Personalidade Básica com Ascendente Escorpião, Lua Aquário e Sol virgem

esc

Apresentamos mais uma personalidade básica, a pedido dos leitores, a Personalidade Básica com Ascendente Escorpião Lua Aquário e Sol virgem.

Quando o Ascendente está colocado no signo de Escorpião temos uma personalidade secreta e difícil de conhecer, pois estes nativos gostam de «guardar o jogo», revelando o menos possível acerca de si próprios aos outros. Este traço da personalidade tem a ver com a simbólica do signo, associada à luta pelo poder e à necessidade de controlo, normalmente envolvendo fatores emocionais profundos e vividos nos relacionamentos e parcerias  pessoais.

Estes nativos têm, normalmente, vários períodos de crise ao longo da vida e essas crises, profundas e radicais, têm o efeito de permitir a sua transformação e renascimento.

Em termos evolutivos, o seu processo de desenvolvimento é mais rápido do que em muitos outros nativos porque, na mesma existência, é como se vivessem várias vidas, separadas por cada um dos períodos de intensa transformação , muitas vezes dolorosos, por que passam.

Os nativos com Ascendente Escorpião são personalidades profundas e misteriosas, atraídas pelos aspetos «escuros» da vida, no sentido de que são naturalmente atraídos para trazer à superfície tudo o que está escondido, seja em termos materiais-

vivem o mito da «procura do tesouro» e são excelentes detetives , não lhes escapando nenhum dos aspetos subtis dos acontecimentos- como em termos psicológicos e espirituais- «escavam» continuamente os recessos da sua mente e dos seus desejos e motivos para lhes conhecerem as causas e, dessa forma, aprenderem a controlá-los, ao invés de serem controlados por eles.

Têm uma capacidade inata para aceder ao inconsciente e trazê-lo à luz da consciência, sendo também profundos conhecedores da alma humana e de todos os «truques» com que a mente se entretém para se auto enganar ou manipular os outros; e, espiritualmente, representam o renascimento da alma e da personalidade através dos cataclismos que abalam o mundo material e corpóreo, qual fénix  renascida brilhando intensamente após ter passado pela iniciação da dor e da morte.

Os indivíduos mais evoluídos têm uma compreensão profunda do psiquismo humano e de todas as fraquezas que movem as intenções e as ações humanas.

Passaram pela alquimia da «obra ao negro, conhecem a sua «sombra»  e caíram muitas vezes sob o  seu domínio mas aprenderam a superar esse lado da sua personalidade e usam o seu imenso magnetismo para o desenvolvimento espiritual, seu e dos outros, podendo  trabalhar na cura- sobretudo psíquica mas também na medicina e cirurgia convencionais- e dedicando a sua capacidade extraordinária de trabalho ao serviço dos outros. Possuem , na verdade, uma resistência , tanto física como emocional, difíceis de igualar em todo o Zodíaco.

Assim , não é difícil perceber  a inteligência profunda e intuitiva  que estes nativos manifestam, nem a sua capacidade imediata para perceber, quando alguém fala com eles,  as suas reais motivações e intenções. E, por conhecerem bem demais  a dissimulação dos outros, são desconfiados por natureza e falam pouco, preferindo ouvir , ao mesmo tempo que, silenciosamente, vão fazendo o «retrato» dos outros.

Guardam a informação assim recolhida e usam-na  de acordo com o seu interesse ou simplesmente para expor a hipocrisia da pessoa na próxima oportunidade, confrontando-a com as suas contradições. Estes nativos escolhem cuidadosamente aqueles que fazem parte do seu círculo social, não tolerando conviver com alguém que, no seu escrutínio, os obrigue a sentir inferioridade ou que os obrigue a provar  que «são melhores».

A generosidade em geral não é a sua melhor qualidade e a «igualdade» também não faz parte dos seus padrões de relacionamento: para eles, é muito claro- eles dominam e os outros submetem-se à sua influência. Quando isso acontece, são então generosos como forma de recompensar a «lealdade» dos outros em relação a si próprios.

Quando, ao Ascendente Escorpião, se associa a Lua em Aquárioa personalidade torna-se significativamente mais aberta e social, movida pela inteligência e pelo interesse em «fazer a diferença» em termos sociais e políticos. Esta pessoa poderá sentir um desejo forte por se tornar um líder admirado e seguido pelo seu carisma e ideais que deseja implementar.

O poder deixa de ser algo meramente privado, exercido ao nível particular e pessoal para passar a ser algo que se centra nas instituições e na sociedade como um todo.

E, dependendo de qual dos planetas é mais forte no horóscopo- Marte, o regente do Ascendente ou a Lua, bem como o  dispositor desta, Saturno – podemos ter uma pessoa que vive os interesses da sociedade e das instituições como seus, tendo um cunho pessoal e vincado de liderança, e que não dá grande importância às opiniões dos outros, ou uma pessoa que está genuinamente interessada no bem comum, usando os seus talentos pessoais para prestar serviço aos outros sem pensar em exclusivo no interesse individual.

A Lua em Aquário precisa de sentir que pertence a algum grupo para se sentir enraizada e segura: este pode ser a comunidade onde nasceu, o país, uma organização ou sociedade- neste caso até uma sociedade secreta, pois tanto Aquário como Escorpião são motivados para a procura dos conhecimentos e práticas ocultas e Escorpião está muito interessado em dominar todos os meios ocultos de conseguir obter influência sobre os outros, tanto a nível pessoal como coletivo.

