Personalidade Básica com Ascendente Leão, Lua Balança e Sol Carneiro

leo

Os nossos leitores pedem e nós acedemos com gosto. Publicamos mais uma personalidade básica, desta vez com Ascendente Leão.

Quando o Ascendente está colocado no signo de Leão temos uma personalidade com um destino forte, pois Leão é um «signo real». E os nativos de Leão sentem-se pessoas especiais, sentem que vieram a este mundo para contribuir com alguma coisa singular que só eles podem criar. Isto faz de alguns deles pessoas vaidosas e muitas vezes superficiais, revoluteando de festa em festa à procura de aplausos e de admiradores mas faz também de outros pessoas com um forte sentido de propósito  e de  responsabilidade que lhes faz sentir  o dever de contribuir, de alguma forma, para aumentar a luz neste mundo através da sua singularidade , ultrapassando a mera esfera dos seus interesses pessoais. São estes que, sentindo-se responsáveis por aqueles que fazem parte do seu círculo, conseguem ser nobres e altruístas, com uma generosidade que é régia no sentido de ser grandiosa , envolvida no desejo  de proteção em relação aos que lhes são próximos e/ou fazem parte do seu círculo social.

Os nativos com Ascendente Leão  estão à descoberta da sua individualidade e criatividade. Muitos têm talento artístico ou, pelo menos, têm sensibilidade estética e apreciam as artes, tanto as de expressão plástica, como a pintura e a escultura, mas também a Música ou o Drama, encontrando-se muitos atores com o signo de Leão fortemente enfatizado no horóscopo. São amantes da diversão em todas as suas facetas, o que não admira, pois a simbólica do signo está ligada à  construção da identidade pessoal e esta constrói-se através de processos de experimentação de modelos e de papeis. Assim estas pessoas possuem um forte sentido do «jogo» que exprimem nas várias áreas da sua vida: na relação com o outro a nível pessoal, nomeadamente com o parceiro amoroso, que é uma relação privilegiada na constituição do «eu», estes nativos gostam de flirtar, de namorar sem consequências para experimentarem a descoberta de si próprios vistos através do olhar do outro no relacionamento amoroso. O signo Leão é um dos signos mais namoradeiros do Zodíaco. Porém, este tipo de experiência não se faz sem fantasia e muito sentido de romance que eleva os sentimentos a um plano estilizado comparável com uma obra artística: eles procuram viver o «amor romântico ideal», no qual cada homem espera encontrar a sua «donzela à espera de ser salva de um qualquer monstro do imaginário» e cada mulher espera encontrar o seu «cavaleiro andante, nobre de espírito , cheio de  coragem e  de coração valente». Em grande parte é um jogo, com belas emoções a criar quadros vivos de ligação entre dois seres. Na maior parte dos casos, rapidamente caem do pedestal , não resistindo ao confronto com a realidade. Enquanto o signo Balança representa a instituição social do casamento, ou um contrato de direitos e deveres entre os parceiros, em Leão joga a pura experimentação sem outras consequências que um coração elevado ao rubro das emoções e da paixão ou, na pior da hipóteses, um coração partido com  as fantasias a esboroarem-se  e a  pedir um  outro começo com outra personagem.

Os nativos de Leão são por vezes considerados «infantis» , pelo desejo de adulação e pela facilidade com que passam da arrogância de quem está «acima do vulgar» para a dúvida acerca de si próprios; justamente o seu «eu» está em construção e é frágil, precisando da constante reafirmação por parte dos outros. Mas, por detrás do seu «nariz empinado» e das atitudes muitas vezes teatrais com que lidam com os outros, possuem habitualmente um coração puro e uma inocência desarmante que se apoia na adulação e no amor dos outros como o alimento mais essencial que lhes permitirá crescer e tornarem-se nos indivíduos mais criativos e potencialmente «iluminados» do Zodíaco.

Quando , ao Ascendente no signo de Leão, um signo de Fogo, se junta a Lua em Balança, um signo de Ar, dá-se uma combinação harmoniosa de ambas as energias. A Lua em Balança  pode acentuar o lado artístico desta personalidade e dar-lhe um talento acentuado, se a Lua for forte, para as artes. A Lua ocupa a 3ª casa e, sempre que está forte no horóscopo, permite o florescimento dos assuntos da casa onde se encontra. É de toda a importância verificar a fase da Lua no momento do nascimento : uma Lua na fase brilhante, quando colocada na 3ª casa indica muitas vezes desejos fortes  e talento para a expressão artística e  permite que os  esforços e os desejos do nativo se realizem. Pode haver em sentido protetor muito forte em relação aos irmãos mais novos. A pessoa será corajosa  e determinada e quererá fazer alguma coisa que influencie as massas.  O nativo será também inteligente e com grandes capacidades de comunicação.  A sua personalidade será entusiasta, viva, com vontade de fazer coisas novas e de viver aventuras. Poderá viajar bastante, tanto dentro da própria cidade onde vive como para lugares distantes, pois a Lua lança aspeto para a 9ª casa.  Também poderá  ter interesse por assuntos espirituais e , se a Lua for forte, a relação com o pai é boa, o que não acontece potencialmente com a mãe, que pode ser uma pessoa distante ou ter uma personalidade difícil.  Esta posição da Lua indica também muitas vezes uma voz bela e com qualidade para o canto, podendo mesmo indicar a escolha de uma carreira nessa área. O facto de a Lua reger a  12ª casa, no entanto, retira alguns dos efeitos positivos da Lua, podendo indicar dificuldade em ver realizados os seus desejos e problemas na relação com os irmãos.  Indica no entanto também a forte possibilidade de esta pessoa ter uma excelente intuição, compreendendo muitas vezes as coisas através do sentimentos e chegando a uma convicção de «verdade» sem usar o pensamento lógico. Pode também diminuir o impacto da capacidade para comunicar publicamente, tornando a pessoa mais introvertida e discreta  do que é habitual nos nativos de Leão.

