esc

Respondemos a mais um pedido, apresentando uma nova personalidade básica.

Quando o Ascendente está colocado no signo de Escorpião o nativo tem uma personalidade forte e magnética, poderosamente insinuante e sedutora. Estas pessoas têm uma forte vitalidade física, são inteligentes e, sobretudo, muito intuitivas para captar tudo o que é misterioso, profundo e escondido. A simbólica do signo de Escorpião inclina – os para ir até às profundezas da realidade de modo a trazer ao de cima tudo o que é secreto e  oculto. Não admira por isso que estas pessoas sejam grandes apreciadoras de mistérios de todo o tipo e adorem todos os conhecimentos ocultos, tanto os relacionados com a realidade imediata ( no plano político, serviços secretos, investigação de crimes, procura de tesouros, etc.) como com a realidade espiritual e metafísica, sobretudo os que se relacionam com o poder mental e da vontade (incluindo magia, desenvolvimento de faculdades psíquicas, etc.)

Este gosto pelo oculto em todas as suas vertentes faz com que estes nativos nunca tomem a realidade que lhes aparece como a «verdadeira», pois procuram incessantemente ler «nas entrelinhas» o que se esconde por detrás de cada gesto, de cada sorriso ou frase que lhes é dita, normalmente desconfiando da aparência de todas as coisas que consideram esconder a verdadeira realidade. Este é o motivo pelo qual  «estudam» primeiro silenciosamente os gestos, a  ação e as palavras daqueles que os cercam, só depois formulando um juízo claro sobre eles e antes de confiarem em quem quer que seja.   Mas a razão disso acontecer é variada: por um lado, Escorpião é um signo de transformação profunda e radical e estes nativos desenvolvem defesas para conseguirem sobreviver  passando pelas várias crises que a vida  habitualmente lhes apresenta: sabem o que significa sofrer, em termos profundos,  quando têm que abrir mão de uma vida que de repente lhes foge sem deixar  vestígios atrás de si; aprendem que precisam de se tornar fortes emocionalmente, para renascerem após cada crise de vida, com poder e força suficiente para assumir o  controlo sobre as suas vidas. Uma forma de tentarem conquistar isso é controlando  todos os que lhes são próximos , sobretudo quando os laços afetivos que os unem a eles são fortes.  O receio de perderem o que sentem ser pertencer-lhes e dá estabilidade às suas vidas torna-os especialistas em  dominar e manipular os que os cercam, de modo a sentir que dominam o que acontece nas suas vidas. O poder, por tantas vezes lhes faltar quando o destino lhes bate à porta sem aviso e os obriga a largar tudo e a renascer de novo, é algo que estimam e procuram garantir acima de tudo. Talvez porque  descobrem vezes demais que  tal poder corre sempre o risco de lhes escapar da mão.

Não é fácil  viver a simbólica do signo de Escorpião. Ele implica  o enfrentar do lado sombrio da realidade, tanto aquela que é exterior como a mais profunda e enraizada no âmago da  psique e da memória inconsciente e instintiva. Existe uma atração muito grande por todo o lado escuro da vida, nestas pessoas. Umas vivem essa atração assumindo uma carreira em que lidam com isso, por exemplo tornando-se detetives, agentes secretos, cirurgiões (não há segredo maior do que o da vida); outros assumem uma vida marginal, para viver de forma irregular, por vezes mesmo criminosa, para alcançarem os seus intentos, sempre relacionados com o poder. Mais do que procurar riqueza, estes nativos procuram o poder  e o controle.  E este é exercido em todas as áreas de vida, incluindo  o parceiro de vida, que precisam de dominar inteiramente para se sentirem tranquilos (tanto quanto o conseguem ser).

Quando, ao Ascendente Escorpião se associa a Lua em Tourotemos uma combinação muito frutuosa porque este nativo tem a oportunidade de viver dentro de si uma experiência de complementaridade e integridade do seu ser. Touro é o signo oposto de Escorpião   representando aquele lado da personalidade que lhe falta e que o atrai e que normalmente procura  nos parceiros. Acontece que, neste caso , ele encontra em si mesmo essa complementaridade o que, se por um lado  contém um potencial de desenvolvimento significativo, em termos de crescimento humano, por outro dá a sensação, muitas vezes, de esta pessoa ser na verdade duas pessoas diferentes,, baralhando tanto a própria pessoa (que por vezes não se reconhece) como aqueles com quem lida de perto.

A Lua em Touro está exaltada e, se estiver brilhante no momento do nascimento, este nativo pode ter muita sorte com o parceiro de vida ( a Lua ocupa a 7ª casa) e também com os parceiros de negócios, estado também indicado sucesso nos negócios em países estrangeiros. Em termos da personalidade, a Lua em Touro altera muitas das facetas atormentadas de Escorpião e dá a esta pessoa uma paz e serenidade tranquila que espera o melhor da vida (Escorpião tende a esperar sempre o pior). A colocação da Lua na 7ª casa indica  que a atenção fundamental da pessoa está colocada no(a) parceiro(a) e, sendo Escorpião um signo muito dado ao ciúme, pode haver uma sentimento muito forte de possessividade, pois Touro não fica atrás em relação a isso. Esta pessoa concentra o seu interesse e objetivos de vida no parceiro e ,a este respeito, tem a sorte de, por um lado, poder contar com um casamento feliz (a menos que a Lua receba muitos maus aspetos) e o parceiro, homem ou mulher pode ser realmente alguém muito especial, famoso, rico, atraente, talentoso, poderoso. Esta colocação da Lua também favorece o próprio nativo pois a Lua exaltada está em aspeto com o Ascendente e isso dá beleza física, magnetismo , saúde e sorte.