No entanto, tanto a Lua como o Ascendente estão num elemento fixo, ainda que diferente, pois o Ascendente tem elemento Água  e a Lua tem elemento Ar  e o caráter fixo destes elementos da personalidade revela a pouca disponibilidade para a mudança, a partir do momento em que o nativo forma os seus pontos de vista e opiniões. Há, deste modo, a tendência para seguir alguma tradição, mais do que para inventar ou procurar novos modelos ou crenças acerca da realidade.

A Lua está colocada na 4ª casa, uma posição que dá uma disposição jovial à pessoa, mais do que é habitual num nativo com Ascendente Escorpião, cuja tendência é para a perceção «atormentada» da vida e para algum pessimismo acerca da felicidade.

Assim, esta posição lunar ajuda a personalidade a ser menos problemática e a sentir-se feliz e bem com a vida. Também indica, se a Lua estiver forte, uma boa relação com a mãe, proximidade como a mãe  , a posse de bens, móveis e imóveis, uma boa casa para viver, etc.

A Lua forte na 4ª casa , porque tem aqui força acrescida (direcional) também favorece o sucesso na carreira e assegura um bom status social e financeiro. Promove também uma educação cuidada e ajuda a desenvolver a sensibilidade do nativo em relação aos interesses e necessidades da comunidade, pelo que a pessoa pode genuinamente escolher uma carreira em que a prestação de serviço aos outros seja um dado fundamental e sentir-se-á feliz e realizada ao promover o «bem comum».

A Lua em Aquário foca a atenção da pessoa no plano coletivo e  a sua colocação na 4ª casa, que revela as nossas inclinações mais profundas, pode mostrar que a pessoa se «sente em casa» quando trabalha no plano social ou a desenvolver uma carreira que tem interesse e objetivos de serviço social.

Quando, ao Ascendente Escorpião e à Lua em Aquário se associa o Sol no signo de Virgem,  temos mais um elemento diferente na personalidade , agora o elemento Terra. Apesar disso,  o Sol  em Virgem combina bem  as suas características com as da Lua pois ambos estão relacionados com o serviço, ainda que Virgem tenha que aprender isso após o conflito e  a oposição , estando mais focada nos seus próprios interesses do que nos interesses coletivos.

Nesta medida, o Sol e a sua energia combinam-se mais facilmente com a energia do Ascendente, pois ambos são compatíveis por elemento, o que não acontece com  o elemento Ar da Lua.

Para além disso, o Sol ocupa a 8ª casa que, como sabemos, tem correspondência com o signo Escorpião, pelo que é necessário que a Lua seja muito forte para poder tornar-se predominante nesta personalidade e é necessário que  o nativo seja uma pessoa realmente evoluída para não sucumbir ao desejo de aumentar o seu poder pessoal, centrando-se no seu próprio interesse e usando a sua relação com os grupos ou com a comunidade para fazer florescer  e aumentar o poder pessoal.

O Sol no signo de Virgem acentua as características de reserva do Ascendente e a tendência para falar pouco e manifestar-se pouco e de forma discreta quando o nativo está numa situação social.

Nem Escorpião nem Virgem sonham com a visibilidade da «ribalta», preferem os bastidores: Virgem porque se sente pouco à vontade no papel de primeiro plano e de liderança, gostando mais de organizar ( e de criticar, bem entendido) o que  já tem um plano prévio programado do que criar algo novo e que leve os outros a segui-lo;

Escorpião porque aprendeu que o poder pode ser bem mais intenso e proveitoso quando é exercido fora dos olhares do público porque, nesse plano, é bem mais fácil de controlar, sobretudo porque conta com «trunfos» que estão escondidos e só a pessoa conhece.

Nesta configuração, a menos que a Lua esteja cheia ou muito brilhante ainda no momento do nascimento, pode ser que as qualidades que ela revela sejam apenas de construção de uma imagem para os outros, de alguma picardia e extravagância mas que, no fundo, estão ao serviço dos objetivos pessoais, mais do que dos objetivos da comunidade.

A colocação do Sol na 8ª casa do horóscopo indica ou uma relação difícil com o pai ou uma vida difícil deste, falta de saúde do pai ou mesmo   a sua morte prematura.  O nativo com esta posição pode ter problemas crónicos de saúde ou ter períodos de doença prolongada, embora a posição do regente do Ascendente em boas casas possa cancelar em boa parte este efeito, uma vez que o Ascendente Escorpião conta com uma enorme força de vida.

O nativo pode ainda ter problemas de visão com esta colocação. Esta posição do Sol aumenta o interesse da pessoa por tudo o que é oculto e pode inclinar para uma carreira em que os aspetos secretos estão envolvidos, bem como para a procura de conhecimento oculto.

O Sol nesta posição pode indicar problemas na vida familiar e, como  um dos planetas karaka (indicadores) da carreira, esta posição pode indicar obstruções  e altos e baixos a nível profissional. A menos que o Sol receba o aspeto de planetas benéficos, o nativo não recebe benefícios financeiros do parceiro.

Pode no entanto ser excelente  numa carreira associada à investigação e permite o desenvolvimento de uma intuição excelente. A pessoa pode mesmo  ter capacidades psíquicas que a maioria não possui.

A personalidade básica  Ascendente Escorpião Lua Aquário e sol Virgem pode variar bastante nas suas características de acordo com a força do Ascendente, do Sol e/ou da Lua, e dos aspetos que estes recebem no horóscopo, o que deixamos aqui é uma abordagem geral.

Deixe um Comentário a sua opinião conta