cor

No próximo mês de julho, Júpiter abandonará o seu signo de exaltação e entrará no signo de Leão, onde vai permanecer durante um ano. Assim, desde o dia 14 de julho de 2015 e 11 de Agosto de 2016,  este planeta vai influenciar de modo diferente as nossas vidas.

Tal como dissemos num artigo introdutório que escrevemos há um ano  sobre a influência do trânsito de  Júpiter e cuja leitura recomendamos vivamente aos leitores, o trânsito de Júpiter deve ser visto em conjunto com o trânsito de Saturno. Estes dois planetas- Júpiter expandindo a nossa vida para o futuro e Saturno fazendo aparecer a ligação kármica com o passado- estão na origem dos principais eventos da nossa vida e suportam as mudanças mais importantes que marcam a nossa existência.

Júpiter estará, durante este novo trânsito, no signo de Leão, um signo amigo  e de elemento Fogo, lançando aspeto para os outros signos de Fogo- Carneiro e Sagitário. A trilogia do elemento Fogo é de caráter criativo, entusiasta, pioneiro, corajoso, apaixonado. Estas qualidades tendem a manifestar-se durante este trânsito de Júpiter, que suportará todas as atividades ligadas à autoexpressão, ao ensino e aprendizagem, às artes, ao plano do Direito e das Leis, às crianças e ao desenvolvimento de novos valores e princípios de caráter ético e/ou religioso e espiritual. A forma como afetará cada nativo dependerá da casa por onde Júpiter vai transitar, da sua natureza funcional e dos períodos dasha/antardasa que cada um estiver a atravessar.

Iniciamos assim a análise geral dos efeitos do trânsito de Júpiter para os vários signos Ascendentes. Como é tradição na Astrologia Jyotish, daremos também atenção aos Nakshtras pelos quais Júpiter transitará.

Entre 14 de julho e 14 de setembro, Júpiter vai transitar pelo Nakshatra de Magha, com regência de Ketu.O ponto do horóscopo onde Ketu está a transitar por casa influencia os resultados do trânsito de Júpiter, o mesmo acontecendo com os regentes dos outros Nakshtras por onde Júpiter vai transitar durante o ano  de duração do seu novo trânsito. Entre 14 de setembro e 28 de novembro e de 18 de fevereiro e 24 de junho, Júpiter vai transitar pelo Nakshatra de PoorvaPhalguni.  E transitará por este Nakshatra em dois períodos devido ao seu movimento retrógrado. Este Nakshatra tem regência de Vénus. Finalmente, entre  28  de novembro e 18 de fevereiro e depois novamente de 24 de junho a  11 de Agosto, Júpiter vai transitar pelo Nakshatra de UttaraPhalguni , que tem a regência do Sol.  Deste modo, cada um destes regentes faz sentir a sua influência, a partir das casas do horóscopo que rege e, no caso dos planetas de movimento lento, também a partir das casas por onde se encontram a transitar.

Efeitos do Trânsito de Júpiter  para o Ascendente Balança

Durante o trânsito de Júpiter pelo Nakshstra de Magha, com regência de Ketu, que está em trânsito pela 6ª casa, você poderá ter consciência da necessidade de se dedicar aos aspetos espirituais da  sua vida, dando-se conta da sua condição mortal e da fragilidade do corpo e das condições materiais da vida . Assim, o seu principal interesse neste período poderá ser o de adquirir mais conhecimento dos recursos espirituais e  explorar outros aspetos da realidade que saem fora do quotidiano. No dia  29 de janeiro Ketu entrará no signo oposto ao de Júpiter, em Aquário, para mais 18 meses de  um novo trânsito. Nessa altura, Ketu apoiará o envolvimento em atividades que tenham um cunho social  e comunitário e também pode produzir interesse em  aumentar as suas fontes de rendimento e os ganhos.

Durante o trânsito de Júpiter pelo Nakshatra de Poorva Phalguni, com regência de Vénus, que rege a 1ª e 8ª casas, você pode oscilar entre o desejo de aumentar  o seu conforto físico e demais prazeres da existência e  algumas frustrações aos seus desejos. Pode neste período transformar alguns aspetos da sua identidade ligados a emoções bloqueadas e libertar energia para  o desenvolvimento  material e emocional.

Durante o período em que transitará pelo Nakshatra de Uttara Phalguni, com regência do Sol , regente da 11ª casa, poderá ter muita sorte e acumular riqueza, realizar algum desejo importante e  receber o apoio dos seus amigos e círculo social. Poderá também conhecer novos amigos de qualidade.

Júpiter  rege a 3ª e a 6 ª casas do seu horóscopo e será de esperar que promova  a expansão dos seus projetos e aprendizagens e você pode agora encontrar a parceria certa para conseguir pôr a andar as suas ideias até ao sucesso. Pessoas poderosas e influentes podem interessar-se por aquilo que você  criar  e o seu círculo social  e amigos podem ser muito úteis no apoio ao seu sucesso durante este período. Você pode aumentar as suas fontes de rendimento, aumentando assim os ganhos disponíveis. Se tiver problemas  em litígio na justiça poderá ter esperança de que estes se desenvolverão, com forte probabilidade, a  seu favor.  A carreira poderá melhorar  e você pode mesmo encontrar um novo emprego que seja mais satisfatório em termos remuneratórios ou, em alternativa, poderá obter uma promoção que melhore  a sua situação financeira atual. Se decidir candidatar-se a um novo emprego ou posição e Júpiter estiver forte no seu horóscopo, vencerá os seus opositores e alcançará o que pretende. É um bom período para ver reconhecido pelos outros o seu mérito e ver melhorado, por causa disso, o seu estatuto profissional e ver florescer as suas ambições e desejos.

Este novo trânsito de Júpiter  pode conduzir a um maior envolvimento da sua parte em atividades sociais e comunitárias. A sua consciência social vai  expandir-se e você poderá efetuar serviço de voluntariado, envolver-se em alguma causa  social ou política e os seus amigos serão uma base de apoio e de interesse  forte.  O serviço à comunidade ou em prol de uma causa associada com direitos poderá levar ao conhecimento de novos amigos e à reestruturação da sua rede social.  Durante este trânsito você poderá  também dar-se conta das necessidades do parceiro amoroso e dos filhos e essa perceção poderá levar ao melhoramento da relação com eles talvez porque, neste período, você consegue comunicar melhor com eles e está mais disposto(a) a isso.  Mas é preciso que Júpiter esteja forte no horóscopo, caso contrário poderá ser um período difícil para o entendimento conjugal e com os filhos, uma vez que você poderá distanciar-se da vida familiar neste período, dado o seu envolvimento maior com atividades sociais e com a sua rede social.

A 11ª casa  por onde transitará Júpiter  relaciona-se  com  a prosperidade e com os rendimentos,  com múltiplas fontes de rendimento, com os ganhos,  com as esperanças e aspirações, com os irmãos mais velhos, com os amigos e com o reconhecimento social pelo mérito e serviço prestados pelo indivíduo. Durante este período você poderá querer expandir alguns destes significados na sua vida  e o entusiasmo para alcançar o que pretende poderá ser bastante forte. Os seus sonhos e aspirações  terão deste modo um lugar preponderante nos objetivos e ações que realizar. É claro que, se você durante muito tempo desistiu deles em prol de outras necessidades imediatas, suas ou da sua família, durante este período as coisas irão mudar e você vai achar que chegou a altura de realizar os seus sonhos e deixar o resto para trás.

Saturno, o planeta lento  cuja ação anda a par com a de Júpiter, está a transitar pela 2ª casa , em Escorpião, uma casa que representa as aquisições de todos os tipos, incluindo riqueza material , recursos e competências , conhecimentos, uma família constituída por si… Rege a 4ª e a 5ª casas, influenciando a sua criatividade, a relação com crianças, a sua felicidade subjetiva, a vida do lar e os seus confortos. Neste sentido, Saturno irá acrescentar responsabilidade a estas áreas de vida, como explicámos no artigo específico deste trânsito de Saturno para o Ascendente Balança. E, como regente da  benéfica 5ª casa, Saturno pode fazer bastante pela sua sorte agora,   permitindo que você alcance o que deseja, como recompensa por boas ações passadas. Assim, este pode ser de facto um excelente trânsito de consolidação dos alicerces da sua vida. Saturno lança aspeto para a 4ª casa, que também rege e aumenta a possibilidade de felicidade doméstica. Também favorece todas as atividades de remodelação ou construção /renovação do lar, bem como todo o trabalho de administração ou gestão das propriedades familiares, incluindo terras, veículos, etc.. Se você tem trabalhado com dedicação, neste período Saturno recompensará o seu trabalho permitindo-lhe expandir a carreira e aumentando o seu reconhecimento.

Saturno lança aspeto durante este trânsito, para a 11ª, para a 8ª e a 4ª casas, que são casas de ganhos, de  realização de desejos, conforto e felicidade, de interação com a família e os amigos e de saúde, perdas , obstruções e reviravoltas. Sendo porém o «karaka» ou indicador da 8ª casa para este Ascendente, Saturno protege a saúde, pelo que, se estiver forte no horóscopo, protege os  significados da 8ª casa, incluindo as perdas e obstruções, que não deverão ser significativas.

Júpiter não estará, neste novo trânsito, em aspeto com Júpiter, mas Saturno lançará um aspeto de 10ª casa para Júpiter. Isto significa que a ação de Júpiter estará delimitada pelas possibilidades definidas por Saturno e que as mudanças que  Júpiter impulsiona só serão realizadas na medida em que forem permitidas pela ação de Saturno (ou, o mesmo é dizer, pelo Karma da pessoa, representado por Saturno). Quando esse karma é essencialmente positivo, a pessoa obtém agora a recompensa merecida . No caso do seu Ascendente Saturno é mais benéfico funcionalmente do que Júpiter, pelo que você fica a ganhar com o facto de Saturno controlar os efeitos do trânsito de Júpiter.

Este trânsito de Júpiter  permitirá desenvolver  uma abordagem da vida mais universal e comunitária, focada não apenas na concretização dos seus desejos e ambições sociais mas também no serviço altruísta à comunidade. Poderá alargar o seu mundo para além das relações pessoais «eu-tu» levando ao despertar da consciência de um «nós» comunitário  e  da vontade de fazer parte concreta dele.

This site is protected by wp-copyrightpro.com

%d bloggers like this: