Trânsito de Júpiter- Ascendente Gémeos

gem

No próximo mês de julho, Júpiter abandonará o seu signo de exaltação e entrará no signo de Leão, onde vai permanecer durante um ano. Assim, desde o dia 14 de julho de 2015 e 11 de Agosto de 2016,  este planeta vai influenciar de modo diferente as nossas vidas.

Tal como dissemos num artigo introdutório que escrevemos há um ano  sobre a influência do trânsito de  Júpiter e cuja leitura recomendamos vivamente aos leitores, o trânsito de Júpiter deve ser visto em conjunto com o trânsito de Saturno. Estes dois planetas- Júpiter expandindo a nossa vida para o futuro e Saturno fazendo aparecer a ligação kármica com o passado- estão na origem dos principais eventos da nossa vida e suportam as mudanças mais importantes que marcam a nossa existência.

Júpiter estará, durante este novo trânsito, no signo de Leão, um signo amigo  e de elemento Fogo, lançando aspeto para os outros signos de Fogo- Carneiro e Sagitário. A trilogia do elemento Fogo é de caráter criativo, entusiasta, pioneiro, corajoso, apaixonado. Estas qualidades tendem a manifestar-se durante este trânsito de Júpiter, que suportará todas as atividades ligadas à autoexpressão, ao ensino e aprendizagem, às artes, ao plano do Direito e das Leis, às crianças e ao desenvolvimento de novos valores e princípios de caráter ético e/ou religioso e espiritual. A forma como afetará cada nativo dependerá da casa por onde Júpiter vai transitar, da sua natureza funcional e dos períodos dasha/antardasa que cada um estiver a atravessar.

Iniciamos assim a análise geral dos efeitos do trânsito de Júpiter para os vários signos Ascendentes. Como é tradição na Astrologia Jyotish, daremos também atenção aos Nakshtras pelos quais Júpiter transitará.

Entre 14 de julho e 14 de setembro, Júpiter vai transitar pelo Nakshatra de Magha, com regência de Ketu.O ponto do horóscopo onde Ketu está a transitar por casa influencia os resultados do trânsito de Júpiter, o mesmo acontecendo com os regentes dos outros Nakshtras por onde Júpiter vai transitar durante o ano  de duração do seu novo trânsito. Entre 14 de setembro e 28 de novembro e de 18 de fevereiro e 24 de junho, Júpiter vai transitar pelo Nakshatra de PoorvaPhalguni.  E transitará por este Nakshatra em dois períodos devido ao seu movimento retrógrado. Este Nakshatra tem regência de Vénus. Finalmente, entre  28  de novembro e 18 de fevereiro e depois novamente de 24 de junho a  11 de Agosto, Júpiter vai transitar pelo Nakshatra de UttaraPhalguni , que tem a regência do Sol.  Deste modo, cada um destes regentes faz sentir a sua influência, a partir das casas do horóscopo que rege e, no caso dos planetas de movimento lento, também a partir das casas por onde se encontram a transitar.

Efeitos do Trânsito de Júpiter  2015-2016  para o Ascendente Gémeos

Durante o trânsito de Júpiter pelo Nakshstra de Magha, com regência de Ketu, que está em trânsito pela 10ª casa, poderá acontecer que seja  o período menos positivo deste trânsito de Júpiter, que conduz a um foco nas próprias necessidades e desinteresse pelos aspetos mundanos da vida. Assim, os assuntos significados pela 3ª casa- pequenas viagens, relações com os amigos, irmãos e outros parentes, como primos e sobrinhos, aprendizagens práticas e atividades rotineiras- poderão correr de forma menos entusiasta e até sofrer com alguns desentendimentos. As viagens também  poderão não dar  bons resultados. A partir de 29 de janeiro, quando Rahu entrar no mesmo signo de Júpiter, Leão, num novo trânsito de 18 meses, esta situação poderá alterar-se, com Ketu a transitar pela 9ª casa. Este novo trânsito levará a focar-se nas realidades imediatas do quotidiano e num plano mais prático e material da vida.

Durante o trânsito de Júpiter pelo Nakshatra de Poorva Phalguni, com regência de Vénus, que rege a 5ª e 12ª casas, será um período excelente para todas as atividades de diversão, para a aprendizagem recreativa , para iniciar novos projetos, expandir os talentos pessoais, adquirir novos conhecimentos e pô-los em prática. É também um período excelente para o relacionamento com amigos, parceiro amoroso, familiares como irmãos, primos e sobrinhos.  Deverá no entanto ter cuidado com os gastos e as despesas pois  você pode ser levado (a) a gastar em excesso e depois poderá  sofrer dificuldades na área financeira. A sua inteligência criativa estará ao máximo.

Durante o período em que transitará pelo Nakshatra de Uttara Phalguni, com regência do Sol, poderá haver alguma energia agressiva a causar desentendimentos  nos relacionamentos com os amigos, irmãos e familiares referidos arás, devido a um excesso de afirmação pessoal, teimosia, etc. mas estes serão facilmente sanáveis e de  relativa importância, não perturbando gravemente os resultados do trânsito de Júpiter.

Júpiter  rege a 7 e a 10ª ª casas do seu horóscopo e será de esperar que as  parcerias e a carreira/ profissão sejam áreas da sua vida que se irão expandir neste ano de duração do trânsito  de Júpiter. Vai transitar pela 3ª casa do horóscopo, relacionada com os irmãos, os desejos e a motivação, os talentos pessoais e a criatividade , os aspetos da comunicação, as pequenas viagens, as aprendizagens práticas que serão relevantes  para as rotinas do dia a dia e para  a interação com os contextos gerais de vida. Deste modo,  os aspetos significados pela 3ª casa vão influenciar decisivamente o modo como você se relaciona com os amigos, irmãos e familiares, incluindo o cônjuge e os parceiros de negócios e a forma  como projeta a sua carreira ou desenha novos caminhos nesta área. As aprendizagens que fizer, os amigos novos que encontrar poderão influenciar decisivamente novos rumos na atividade profissional e nos negócios e na criação de uma nova relação importante na sua vida.  Durante este trânsito você poderá  encontrar novas oportunidades profissionais, de aplicação dos seus talentos e conhecimentos adquiridos, podendo haver mudanças importantes e positivas a este nível.  Se tiver desejo de adquirir novos conhecimentos e competências, este período será excelente para o efeito, sendo um período excelente par fazer formação. Ao longo deste ano você estará muito ativo (a), tanto mental como fisicamente, mas deve evitar o excesso de projetos ou atividades em simultâneo, que  o (a) impedirão  de retirar todo o potencial positivo daquilo com que se envolver. Os que se dedicam a atividades de comunicação, de escrita, ou às artes poderão ver essa área da sua vida expandir-se e atingir um plano  de reconhecimento  com resultados positivos.

Este novo trânsito de Júpiter pode afetar positivamente a  sua sorte e melhorar os ganhos pois Júpiter lança aspeto para a 7ª, 9ª e 11ª casas, tornando as parcerias de negócios muito frutuosas no aspeto financeiro. Enquanto regente da 7ª  e da 10ª casas, Júpiter pode trazer-lhe algum dinheiro fruto de parcerias, de uma promoção no emprego, de alguma atividade envolvendo países estrangeiros, etc.  Poderá também obter ajuda do pai ou de outras figuras de autoridade na realização dos seus desejos e projetos.

A 3ª casa rege as motivações e a capacidade de mobilizar energia para se envolver no mundo, usando os talentos naturais e as redes sociais e de comunicação. Esta área da sua vida estará assim fortemente envolvida, durante este trânsito, na concretização dos seus desejos e interesses.

Saturno, o planeta lento  cuja ação anda a par com a de Júpiter, está a transitar pela 6ª casa , em Escorpião, na casa  da saúde, das despesas e das rotinas diárias, da relação com colegas e subordinados, dos conflitos e oposições que separam os seus interesses dos interesses dos outros. Nesta casa, Saturno coloca pressão sobre a área da saúde, obrigando a reformular hábitos- alimentares, de exercício, rotinas, etc. -Saturno tende a retirar da sua vida aquilo que «está a mais», no sentido de impedir o seu desenvolvimento e missão de vida. Assim, se você se dedica a muitas atividades em simultâneo, poderá sentir cansaço que obrigará a abandonar algumas delas e a redefinir as suas rotinas diárias e as suas prioridades práticas.  Este é um excelente período para aprender mais sobre as reais necessidades do seu organismo, de modo a alterar  a dieta alimentar, fazer mais exercício físico e abrandar muitas das rotinas, sobretudo quando estas se têm desenvolvido a um ritmo «alucinante» na sua vida.

Júpiter não estará, neste novo trânsito, em aspeto com Júpiter, mas Saturno lançará um aspeto de 10ª casa para Júpiter. Isto significa que a ação de Júpiter estará delimitada pelas possibilidades definidas por Saturno e que as mudanças que  Júpiter impulsiona só serão realizadas na medida em que forem permitidas pela ação de Saturno (ou, o mesmo é dizer, pelo Karma, representado por Saturno). Quando esse karma é essencialmente positivo, a pessoa obtém agora a recompensa merecida . Se for predominantemente negativo, é possível que as promessas deste trânsito de Júpiter atinjam apenas uma leve expressão , sem grande relevo. Se a ação de Saturno for predominantemente positiva, um novo conceito de comunicação e de relacionamento , de utilização dos seus talentos naturais para realizar a sua missão de vida, acabarão por surgir.

Este trânsito de Júpiter incentivará a expansão dos seus talentos naturais e da sua capacidade de aprender novas formas de se relacionar, tanto no plano profissional como familiar; aumentará  o seu entusiasmo e coragem para levar a cabo novos projetos que poderão expandir-se na sua vida de forma criativa e de acordo com os seus desejos, permitindo-lhe alcançar o sucesso (desde             que Júpiter e a 3ª casa não sofram aflições de maior). Poderá ser um período excelente para estar com a família e com os amigos e descobrir um novo sentido de relacionamento gratificante e que trará satisfação e prazer à sua vida.

Pelo aspeto que lança para a 11ª casa, Júpiter pode permitir melhorar a sua situação profissional e trazer um aumento de ganhos bem como  uma melhor situação profissional. Pode ainda trazer para a sua vida um ou mais parceiros que terão um papel importante na sua vida.

Saturno lança aspeto para a 3ª, a 8ª  e 12ª casas, fazendo incidir a sua ação nos processos de transformação profunda da sua psique e incentivando ao desenvolvimento espiritual. Estas áreas da sua vida não deverão, por isso, ser negligenciadas.