Ascendente Gémeos, Lua Aquário e Sol Escorpião

aqua

Respondemos a mais um pedido dos leitores, com uma nova personalidade básica.

Quando o Ascendente está colocado no signo de Gémeos, é importante verificar a força do seu regente, Mercúrio, pois este está muitas vezes fragilizado por combustão ou pela associação com planetas maléficos. Trata-se de um planeta de natureza neutra, que produz efeitos de acordo com o seu estado no horóscopo.

Os nativos com Ascendente Gémeos são naturalmente curiosos, sociáveis e com uma aptidão inata para se darem conta de todos os pequenos acontecimentos que se vão sucedendo à sua volta no meio ambiente. São muito observadores em relação a isso e , porque a sua mente funciona rapidamente e desloca-se continuamente de um estímulo para outro, eles são uns autênticos repórteres da realidade que está na «crista da onda», podendo por isso ser excelentes jornalistas e comunicadores. São extraordinariamente comunicativos e extrovertidos e, para eles, a palavra, sob todas as formas e a sua expressão é tão importante como o ar que respiram. É difícil encontrar um nativo de Gémeos que não esteja a comunicar, de alguma forma, com alguém, a cada momento. São os campeões das redes sociais e de todas as formas interativas de relação com os outros e com o meio. Esta característica advém da simbólica do signo de Gémeos, que representa o controlo do meio ambiente  próximo como forma de interiorizar, pela aprendizagem, as características do mundo que nos rodeia, de forma a permitir-nos uma autoexpressão  e controlo do meio eficazes  para satisfazer as necessidades que nos levam a interagir com o mundo. E, como este mundo imediato dos nossos contextos de vida é movente, fluído e continuamente a escoar-se e a reformular-se, assim é a mente e a atitude destas pessoas que sentem a necessidade de serem estimuladas de forma continua para alimentar a  curiosidade, que é o verdadeiro combustível que alimenta a sua motivação e iniciativa para fazer coisas.

Não é de estranhar, pelo que acabámos de mencionar, que os nativos de Gémeos tenham fama (e proveito, na maior parte das vezes) de serem intelectuais na sua abordagem da realidade mas pouco profundos, no sentido de que se maçam quando estão tempo demais a pensar sobre algo ou a aprender a mesma coisa. Falta-lhes a paciência, que o signo oposto  Sagitário possui, para ir ao fundo da realidade de modo a ter sobre ela uma visão sintetizada e unificada global. Para estes nativos, interessa o pormenor que chama a sua atenção de momento, a análise é o seu forte em termos de operação intelectual e, depois de compreender alguma coisa que acham relevante, a seguir o impulso imediato é para transmitir o que aprenderam com outros, sejam os amigos e outras pessoas próximas, sejam outras pessoas  no espaço comunitário. Por isso gostam de escrever, de ensinar, de trabalhar como jornalistas e publicitários: têm sempre alguma novidade, qualquer coisa que acabaram de compreender na sua mente e que querem transmitir aos outros. Este caráter sociável da mente e da  personalidade de Gémeos  torna-os pessoas extrovertidas e alegres, sempre a saltar de conversa em conversa, de interlocutor para interlocutor.   O caráter mutável de Mercúrio, o regente do Ascendente, (cujo movimento é muito rápido, o que faz com que mude  continuamente os aspetos que lança para outros pontos do horóscopo e os que recebe de outros planetas) e  os efeitos que  sofre por transitar pelas casas maléficas faz com que a personalidade destas pessoas também tenha muitas nuances diferentes e que, de vez em quando, a  sua alegria e jovialidade seja comprometida por algum mau aspeto ou trânsito e, por isso, estes nativos são muitas vezes acusados de dualidade  e de instabilidade psicológica e comportamental. Na verdade, com tantas influências periódicas sobre o regente do Ascendente, não é fácil manter a estabilidade nas diversas áreas de vida.

Quando, ao Ascendente no signo de Gémeos se  associa a Lua no signo de Aquário, temos dois elementos da personalidade básica no elemento Ar,  o que fortalece o caráter humano da personalidade, no sentido em que esta está fortemente motivada para interagir com os outros e centra a sua vida na relação com os outros;  e também fica reforçada a tendência para a abordagem intelectual das coisas. Esta pessoa tem, se a Lua e Mercúrio forem ambos fortes no horóscopo , uma mente que é típica do investigador e do cientista, do matemático ou filósofo, podendo interessar-se por alguma área da investigação científica, nomeadamente nas ciências sociais. De qualquer modo, será alguém  com grande interesse pelo que se passa na vida social e sensível aos aspetos comunicacionais   e ao seu impacto social.

A Lua em Aquário encontra segurança  na relação com o grupo, com  a associação com algum grupo, seja ele de que natureza for; é essencial para esta pessoa ligar-se ao coletivo para se ancorar na vida concreta de forma  harmoniosa. Poderá desenvolver a sua vida criando objetivos reformistas no plano social , podendo ainda ser um líder de opinião. E, uma vez que a Lua ocupa a 9ª casa do horóscopo, esta pessoa sentirá grande curiosidade em conhecer outras culturas, outras sociedades,  desenvolvendo uma atitude de respeito perante  essa diversidade, que considera enriquecedora da realidade humana universal.  Poderá ter um caráter idealista, desenvolvendo interesse por causas humanitárias e sociais, mais no plano intelectual do que no plano prático, pois o elemento Ar é típico dos pensadores ,mas sozinho tem dificuldade em concretizar no plano prático, sem a colaboração de outros.

