excelente para romper com quadros de referência estafados, no plano científico ou técnico.

Globalmente, podemos considerar que esta personalidade básica, apesar de «dividida» entre as necessidades subjetivas  expressas pelo signo Ascendente /signo da Lua e as características do signo do Sol, virado para o plano público e para o desejo de fama e de influência mundanas, pode produzir uma pessoa muito capaz de satisfazer ambos os planos, harmonizando a sua sensibilidade/afeto/compaixão com a determinação, coragem e capacidade para afrontar poderes estabelecidos, de modo a satisfazer os seus objetivos de vida, tanto ao nível da felicidade pessoal como da realização profissional.

Leave a Comment