A Lua no signo de Balança  permite que esta personalidade seja menos autocentrada pois desloca o seu interesse para o parceiro, seja no plano amoroso, na amizade ou nos negócios. Esta pessoa precisa de interagir para se sentir em segurança. Precisa de se apoiar no  parceiro embora muito provavelmente lhe exija uma postura de submissão, pois o Sol nesta personalidade está muito bem colocado no seu signo de exaltação e, a menos que sofra aflições de monta, é mais forte do que a Lua. De qualquer modo, a Lua no signo de Balança inclina este nativo para procurar equilíbrios com base na «justiça» e na paridade. Esta pessoa pode gostar de ser admirada e adulada mas também fará sentir ao parceiro que este é muito importante na sua vida.  A sua natureza é naturalmente inclinada para a procura da harmonia e os valores , bem como os aspetos racionais da compreensão da realidade, são essenciais para construir a sua representação do mundo e dos outros. Poderá haver uma forte união entre esta pessoa e o parceiro de vida que escolher ou o amigo ou amiga que têm um papel especial na sua vida e isso ultrapassa a paixão ou o amor romântico para se situar no companheirismo e no desejo real de partilha entre si e o outro.

A associação entre os signos de Leão e de Balança pode aumentar o potencial criativo desta pessoa, que pode marcar a diferença em uma das belas artes ou na indústria do entretenimento.

Quando ao Ascendente Leão e à Lua em Balança se junta o Sol no signo de Carneiro,  o destino desta personalidade básica fica ainda mais forte. O Sol está exaltado no signo de Carneiro e, como é sabido, os nativos de Leão têm , habitualmente, sorte na vida mas esta personalidade básica pode aumentar ainda mais esse potencial de sorte pois o regente do Ascendente- o Sol- está colocado na 9ª casa, a casa mais auspiciosa do horóscopo. Esta posição do regente da 1ª casa é favorável para todos os aspetos da vida: aumenta a saúde da pessoa, a sua longevidade, permite que receba riqueza do pai, confere um propósito de vida poderoso, indica um caráter elevado, regendo-se por altos princípios, e também afirma um potencial elevado de aquisição de riqueza, sorte e fama ou, pelo menos , o  respeito por parte da comunidade. Esta pessoa tem, deste modo, um destino que é potencialmente muito acima do comum.

Por outro lado, a colocação do Sol na 9ª casa  pode ter efeitos diferentes conforme os aspetos que o Sol recebe.  Por vezes esta posição é vista como menos positiva pois pode indicar que a pessoa, apesar do seu grande interesse por assuntos espirituais, pode abandonar a sua tradição  espiritual para prosseguir numa outra direção. O Sol possui uma energia muito agressiva e é preciso ver se  recebe outros aspetos, sobretudo de maléficos, situação na qual pode indicar um relacionamento nem sempre fácil com o pai.  Este pode ser uma pessoa  de elevados princípios morais e com muita sorte. O Sol e a Lua estão em aspeto mútuo , o que indica uma boa integração entre a mente e o Ego, representado pelo Sol.

O Sol no signo de Carneiro indica uma personalidade indómita e cheia de iniciativa, com grandes capacidades racionais e técnicas e esta pessoa pode gostar de trabalhar em projetos que exigem simultaneamente um esforço de organização e de esquematização racional, permitidos pela Lua em Balança  e capacidades tecnológicas e criativas, permitidas pelo Sol e o Ascendente nos signos de Fogo. Estes dois signos introduzem na personalidade a necessidade de inovar e de ir para além das rotinas e dos esquemas repetidos de atuação. Esta pessoa deseja o reconhecimento das suas qualidades únicas  e do seu valor e deseja destacar-se por feitos especiais. Esta personalidade também pode ter uma boa quantidade de arrogância pois a associação entre dois signos tão marcadamente individuais como Carneiro e Leão pode  produzir o desejo de ser tão marcadamente superior aos outros que  se torna pedante e insuportavelmente convencida. Pode, nessa medida, ter grande dificuldade em cooperar com outros, se não ocupar uma posição de autoridade e de chefia. A Lua em Balança, no entanto, modera estas tendências anulando os excessos embora não mude o essencial da personalidade que não obedece às ordens de ninguém e tem dificuldade em submeter-se a qualquer tipo de autoridade, podendo mesmo ser muito rebelde a este nível. No caso de uma mulher, a dificuldade a enfrentar é ainda maior, sendo conhecida a tradicional tendência para a subordinar a posições de obediência. Tais tentativas deverão cair por terra de imediato e a própria postura «aristocrática» de Leão poderá servir de aviso aos incautos que tentem , mesmo só no seu imaginário, alcançar qualquer posição de poder sobre esta pessoa: ela poderá sorrir encantadoramente, com a sua Lua em Balança, mas o tombo de quem fizer tal tentativa será estrondoso e definitivo. Em todas as situações da vida, esta personalidade assume o comando, embora possa fazê-lo com muita gentileza e com toda a «finesse».

Leave a Comment