A colocação da Lua na 9ª casa do horóscopo pode trazer sorte e fortuna para a vida desta pessoa, se a Lua estiver forte e brilhante no nascimento e se não sofrer aflições de planetas maléficos. Pode mesmo beneficiar o horóscopo em geral, anulando os efeitos de outros aspetos menos positivos, pois a Lua é uma das influências mais importantes no destino da pessoa. Esta posição da Lua também mostra muitas vezes  uma ligação profunda com as tradições e as crenças com aas quais a pessoa se identifica. Apesar de Aquário poder ser um signo revolucionário, é também um signo fixo pelo que mostra resistência à mudança. Uma Lua forte na 9ª casa também indica um caráter espiritual e com elevados princípios éticos, uma pessoa que gosta de fazer bem aos outros e de contribuir para o bem comum, ou seja,  idealista e esta posição dá à pessoa o poder de influenciar os outros a larga escala. Poderá fazer muitas viagens a países estrangeiros por diversas razões e, segundo as fontes tradicionais, terá filhos com uma natureza elevada, e uma relação boa com o pai e com a mãe, recebendo benefícios de ambos. Assim, convém verificar a força da Lua e a sua fase no momento do nascimento. A Lua rege a 2ª casa do horóscopo e, por isso, a pessoa pode ter um emprego que  a leve a deslocar-se com frequência  para países estrangeiros, e pode indicar  sucesso profissional ,num país estrangeiro. Ao mesmo tempo, como regente da 2ª casa colocada na 9ª indica uma família feliz, excelentes dons de discurso  e imaginação, e muita sorte para ganhar dinheiro e status.

Quando, ao Ascendente Gémeos e Lua em Aquário  se associa o Sol no signo de Escorpião , temos um fator diferente na personalidade, pois o Sol tem elemento Água,  e a sua manifestação é bem diferente da do elemento Ar. O Sol em Escorpião modifica as características de extroversão da personalidade tornando-a mais reservada e interiorizada, mais cautelosa e menos espontânea. É claro que continuará a haver momentos  de exteriorização espontânea, tão típicos dos nativos de Gémeos, sobretudo quando a pessoa está com outros que conhece mas haverá outros em que a cautela e a reserva serão a  primeira abordagem pois o Sol, como regente da 3ª casa, está colocado na 6ª, uma posição forte para o Sol, na medida em que lhe permite vencer os opositores e competidores. O Sol está bem colocado no signo de Escorpião, encontrando-se em signo amigo  e está muito bem colocado na 6ª casa por esta ser uma casa «upachaya» ou de crescimento, na qual os maléficos naturais dão excelentes resultados.

O Sol em Escorpião concentra os processos mentais e emocionais, aumentando a sua intensidade e «fixando» modos de ser, atitudes e crenças da pessoa. Assim, este é mais um pormenor de reforço em relação à tendência para conservar as tradições e as crenças na qual a pessoa nasceu e com as quais se sente identificada. Esta pessoa pode ser muito teimosa a defender os seus pontos de vista e usará a inteligência marcante que possui para fazer valer esses pontos de vista, não sendo nada fácil demovê-la em relação às crenças mais profundas. Pode ser uma adversária temível no plano do discurso, sendo muito difícil rebater os seus argumentos, normalmente expressos  de forma muito inteligente. Por outro lado, a colocação do Sol na 6ª casa indica uma carreira  na qual o serviço aos outros é fundamental, muitas vezes associado à prestação de cuidados de saúde  ou  de outros cuidados relevantes em termos sociais e pessoais, como é o caso das ciências sociais e humanas. Também faz parte da matriz do destino destas pessoas enfrentar obstáculos e conflitos como experiências específicas que promovem o crescimento individual . A colocação do Sol na 6ª casa pode permitir à pessoa distinguir-se no campo social e até político e é uma boa posição para a salvaguarda da saúde da pessoa desde que o Sol não receba maus aspetos. Esta colocação do sol indica também muitas vezes um interesse por práticas que promovem a saúde, tanto no plano físico como espiritual e não é raro encontrá-la em pessoas que têm cuidado especial com a alimentação e o exercício físico e que procuram formas de manter também a saúde no plano espiritual.

No aspeto mais mundano da colocação do Sol  no signo de Escorpião e na 6ª casa, será provável que esta pessoa vença os inimigos e competidores e também que, apesar de não fazer parte da natureza de Aquário nem de Gémeos (que pode por vezes ser manipulador ou até um pouco mentiroso mas não é vingativo)  que não «leve desaforo para casa» e não deixe sem resposta as provocações e atitudes negativas dos que agem contra si e os seus interesses. Mas, no aspeto mais positivo, esta pessoa é instada, pela posição do seu Sol, a não se identificar apenas com os outros no plano social e universal dos grupos e da comunidade mas também a aprender a encontrar a unidade para lá dos conflitos que encontra em si mesma e nos  que aparecem na relação pessoal com os outros. Só assim poderá tirar completamente partido das potencialidades  de sorte e de expansão que esta configuração da personalidade básica lhe oferece.