Trânsito de Júpiter- Ascendente Escorpião

es3

No próximo mês de julho, Júpiter abandonará o seu signo de exaltação e entrará no signo de Leão, onde vai permanecer durante um ano. Assim, desde o dia 14 de julho de 2015 e 11 de Agosto de 2016,  este planeta vai influenciar de modo diferente as nossas vidas.

Tal como dissemos num artigo introdutório que escrevemos há um ano  sobre a influência do trânsito de  Júpiter e cuja leitura recomendamos vivamente aos leitores, o trânsito de Júpiter deve ser visto em conjunto com o trânsito de Saturno. Estes dois planetas- Júpiter expandindo a nossa vida para o futuro e Saturno fazendo aparecer a ligação kármica com o passado- estão na origem dos principais eventos da nossa vida e suportam as mudanças mais importantes que marcam a nossa existência.

Júpiter estará, durante este novo trânsito, no signo de Leão, um signo amigo  e de elemento Fogo, lançando aspeto para os outros signos de Fogo- Carneiro e Sagitário. A trilogia do elemento Fogo é de caráter criativo, entusiasta, pioneiro, corajoso, apaixonado. Estas qualidades tendem a manifestar-se durante este trânsito de Júpiter, que suportará todas as atividades ligadas à autoexpressão, ao ensino e aprendizagem, às artes, ao plano do Direito e das Leis, às crianças e ao desenvolvimento de novos valores e princípios de caráter ético e/ou religioso e espiritual. A forma como afetará cada nativo dependerá da casa por onde Júpiter vai transitar, da sua natureza funcional e dos períodos dasha/antardasa que cada um estiver a atravessar.

Iniciamos assim a análise geral dos efeitos do trânsito de Júpiter para os vários signos Ascendentes. Como é tradição na Astrologia Jyotish, daremos também atenção aos Nakshtras pelos quais Júpiter transitará.

Entre 14 de julho e 14 de setembro, Júpiter vai transitar pelo Nakshatra de Magha, com regência de Ketu.O ponto do horóscopo onde Ketu está a transitar por casa influencia os resultados do trânsito de Júpiter, o mesmo acontecendo com os regentes dos outros Nakshtras por onde Júpiter vai transitar durante o ano  de duração do seu novo trânsito. Entre 14 de setembro e 28 de novembro e de 18 de fevereiro e 24 de junho, Júpiter vai transitar pelo Nakshatra de PoorvaPhalguni.  E transitará por este Nakshatra em dois períodos devido ao seu movimento retrógrado. Este Nakshatra tem regência de Vénus. Finalmente, entre  28  de novembro e 18 de fevereiro e depois novamente de 24 de junho a  11 de Agosto, Júpiter vai transitar pelo Nakshatra de UttaraPhalguni , que tem a regência do Sol.  Deste modo, cada um destes regentes faz sentir a sua influência, a partir das casas do horóscopo que rege e, no caso dos planetas de movimento lento, também a partir das casas por onde se encontram a transitar.

Efeitos do Trânsito de Júpiter para o Ascendente Escorpião

Durante o trânsito de Júpiter pelo Nakshstra de Magha, com regência de Ketu, que está em trânsito pela 5ª casa, você poderá ter consciência da necessidade de trabalhar tendo em conta simultaneamente a sua integração na sociedade  e poderá estar disposto(a) a dar o seu contributo para a comunidade trabalhando arduamente, desde que esse trabalho seja devidamente reconhecido. No dia  29 de janeiro Ketu entrará no signo oposto ao de Júpiter, em Aquário, para mais 18 meses de  um novo trânsito. Nessa altura, Ketu apoiará o seu esforço para alcançar melhorias na carreira e na profissão, de modo a obter o estatuto e o conforto que deseja.

Durante o trânsito de Júpiter pelo Nakshatra de Poorva Phalguni, com regência de Vénus, que rege a 7ª e 12ª casas, você pode envolver-se sexualmente com colegas de trabalho e sentirá um impulso irresistível para misturar «trabalho com prazer». Em alternativa poderá reavivar um relacionamento existente sentindo necessidade de frequentar espaços públicos que servirão de cenário para esse relacionamento. Dada a tendência que você tem para o secretismo, esse «exibicionismo» poderá estar associado de alguma forma com alguma vantagem profissional ou social que o seu (sua) parceiro(a) lhe permite alcançar.

Durante o período em que transitará pelo Nakshatra de Uttara Phalguni, com regência do Sol , regente da 10ª casa, poderá dedicar-se inteiramente ao trabalho para chegar ao topo do mérito e à expansão que deseja atingir pois você não tem medo de trabalhar e não se importa de trabalhar duro desde que a recompensa chegue devidamente.

Júpiter  rege a 2ª e a 5 ª casas do seu horóscopo e será de esperar que este trânsito ajude a aumentar todos os seus recursos e lhe permita acumular riqueza através do seu trabalho, premiando desta forma os seus esforços. Assim, uma expansão franca dos seus objetivos profissionais está ao seu alcance, bem como uma melhoria significativa da sua situação profissional, incluindo uma promoção, um aumento de ordenado ou até uma mudança de carreira se você tiver vindo a trabalhar para melhorar as suas competências  e os seus conhecimentos. A sorte trazida por boas ações do passado pode agora ajudar a concretizar os seus esforços, pela obtenção de uma imagem profissional respeitada e de um emprego ou função bem remunerados.   A sua criatividade e talento e os seus projetos podem agora ver a luz do sucesso. E se houver projetos de qualidade pendentes, este é o momento de os levar à concretização. Se você tem filhos crescidos, este pode também ser um período bom para eles experimentarem o sucesso profissional.

Este novo trânsito de Júpiter pode conduzir a um maior envolvimento da sua parte na vida comunitária ou pública, com uma exposição maior do que lhe é habitual. Neste momento você quer que o mundo tenha conhecimento das suas conquistas e do seu merecimento e quer que este partilhe a vitória das suas ambições das quais se orgulha. Se você não tem emprego e está à procura, neste período deverá não só conseguir emprego como também obter um bom emprego  do qual se pode orgulhar (a menos que Júpiter ou a 10ª casa recebam aflições).  Problemas que tiverem existido no local de trabalho tenderão a desaparecer agora.

A 10ª casa por onde transitará Júpiter relaciona-se  com  a profissão, com a carreira e a vocação, com o modo de ganhar o sustento, com promoções, com a fama, o status e a estima pública que é dedicada ao indivíduo, com o poder, a posição social e a honra atribuídos, com o karma criado nesta vida, com a autoridade, com  o patrão, o governo, a residência no estrangeiro. Os significados referidos conhecerão uma expansão com este trânsito de Júpiter.

Saturno, o planeta lento  cuja ação anda a par com a de Júpiter, está a transitar pela 1ª casa , em Escorpião,  a casa do self e da identidade , o que  indica um processo de transformação profunda  que está a decorrer no seio da sua identidade pessoal. Rege a 3ª e a 4ª casas, influenciando a sua criatividade, os dons naturais,  a capacidade de aprendizagem prática , o seu sentimento de felicidade e a vida no lar. Ao transitar pela 1ª casa reduz o nível de energia disponível e pode atrasar ou criar obstruções aos desejos pessoais. Saturno  acrescenta responsabilidade a estas áreas de vida, como explicámos no artigo específico deste trânsito de Saturno para o Ascendente Escorpião  e aumenta  as pressões, obstáculos e coloca limitações  para obrigar ao reconhecimento  de que toda a expressão de vida na Terra  está restringida por condições que têm que ser respeitadas. Saturno premeia, no entanto, o trabalho árduo embora normalmente não o faça  dando quantidades grandes de dinheiro em termos imediatos. Permite o progresso mas de forma gradual e lenta, embora estável e segura. A outra palavra chave de Saturno é seriedade, neste período, trabalhe com seriedade e de forma responsável  e obterá a recompensa que desejar no plano profissional. Até que ponto irá essa recompensa depende do estado e da força de Saturno no seu horóscopo. Deverá ter cuidado com a sua saúde neste período e não forçar os seus limites.

Saturno lança aspeto durante este trânsito, para a 10ª, para a 7ª e a 3ª casas, que são casas de talentos e aprendizagem, de parcerias, de ação, esforço e trabalho e de recompensa ou reconhecimento social desse esforço. As parcerias de todos os tipos, incluindo o casamento, devem ser objeto de grande esforço de compromisso para darem certo. Saturno pode ajudar a ver reconhecidos todos os projetos e talentos pessoais baseados no mérito e no trabalho, embora não de forma rápida nem imediata. Conte com atrasos e alguns obstáculos pelo meio.

Júpiter não estará, neste novo trânsito, em aspeto com Júpiter, mas Saturno lançará um aspeto de 10ª casa para Júpiter. Isto significa que a ação de Júpiter estará delimitada pelas possibilidades definidas por Saturno e que as mudanças que  Júpiter impulsiona só serão realizadas na medida em que forem permitidas pela ação de Saturno (ou, o mesmo é dizer, pelo Karma da pessoa, representado por Saturno). Quando esse karma é essencialmente positivo, a pessoa obtém agora a recompensa merecida. Quando, pelo contrário, esse karma é negativo, a ação de Júpiter é limitada e pode mesmo ser quase irrelevante. Para o seu Ascendente, Saturno, como regente da 4ª casa, tem uma função benéfica importante e não impede o seu sucesso, desde que você trabalhe de forma continuada e séria, e aceite as suas responsabilidades e limites.

Este trânsito de Júpiter  vai permitir-lhe  desenvolver  uma identidade transformada e mais responsável e consciente não só dos objetivos que quer e que pode realizar na vida mas também de que o que alcançar define a sua capacidade de esforço e de trabalho, mais do que a sua sorte. Por isso o estatuto conquistado é motivo forte de orgulho pessoal porque depende inteiramente de si e do seu esforço para o alcançar.

Deixe um comentário, ajude-nos a melhorar

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.