Continuamos no presente artigo a expor o método do Dr B. V. Raman para analisar os yogas no horóscopo, a partir da obra «300 Yogas importantes». Voltamos a lembrar que, para evitar controvérsias, o autor lembra que a sua classificação dos «bons e maus regentes» se refere especificamente à análise dos yogas e é neste contexto que deve ser entendida.
Assim, para avaliar os efeitos dos yogas, e de acordo com o explicado no artigo anterior, devemos identificar os regentes das casas que são benéficos, os que são neutros e os que são maléficos. O autor (B. V. Raman) segue, nesta caracterização, os princípios expressos pela Astrologia Védica tradicional :
Regentes das casas benéficos– o da 1ª, 5º e 9ª (casas trinas) e os regentes das casas kendra (4ª, 7ª e 10ª – a 1ª casa é considerada simultaneamente trina e kendra mas é um caso especial pois o regente do Ascendente nunca é considerado como maléfico) quando os seus regentes são maléficos naturais (e apenas neste caso).
Regentes das casas maléficos- os da 3ª, 6ª e 11ª e os regentes das casas kendra quando são naturais benéficos.
Regentes das casas neutros– os regentes da 2ª e da 12ª casas e também o regente da 8ª casa. Parashara considerou que o Sol e a Lua são os únicos regentes da 8ª casa considerados neutros num horóscopo na interpretação geral (para os Ascendentes respetivamente de Capricórnio e Sagitário) e o Dr B. V. Raman aceita esta classificação mas, como existem astrólogos que consideram todos os regentes da 8ª casa como maléficos, o autor de «300 Yogas Importantes» reafirma que é para o propósito da interpretação dos yogas que o Sol e a Lua devem ser considerados neutros quando regem a 8ª casa. Estes planetas dão resultados a partir das associações com outros planetas.
Agora há que ter em conta que, à exceção do Sol e da Lua, que regem apenas um signo, todos os outros planetas, na Astrologia Jyotish, regem dois signos. E pode acontecer que um planeta pode ser considerado benéfico num dos signos/casa que rege e maléfico ou neutro na outra e, por isso, teremos que conhecer bem quais os planetas benéficos e quais os maléficos ou neutros para cada Ascendente.
Devemos também ter presente que o Ascendente é um ponto central para avaliar a força dos yogas. Quando o regente do Ascendente ou a 1ª casa recebem aflições, todas as áreas de vida da pessoa ficam comprometidas e dificilmente os yogas revelarão todo o seu potencial.
Para facilitar a avaliação dos yogas , indicamos a seguir o carácter benéfico, maléfico ou neutro de cada planeta para cada signo Ascendente:
Ascendente Carneiro
Planetas benéficos
Sol- rege a 5ª casa; Marte- regente da 1ª e da 8ª; Júpiter- regente da 9ª e 12ª.
Planetas neutros- Não existem.
Planetas maléficos– Lua- regente da 4ª casa; Mercúrio- regente da 6ª casa; Vénus- regente da 2ª e da 7ª; Saturno- regente da 10ª e 11ª.
Ascendente Touro
Planetas benéficos – Sol- regente da 4ª casa; Marte-regente da 7ª e 12ª ; Mercúrio- regente da 2ª e 5ª; Saturno-regente da 9ª e 10ª.
Planetas neutros- Vénus- regente da 1ª e da 6ª
Planetas maléficos- Lua- regente da 3ª casa; Júpiter- regente da 8ª e 11ª;
Ascendente Gémeos
Planetas benéficos – Mercúrio- regente da 1ª e 4ª; Vénus- regente da 5ª e da 12ª.
Planetas neutros- Lua- regente da 2ª casa.
Planetas maléficos- Sol- regente da 3ª casa; Marte- regente da 6ª e 11ª; Júpiter- regente da 7ª e da 10ª; Saturno-regente da 8ª e 9ª.
Ascendente Caranguejo
Planetas benéficos- Lua-regente da 1ª casa; Marte- regente da 5ª e da 10ª; Júpiter- regente da 6ª e da 9ª;
Planetas neutros- Sol- regente da 2ª casa; Saturno- regente da 7ª e da 8ª.
Planetas maléficos- Mercúrio- regente da 3ª e 12ª; Vénus- regente da 4ª e da 11ª.
Ascendente Leão
Planetas benéficos- Sol- regente da 1ª casa; Marte- regente da 4ª e 9ª;
Planetas neutros- Lua-regente da 2ª casa; Júpiter- regente da 5ª e 8ª ; Saturno- regente da 6ª e 7ª.
