Trânsito de Júpiter 2015 – Ascendente Carneiro

estr

No próximo mês de julho, Júpiter abandonará o seu signo de exaltação e entrará no signo de Leão, um signo onde também produz bons resultados e onde  permanecerá por cerca de um ano. Assim, desde o dia 14 de julho de 2015 e até  11 de Agosto de 2016,  este planeta vai  gerar novas influências nas nossas vidas.

Tal como dissemos num artigo introdutório que escrevemos há um ano  sobre a influência do trânsito de  Júpiter e cuja leitura recomendamos vivamente aos leitores, o trânsito de Júpiter deve ser visto em conjunto com o trânsito de Saturno. Estes dois planetas- Júpiter expandindo a nossa vida para o futuro e Saturno fazendo aparecer a ligação kármica com o passado- estão na origem dos principais eventos da nossa vida e suportam as mudanças mais importantes que marcam a nossa existência.

Júpiter estará, durante este novo trânsito, no signo de Leão, um signo amigo  e de elemento Fogo, lançando aspeto para os outros signos de Fogo- Carneiro e Sagitário. A trilogia do elemento Fogo é de caráter criativo, entusiasta, pioneiro, corajoso, apaixonado. Estas qualidades tendem a manifestar-se durante este trânsito de Júpiter, que suportará todas as atividades ligadas à autoexpressão, ao ensino e aprendizagem, às artes, ao plano do Direito e das Leis, às crianças e ao desenvolvimento de novos valores e princípios de caráter ético e/ou religioso e espiritual. A forma como afetará cada nativo dependerá da casa por onde Júpiter vai transitar, da sua natureza funcional e dos períodos dasha/antardasa que cada um estiver a atravessar.

Iniciamos a análise sintética dos efeitos gerais do trânsito de Júpiter para os vários signos Ascendentes. Como é  da tradição na Astrologia Jyotish, daremos também atenção aos Nakshtras pelos quais Júpiter transitará.

Entre 14 de julho e 14 de setembro, Júpiter vai transitar pelo Nakshatra de Magha, com regência de Ketu. O ponto do horóscopo onde Ketu está a transitar por casa influencia os resultados do trânsito de Júpiter e  o mesmo acontece com os regentes dos outros Nakshtras por onde Júpiter vai transitar durante o ano  de duração deste novo trânsito.

Entre 14 de setembro e 28 de novembro e de 18 de fevereiro e 24 de junho, Júpiter vai transitar pelo Nakshatra de Poorva Phalguni.  E transitará por este Nakshatra em dois períodos devido ao seu movimento retrógrado. Este Nakshatra tem regência de Vénus.

Finalmente, entre  28  de novembro e 18 de fevereiro e depois novamente de 24 de junho a  11 de Agosto, Júpiter vai transitar pelo Nakshatra de UttaraPhalguni , que tem a regência do Sol.  Deste modo, cada um destes regentes faz sentir a sua influência, a partir das casas do horóscopo que rege e, no caso dos planetas de movimento lento, também a partir das casas por onde se encontram a transitar.

 Efeitos do Trânsito de Júpiter 2015-2016  para o Ascendente Carneiro

Durante o trânsito de Júpiter pelo Nakshstra de Magha, é de esperar que haja algumas perdas. Por ex., o nativo pode ter um desejo intenso por aprender e fazer  coisas novas  e criativas e pode investir bastante nisso mas os custos poderão ser elevados e não compensar, havendo mais perdas do que ganhos reais. a partir do dia 29 de janeiro de 2016, no entanto, Ketu entrará no signo de Aquário e transita pela sua 11ª casa, podendo nessa altura favorecer os ganhos e aumento de rendimento disponível.

Durante o trânsito de Júpiter pelo Nakshatra de Poorva Phalguni, com regência de Vénus, que rege a 2ª e a 7ª casas, pode haver uma expansão das formas de fazer dinheiro, o desejo de aprender novas competências, etc. As parcerias serão outra área de interesse e de foco, podendo haver a formação de novas parcerias, incluindo amorosas.

Durante o período em que trânsitará pelo Nakshatra de Uttara Phalguni, com regência do Sol,  poderá haver o amadurecimento de competências e conhecimentos, que darão uma nova capacidade de autoexpressão, mais rica e criativa e maior confiança na própria inteligência e capacidades pessoais. É também um excelente período para lidar com crianças (ou para ter uma, caso seja desejado e possível) e para os relacionamentos sociais e amorosos).

Júpiter vai transitar pela auspiciosa 5ª casa do horóscopo, sendo o regente da outra casa da sorte e da fortuna, a 9ª e também da 12ª casa. A presença do regente da 9ª casa na 5ª casa é sem dúvida uma excelente configuração, podendo trazer sorte para  os assuntos representados pela 5ª  e 9ª casas. Estas duas casas estão relacionadas com o Karma: a 5ª com o karma trazido para esta vida, representando «poorvapunya», isto é, a recompensa por boas ações passadas e a 9ª representando  o novo karma que  vamos constituindo com as ações que realizamos nesta vida. Assim, potencialmente, os nativos de Carneiro poderão agora alcançar a justa recompensa na forma de «sorte» durante este trânsito de Júpiter, contanto que o período dasha não seja desfavorável.

Este novo trânsito de Júpiter será excelente para promover toda a atividade criativa  e tudo o que é objeto de paixão para estes nativos. E isto aplica-se tanto aos relacionamentos amorosos como aos interesses e desejos mais amados e acarinhados. Novos projetos que exprimam a essência da individualidade e do seu talento são favorecidos. Mas, mais importante, Júpiter, a partir da 5ª casa, lança aspeto para a 9ª  e para a 1ª casa, ligando assim todas as casas Dharma Trikona . O resultado é que uma espantosa reformulação criativa do propósito de vida ou do destino pessoal pode estar agora em construção, incentivando estas pessoas a serem mais criativas e a exprimirem mais fortemente a essência do que realmente desejam ser e fazer nesta vida. Para os que até hoje não descobriram ainda qual é essa missão que  torna as suas vidas especiais e únicas no esquema universal das coisas, este pode ser o período decisivo em que realmente saberão quem são e quem desejam ser. E essa descoberta mudará radicalmente, em muitos casos, as suas vidas.

Saturno, o planeta lento  cuja ação anda a par com a de Júpiter, está a transitar pela 8ª casa  em Escorpião e a sua ação nesse signo pode também ser decisiva, durante este trânsito de Júpiter, para ajudar a encontrar  um novo equilíbrio emocional que redefina a identidade pela libertação de todas as emoções bloqueadoras, de todos os medos que têm impedido estas pessoas de serem quem verdadeiramente são e desejam ser. Júpiter não estará, neste novo trânsito, em aspeto com Júpiter, mas Saturno lançará um aspeto de 10ª casa para Júpiter. Isto significa que a ação de Júpiter estará delimitada pelas possibilidades definidas por Saturno e que as mudanças que  Júpiter impulsiona só serão realizadas na medida em que forem permitidas pela ação de Saturno (ou, o mesmo é dizer, pelo Karma da pessoa, representado por Saturno). Quando esse karma é essencialmente positivo, a pessoa obtém agora a recompensa merecida . Se for predominantemente negativo, é possível que as promessas deste trânsito de Júpiter atinjam apenas uma leve expressão, sem grande relevo.

Este trânsito de Júpiter incentivará a procura de conhecimento.  A vida social também será importante e poderá ver aparecer novas amizades que serão importantes para promover o sucesso pessoal a vários  níveis. Os relacionamentos amorosos tenderão a ser felizes e, se outros elementos do horóscopo o confirmarem, nativos sem filhos e que desejem tê-los poderão agora ver realizado esse desejo.

Pelo aspeto que lança para o Ascendente, Júpiter protege a saúde e a segurança material  e a relação com o pai pode trazer benefícios e ser  relevante de forma positiva na vida dos nativos. As viagens de longo curso poderão ter algum significado especial e importante nesta altura, podendo  contribuir para a autodescoberta  e inspiração pessoal . Do mesmo modo, os estudos num país estrangeiro poderão desempenhar um propósito semelhante.

Saturno, como referimos, lança aspeto para a 5ª casa e põe em ação a «sorte» da pessoa vinda do passado, permitindo-lhe obter alguma coisa relacionada com a 5ª casa: sucesso ou fama numa atividade ligada à investigação académica, entretenimento, desporto ou projeto/iniciativa  profissional , nascimento de um filho ou sucesso dos filhos, atividade religiosa ou espiritual, etc.  Saturno lança igualmente aspeto para a casa que rege, a 10ª, podendo por isso ajudar a obter o reconhecimento na área profissional e social . A área da vida familiar e financeira pode ,no entanto, ser objeto de algumas tensões e preocupações  e é sensato não efetuar gastos de forma impensada. A colocação de Saturno na 8ª casa pode produzir problemas financeiros, talvez causados por mudanças no emprego ou instabilidade nessa área de vida, com atrasos ou obstruções  que causam escassez financeira.  A ação de Júpiter na 5ª casa tende a  produzir bons resultados nos investimentos , no jogo, etc, mas é preciso não esquecer que é Saturno que comanda , neste novo trânsito, a libertação dos bons resultados de Júpiter. É assim  necessário analisar o estado e a  força de Saturno no horóscopo para determinar inteiramente a dimensão dos efeitos de trânsito de Júpiter.

Deixe um comentário, ajude-nos a melhorar

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.