Personalidade básica Ascendente Peixes, Lua Peixes, Sol Touro

asc

Respondemos ao pedido de mais um leitor, com mais uma personalidade básica.

Quando o Ascendente está no signo de Peixes os nativos têm uma sensibilidade muito marcada e que pode desenvolver um gosto profundo pela Arte- Música, Pintura, Drama, Poesia- bem como  pela Religião e espiritualidade em geral. São pessoas compassivas e delicadas, que gostam de ajudar e de se envolver em atividades de voluntariado, na vivência de uma determinada religião ou num caminho espiritual de vida.

Os nativos de Peixes inspiram simpatia aos outros, devido à disponibilidade com que acolhem as preocupações ou problemas alheios e à prontidão com que se oferecem para  dar a sua ajuda. O seu caráter é generoso e afável , movido por um desejo de fazer o bem e de transcender a dimensão material dos interesses mesquinhos e egoístas. Porém, estas pessoas precisam de  contar com alguém que as ajude a permanecer com os «pés assentes na terra», pois desligam-se frequentemente da realidade mais material do dia a dia, para procurarem refúgio em alguma outra realidade alternativa, que acalentam na sua imaginação e nos seus desejos. O signo de Peixes  simboliza o «regresso da alma a casa», finalmente desprendida de todos os laços materiais e de todos os desejos e necessidades materiais e, por essa razão, os nativos de Peixes têm muitas vezes grande dificuldade em perceber o que querem fazer na vida ou em determinar ao certo quais os objetivos mais importantes para a sua realização pessoal. Simbolicamente, estão no «mar de todas as dissoluções», movendo-se em direção ao infinito e tudo o que é terreno lhes parece distante e separado de si próprios. Para muitos nativos de Peixes os sentimentos são mais reais do que as coisas sólidas à sua volta.  É claro que isso não significa que estes nativos sejam eremitas que renunciam  aos confortos da vida; na verdade, Peixes aprecia e muito todo o tipo de confortos e de luxos mas de forma displicente, como «algo que está à mão» e pronto a usar, sem que eles tenham que lutar por isso. Normalmente contam com o parceiro de vida para lhes proporcionar tudo isso, enquanto eles se dedicam a causas mais espirituais ou que eles identificam como tal.

Um traço da personalidade de Peixes poderia caracterizar-se como «laisser faire, laisser passer», numa espécie de confiança de que Deus ou a Providência hão- de zelar pelas suas necessidades e de que, portanto, não é necessário que eles mergulhem na labuta diária para «fazer pela vida».  Esta característica pode, de vez em quando, gerar ansiedade em relação ao futuro mas a tónica geral na vida destas pessoas é «não se preocupar» e acompanharem o ritmo natural da vida.

Alguns nativos de Peixes levam muito a sério o desejo de transcender o mundo imediato, dedicando-se a uma religião, a uma obra de caridade ou a uma atividade de criação artística que lhes permita situar numa realidade cheia de fantasia e de emoção. São estes que mais facilmente podem sofrer com o oportunismo dos outros que, por verem a disponibilidade destas pessoas para ajudar os outros, facilmente se aproveitam disso para seu benefício. O desejo inconsciente de autossacrifício como forma de «purga» espiritual que lhes dê acesso ao plano espiritual está na origem destes comportamentos bem como  da aceitação do papel de  «vítima», por alguns destes nativos. Os mais criativos estão na origem de alguns dos grandes produtos do entretenimento que animam os seres humanos de todo o mundo nos filmes, nos jogos e obras de arte em geral. Essencialmente, os nativos de Peixes gostariam , em grande parte, de coincidir totalmente com o plano das emoções e dos sentimentos profundos, numa simbiose perfeita com o Amor Universal.

Quando ao Ascendente no signo de Peixes se junta a Lua também em Peixes, os traços que marcam este signo ficam mais fortes e pronunciados. Na Astrologia Jyotish, a Lua é um fator muito importante, considerada em si mesma como um «Ascendente» e, neste caso em particular, o Ascendente e a Lua coincidem e partilham os mesmos significados. É da maior importância ver a fase da Lua  no momento do nascimento: uma fase da Lua brilhante dá, nesta configuração, um destino forte à pessoa, marcado pelas características do signo de Peixes: esta pessoa é altamente psíquica e sensível, a sua memória e imaginação podem ser prodigiosas e a sua perceção é muitas vezes telepática. Pode existir grande beleza física, uns olhos grandes e muito expressivos, um temperamento muito romântico e emocional- basicamente, os juízos e escolhas desta pessoa fazem-se em termos de «gosto, não gosto». A sua inteligência pode ser brilhante mas é marcada fortemente pelos aspetos emocionais. Haverá grande atração pelos lugares aquosos, e é provável que esta pessoa queira viver junto de um lago ou oceano.  Estes nativos precisam , no entanto, de aprender a relativizar os desejos de «absoluta perfeição»  no plano romântico e a perceber que existe normalmente uma diferença grande entre a perfeição que desejam no ser amado e a realidade de todas as pessoas que, por muito que se esforcem, estão normalmente longe da perfeição. Superar o desapontamento amoroso sem cair no desespero pode ser uma tarefa difícil para estas pessoas  mas é realmente necessário para poderem ser felizes.

A Lua em Peixes é compassiva, muito romântica e apaixonada. O «romance» é algo que faz parte da sua vida e, seja homem ou mulher, anda à procura da «alma gémea»  com quem possa partilhar o mesmo caminho de vida. Com o Ascendente e a Lua em Peixes, esta pessoa possui dons espirituais ou psíquicos que lhe permitem ter acesso a mundos e realidades subtis e pode ser  permeável a  certas energias que podem contribuir para  um desequilíbrio interno das  suas próprias energias  subtis, ganhando muito em aprender a defender-se de energias negativas que continuamente se cruzam consigo, necessitando de manter limpo o seu campo energético de todas as energias parasitas. Muitos nativos com uma sensibilidade semelhante tornam-se por vezes dependentes de formas de adição ou dependência, para escapar à pressão  sobre o seu campo energético de muitas formas indesejáveis de energias parasitas. Práticas de meditação como Reiki e  todas as  práticas que se baseiam em formas de pensamento positivo são excelentes para manter a boa saúde também no plano energético, o mesmo se aplicando em relação a bons hábitos de alimentação  para evitar o excesso de peso. E, sobretudo, a manutenção de uma atitude positiva perante a vida para não permitir o acesso de energias negativas  no plano psíquico.

A Lua em Peixes está colocada na 1ª casa do horóscopo e, se estiver numa fase brilhante, é um importante fator do sucesso na vida. Torna o nativo inteligente, sociável e capaz de lidar com sucesso com o grande público. A sua personalidade será atraente para os outros e esta pessoa será afortunada e respeitada. Poderá também ser dada a mudanças bruscas de humor, dada a instabilidade da Lua, e pode também, de quando em vez, ser autocentrada. Esta posição também favorece a saúde e dá vida longa e indica muitas vezes uma relação muito forte  e importante com a mãe. Pelo aspeto que lança para a 7ª casa, esta posição favorece o casamento e a felicidade conjugal (desde que a Lua não sofra aflições).  Se a Lua for forte, a pessoa pode mesmo atingir a fama. Pela regência da 5ª casa, uma Lua forte indica sorte trazida par esta vida por créditos de ações passadas.

Quando a esta personalidade com o Ascendente e a Lua no signo de Peixes se  associa o Sol no signo de Touro, temos uma configuração que se mistura harmoniosamente pois a Terra do signo solar liga-se muito bem com a Água do Ascendente e da Lua. Mais ainda, os signos de Terra possuem uma natureza prática e trabalhadora que ajuda e muito a equilibrar esta personalidade.

O signo de Touro é um signo que partilha muitas das qualidades da Lua em Peixes, pois é também compassivo, delicado e muito dedicado aos outros, dependendo de uma ligação forte  no plano afetivo para se sentir realizado e compensado nas lutas diárias. Mas é também um signo muito trabalhador e ambicioso, no sentido em que privilegia o mundo concreto e material como o palco central da existência e coloca na aquisição de conforto material , dinheiro e status, a maior parte da sua energia. Deste modo, o signo Touro ajuda a centrar e a enraizar a personalidade fugidia de Peixes, ligando-a ao «aqui e agora» e às suas necessidades concretas. Já não se trata de, simplesmente, «ir com a maré» mas de fazer alguma coisa, individualmente e a partir do esforço pessoal, para construir uma base segura para a existência. Touro não apenas deseja encontrar um «parceiro ideal» para amar e cuidar mas deseja uma família como algo sólido e estável que esteja presente na sua vida de forma permanente e visível para os outros.

O Sol rege a 6ª casa que é uma casa de trabalho e de serviço, de organização e de controlo do ambiente imediato. É uma casa de relacionamento com o mundo material e do trabalho, e de todas as contingências materiais que afetam a nossa vida terrena, incluindo a saúde. É também uma casa em que outros se opõem a nós e aos nossos interesses e em que temos que nos aplicar para superar tais oposições para conquistar a nossa posição no mundo. Por sua vez, o Sol está colocado na 3ª casa, uma casa de iniciativa e de motivação, de aprendizagem e de coragem. A colocação do Sol nesta casa, que é uma casa upachaya ou de crescimento, permite ao nativo ir conquistando pouco a pouco a sua posição no mundo, pelo esforço e mérito próprio. E dá à pessoa o desejo de alcançar uma posição de autoridade. O signo de Touro dá a persistência e a perseverança para continuar motivado e empenhado na prossecução dos objetivos que a pessoa considera essenciais e a colocação nesta casa assegura que esse esforço será bem sucedido e que o sucesso está perfeitamente ao alcance da pessoa. Esta não receia correr riscos para obter o que deseja e é capaz de se manter perseverante no caminho traçado. A posição do Sol na 3ª casa, sendo excelente para ajudar a alcançar uma boa posição na vida, não favorece, no entanto, a relação com os irmãos mais novos.

Globalmente, podemos então considerar que  esta personalidade básica é fortemente marcada pelo fator emocional, possivelmente também psíquico, e este aspeto é muito importante na expressão da  identidade da pessoa. Mas, apesar da forte incidência do signo de Peixes, esta pessoa pode ser dona de grande determinação e persistência na luta pelos seus objetivos, podendo atingir também um grande sucesso no plano material e social, integrando de forma harmoniosa todos os fatores da personalidade.

4 comentários em “Personalidade básica Ascendente Peixes, Lua Peixes, Sol Touro”

Deixe um comentário