Planetas maléficos- Mercúrio- regente da 2ª e 11ª; Vénus- regente da 3ª e 10ª.
Ascendente Virgem
Planetas benéficos- Vénus- regente da 2ª e 9ª.
Planetas neutros- Sol- regente da 12ª; Mercúrio- regente da 1ª e 10ª; Saturno- regente da 5ª e 6ª.
Planetas maléficos- Lua- regente da 11ª: Marte- regente da 3ª e 8ª; Júpiter- regente da 4ª e 7ª;
Ascendente Balança
Planetas benéficos- Marte – regente da 2ª e da 7ª; Mercúrio- regente da 9ª e 12ª; Vénus- regente da 1ª e 8ª casas; Saturno- regente da 4ª e 5ª.
Planetas neutros- não existem.
Planetas maléficos- Sol- regente da 11ª; Lua- regente da 10ª; Júpiter- regente da 3ª e 6ª.
Ascendente Escorpião
Planetas benéficos- Sol- regente da 10ª casa; Lua- regente da 9ª casa; Júpiter- regente da 2ª e 5ª
Planetas neutros– Marte- regente da 1ª e da 6ª; Saturno- regente da 3ª e 4ª.
Planetas maléficos- Mercúrio- regente da 8ª e 11ª; Vénus- regente da 7ª e 12ª;
Ascendente Sagitário
Planetas benéficos- Sol- regente da 9ª casa; Marte- regente da 5ª e 12ª;
Planetas neutros- Lua- regente da 8ª casa; Júpiter- regente da 1ª e 4ª;
Planetas maléficos- Mercúrio- regente da 7ª e 10ª; Vénus- regente da 6ª e 11ª; Saturno- regente da 2ª e 3ª.
Ascendente Capricórnio
Planetas benéficos- Mercúrio- regente da 6ª e 9; Vénus- regente da 5ª e 10ª; Saturno- regente da 1ª e da 2ª.
Planetas neutros- Sol- regente da 8ª casa;
Planetas maléficos- Lua- regente da 4ª casa; Marte; regente da 4ª e 11ª;Júpiter- regente da 3ª e 12ª.
Ascendente Aquário
Planetas benéficos- Sol- regente da 7ª casa; Marte- regente da 3ª e 10ª; Vénus- regente da 4ª e 9ª; Saturno- regente da 1ª e 12ª.
Planetas neutros- ; Mercúrio- regente da 5ª e 8ª
Planetas maléficos- Lua- regente da 6ª ; Júpiter- regente da 2ª e 11ª.
Ascendente Peixes
Planetas benéficos- Lua- regente da 5ª casa; Marte- regente da 2ª e 9ª;
Planetas neutros- Júpiter- regente da 1ª e 10ª
Planetas maléficos- Sol- regente da 6ª; Mercúrio- regente da 4ª e 7ª; Vénus- regente da 3ª e 8ª; Saturno- regente da 11ª e 12ª.
Quando algum destes planetas está envolvido num yoga, é preciso avaliar a força de ambos os planetas para prever os resultados desse yoga. Pedimos ao leitor que consulte o primeiro artigo sobre este tema para se inteirar da metodologia de avaliação proposta por B. V. Raman e que consiste em atribuir pontos positivos ou negativos aos planetas.
Tal como explicámos nesse artigo, se os pontos positivos forem superiores aos negativos e se o planeta yogakaraka estiver forte; se o nativo tiver oportunidade de experienciar o dasha do planeta mais forte envolvido no yoga (determinado a partir da força shadballa e vimsopack, visíveis nos cálculos do software como referimos, haverá uma elevada probabilidade de os yogas do horóscopo trazerem benefícios para a vida da pessoa, quando são positivos.
Os yogas negativos ou arishtas também podem trazer problemas para a vida como explicaremos em posteriores artigos.
Finalmente, deixamos mais uma nota ao leitor sobre a classificação dos planetas por Ascendente, proposta pelo Dr B. V. Raman: esta é a tradicional da Astrologia Jyotish.
O Leitor poderá ler outras posições, para a leitura geral do horóscopo, na série de artigos que publicámos «Planetas benéficos e maléficos para cada signo Ascendente neste site. Para evitar a controvérsia ou a confusão de alguns leitores menos familiarizados com a Astrologia Jyotish, tenha em mente que, de acordo com a própria posição deste ilustre investigador da Jyotish, a classificação dos planetas apresentada neste artigo deve ser tida em conta especificamente para a análise dos yogas no horóscopo.
Em artigos seguintes ilustraremos outros aspetos a ter em conta na análise dos yogas no horóscopo.