Personalidade Básica Ascendente Peixes, Lua Touro e Sol Aquário

acd

Respondemos a mais um pedido dos leitores, apresentando mais uma personalidade básica.

Quando o Ascendente está colocado no signo de Peixes o nativo tem dificuldade em relacionar-se com a realidade concreta dos deveres quotidianos. Peixes anseia pela transcendência e, por esse motivo, forma continuamente um horizonte de realidade alternativa, rodeada de sonhos e do «maravilhoso» ,do imaginário. A necessidade de «se elevar» em relação ao concreto e até ao plano espiritual faz destas pessoas seres que precisam de «escapar» aos grilhões do mundo material e, de acordo com a personalidade de cada um, podem procurar esse «plano alternativo» na arte, ou escolhendo um tipo de existência recolhido ou recluso , pelo qual se afastam do plano mundano, na religião ou, nos casos de personalidades em desequilíbrio, na dependência de substâncias tóxicas estupefacientes, ou nas bebidas alcoólicas.

Os nativos com Ascendente Peixes que têm uma personalidade equilibrada são pessoas compassivas e desejosas de ajudar os outros. A sua generosidade leva-os a esquecerem muitas vezes as próprias necessidades para lutarem pela satisfação das necessidades de outros, se isso corresponder às suas crenças sobre o que devem fazer. Muitos envolvem-se em atividades comunitárias, de voluntariado, de ajuda em missões aos refugiados ou aos pobres, etc.. Em cada nativo de Peixes existe uma tendência para o autossacrifício, como forma de purificação e de libertação em relação ao «pecado». Intimamente, sentem a «culpa» que é inerente à existência terrena e preparam-se simbolicamente para atingir a transcendência e a «salvação». No fundo de si mesmos desejam comungar com o divino e encontrá-lo através de ações e de iniciativas em que se esquecem dos desejos do ego que os prende à vida terrena. Nem sempre este desejo se manifesta de forma pacífica nas suas vidas: muitos parecem entrever, subconscientemente, a necessidade de se purgarem ou castigarem, antes de «estarem prontos» para abandonar este plano de existência e ir em busca da transcendência. Esta simbólica é bem evidente em todos os fundamentalistas religiosos, que encaram de forma dualista a relação entre o «bem e o mal».  No seu fervor religioso, procuram um algoz, que identificam com «Deus». Outros, pelo contrário, vivem a simbólica da «vítima» que sofre em prol dos outros e em vez dos outros; outros  ainda buscam uma saída espiritual na Arte e nos mundos da fantasia, oferecendo à humanidade o seu dom de dar a ver uma realidade que só eles são capazes de mostrar com o seu talento, seja ele o da pintura, o da música, o da representação dramática, da poesia  ou  da invenção dos universos de fantasia, presentes na indústria do entretenimento. Em todos eles, a sua imaginação trabalha com os mesmo materiais  que são vividos nos sonhos, mas com uma intenção de deslumbrar, de confortar ou de maravilhar.

Os nativos com Ascendente Peixes são pessoas com uma  inteligência que partilha a sensibilidade e a imaginação da Lua, que rege a sua 5ª casa. São donos de uma memória que valorizam profundamente e que lhes dá o sentido da História (e das histórias). Mas a sua perceção mais facilmente explora os caminhos da interioridade do que se atreve pela materialidade. O plano material fá-los encolher-se e desviar-se, como se  a sua densidade fosse demasiada para a sua delicada capacidade percetiva.  O mesmo acontece com as tarefas do quotidiano e com a necessidade de «fazer pela vida» e de lutar pelos objetivos comuns de um bom emprego, visibilidade pública, etc.. Simplesmente não se sentem ajustados a procurar esse tipo de realidade e, por isso, precisam muitas vezes de alguém que assegure esse contacto com a Terra, por eles.

Quando ao Ascendente no signo de Peixes se junta a Lua em Touro  a personalidade  flutuante de Peixes ganha densidade e enraíza-se no plano terreno. Assim, não há dúvida de que a Lua em Touro ajuda bastante o nativo de Peixes a ser mais equilibrado e a viver o «aqui e agora» terreno. Os elementos da Lua- Terra- e do Ascendente- Água- harmonizam-se muito bem  e nutrem-se mutuamente. A Lua está exaltada no signo de Touro, o que significa que todas as suas significações florescem neste signo da melhor forma. As características maternais da Lua e a sua necessidade de cuidar e de nutrir associam-se à compassividade de Peixes  e o resultado é uma personalidade que está continuamente a pensar em alguma forma de ajudar e de cuidar dos outros, podendo mesmo tornar-se dependente desse cuidar para se sentir bem na vida.

A Lua em Touro foca-se na segurança terrena e na posse de alguns bens essenciais, como uma boa casa, um emprego que garanta o sustento, riqueza que permita conforto e atingir um bom status social e, acima de tudo, uma família com quem partilhar  tudo isso. Esta poderá ser ou não uma família ao estilo tradicional, com filhos e um parceiro de vida mas também poderá ser vivida como algo mais alargado , como uma comunidade pela qual a pessoa assume a responsabilidade de gestão e de cuidado, como uma instituição de proteção social, religiosa, etc.,  um hospital, uma empresa de estilo familiar. A Lua em Touro tem excelentes qualidades de gestão, providenciando tanto os cuidados materiais de nutrição como os afetivos e emocionais.  Com a Lua em Touro, o a nativo com Ascendente Peixes sente-se bastante mais seguro e capaz de se mover no plano terreno sem perder o equilíbrio. O desejo natural de luxo e de conforto que é comum nos nativos de Peixes encontra na competência para produzir riqueza através da ação no mundo, dos conhecimentos e do  trabalho  da Lua em Touro ,uma concretização facilitada.

A Lua em Touro rege a 5ª casa para o Ascendente Peixes e, por isso, dá a estas pessoas sorte na acumulação de riqueza e no alcançar de conforto material, devido a créditos por ações passadas que o nativo traz para esta vida. Se a Lua estiver brilhante no nascimento estas características tornam-se ainda mais acentuadas.  Estas pessoas são muitas vezes dotadas de talento artístico ou literário e são extraordinariamente criativas. Por sua vez, a Lua está colocada na 3ª casa do horóscopo o que enfatiza a questão dos talentos da pessoa e a sua inteligência. Esta pessoa pode ter uma carreira artística bem sucedida, e os seus desejos têm forte probabilidade de serem concretizados. Esta pessoa pode ter um talento considerável para comunicar e poderá ter uma carreira bem sucedida nesta área. Pode também  ter uma carreira  no canto, na música ou na dança, ou ainda na representação dramática ou  no campo literário. A sua inteligência, se a Lua não sofrer aflições, pode ser brilhante, intuitiva e servindo-se tanto dos dotes da lógica como dos da imaginação e da intuição. Esta posição da Lua torna a pessoa corajosa e cheia de iniciativa, capaz de correr riscos para concretizar os seus sonhos. Também gostará de aventura e de viajar, podendo mesmo viajar muito ao longo da vida, tanto em  pequenas viagens como longas. Desejará influenciar o grande público e de ter muita gente a admirá-la. Esta posição da Lua dá também em voz muito bonita e que pode ter qualidade excecional para o canto. Se houver aflições à Lua pode haver alguma instabilidade mental  causadora de mal estar psicológico. A relação com a mãe pode ser distante com esta posição, mas a relação com o pai será boa se não houver aflições à Lua.

Quando ao Ascendente Peixes e à Lua em Touro se junta o Sol no signo de Aquáriotemos um elemento dissonante que não se combina nem com a Água do Ascendente nem com a Terra da Lua- o elemento Ar.  No entanto, em termos  simbólicos, o signo de Aquário apoia a interação com um plano de realidade que ultrapassa o indivíduo bem como  a procura de uma realidade que está para além da sensível e material.  Aquário é o signo no qual o indivíduo se identifica com a humanidade, com os interesses do grupo e com a vida social, encarada como aquela onde se exprime a essência coletiva da humanidade . Aquário tende a identificar-se com o mundo das ideias e dos conceitos abstratos. Por isso, é a Lua em Touro que transporta esta personalidade para o plano do concreto e lhe dá estabilidade no «mundo real» que se encontra para lá da mente e da imaginação.

O Sol em Aquário procura descobrir-se na sua ligação com o todo universal. O Ascendente Peixes tende a encarar esse universal como «transcendente» isto é, como estando para além do plano terreno. Aquário, no entanto, não procura necessariamente a transcendência, basta-lhe o coletivo concreto da humanidade, seja a da comunidade a que pertence, seja a do ser humano em geral mas pode envolver-se de forma profunda na vida social e política, podendo contribuir para a reforma das mentalidades e das instituições. Pode ainda procurar, na exclusividade de certos grupos, secretos ou «iniciáticos», um conhecimento oculto que lhe permita explorar as raízes causais da realidade em que vive, partilhando uma «irmandade» alternativa. Mas a sua impecável destreza mental no plano lógico e de investigação dão a esta personalidade qualidades únicas, revelando uma enorme riqueza no plano mental.

O Sol está colocado na 12ª casa, tendo a regência da 6ª casa do horóscopo.e esta posição prejudica os bons significados do Sol pois indica perdas de dinheiro através dos subordinados, ou dependentes , alguns problemas de saúde, afetando a visão e/ou a audição, problemas para o pai, que pode ter pouca saúde ou ter uma vida com dificuldades. Esta posição do Sol não beneficia a vida material da pessoa mas pode ser muito boa para o desenvolvimento espiritual. O desejo de fama e de  tornar o seu nome conhecido é prejudicado pela posição do Sol na 12ª casa pois aqui ele nega a visibilidade à pessoa. O nativo pode também viver num mundo à parte, desligando-se das regras convencionais da sociedade e adotar um estilo de vida alternativo (por ex., aderindo a um grupo com regras próprias). O Sol na 12ª casa pode indicar muitas despesas e gastos , com perda dos ganhos adquiridos pela pessoa. Pode por vezes indicar uma pessoa que «vagueia sem rumo por terras estrangeiras» como dizem os textos antigos, ou seja, alguém que não encontra o seu lugar em nenhum país , grupo ou instituição e vive isolado de tudo isso. Acreditamos no entanto que a Lua em Touro, desde que seja forte, protege esta pessoa dos extremos para os quais podem tender o Ascendente e o signo do Sol e que, apesar de os desejos da Lua de fama e de  sucesso para um grande público possam ficar de algum modo, pelo menos em parte, pelo caminho, que esta personalidade pode desenvolver um percurso altamente compensador através  do uso dos seus talentos , dando ao mundo, de forma aberta ou anónima, o seu contributo de alguém com grande capacidade de visão  acerca da realidade e da vida.

Leave a Comment