Pedras e Cristais, Crisópraso

cria

O Crisópraso é uma das pedras mais conhecidas e usadas, tendo muitas propriedades que fazem dele uma das pedras mais importantes e que não pode faltar na nossa coleção. O seu nome tem origem grega e significa «ouro verde». Esta pedra é uma variedade de Calcedónia, sendo  também uma das mais valiosas. Diz-se que era a pedra preferida pelo imperador Alexandre Magno da Macedónia.

O Crisópraso pode encontrar-se em tons que vão do amarelo ou dourado até ao verde ou amarelo esverdeado pálido. A cor desta pedra varia de acordo com a quantidade de níquel presente nas suas inclusões. No passado, o crisópraso amarelo era a variedade mais comum mas hoje a mais comum é a de cor verde maçã.  Esta pedra contém quantidades variáveis de incrustações de níquel e a sua cor altera-se de acordo com isso. Existem jazidas de Crisópraso na Rússia, Brasil, Madagáscar, Tanzânia, África do Sul, Polónia, Austrália e USA. Cada pedra pode ser muito diferente de outras devido aos padrões formados pelas incrustações de níquel.

O Crisópraso é uma pedra associada aos chakras do Sacro e Cardíaco, que ajuda a ativar e a energizar e é também considerada uma pedra da abundância e da prosperidade. O Crisópraso verde é uma importante pedra de cura, sendo preferida pelos curadores pois a sua energia ajuda outras pedras de cura a trabalhar de forma mais eficaz. Também é usada sozinha para promover a cura. Esta pedra contém a energia da verdade divina, da alegria e da felicidade, da compaixão e  do perdão. A sua sintonia com o chakra cardíaco ajuda a curar feridas profundas no plano emocional e psíquico, sendo por isso uma pedra usada para «curar a criança interior» (traz à consciência os processos inconscientes que causavam sofrimento). A sua energia de amor e de autoaceitação  ajuda a superar pensamentos e sentimentos negativos e a adotar uma atitude de alegria e de aceitação.

cri

Na relação com os outros, o Crisópraso promove a compreensão e aceitação das suas diferenças, fortalece a intuição e a autoconfiança, promove sentimentos de amor e de paz. Nos relacionamentos em que a pessoa se tornou dependente da outra pessoa e isso está a impedir o seu crescimento individual, ajuda a libertar-se e a compreender as causas da dependência para as poder superar e tornar-se mais independente. Encoraja a esperança e ajuda a clarificar os problemas  e apazigua as inquietações e todos os pensamentos depressivos.  Promove atitudes de não julgamento  em relação aos outros e a si mesmo.

O Crisópraso é também considerado uma pedra excelente para a meditação pois facilita a entrada em estados profundos de consciência e aumenta a intuição, levando a pessoa a sentir que faz parte do todo divino. Promove o amor pela verdade e a fidelidade e lealdade nos negócios e nos relacionamentos pessoais. Diz-se que cura o coração partido e transmuta as energia negativas em positivas, dando um  sentimento de segurança  e de confiança em si mesmo que tranquiliza e apazigua a pessoa.  Também se considera que esta pedra  revela os talentos naturais da pessoa e estimula a sua criatividade.  Como pedra da abundância e da prosperidade, traz abundância em todas as áreas de vida, quando usada com regularidade.

cri2

Na Terapia com Cristais, o Crisópraso tem muitas aplicações: ajuda a  diminuir o tempo de cura das feridas , quando segurada acima da zona afetada (não deve ser colocada sobre a pele afetada); equilibra a energia yin e yang  e atrai a energia universal para o corpo físico; é usada como pedra de desintoxicação, eliminando toxinas do corpo e da mente, estimula o fígado e encoraja o corpo a libertar todas as substâncias e energias tóxicas; equilibra o sistema hormonal e trata os órgãos reprodutores; protege nas doenças dos pulmões; suaviza o sistema digestivo; ajuda a superar a exaustão física e mental; trata doenças de pele e desordens do coração; aumenta a assimilação da vitamina C; ajuda a superar as perturbações do sono, relaxando e prevenindo pesadelos; ajuda a superar comportamentos compulsivos; ajuda na cura da depressão e da ansiedade. No plano mental desenvolve a perseverança, a determinação e as aptidões do pensamento e do raciocínio.  Segundo a tradição, protege nas viagens por mar.

cas

Para produzir os maiores benefícios, o Crisópraso deve usar-se dentro da aura: pode carregar-se dentro do bolso ou usar-se em joalharia, na forma de brincos, pendente ou colar. Segundo os peritos, quando usada em joalharia, esta pedra deve assentar-se apenas em prata ou ser usada  simples como nos colares de contas. Também pode ser colocada perto da cama ou debaixo da almofada para ajudar a acelerar processos de cura.

O Crisópraso é uma pedra que afasta as energias negativas, transmutando-as em positivas e pode ajudar a proteger o lar. Alguns aconselham por isso a colocar uma taça com pedras de Crisópraso à entrada, perto da porta principal, como medida de proteção do lar  contra as energias negativas.

Para tirar o máximo partido desta magnífica pedra não se esqueça de a limpar antes de  a usar pela primeira vez e periodicamente nem de a programar.

Deixe um comentário, ajude-nos a melhorar

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.