Pedras e Cristais, Dumortierite

 

dumo2

A Dumortierite é uma pedra dos chakras superiores, sobretudo do  do 3º olho. A sua é uma energia que aumenta e favorece todos os processos mentais e emocionais e, por essa razão, é considerada  uma pedra de aprendizagem. A primeira descrição sobre este mineral ocorreu em 1881, tendo sido encontrada nos Alpes Franceses e nomeada a partir do paleontólogo Dumortier. Hoje sabemos que este mineral ocorre em diversos países como a Áustria, Brasil, Canadá, França, Itália, Madagáscar, Namíbia, Noruega, Polónia, Rússia e Sri Lanka.

A Dumortierite é um mineral fibroso de alumínio- boro- silicato e forma agregados fibrosos de cristais finos prismáticos vidrados que podem assumir várias cores- vermelho- acastanhado, azul , violeta  ou rosa (raros). A variedade mais comum é a azul escura. Ocorre em rochas metamórficas com alumínio a altas temperaturas ou em pegmatites ricas em boro.  Esta pedra é por vezes confundida com a Sodalite .

Quanto às propriedades deste mineral, é uma pedra de disciplina, de ordem e aprendizagem. Esta pedra ajuda a assumir o controlo da própria vida, promovendo a autodisciplina, a autoconfiança, o poder da vontade e  o espírito de organização. Esta pedra também ajuda as capacidades intelectuais do pensamento e da memória , ajudando a reter a informação, sobretudo quando é preciso manter  grandes quantidades de informação por um curto período de tempo, como acontece nos exames.  Tem uma ação  estimulante sobre o cérebro e ajuda a melhorar as aptidões lógico-matemáticas  e da linguagem.

dumo 3

Mas os efeitos benéficos da energia deste mineral não se esgotam na atividade intelectual. Na verdade, este mineral  também é conhecido pelas propriedades únicas de estímulo das capacidades psíquicas, bem como pela melhoria da paciência e da inteligência emocional.  Assim, todos os que são naturalmente dotados para as aptidões psíquicas beneficiam se usarem esta pedra, que amplifica as aptidões psíquicas , estimula o chakra do 3ª olho e da glândula pineal por detrás dele ,ajudando desse  modo a desenvolver as aptidões naturais. Ajuda também a compreender a linguagem simbólica, através da conexão  que estabelece com a mente universal.  Também permite estabilizar as emoções e a adaptação  a condições de mudança , a  tirar o máximo partido dessas condições. Aumenta a paciência e promove a serenidade profunda  e a paz interior, desde que usada regularmente.  Os entendidos aconselham a meditação diária com esta pedra na mão (ou uma em cada mão) para ajudar a desenvolver as aptidões psíquicas como a telepatia e outras.

Apesar de ter uma energia que vibra em primeiro lugar com o chakra do 3º olho, a Dumortierite também tem um efeito benéfico nos chakras da coroa e da garganta. Assim, ajuda as capacidades de comunicação e, mantida perto deste chakra, diz-se que pode ajudar a obter visões sobre vidas passadas (para os naturalmente dotados). A energia desta pedra  também ajuda a encontrar uma  nova orientação de vida, a direção necessária para o nosso percurso espiritual, obtendo orientação divina pela conexão com a mente universal que ela permite.

dum

Como já referimos, a Dumortierite  melhora a capacidade de autodisciplina e de organização , proporcionando uma visão clara de todas as  coisas,  ajuda a pessoa a libertar-se de medos e aumenta a coragem para fazer face aos desafios da vida. Estimula também a criatividade e novas formas de expressão, mais organizadas e significativas. Apoia o desenvolvimento espiritual e, segundo alguns, facilita o contacto com os guias espirituais e outros seres do plano espiritual.

Quando usada na meditação,  a Dumortierite ajuda a estabelecer a conexão entre a nossa mente e a mente universal. Quando usada próxima do chakra com o qual vibra mais intensamente, os seus efeitos são mais fortes e intensos. Esta pedra pode ser colocada debaixo da almofada à noite, para sentirmos a sua energia ao longo de bastante tempo no dia seguinte. E podemos colocá-la no bolso para beneficiar da sua energia durante  todo o dia.  Em alternativa, podemos usá-la sob a forma de joalharia, sobretudo em  pendentes, brincos e colares.

Na terapia com cristais, a Dumortierite é utilizada para arrefecer o corpo- garganta, tiroide e paratiroides, para desintoxicação, na hiperatividade e problemas de pele e do baço, na diabetes, na regulação do sistema metabólico  e endócrino, em problemas do sangue. Também é usada em programas de perda de peso devido aos seus efeitos na melhoria da autodisciplina.  Pode ainda ser usada com sucesso no controlo da hiperatividade. Reduz os problemas causados por uma mente pouco focada e com  pensamentos desorganizados, ajudando a organizar e realidade. Também reduz a teimosia  e auxilia na libertação de estados de depressão, que é substituída por sentimentos de paz e de felicidade.

Como é fácil de ver, esta é uma pedra indispensável  numa boa coleção de  pedras e cristais. Quando adquirir a sua, não se esqueça de a limpar convenientemente, e de a programar.

This site is protected by wp-copyrightpro.com

%d bloggers like this: