hema

A Hematite é um dos minerais mais abundantes na Terra, razão pela qual o seu preço é muito acessível. É um óxido de ferro que se forma  nas rochas sedimentares metamórficas e ígneas em todo o mundo.  Porém, apesar de, nos tempos antigos, ter sido extraída em muitos locais do mundo inteiro, na atualidade essa extração restringe-se a alguns locais: Brasil, China, Austrália, Canadá, Índia, Rússia, África do Sul, Venezuela e USA.

A Hematite tem uma larga aplicação na indústria, como na produção de pigmentos , na formação de barreiras anti radiação, etc. O ocre vermelho, uma variedade da Hematite, teve larga utilização no mundo antigo nas pinturas rupestres. Os nativos americanos acreditavam que as pinturas de guerra desenhadas no corpo com  a Hematite os tornariam  invencíveis no campo de batalha.

Apesar de a variedade mais conhecida do público ser a que apresenta uma cor acinzentada com brilho prateado, esta variedade é na verdade produto de uma reconstituição da pedra. A Hematite pode encontrar-se em tons de vermelho escuro que se assemelha ao sangue, justificando a designação tradicional de «pedra de sangue». Também se encontra em tons de preto acinzentado, acastanhado e alaranjado e pode ter um brilho prateado. Finalmente, podemos também encontrar a Hematite  sob a forma de inclusão em quartzo,  sendo nesse caso conhecida como «quartzo vermelho», «quartzo hematoide», «quartzo Arlequim», etc..

hem

Apesar do seu largo uso na indústria, a Hematite tem algumas propriedades metafísicas e curativas bem conhecidas: é antes de mais uma pedra de enraizamento e de estabilidade. Diz-se que fortalece a conexão com a Terra através do «cordão de prata», ajudando a equilibrar a união entre  corpo/mente/espírito. Segundo a tradição equilibra as energias da «aura» e alinha os chakras,  formando uma barreira de proteção em relação às energias negativas; dissolve estas energias negativas e impede que as absorvamos , sendo por  isso também uma excelente pedra de proteção. Ajuda a selar a aura e protege-a, impedindo a intrusão de energias ou entidades indesejadas. A colocação de uma pedra de Hematite em cada um dos cantos da sala forma uma barreira de proteção espiritual que muitos têm considerado bastante eficaz.

A Hematite tem sintonia com o chakra da raiz, ajudando a conexão profunda com a Terra e fortalecendo os nossos laços com o plano físico e terreno, o que aumenta o nosso sentimento de segurança. Porém, ela também permite a conexão entre as energias de vibração mais elevada com as energias terrestres, o que aumenta a capacidade de usar os conhecimentos obtidos por intuição ou em estado de meditação  na vida prática, dando-lhes maior potencial de realização ou  de concretização.  Isto sucede porque a Hematite, para além da sua grande propriedade de enraizamento, é também uma pedra da mente, auxiliando todos os processos de pensamento lógico-matemático, ajudando a  fazer um uso excelente das capacidades cognitivas.

ocre

Assim,  a Hematite coloca o plano físico e o plano mental e espiritual em ligação equilibrada : dá coragem, força, resistência e vitalidade física mas também estimula a concentração e a força, melhora a memória e ajuda a desenvolver um pensamento original. Usa as qualidades magnéticas das nossas energias yin- yang para equilibrar os meridianos do corpo e  também equilibra o sistema nervoso físico e etérico. Ajuda a trazer as energias espirituais de vibração mais elevada para a Terra, traz tranquilidade e acalma os pensamentos. Também ajuda a organização mental , favorecendo todos os tipos de conhecimento  que a exigem.

Em termos psicológicos, a Hematite aumenta a autoestima, a autoconfiança e  melhora o auto valor, ajuda a superar comportamentos compulsivos e a dependência de substâncias indesejáveis, pela melhoria da força de vontade, sendo também útil para ajudar nas dietas de emagrecimento.  Quando usada frequentemente, ajuda a melhorar os relacionamentos, sendo também considerada uma pedra feminina porque ajuda as mulheres tímidas a serem mais assertivas, corajosas e autoconfiantes.

hem4

Na cura com cristais, a Hematite é usada para tratar desordens do sangue, incluindo a anemia; pelo efeito calmante, é usada no tratamento da ansiedade e do stress e na insónia; também é usada, devido à propriedade estabilizadora, no alinhamento da coluna; restaura , fortalece e regula o fornecimento de sangue no corpo, estimula a absorção de ferro  e a formação de glóbulos vermelhos no sangue; alivia as cãibras nas pernas ,ajuda a tratar as fraturas nos ossos, melhora o fornecimento de oxigénio no corpo. Pode ser usada como complemento para arrefecer o corpo, nos estados febris. A Hematite ajuda a manter a saúde geral do corpo: uma pedra usada junto ao corpo contribui para a manutenção da saúde. No entanto, em algumas pessoas a colocação da Hematite em contacto com o corpo produz inflamação por isso , antes de carregar uma destas pedras junto ao seu corpo, deve testar primeiro a reação do seu corpo à pedra. Em geral, o uso de uma pulseira de contas de Hematite, ou de um colar, da variedade magnética cinzento prateado é útil para a saúde e para a sua proteção de energias negativas, ao mesmo tempo que o (a) mantém ligado e enraizado no aqui e agora terreno. Também pode ser usada em forma de anel, para o que deverá ser usado na mão esquerda para manter a proteção em relação a energias ambientes negativas.

Fácil de obter e de usar, a Hematite, apesar do baixo valor económico, é uma das grandes pedras que não podem faltar na nossa coleção.

This site is protected by wp-copyrightpro.com

%d bloggers like this: