Personalidade Básica Ascendente Virgem Lua Touro Sol Capricórnio

 

cvbm

Continuamos a responder aos pedidos dos leitores, publicando uma nova personalidade básica  pertencente ao elemento Terra. Trata-se da Personalidade Básica Ascendente Virgem Lua Touro Sol Capricórnio.

Quando o Ascendente está colocado no signo de Virgem temos um nativo altamente organizado e preocupado com a ordem do mundo em que vive.

Virgem é dono de uma racionalidade prática invejável, uma capacidade de atenção ao pormenor que faz dele o perfecionista do Zodíaco e alguém que pensa continuamente na melhor forma de ordenar e arrumar tudo à sua volta, desde o meio físico ao lar e ao local de trabalho  e até à sua própria vida, na qual não há lugar para improvisos nem para a agitação das coisas que aparecem de surpresa.

Estes nativos detestam alterar a ordem previamente estabelecida, em qualquer área em que se movam. Não gostam de «aventura» no sentido de não saberem com o que contam e, por isso, tudo na sua vida é cuidadosamente calculado, pensado e decidido antes de acontecer. Escusado será então dizer que a espontaneidade não é um dos traços principais do seu caráter  e que, em tudo na vida, preferem «jogar pelo seguro».

Na origem desta necessidade de organizar e pensar previamente está o perfecionismo destas pessoas, por um lado e, por outro, o seu criticismo exacerbado sempre que alguma coisa não corre «como devia».  A mente de Virgem é profundamente analítica e avaliativa, julga continuamente o resultado das suas ações e as dos outros, de acordo com o padrão previamente estabelecido para aferir as causas «do erro».

O mundo de Virgem tem um caráter absoluto e obedece a padrões práticos imutáveis: existe a maneira «perfeita» de fazer cada coisa; e, depois, há  as formas  defeituosas  que é preciso criticar e erradicar para se conseguir uma eficácia perfeita.

Não há, nesta forma de pensar e de ser, a pretensão de se atingir alguma alta esfera transcendente- o mundo de Virgem é prático e está associado à capacidade de fazer bem todas as tarefas que nos permitem controlar e retirar o máximo partido do mundo à nossa volta, para o transformar num mundo humanizado cuja capacidade manual e técnica dos seres humanos é posta  em evidência, com o auxílio da razão para analisar os métodos e criticar as  suas falhas.

Estas características do signo de Virgem fazem com que estas pessoas tenham tendência para criar alguns dogmatismos, que podem ser diferentes de indivíduo para indivíduo: uns centram-se no mundo do trabalho e focam o seu desejo de perfeição, de eficácia dos métodos e ações para atingir os objetivos previamente definidos;

Outros focam-se na sua própria pessoa e procuram «melhorar», seja adotando planos de alimentação saudável, exercício físico e estilo de vida, seja adotando uma estrita disciplina de vida pela qual procuram atingir um modo de ser  que se propuseram.

Mas, em geral, a exigência perfecionista de Virgem faz-se sentir em todas as áreas de vida e estes nativo são tão lestos a criticar-se a si mesmos como aos outros.  A simbólica do signo está, de resto, bastante associada à capacidade de aprender a melhorar pelo reconhecimento dos próprios erros, na convicção de que a repetição das ações «bem feitas» permite atingir a perfeição. Pelo menos no plano prático.

Ao nível do temperamento os nativos de Virgem são discretos e tímidos e, se por vezes são bastante atraentes fisicamente, tendem a desvalorizar-se ou , pelo menos, a manter um perfil discretamente elegante, no qual se nota muitas vezes um laivo de inocência , o que exprime o  caráter «limpo» e sem calculismos na sua expressão.

Quando, ao Ascendente Virgem se associa a Lua em Touro, o resultado é uma suavização dos traços demasiado exigentes de Virgem e uma bonomia algo displicente, pela qual o nativo procura o prazer na sensualidade  aberta e «bem consigo mesma».

Partilham o mesmo elemento Terra mas Touro acrescenta a força da ambição  e o desejo de sobressair em termos de status , riqueza e recursos disponíveis, perante a comunidade. Esta é uma personalidade que dá ao trabalho um papel acentuadamente forte, bem como a todos os meios e recursos que ele permite alcançar.

A racionalidade de Virgem e a sua capacidade extraordinária de organização e eficácia colocam-se ao serviço do trabalho e da acumulação de recursos e outros bens que permitam alcançar o máximo de prazer ou de felicidade nesta vida terrena.

Aquilo que em  Virgem é algo recalcado e não abertamente explícito torna-se numa expressão natural em Touro, que não sofre de quaisquer sentimentos de culpa pelo prazer que procura. A tendência para um nervosismo e ansiedade característicos de Virgem apazigua-se pela energia tranquila de Touro.

A Lua em Touro está exaltada e, se também estiver brilhante no nascimento (Lua Cheia ou até 5, 6 dias após a Lua cheia), poderá trazer muitos benefícios para a vida desta pessoa. Na verdade, para este Ascendente, a Lua é um significador fortíssimo de sorte e de riqueza: rege a 11ª casa, uma casa de aumento de ganhos e de riqueza, bem como da realização dos desejos e ambições e está colocada na 9ª casa da sorte para esta vida.

Uma colocação perfeita para o sucesso! (a menos, é claro, que sofra alguma aflição de planetas maléficos, que arruínem esta configuração).  Assim, é de esperar que os desejos e ambições desta pessoa sejam preenchidos  e que a sorte acompanhe a sua vida.

Poderá receber riqueza do pai e este pode também ser uma pessoa com muitos bens, ou altamente influente e reputado. Os amigos serão uma fonte de sorte e de felicidade e terão um caráter elevado ou espiritual. O irmão (ou irmã)  mais velho pode contribuir para a sorte  do nativo.

A colocação da Lua na 9ª casa é excelente para proteger a totalidade do horóscopo e também para o bem estar emocional da pessoa. Esta posição, desde que não sofra aflições, pode dar grande fortuna e muita  sorte. A pessoa será, segundo os textos clássicos, divinamente abençoada e próspera.

Ao mesmo tempo, a sua natureza é espiritual e elevada em termos morais e inclinada para a «virtude» e a honradez, tendo um «coração puro». A  relação com o pai e com a mãe é geralmente muito boa e o nativo receberá benefícios de ambos.  Outra característica muito comum com esta posição da Lua é o amor pelas viagens de longa distância e está indicado que fará muitas destas viagens.  Esta posição também favorece o nascimento de filhos com excelentes qualidades.

A Lua em Touro  dá muita importância à segurança material mas também à posse de uma família estável que a pessoa estimará e nutrirá como o seu maior tesouro. Estas pessoas não gostam de mudanças e, por isso, para elas a família é algo de definitivo , não pensando nem aceitando, por temperamento, a quebra dos laços matrimoniais ou afetivos que as ligam ao parceiro.

Com esta posição da Lua não é de esperar que a Personalidade Básica Ascendente Virgem Lua Touro Sol Capricórnio  seja desapontada nesta área, o que é outro fator de sorte para esta personalidade, que não é das mais flexíveis nem tem muita capacidade de adaptação.

Quando, a esta configuração do Ascendente em Virgem e Lua em Touro, se junta o Sol no signo de Capricórnio, fecha-se o ciclo em torno deste elemento Terra e ficam bem visíveis os interesses deste nativo, em prol  de um mundo prático. Esta pessoa é altamente organizada, competente, racionalmente exímia e ambiciosa, alcançando na vida tudo aquilo que se propuser.

O Sol rege a 12ª casa,  uma casa de espiritualidade e de procura da salvação, ou de renúncia ao mundo e está colocado na 5ª casa, a outra casa do horóscopo que , com a 9ª, simboliza a sorte nesta vida, neste caso, a sorte que a pessoa traz consigo e que tem caráter kármico.

A colocação do regente da 12ª casa na 5ª casa pode dar alguma intranquilidade mental e dificultar os estudos e o nascimento de filhos ou, pelo menos, indicar  o nascimento de filhos para quem os bens materiais não têm importância  e que preferem uma vida mais ascética.

Julgamos, no entanto que a colocação do Sol na 5ª casa  do horóscopo é uma indicação de que todos os bens e sorte de que a pessoa disporá nesta vida devem ser usados com sabedoria e pode ser uma advertência para evitar o excesso de indulgência na procura dos prazeres. Ao mesmo tempo, poderá ser-lhe dada a oportunidade de ter autoridade sobre outros (incluindo a atividade política) e de, dessa forma, contribuir para o bem comum.

O Sol representa a alma e esta posição favorece o desenvolvimento espiritual da pessoa..Esta posição do Sol também favorece a inteligência e a criatividade e uma boa intuição.

O Sol em Capricórnio indica uma pessoa que constrói a sua própria identidade  com o esforço da sua ação e que almeja em tornar-se um expoente digno de admiração na área que escolher. Capricórnio pode ser muito materialista e obcecado com a segurança e a acumulação de bens materiais que provem a sua capacidade para subir na vida e na sociedade mas também pode escolher a via espiritual da renúncia aos objetivos materiais e  contribuir com o seu mérito pessoal para o bem da sociedade.

A sua colocação na 5ª casa do horóscopo indica um grande potencial individual de criar alguma coisa com os seus talentos pessoais para se tornar um ponto de referência para os outros.

Este objetivo de se tornar visível para os outros pode  ser uma temática dominante na vida desta personalidade mas a Lua em Touro pode ajudar a fazer isso sem se deixar submergir pelo desejo egoísta de ser o único centro , tanto da sua própria atenção como dos outros, deixando espaço para uma ação e expressão altruísta em que partilha a sua sorte com os outros.

Pela regência da 12ª casa poderá mesmo doar uma boa parte dos ganhos que alcançar para causas meritórias pelas quais poderá escolher deixar a sua marca, tornando-se num benfeitor da comunidade.

A Personalidade Básica Ascendente Virgem Lua Touro Sol Capricórnio é, sem dúvida, uma personalidade notável, com um potencial muito acima da média para alcançar sucesso e sorte nesta vida e para se evidenciar, no plano terreno, tanto ao nível das posses e das conquistas materiais como ao nível da generosidade  humana que é capaz de partilhar com a comunidade mais vasta uma sorte que esta, na generalidade das vezes, não tem.

Deixe um comentário a sua opinião conta