Trânsito de Júpiter- Ascendente Capricórnio

esc

No próximo mês de julho, Júpiter abandonará o seu signo de exaltação e entrará no signo de Leão, onde vai permanecer durante um ano. Assim, desde o dia 14 de julho de 2015 e 11 de Agosto de 2016,  este planeta vai influenciar de modo diferente as nossas vidas.

Tal como dissemos num artigo introdutório que escrevemos há um ano  sobre a influência do trânsito de  Júpiter e cuja leitura recomendamos vivamente aos leitores, o trânsito de Júpiter deve ser visto em conjunto com o trânsito de Saturno. Estes dois planetas- Júpiter expandindo a nossa vida para o futuro e Saturno fazendo aparecer a ligação kármica com o passado- estão na origem dos principais eventos da nossa vida e suportam as mudanças mais importantes que marcam a nossa existência.

Júpiter estará, durante este novo trânsito, no signo de Leão, um signo amigo  e de elemento Fogo, lançando aspeto para os outros signos de Fogo- Carneiro e Sagitário. A trilogia do elemento Fogo é de caráter criativo, entusiasta, pioneiro, corajoso, apaixonado. Estas qualidades tendem a manifestar-se durante este trânsito de Júpiter, que suportará todas as atividades ligadas à autoexpressão, ao ensino e aprendizagem, às artes, ao plano do Direito e das Leis, às crianças e ao desenvolvimento de novos valores e princípios de caráter ético e/ou religioso e espiritual. A forma como afetará cada nativo dependerá da casa por onde Júpiter vai transitar, da sua natureza funcional e dos períodos dasha/antardasa que cada um estiver a atravessar.

Iniciamos assim a análise geral dos efeitos do trânsito de Júpiter para os vários signos Ascendentes. Como é tradição na Astrologia Jyotish, daremos também atenção aos Nakshtras pelos quais Júpiter transitará.

Entre 14 de julho e 14 de setembro, Júpiter vai transitar pelo Nakshatra de Magha, com regência de Ketu.O ponto do horóscopo onde Ketu está a transitar por casa influencia os resultados do trânsito de Júpiter, o mesmo acontecendo com os regentes dos outros Nakshtras por onde Júpiter vai transitar durante o ano  de duração do seu novo trânsito. Entre 14 de setembro e 28 de novembro e de 18 de fevereiro e 24 de junho, Júpiter vai transitar pelo Nakshatra de PoorvaPhalguni.  E transitará por este Nakshatra em dois períodos devido ao seu movimento retrógrado. Este Nakshatra tem regência de Vénus. Finalmente, entre  28  de novembro e 18 de fevereiro e depois novamente de 24 de junho a  11 de Agosto, Júpiter vai transitar pelo Nakshatra de UttaraPhalguni , que tem a regência do Sol.  Deste modo, cada um destes regentes faz sentir a sua influência, a partir das casas do horóscopo que rege e, no caso dos planetas de movimento lento, também a partir das casas por onde se encontram a transitar.

Efeitos do Trânsito de Júpiter para o Ascendente Capricórnio

Durante o trânsito de Júpiter pelo Nakshstra de Magha, com regência de Ketu, que está em trânsito pela 3ª casa, você poderá sentir o desejo premente de viajar para algum lugar distante, de aprender sobre outros povos e culturas, outros valores e formas de explicação do mundo. Poderá sentir também uma irrequietude constante, em que deseja sempre algo mais do que o que tem, sem que tal desejo encontre verdadeiramente um preenchimento.

No dia  29 de janeiro Ketu entrará no signo oposto ao de Júpiter, em Aquário, para mais 18 meses de  um novo trânsito. Nessa altura, Ketu apoiará o processo de «deixar ir» todas as emoções e desejos do passado  que têm impedido de avançar para novos objetivos de vida. A sua transformação emocional poderá ser agora acelerada talvez porque você se dará conta, de alguma forma, da fragilidade da vida  e da efemeridade de todas as conquistas materiais. Deverá ter cuidado com a alimentação e evitar o álcool e outras substâncias que fazem mal à saúde do corpo. Terá que  aprender a encontrar em si mesmo e nos seus recursos interiores o apoio para  evitar sentimentos depressivos .

Durante o trânsito de Júpiter pelo Nakshatra de Poorva Phalguni, com regência de Vénus, que rege a 5ª e a 10ª casas, você pode deparar-se com eventos inesperados que afetam de algum modo a relação com  as crianças e a vida profissional. Vénus é um yogakaraka para o seu Ascendente e, por isso, não é de descartar  a entrada de algum dinheiro inesperado  durante o trânsito por este Nakshatra. Potencialmente, os melhores efeitos do trânsito de Júpiter  serão experienciados durante estes períodos.

Durante o período em que transitará pelo Nakshatra de Uttara Phalguni, com regência do Sol , regente da 8ª casa, você pode entrar em conflito com os parceiros, tanto o deu vida como os de negócios, as pessoas em geral poderão parecer agora menos amigáveis à sua perceção e acontecimentos inesperados podem afetar a sua saúde.

Júpiter  rege a 3ª e a 12 ª casas do seu horóscopo e será de esperar  que, ao transitar pela 8ª casa, eventos inesperados aconteçam na sua vida, causando um impacto nem sempre fácil nem positivo. Júpiter transita pela casa das grandes transformações e, sendo regente de uma das casas associadas com a espiritualidade- a 12ª- pode expandir o seu desejo de deixar ir o passado , curar velhas feridas emocionais e sofrimentos por sarar, permitindo o surgimento de novos valores e princípios orientadores de vida. Este é um trânsito que se destina a trazer a compreensão de que o mundo exterior não consegue preencher a sua  felicidade nem consegue resolver as suas necessidades mais profundas. Você terá que descobrir novas fontes de satisfação emocional e de esperança, explorando os seus recursos internos. Se abandonar a orientação para a aquisição de bens materiais e vantagens materiais e se permitir a abertura interna, verá que, a pouco e pouco ,sentirá uma nova liberdade, abraçando as mudanças que estão a ocorrer internamente e voltará a sentir-se tocado(a) pela esperança. Ao mesmo tempo, ficará liberto (a) de todas as velhas cicatrizes do passado que têm bloqueado a sua felicidade e transformado a sua vida num esgar de ressentimento e de incompletude.

Este novo trânsito de Júpiter vai provocar uma limpeza de todos os velhos fantasmas espremidos nos recessos dos seus afetos e emoções, vai  permitir um renascimento psicológico de otimismo, logo que você deixar ir o velho e  se permitir abandonar as velhas inseguranças e medos.

Este será um bom período para renovar o seu testamento, renovar investimentos de longo prazo, seguros, etc..  Não é um bom período para iniciar novos  documentos relacionados com as matérias referidas. Investir para ganhos imediatos é contraproducente. Se precisar de um empréstimo, no entanto, a longo prazo, poderá ter sucesso, embora convenha não exagerar para não se ver a braços com grandes dívidas cujo peso agora poderá ser demasiado. A natureza de Júpiter  não é benéfica para o seu Ascendente e, por isso, o trânsito pela 8ª casa acentua  o caráter problemático deste trânsito. Você poderá, durante este trânsito, deparar-se com o fracasso dos seus projetos e passar por algumas situações em que o seu orgulho poder sair ferido, em termos profissionais e sociais. Pode encontrar problemas em viagens de longa distância, no  casamento, na relação com os filhos.  E, a menos que você esteja a atravessar os períodos dasha de Saturno ou de Vénus, este será um ano para desenvolver grande resiliência e paciência. A sua saúde também tende a ser frágil agora. Este será, no entanto, um período excelente para o estudo de ciências ocultas, metafísica e espiritualidade, favorecendo as tendências de renúncia ao mundo material e de encontro com a  dimensão espiritual.

A 8ª casa  por onde transitará Júpiter  relaciona-se  com dinheiro partilhado, poder , intimidade e amor partilhado; é também uma casa que representa grandes quantidades de dinheiro «não ganho» isto é, não resultante do esforço e trabalho do indivíduo.  É uma casa de longevidade (duração da vida), investigação, interesse pelas ciências místicas e pelo oculto, salvação (Mokscha), transformações internas e externas, eventos passados e futuros, herança, morte, testamento, seguros, ganhos fáceis, laços conjugais, vulnerabilidade, medo, acidentes, obstruções, litigação, bancarrota, roubo, perdas, infortúnio, desgraça, desapontamentos, dor mental, tristeza, obstáculos, doenças crónicas, bem estar físico, emocional e sexual, depressão, circunstâncias gerais ao longo da vida, as finanças do parceiro, dinheiro recebido de parcerias, processos judiciais. Alguns destes significados serão expandidos durante este ano pelo trânsito de Júpiter e você poderá passar por várias reviravoltas na sua vida, ao longo deste ano. Pela nossa experiência, atrevemo-nos a dizer que, na área em que for premente fazer mudanças na sua vida (e isto pode ser diferente para cada pessoa) você pode sentir o tapete a sair-lhe de baixo dos pés  e pode ver-se sem rede a voar pelo desconhecido sem saber absolutamente o que vai acontecer a seguir. Para as características de Capricórnio, que é um signo muito controlado, isto é uma situação particularmente difícil mas você terá que aprender que há muitos aspetos da sua vida que, simplesmente, não dependem da sua vontade nem da sua capacidade de decidir e de escolher o que quer. E aí, o melhor é abandonar-se e seguir com a corrente pois, rendendo-se ao inevitável, escolhe na verdade o que tem que ser escolhido e abraçado por si, sob pena de desperdiçar todo este período em nada mais do que mero sofrimento.

Saturno, o planeta lento  cuja ação anda a par com a de Júpiter, está a transitar pela 11ª casa , em Escorpião, uma casa que  representa a realização dos desejos e ambições, os ganhos a partir de fontes suplementares, os amigos e irmãos mais velhos, a relação com a comunidade e o reconhecimento que esta nos dá pelo nosso contributo como seres sociais. A forma como você tem usado os seus amigos e a comunidade para realizar os seus desejos e ambições está agora em revisão e   obriga a assumir  responsabilidades, como explicámos no artigo específico deste trânsito de Saturno para o Ascendente Capricórnio. E, como regente 1ª e da 2ª casa, Saturno ajuda  desenvolver novas competências e conhecimentos que poderão ajudar a redesenhar a sua identidade e autoestima, aumentando simultaneamente a sua confiança em relação ao futuro.  Novos deveres para consigo próprio (a) podem surgir neste período.

Saturno lança aspeto durante este trânsito, para a 1ª, para a 5ª e a 8ª casas, que são casas de identidade , dharma e destino, de karma trazido do passado para esta vida e da oportunidade de transformar a sua vida e karma presente através da redefinição de um novo propósito ou dharma.  Você  tem a oportunidade de se libertar de aspetos do seu passado que são menos positivos para o seu crescimento atual e de mudar a sua identidade em função de novos valores e princípios orientadores; tem a oportunidade, com este trânsito, de abandonar modos de ser passados que não contribuem para o seu desenvolvimento e de se reciclar em termos emocionais e espirituais, expandindo desse modo um novo propósito de vida.

Júpiter não estará, neste novo trânsito, em aspeto com Júpiter, mas Saturno lançará um aspeto de 10ª casa para Júpiter. Isto significa que a ação de Júpiter estará delimitada pelas possibilidades definidas por Saturno e que as mudanças que  Júpiter impulsiona só serão realizadas na medida em que forem permitidas pela ação de Saturno (ou, o mesmo é dizer, pelo Karma da pessoa, representado por Saturno). Quando esse karma é essencialmente positivo, a pessoa obtém agora a recompensa merecida . No seu caso, Saturno rege o Ascendente, sendo por isso um fator de grande importância a decidir a sua vida e este será um trânsito em que a ação conjunta de Saturno e de Júpiter lhe dá a oportunidade de escolher um novo caminho, de recomeçar, qual Fénix que renasce das cinzas, pronto (a) para uma segunda oportunidade do caminho do desenvolvimento e da vida.

Este trânsito de Júpiter permitirá assim limpar muito do velho karma acumulado, renovando por completo a sua orientação geral para a vida e para a realidade, tanto de si  próprio(a) como a realidade em geral. Apesar de muitos dos aspetos aqui referidos não serem fáceis de atravessar, sobretudo para si que tende a fechar-se em mecanismos conservadores de ser e de ação, este pode ser um ano de grande oportunidade para todos os que reconhecem que está na hora de mudar de caminho e de abraçar uma nova identidade e princípios de vida.

Deixe um comentário, ajude-nos a melhorar

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.