Pedras e Cristais, Coral

 

coral3

O Coral não é uma pedra mas um produto da vida animal marinha. Apesar disso, tem sido usado como uma gema desde a antiguidade, tendo sido muito apreciado pelos romanos como um talismã capaz de proteger contra tempestades e furacões, bem como dos maus espíritos. O  Coral cresce debaixo de água, nas águas marinhas quentes , formando uma espécie de «braços» que vão crescendo agarrados uns aos outros. A conhecida «barreira de recifes de coral do pacífico não é, no entanto, da mesma espécie daquela que é usada habitualmente na joalharia. Esta é encontrada no Mar Mediterrâneo ou  no Pacífico e perto de Taiwan e Japão.

O Coral é visto por muitos como uma pedra feminina, por se acreditar que favorece a fertilidade. Desde a antiguidade que as mulheres que desejavam ter filhos usavam esta pedra. Acredita-se que o Coral tem o poder do elemento Água e simboliza a sabedoria feminina. É também uma pedra de paixão, sobretudo na variedade de cor mais intensa, que é o vermelho- segundo os antigos, atrai a paixão . A sua sintonia com o chakra da raiz dá energia, calor e fertilidade e intensifica as emoções. A variedade mais clara usa-se para assegurar uma relação apaixonada acompanhada por  companheirismo  e compatibilidade nos sentimentos e emoções; a vermelha usa-se para atrair uma paixão intensa; o coral rosa é raro e considera-se que tem afinidade com o chakra cardíaco, suscitando o aumento da sensibilidade e da compaixão e também ajuda no desenvolvimento da diplomacia; o coral branco ajuda a lidar com o stress e com  as dores nas costas, acalma os nervos e melhora o sentido do cheiro. Equilibra os meridianos, limpando-os e suavizando-os.

coral2

O Coral é uma mistura de Cálcio e de Calcite  e a sua cor vai do branco ao vermelho. A maioria do coral vermelho de hoje está morto. Este coral é um símbolo de alegria e de felicidade e é uma das 9 pedras sagradas associadas com o planeta Marte. É também considerado como um dos 7 tesouros nas escrituras budistas.

O Coral vermelho ajuda a sentir a harmonia das forças da Natureza e a sua ligação com o plano divino. Considera-se  que estimula os chakras da raiz e do baço , sendo muito utilizado, na terapia com cristais, para tratar  problemas do sangue e da circulação.  Ajuda a superar a depressão  e sentimentos de perda ou  de incerteza.  A sua ligação ao elemento Água está na base da crença de que tem o poder de revelar segredos, sobretudo os que estão escondidos nos recessos da mente. Ajuda a superar medos e fobias, a compreender os sonhos nos seus significados mais profundos e acalma as emoções, produzindo paz interior. As faculdades da intuição, imaginação e visualização são aumentadas por esta pedra que também protege da perda  de energias e das energias negativas. Traz um sentimento de paz interior e melhora as capacidades mentais, permitindo a transmissão mais clara de conhecimentos. Estabelece uma ligação com o passado, permitindo a aprendizagem a partir de experiências anteriores e a sua compreensão racional.

coral5

Na terapia com cristais, o Coral é usado como estimulante  de energia, para fortalecer o esqueleto e o sistema circulatório; também estimula a regeneração dos tecidos e nutre as células sanguíneas; é usado em problemas de artrite, anemia, da coluna, do sistema nervoso, do tálamo, e também é  usado quando há problemas no crescimento dos ossos nas crianças. As mulheres usam esta pedra para prevenir a osteoporose. Pelo efeito estimulante geral que tem sobre as energias, é considerado uma pedra excelente para mulheres na menopausa, permitindo manter níveis equilibrados de energia.  No plano psicológico, ajuda a combater a doença mental . O Coral pode ser usado em combinações de cores ou numa cor única, de acordo com os efeitos pretendidos. É também uma belíssima gema para usar como joalharia. Se ainda não tem um exemplar, não deixe de adquirir um para a sua coleção de gemas e de minerais.

Deixe um comentário