Esta posição da Lua indica  grande romantismo, embora os nativos de Escorpião não exprimam isso da mesma maneira que outros signos , preferindo talvez a intensidade da expressão das emoções a outras expressões exteriores, sendo no entanto a sua manifestação altamente  sexualizada e magnética. A Lua em Touro , no entanto, mistura os prazeres dos sentidos- o cheiro, o sabor- às expressões mais ao estilo de Escorpião e temos uma mistura altamente explosiva  a ligar estes nativos aos que recebem  as suas atenções. É realmente muito difícil resistir a um nativo com a Lua em Touro na 7ª casa, pois eles assumem todas as características da sedução, tanto feminina como masculina.  Normalmente as pessoas com esta posição da Lua  formam relacionamentos «inquebráveis» que se mantêm com laços muito fortes a vida toda.

Lua rege a 9ª casa, uma casa de sorte, e este facto acentua a sorte ao nível das parcerias e do casamento: o parceiro pode ser uma pessoa de elevados princípios, rico, muito atraente e devotado ao nativo. As parcerias de negócios que estas pessoas formam também tendem a ser muito positivas e frutuosas. O nativo obtém normalmente  uma excelente reputação, com esta posição da Lua. A mãe também pode ser uma pessoa de sorte, instruída e de elevados princípios. Há possibilidades de estas pessoas encontrarem os parceiros em países estrangeiros. Em suma, a Lua em Touro pode melhorar muito a personalidade destes nativos porque atenua os aspetos mais difíceis da personalidade de Escorpião. Mas é necessário que haja lealdade e fidelidade absoluta do parceiro para que esta pessoa não sinta que a felicidade lhe foge. Por outro lado, ao centrar a sua atenção mais no parceiro do que em si próprio, este nativo perde porventura algumas das compulsões que o levam a procurar controlar excessivamente o parceiro e isso facilita a sua vida e a de quem interage com ele.

Quando, nesta personalidade com Ascendente Escorpião e Lua em Touro se associa o Sol em Aquário, temos um fator que diferencia claramente o modo de ser desta pessoa. Aquário tem elemento Ar  que não se  mistura nem com  a Água do signo Escorpião nem com a Terra do signo de Touro. Por outro lado, é um signo que leva à identificação com o coletivo, com o grupo e isso arranca a pessoa de Touro/Escorpião ao relacionamento puramente centrado no eu/tu para  se desenvolver no todo maior da comunidade.

O Sol rege a  10ª casa e encontra-se colocado na 4ª casa. Embora a posição por casa não seja a melhor, acentuando  a tendência para conduzir os assuntos familiares como «um ditador» que não gosta de diferenças de opinião, a colocação no signo de Aquário esbate em boa parte esta tendência, abrindo a pessoa para a aceitação de diferentes pontos de vista e, sobretudo, para as necessidades diferentes dos membros da família, que pode aprender a respeitar e a valorizar. O aspeto que o Sol lança para a 10ª casa, que rege, é excelente para favorecer a visibilidade pública e a carreira e talvez esta pessoa adote um tipo de trabalho que não esgota os seus objetivos nos seus interesses pessoais mas queira fazer alguma coisa que também seja útil para a comunidade e para a sociedade, promovendo os sentimentos altruístas do  nativo.

Sol em Aquário  pode inclinar a pessoa para uma carreira de investigação, concentrando muito do seu interesse e felicidade na obtenção de uma boa instrução e formação académica. Aquário e Escorpião são ambos inclinados para a procura do saber superior, desligado dos interesses imediatos e focado na descoberta das causas das coisas. Por outro lado, a regência da 10ª casa mostra que esta pessoa, ao contrário do que acontece  normalmente com o signo de Escorpião,( que gosta de dominar através dos bastidores, não apreciando  aparecer  numa dimensão pública, demasiado exposta), gosta de reconhecimento, dedicando boa parte dos seus anseios a alcançar o estatuto que acha que merece pelos seus talentos e pelo seu trabalho.  Não é, desta forma, alguém que goste de passar despercebido ou anónimo.  A Lua em Touro, por seu lado, faz com que aprecie uma vida de conforto e de luxo, com todos os prazeres que a vida pode dar. Mas o Sol no signo de Aquário descentra a personalidade de objetivos meramente pessoais, talvez pela identificação com ideais ou  interesses coletivos, que podem ser de natureza política , filosófica ou ideológica.

A colocação do Sol na 4ª casa, por seu lado, faz com que esta pessoa dê grande importância à vida familiar, à posse de bens e de propriedades que assegurem uma vida confortável, à felicidade pessoal e ao «clima» que se vive no lar.  Esta pessoa quererá obter reconhecimento pelos seus talentos únicos (Leão na 10ª casa) e pela sua criatividade mas também pela sua dedicação à vida familiar e ao conforto que consegue dar-lhe, bem como gostará de ter as suas propriedades nas quais possa manter uma vida que espelhe os ideais e os valores comunitários que ela reflete na sua vida pessoal.

This site is protected by wp-copyrightpro.com

%d bloggers like this: