aven

Quando o Ascendente está colocado no signo de Sagitário temos uma personalidade afável e jovial, otimista e algo ingénua, facilmente acreditando nos outros, sem desconfiar ou sequer pensar que nem sempre estes exprimem realmente o que são ou pensam. A espontaneidade é simultaneamente um ponto forte e fraco nestas pessoas: forte, porque são autênticas, verdadeiras e de confiança, são literais na forma como comunicam e interagem com os outros; fraco porque , dada a sua natureza, não lhes ocorre que os outros nem sempre partilham este gosto pela verdade e pela pureza do modo de ser e não se apercebem muitas vezes dos jogos de dissimulação ou mesmo da mentira, a não ser depois de lhes sentirem os efeitos e «aprenderem à sua custa».

É difícil para estes nativos pensarem nas «segundas intenções» dos outros, aspeto que repudiam inteiramente no mais fundo da sua natureza e, por isso, é sempre com algum espanto que descobrem a falsidade e a manipulação que os outros fazem da «verdade». Este traço da natureza de Sagitário está relacionado com o desejo de atingir o plano transcendente da realidade, com a sua procura simbólica da união com os fundamentos divinos do ser. Sentem que o mundo é tão diversificado e múltiplo na sua aparência mas que, no miolo da realidade, tudo está interligado. São deste modo atraídos para a diferença e para a multiplicidade das expressões da realidade  mas também para a ideia da união de tudo isso através dos fundamentos que ligam o todo cósmico. São  por isso dados ao pensamento filosófico e abertos à compreensão, tanto das diferenças ,como da unidade. Em termos sociais, são tolerantes e respeitam as diferenças entre os indivíduos, conseguindo sentir simultaneamente essas diferenças mas também aquilo que os une a toda a humanidade.

Uma outra característica forte da personalidade de Sagitário é o amor pela liberdade e pelos grandes espaços. Não gostam de estar confinados nem limitados, seja pelo que for, gostam de um estilo de vida que inclui os seus improvisos e imprevistos; uma quantidade de aventura quanto baste e outros seres com quem possam manifestar o seu companheirismo. Gostam do estilo «descomprometido», sem lhes atribuirem previamente muitas regras ou limites. Quando deixado «solto», o nativo de Sagitário regressa sempre  para junto daqueles que estima e ama. Se houver demasiadas imposições por parte dos outros, então o mais provável é que o desejo de se libertar de todos os constrangimentos o faça partir em procura de liberdade. Esta é, naturalmente, a personalidade que gosta de partir à aventura, sempre com um lado «vagabundo» a percorrer-lhe a imaginação, (mesmo que seja só na imaginação) e que nunca se apega fortemente a nenhum lugar ou situação específica, nem mesmo quando os seus sentimentos e emoções o levam para determinado lugar ou situação. Mesmo nestas condições, há sempre uma reserva interior que nunca se apega demasiado e está sempre  pronta a reagir para se libertar se isso for necessário.

A orientação  da personalidade de Sagitário tanto pode ser externa-  com o amor pelo desporto e pela atividade física , pela Natureza, etc. ; como interna- com o amor pela filosofia , pela metafísica ou religião,  pelo estudo de diferentes culturas, etc.. Mas , seja qual for a tendência  destes nativos, todos amam o contacto com a Natureza, gostam de partir «à aventura», e são sensíveis a todos os que sofrem, sejam humanos ou  animais, sendo conhecidos pelo seu amor por estes últimos, em relação aos quais  nutrem uma forte sensibilidade pelos seus direitos . De modo geral também todos apreciam  o convívio e as atividades mundanas como festas em que soltam a sua proverbial inteligência e  distribuem os seus conhecimentos.

Quando a Lua está no signo de Escorpião,  a configuração com este Ascendente produz algumas nuances que alteram a espontaneidade do signo de Sagitário e isto por várias razões: por um  lado, a Lua em Escorpião está debilitada  e, neste Ascendente, rege a 8ª casa e está colocada na 12ª casa.  Esta configuração específica  interioriza bastante  a personalidade de Sagitário e torna-a mais reservada e secreta.

A Lua em Escorpião  pode indicar uma personalidade algo calculista e manipuladora, com a necessidade compulsiva de controlar  os sentimentos e emoções, tanto no plano pessoal como interpessoal. Muitas vezes  indicia  a tendência para a depressão e para  comportamentos aditivos, como drogas e álcool. No entanto, é preciso analisar bem a posição do regente do Ascendente, antes de partir para esta conclusão pois o signo Sagitário é um signo forte para o Ascendente e a colocação do seu regente numa boa casa , sobretudo se colocado no Ascendente ou numa casa  kendra ou trina, cancela  muitos dos potenciais efeitos da Lua debilitada. Além do mais, a Lua para este Ascendente é  regente da 8ª casa e está colocada na 12ª, o que produz um yoga positivo Viparita Raja yoga (sucesso após dificuldades). Deste modo, o facto de a Lua estar debilitada não  é sentido pelos nativos deste Ascendente da mesma forma que para outros signos Ascendentes. E também  inclina o nativo para a espiritualidade, para a descoberta dos recursos interiores essenciais e para a sua utilização em termos de transformação radical da personalidade. A colocação da Lua na 12ª casa ajuda a pessoa a orientar-se para os objetivos da «salvação» ou desenvolvimento espiritual.

A Lua em Escorpião indica a necessidade de, a nível interno profundo, a pessoa se libertar de muito «lixo psíquico» do passado, talvez mesmo muito remoto e a muito provável vivência de crises ao longo da vida que vão mudando, de cada vez,  uma faceta importante da vida e da personalidade da pessoa. Esta pessoa passa, muito provavelmente, por crises ao longo da vida e a infância pode ter sido difícil, a relação com a mãe pode ter sido distante e incapaz de gerar o sentimento de segurança e proteção, tendo obrigado a pessoa a crescer sozinha internamente sem qualquer apoio emocional. Mas isso será reconhecido mais tarde como um início necessário que tornou a personalidade mais forte e capaz de vencer as vicissitudes, dando -lhe uma força interior e uma resiliência  de que ela necessita para poder «morrer e  renascer» um bom número de vezes ao longo da vida, especialmente quando vive o dasha da Lua em tempo útil.

A Lua está colocada na 12ª casa. Enquanto regente da 8ª casa,  esta posição fortalece a dimensão espiritual do nativo , que pode ter uma natureza asceta ou, pelo menos, gostará das práticas metafísicas e espirituais, podendo interessar-se por meditação, etc. Dado no entanto que a 12ª casa também é a casa da perdas e a 8ª significa o dinheiro do parceiro de vida, esta posição indica geralmente que a pessoa não receberá qualquer apoio financeiro  dos parceiros nem o de vida nem os de negócios e seria bom pensar bem antes de formar associações  ou parcerias em que os outros podem ganhar dinheiro enquanto a pessoa o perderá. Poderá enfrentar muitas despesas e gastos, sobretudo no dasha ou subperíodos da Lua em outros dasas. A colocação da Lua na 12ª casa também pode prejudicar a paz mental ,indicando uma relação difícil com a mãe  ou dificuldades sentidas por esta, que também pode morrer cedo.  O nativo pode ter que enfrentar muitas preocupações e dificuldades na vida com esta posição da Lua, sobretudo se estiver orientado para os aspetos mais materiais da vida. Existe uma tendência natural para o isolamento e para manter secretos os aspetos mais íntimos da vida pessoal. Os aspetos que a Lua recebe e o facto de estar minguante ou brilhante também afetam os efeitos desta posição, sendo obviamente mais difíceis quando a Lua está numa fase escura no nascimento.

Quando a esta configuração da Lua em Escorpião e Ascendente Sagitário se junta o Sol no signo de Gémeos,  outros fatores entram na dinâmica desta personalidade. Na verdade,  o elemento Água do signo da Lua não se mistura com o Fogo do signo do Ascendente mas o elemento Ar do signo do Sol mistura-se harmoniosamente com o Fogo do Ascendente e o resultado é que as tendências para a liberdade e para a mutabilidade de Sagitário são acentuadas com esta configuração.

Assim, é de esperar que esta pessoa dê por vezes a sensação de volatilidade, de uma mudança súbita e brusca de orientação pois é característico de Gémeos, o signo oposto de Sagitário , uma curiosidade infinita que se esvai facilmente à medida que a sua exploração termina, sem se aprofundar demasiado. É claro que o facto de Sagitário ter a tendência para procurar a síntese global e a visão de conjunto atenua a tendência para «apanhar as novidades» e deixá-las logo a seguir por qualquer coisa nova que se descobre, típica de Gémeos, mas esta pessoa certamente alternará momentos em que o gosto pela discussão lógica e filosófica e a argumentação são o ponto alto, por outros em que a reserva e o silêncio e o desejo de ficar só num espaço solitário são uma necessidade premente.  Ela é a comunicadora nata e faladora compulsiva num instante e a observadora silenciosa e secreta num outro instante, retirando-se do tumulto do mundo.

A colocação do Sol no signo de  Gémeos  dá um caráter marcadamente social a esta personalidade. É , muito provavelmente, uma consumidora das redes sociais e de toda a tecnologia que facilita a comunicação e a  troca de informação.  Possivelmente é também alguém com o gosto pela escrita ou pelo discurso e que faz dos objetivos intelectuais aspetos fundamentais da sua vida: esta é algo que se faz narrativa e interação com o conhecimento  e é partilha disso tudo com os outros. O nativo pode ser um erudito , que consome cultura como algo tão fundamental como o ar que respira e poderá dedicar-se a  uma carreira de cariz intelectual e oratório.

O Sol está por sua vez colocado na 7ª casa do horóscopo e esta colocação enfatiza o interesse da pessoa  nos relacionamentos. Porém, esta posição do Sol não favorece o casamento pois indica obstruções ou atrasos à sua concretização. Não raramente, os nativos com esta posição enfrentam diversas obstruções à oficialização do relacionamento, por diversos motivos. Existe também a tendência para atrair parceiros dominadores e manipuladores e de haver escândalos produzidos pelo parceiro que afetam a vida da pessoa.

Globalmente , podemos considerar, no entanto, que esta personalidade, apesar de fortemente focada nos relacionamentos, poderá dispensar a sua formalização, devido às características do Ascendente e do signo solar.

This site is protected by wp-copyrightpro.com

%d bloggers like this: