Trânsito de Júpiter- Ascendente Leão

amar

No próximo mês de julho, Júpiter abandonará o seu signo de exaltação e entrará no signo de Leão, onde vai permanecer durante um ano. Assim, desde o dia 14 de julho de 2015 e 11 de Agosto de 2016,  este planeta vai influenciar de modo diferente as nossas vidas.

Tal como dissemos num artigo introdutório que escrevemos há um ano  sobre a influência do trânsito de  Júpiter e cuja leitura recomendamos vivamente aos leitores, o trânsito de Júpiter deve ser visto em conjunto com o trânsito de Saturno. Estes dois planetas- Júpiter expandindo a nossa vida para o futuro e Saturno fazendo aparecer a ligação kármica com o passado- estão na origem dos principais eventos da nossa vida e suportam as mudanças mais importantes que marcam a nossa existência.

Júpiter estará, durante este novo trânsito, no signo de Leão, um signo amigo  e de elemento Fogo, lançando aspeto para os outros signos de Fogo- Carneiro e Sagitário. A trilogia do elemento Fogo é de caráter criativo, entusiasta, pioneiro, corajoso, apaixonado. Estas qualidades tendem a manifestar-se durante este trânsito de Júpiter, que suportará todas as atividades ligadas à autoexpressão, ao ensino e aprendizagem, às artes, ao plano do Direito e das Leis, às crianças e ao desenvolvimento de novos valores e princípios de caráter ético e/ou religioso e espiritual. A forma como afetará cada nativo dependerá da casa por onde Júpiter vai transitar, da sua natureza funcional e dos períodos dasha/antardasa que cada um estiver a atravessar.

Iniciamos assim a análise geral dos efeitos do trânsito de Júpiter para os vários signos Ascendentes. Como é tradição na Astrologia Jyotish, daremos também atenção aos Nakshtras pelos quais Júpiter transitará.

Entre 14 de julho e 14 de setembro, Júpiter vai transitar pelo Nakshatra de Magha, com regência de Ketu.O ponto do horóscopo onde Ketu está a transitar por casa influencia os resultados do trânsito de Júpiter, o mesmo acontecendo com os regentes dos outros Nakshtras por onde Júpiter vai transitar durante o ano  de duração do seu novo trânsito. Entre 14 de setembro e 28 de novembro e de 18 de fevereiro e 24 de junho, Júpiter vai transitar pelo Nakshatra de PoorvaPhalguni.  E transitará por este Nakshatra em dois períodos devido ao seu movimento retrógrado. Este Nakshatra tem regência de Vénus. Finalmente, entre  28  de novembro e 18 de fevereiro e depois novamente de 24 de junho a  11 de Agosto, Júpiter vai transitar pelo Nakshatra de UttaraPhalguni , que tem a regência do Sol.  Deste modo, cada um destes regentes faz sentir a sua influência, a partir das casas do horóscopo que rege e, no caso dos planetas de movimento lento, também a partir das casas por onde se encontram a transitar.

Efeitos do Trânsito de Júpiter 2015-216  para o Ascendente Leão

Durante o trânsito de Júpiter pelo Nakshstra de Magha, com regência de Ketu, que está em trânsito pela 8ª casa, você poderá focar-se na aquisição de novos conhecimentos que lhe permitam adquirir status e mais riqueza e  novas competências que abrem caminho para explorar formas originais de ganhar dinheiro. Pelo menos até ao dia 29 de janeiro, altura em que Ketu entrará no signo oposto ao de Júpiter, em Aquário, para mais 18 meses de um novo trânsito. Nessa altura, Ketu apoiará o desejo pelo desenvolvimento de uma identidade mais forte e com capacidade para atrair um largo círculo de pessoas prontas a segui-lo (a) e a admirá-lo(a). Circunstâncias inesperadas podem também surgir na sua vida.

Durante o trânsito de Júpiter pelo Nakshatra de Poorva Phalguni, com regência de Vénus, que rege a 3ª e 10ª casas, haverá oportunidade  para expandir a área profissional através do uso dos talentos pessoais, inclusive artísticos. A sua popularidade pode aumentar, bem como a sua reputação.

Durante o período em que transitará pelo Nakshatra de Uttara Phalguni, com regência do Sol ,você pode ver aumentada a sua visibilidade. Mudanças podem ocorrer na sua expressão física- e uma delas é que você pode engordar, por isso, tenha atenção aos excessos de doces!- mas também mental e emocional. Você pode mostrar uma nova maturidade que lhe granjeará respeito e melhor reputação.

Júpiter  rege a 5ª e a 8ª ª casas do seu horóscopo e será de esperar que você expanda a sua criatividade e veja novas oportunidades virem ao seu encontro, levando ao aumento de reconhecimento ou mesmo fama, em alguns casos. Poderá ganhar dinheiro ao jogo , em  investimentos ou através de  herança/legado/indeminização. Se Júpiter e a 5ª casa estiverem fortes no horóscopo, você pode ter sorte, obtendo o que deseja para a sua vida e expandindo a sua atividade de modo a alcançar fama e popularidade e um elevado reconhecimento. Podem aparecer oportunidades de liderança de algum projeto. A presença de Júpiter no Ascendente produz um sentimento novo de esperança e de renovação  e todas as atividades criativas , bem como os dons artísticos, a inteligência, o sentimento claro do seu propósito de vida , aumentam a segurança que você tem em relação a si e ao sentido da sua vida.  Neste período você poderá brilhar e ser notado (a), e também apreciado. (a)

Este novo trânsito de Júpiter é um período excelente para ver surgir uma identidade renovada, uma forte autoconfiança e autoestima, uma expansão de tudo o que você deseja para a sua vida, de modo a renovar o sentido e a perceção de quem é e deseja ser.  Pelo aspeto que lança para a 7ª casa, Júpiter pode influenciar o surgimento de um novo parceiro de vida e você pode mudar  um parceiro que exista e que você tem consciência de que não é a pessoa que quer a acompanhar a sua vida ou, no caso de estar  sozinho (a), pode encontrar uma pessoa que o (a) complete e faça feliz. A felicidade  no sentido romântico torna-se um fator importante no decurso deste novo trânsito.

A 1ª casa relaciona-se com a aparência física, a personalidade, a natureza da pessoa; indica o propósito de vida geral  e o sucesso geral, a  vitalidade e a saúde geral, a longevidade, a prosperidade , o status e a reputação geral que se pode  alcançar nesta existência;  e ainda a capacidade geral para realizar os seus desejos e ambições, a infância, o caráter moral, o  temperamento, a autoconfiança, a fama, o modo como os outros nos veem, a abordagem geral que fazemos da vida. Durante este período, estes significados deverão sofrer uma expansão na sua vida e a sua abordagem geral da vida deverá tornar-se mais feliz e otimista ao mesmo tempo que você pode amadurecer talentos e qualidades e tornar-se uma pessoa mais sábia, eticamente mais correta e  mais justa.

Durante este trânsito de Júpiter as crianças e o contacto com elas podem tornar-se mais relevantes.  Você poderá ver nascer  um filho se esse for o seu desejo ou poderá ver entrar crianças na família fruto de um casamento novo.

Saturno, o planeta lento  cuja ação anda a par com a de Júpiter, está a transitar pela 4ª casa , em Escorpião, uma casa que representa a vida doméstica e a mãe, a sua felicidade subjetiva, a educação. Neste sentido, Saturno irá acrescentar responsabilidades a estas áreas de vida, como explicámos no artigo específico deste trânsito de Saturno para o Ascendente Leão.   Assim, você terá muita consciência das responsabilidades em relação ao lar, poderá ter que assumir  o cuidado de  algum familiar mais idoso como a mãe, sendo esta uma área de preocupações e de deveres durante este período. Do mesmo modo poderá ter que cuidar das propriedades familiares ou  de outros bens de família e isso será sentido como um fardo por si. Durante este período você terá a oportunidade de abandonar velhos padrões emocionais aos quais associa significados ilusórios e gastos de segurança e terá agora que se libertar deles, adquirindo maior autonomia emocional . Durante este processo, um novo conceito de «lar» terá emergido na sua vida com mais esperança e alegria.

Saturno lança aspeto durante este trânsito, para a 1ª, a 6ª e a 10ª casas, que são casas de afirmação, de saúde e de  visibilidade/ fama /reputação. E poderá levar à redefinição  das suas inclinações mais profundas, fazendo nascer uma nova matriz para fundamentar  o sentido da sua vida.

Júpiter não estará, neste novo trânsito, em aspeto com Júpiter, mas Saturno lançará um aspeto de 10ª casa para Júpiter. Isto significa que a ação de Júpiter estará delimitada pelas possibilidades definidas por Saturno e que as mudanças que  Júpiter impulsiona só serão realizadas na medida em que forem permitidas pela ação de Saturno (ou, o mesmo é dizer, pelo Karma da pessoa, representado por Saturno). Quando esse karma é essencialmente positivo, a pessoa obtém agora a recompensa merecida . Se for predominantemente negativo, é possível que as promessas deste trânsito de Júpiter atinjam apenas uma leve expressão, sem grande relevo. Se a ação de Saturno for predominantemente positiva, você poderá transformar o seu sentido de felicidade e de conforto a todos os níveis. Poderá ainda redefinir o contexto daquilo que lhe dá segurança e completamento no plano emocional explorando os recursos espirituais no seu próprio ser.

Este trânsito de Júpiter  permitirá encontrar novas e mais satisfatórias formas de expressão individual e reconstruir ou renovar a sua identidade pessoal. Poderá aumentar a sua visibilidade e o seu potencial de sucesso, expandindo as suas qualidades e melhorando o seu temperamento e personalidade. Poderá também contribuir decisivamente para uma abordagem  da vida mais otimista e alegre, maior autoconfiança e autoestima e ajuda na formação de  novas parcerias mais felizes e significativas.

Pelo aspeto que lança para a 7ª casa, Júpiter pode permitir o encontro com parceiros com bom caráter, com uma situação estável e confortável a nível financeiro e com uma abordagem  otimista e orientada por elevados princípios, da vida , proporcionando deste modo parcerias capazes de se manter no tempo e de contribuir  positivamente para a sua felicidade emocional e material.

Saturno lança aspeto para a 1ª, a 6ª  e a 10ª casas, fazendo incidir a sua ação na expressão da identidade e dos seus talentos, na capacidade de vencer oposições e situações de competição, mas também no desenvolvimento da cooperação e do serviço, aprendendo a resistir a situações de pressão, tanto na saúde como na profissão, de modo a alcançar, pelo esforço e talentos individuais, uma posição profissional e social merecedora de respeito e de uma boa reputação.