Pedras e Cristais, Crisocola

 

cri

A Crisocola é um mineral  secundário de cobre, muito conhecido pelas suas qualidades curativas. O seu nome foi usado em primeiro lugar pelo autor grego Teofrasto, no século IV a.C. e foi uma pedra muito popular entre os índios norte-americanos , que a usavam para aumentar a resistência física do corpo  e  para trazer sentimentos de calma nas situações de stress e de perturbação emocional, dadas as qualidades desta pedra que é capaz de trazer a serenidade quando o nervosismo  e a irritabilidade toldam a clareza do pensamento. A Crisocola pode ser encontrada  no Chile, nos territórios da antiga União Soviética e no Zaire.

A Crisocola encontra-se em tons que vão do verde claro ao azul profundo e ocorre muitas vezes em associação com a Malaquite e a Azurite e, por vezes, também ocorre com Culprite. A forma  superior de Crisocola  é a que contém sílica.

A Crisocola é considerada uma pedra da comunicação , estando associada ao chakra da garganta.  O seu tom azul turquesa acalma, dispersa as energias negativas , tranquiliza e permite o surgimento da verdade e da sabedoria interior. Promove a pacificação e dispersa todas as emoções negativas, de raiva e zanga, facilitando a comunicação e fazendo surgir sentimentos de compaixão;  torna a mente mais clara e capaz de efetuar um pensamento verdadeiro. Estimula  o chakra da garganta e, desse modo , permite que o conhecimento que vem do coração seja canalizado até à superfície, permitindo o acesso à sabedoria inata interior; afasta as energias negativas e facilita, desse modo, a compreensão dos outros, acompanhada de empatia e de compaixão.  Esta é uma pedra de perdão, de paz e de fortalecimento dos laços emocionais, favorecendo por isso os relacionamentos.

joi

A Crisocola também é excelente para melhorar o ensino e a aprendizagem , permitindo que o indivíduo tenha acesso à sua sabedoria inata  interior e a partilhe com os outros, seja sob a forma de exemplo, seja através da partilha das próprias experiências.  Também ajuda no ensino comum, ao ajudar os processos mentais, tornando-os mais claros e aumentando a compreensão intelectual associada às palavras. É também uma pedra dos músicos, considerando-se que ajuda a aprender a tocar um determinado instrumento, tornando a sua aprendizagem mais rápida ; facilita as interações com o público, tanto através do discurso, como através da expressão musical num determinado instrumento. E, como se não bastasse, a Crisocola é também uma pedra da prosperidade, dizendo-se que ela ajuda nos negócios, levando a ver as oportunidades de forma clara e promovendo a comunicação das ideias aos outros, ao modelar as palavras de acordo com os efeitos que pretendemos.

A Crisocola tem uma propriedade que se conhece desde a antiguidade, que é a de encorajar as pessoas a permanecer em casa, sendo por isso uma pedra excelente para todos os que estão confinados: monges, prisioneiros ou reclusos por alguma razão. Diminui, nesta situação, os sentimentos de ansiedade e a depressão causadas por estas situações e ajudando a aceitar o confinamento sem angústia. Também ajuda todos os que não conseguem parar de andar de um lado para o outro, levando-os a ficarem mais tranquilos  e  a estabilizarem num determinado lugar.

chr

 

De uma forma geral, a Crisocola ajuda todos os que precisam de aliviar o stress emocional, ao mesmo tempo que estimula a criatividade e a iniciativa, sendo por isso uma pedra excelente para todos os que se dedicam à comunicação social, marketing, etc..  Esta pedra dá estabilidade interior , serenidade e bem estar espiritual.

Na terapia com cristais, a Crisocola ajuda nas infeções, especialmente da garganta, podendo ser colocada diretamente sobre o corpo. Ajuda a desintoxicar o fígado e reduz a pressão arterial. Também é útil na redução da febre. O efeito calmante da sua energia  torna-a eficaz nas perturbações nervosas como a ansiedade e a depressão, sentimentos de culpa, etc..  Ajuda a reduzir o desconforto das dores menstruais e a regular a tiroide e as supra- renais.  Dá apoio em todas as perturbações da laringe; também é útil para reduzir a glicémia do sangue e na diabetes, especialmente de tipo 2 e nos problemas nos pulmões.  Ajuda também a realinhar o corpo físico com o intelecto e as emoções. É considerada uma pedra excelente para ser usada pelas mulheres grávidas que são mães pela 1ª vez, dispersando a ansiedade e aumentando a confiança e  a harmonia interior.

Por todas estas qualidades, esta belíssima pedra merece um lugar destacado na sua coleção de pedras e minerais. Não se esqueça de, quando adquirir o seu exemplar, o limpar antes de o usar   e de o programar e dedicar.

4 comentários em “Pedras e Cristais, Crisocola”

  1. Bom dia. Gostaria de saber se pedrinhas de crisocola numa pulseira – no caso várias ao redor do pulso, furadas com um fio passando por elas- usada algumas vezes na semana teriam o mesmo efeito de uma pedra um pouco maior dentro em casa. Depois de usada a pulseira tb fica em casa. Tenho dúvida devido ao tamanho da pedra e ao fato e ela ser furada. O ideal seria ter as duas opções ? Basta uma? Pode ser a pulseira? Muito obrigada.

    1. Segundo os peritos, a Crisocola , sendo uma pedra pouco dura e que pode ser riscada facilmente deve ser limpa suavemente com um pano macio que pode molhar em água com sabão. A pedra deve ser guardada com cuidado em separado não a misturando com outras joias numa caixa. Quanto á prata, é facilmente limpa com um pouco de algodão limpa -prata, com cuidado para não atingir a Crisocola.

Deixe um comentário