bloss

No próximo mês de julho, Júpiter abandonará o seu signo de exaltação e entrará no signo de Leão, onde vai permanecer durante um ano. Assim, desde o dia 14 de julho de 2015 e 11 de Agosto de 2016,  este planeta vai influenciar de modo diferente as nossas vidas.

Tal como dissemos num artigo introdutório que escrevemos há um ano  sobre a influência do trânsito de  Júpiter e cuja leitura recomendamos vivamente aos leitores, o trânsito de Júpiter deve ser visto em conjunto com o trânsito de Saturno. Estes dois planetas- Júpiter expandindo a nossa vida para o futuro e Saturno fazendo aparecer a ligação kármica com o passado- estão na origem dos principais eventos da nossa vida e suportam as mudanças mais importantes que marcam a nossa existência.

Júpiter estará, durante este novo trânsito, no signo de Leão, um signo amigo  e de elemento Fogo, lançando aspeto para os outros signos de Fogo- Carneiro e Sagitário. A trilogia do elemento Fogo é de caráter criativo, entusiasta, pioneiro, corajoso, apaixonado. Estas qualidades tendem a manifestar-se durante este trânsito de Júpiter, que suportará todas as atividades ligadas à autoexpressão, ao ensino e aprendizagem, às artes, ao plano do Direito e das Leis, às crianças e ao desenvolvimento de novos valores e princípios de caráter ético e/ou religioso e espiritual. A forma como afetará cada nativo dependerá da casa por onde Júpiter vai transitar, da sua natureza funcional e dos períodos dasha/antardasa que cada um estiver a atravessar.

Iniciamos assim a análise geral dos efeitos do trânsito de Júpiter para os vários signos Ascendentes. Como é tradição na Astrologia Jyotish, daremos também atenção aos Nakshtras pelos quais Júpiter transitará.

Entre 14 de julho e 14 de setembro, Júpiter vai transitar pelo Nakshatra de Magha, com regência de Ketu.O ponto do horóscopo onde Ketu está a transitar por casa influencia os resultados do trânsito de Júpiter, o mesmo acontecendo com os regentes dos outros Nakshtras por onde Júpiter vai transitar durante o ano  de duração do seu novo trânsito. Entre 14 de setembro e 28 de novembro e de 18 de fevereiro e 24 de junho, Júpiter vai transitar pelo Nakshatra de PoorvaPhalguni.  E transitará por este Nakshatra em dois períodos devido ao seu movimento retrógrado. Este Nakshatra tem regência de Vénus. Finalmente, entre  28  de novembro e 18 de fevereiro e depois novamente de 24 de junho a  11 de Agosto, Júpiter vai transitar pelo Nakshatra de UttaraPhalguni , que tem a regência do Sol.  Deste modo, cada um destes regentes faz sentir a sua influência, a partir das casas do horóscopo que rege e, no caso dos planetas de movimento lento, também a partir das casas por onde se encontram a transitar.

Efeitos do Trânsito de Júpiter para o Ascendente Peixes

Durante o trânsito de Júpiter pelo Nakshstra de Magha, com regência de Ketu, que está em trânsito pela 1ª casa, você poderá sentir  dificuldade em conviver com os outros, poderá -se sentir separado dos outros. Também terá tendência para criticar ou pôr em causa a opinião  de pessoas consideradas «mestres» ou autoridades em relação à vida em geral. Deve fazer um esforço por ser construtivo(a) e não criticar ou criar conflitos sem verdadeiro fundamento para tal.

No dia  29 de janeiro Ketu entrará no signo oposto ao de Júpiter, em Aquário, para mais 18 meses de  um novo trânsito. Nessa altura, Ketu estará em trânsito pela 12ª casa   e poderá criar  o desejo de se virar para as questões práticas do dia a dia, para a organização das rotinas  e para a valorização do trabalho e de uma boa posição no emprego.

Durante o trânsito de Júpiter pelo Nakshatra de Poorva Phalguni, com regência de Vénus, que rege a 3ª e  a 8ª casas, você  deve dar atenção à sua saúde  e deve usar a energia e  motivação para mudar velhos comportamentos inadequados e repetitivos que já não servem o seu desenvolvimento e bloqueiam a sua criatividade e capacidade de  se adaptar às circunstâncias em mudança na sua vida. Eventos inesperados podem acontecer e criar ansiedade e insegurança emocional neste período.

Durante o período em que transitará pelo Nakshatra de Uttara Phalguni, com regência do Sol , que governa a 6ª casa, você deve evitar comportamentos e atitudes extremos que podem gerar conflitos e queixas e o excesso de competitividade ou de animosidade entre parceiros de trabalho. É um período em que a cooperação com os outros pode ser bastante difícil.

Júpiter  rege a 1ª e a 10 ª casas do seu horóscopo duas casa muito importantes para o sucesso nesta vida terrena. Este é por isso um trânsito muito significativo para si.  A posição do regente do Ascendente no signo Leão dar-lhe-á mais capacidade de se afirmar, de lutar pelos seus interesses e direitos e  de lutar pelos  objetivos que deseja alcançar.  Durante o trânsito pela 6ª casa, uma casa de rotinas, de saúde, de trabalho, da relação com todos os dependentes, de serviço prestado aos outros, você será levado(a) a dar atenção especial a estas matérias, este é um tempo para se enraizar na vida de todos os dias, para dar atenção aos pormenores práticos que permitem garantir a sobrevivência: é tempo de olhar para os aspetos da vida física, sem se perder no mundo da fantasia ou da metafísica. Os pequenos problemas do dia- a – dia vão solicitar a sua atenção e você pode ter que prestar atenção à sua saúde, talvez mudando o regime alimentar, colocando alimentos que não são bons para si de lado e iniciando  a habituação de novos alimentos mais saudáveis. Os cuidados de saúde serão mais fáceis de alcançar durante este ano. Se tem animais de estimação, durante este ano também poderá dedicar-lhes mais tempo (e/ou dinheiro) pois esta casa tem a ver com a responsabilidade que assumimos perante os que dependem de nós. Se existem conflitos no trabalho e o ambiente de trabalho não tem sido o melhor, durante este ano haverá oportunidade para um desanuviamento e superação desses problemas. Se Júpiter estiver forte no seu horóscopo, durante este ano você pode melhorar a sua situação no emprego, obter uma promoção ou encontrar um novo emprego mais satisfatório.

Este novo trânsito de Júpiter vai produzir o desejo de estar com os pés firmes na Terra e assumir os pequenos deveres da vida terrena: na organização da vida humana somos dependentes de outros e somos responsáveis por outros que dependem de nós. Estas interações que geram obrigações e responsabilidades vão passar a estar muito presentes na sua vida: talvez você adote um animal e assuma a responsabilidade de tratar dele, ou de cuidar de um que já tem  e que fica doente; talvez descubra que a saúde é um bem inestimável que precisa de ser cuidado e você percebe a necessidade de fazer exercício físico, abandonar velhos hábitos ligados com a comida e bebida, assumindo a responsabilidade por manter em boa forma o corpo que lhe permite a existência terrena. Talvez você deseje fazer alguma coisa para ajudar outros que precisam, por alguma razão, de ajuda e queira envolver-se em atividades de caridade ou de voluntariado de alguma espécie. Você deverá também ter cuidado com os excessos- alimentares, de gasto de dinheiro, etc., pois estes podem criar dívidas e pôr em causa  a sustentabilidade do seu conforto.

A 6ª casa por onde transitará Júpiter relaciona-se  com dívidas, doença, serviço, disputas e conflitos, inimigos declarados, oponentes e competidores, ladrões, medos, dúvidas e preocupações, vícios e fraquezas, posição financeira estável, tios maternos, serviço, empregados e subordinados, animais domésticos, saúde, proteção contra perdas por roubo, fogo e engano; desentendimentos, litígios, humilhação, ansiedade, hábitos de trabalho, propensão para servir e para ajudar os outros, primos, sobrinhos, colegas, partes opostas em litigação, cônjuge ou amigo que se torna inimigo e, durante este trânsito, pode haver discussões e desentendimentos, conflitos e disputas no seio da família e nas interações pessoais, sobretudo se Júpiter e a 6ª casa forem fracos ou receberem maus aspetos.  Pode haver um elevado nível de despesas, geradoras de dívidas, por isso deverá ter cautela com os gastos desnecessários. Não é o melhor período para iniciar novas coisas na sua vida: projetos, uma nova família (casamento), comprar casa, iniciar um negócio. As coisas iniciadas agora poderão terminar em conflito e separação. No entanto, pode ser um bom período para ganhar um concurso profissional ou obter uma promoção no emprego.

Pelo aspeto que lança para a 10ª casa, para a 12ª e para a 2ª casa, Júpiter vai ativar a área profissional, que pode melhorar bastante, se  Júpiter estiver forte no horóscopo mas também é ativada  a casa das perdas por isso, você pode ser levado (a) a gastar em demasia .Durante este período que vai de 14 de julho de 2015  e 11 de agosto de 2016, Júpiter transita pela 6ª casa e Saturno está em aspeto com a 6ª casa e isso significa que durante este período você vai ter que se focar nos aspetos da vida prática e tem lições específicas a aprender em relação a isso.

Saturno, o planeta lento  cuja ação anda a par com a de Júpiter, está a transitar pela 9ª casa , em Escorpião, uma casa que  representa a sorte que construímos nesta vida, o conhecimento superior, novos princípios  e valores, como explicámos no artigo específico deste trânsito de Saturno para o Ascendente Peixes. Saturno pode agora pressionar para adquirir uma visão mais global acerca da vida e da realidade, criando o desejo de compreender melhor a realidade no seu conjunto. Pode também inclinar para usar com mais responsabilidade os seus dons e talentos criativos, para conhecer outros povos e culturas e aplicar os novos conhecimentos na sua vida prática.

Saturno lança aspeto, durante este trânsito, para a 3ª, para a 11ª e a 6ª casas, que são casas de crescimento (upachaya) e de desejo, e você tem a oportunidade de aprender a relação entre o esforço e o trabalho e a realização dos seus desejos e ambições. Em grande parte, Saturno procura ensinar neste período que é cada um de nós, com o próprio esforço, persistência e determinação que causa a realização dos desejos e ambições. A  «sorte» é algo muito volátil  mas o trabalho oferece resultados seguros, embora muitas vezes obrigue a condições duras.

Júpiter não estará, neste novo trânsito, em aspeto com Júpiter, mas Saturno lançará um aspeto de 10ª casa para Júpiter. Isto significa que a ação de Júpiter estará delimitada pelas possibilidades definidas por Saturno e que as mudanças que  Júpiter impulsiona só serão realizadas na medida em que forem permitidas pela ação de Saturno (ou, o mesmo é dizer, pelo Karma da pessoa, representado por Saturno). Quando esse karma é essencialmente positivo, a pessoa obtém agora a recompensa merecida. No seu caso, a ação conjunta de Saturno e de Júpiter dá-lhe a oportunidade de descobrir um novo sentido do trabalho e do serviço, da responsabilidade e do dever, aspetos necessários para assegurar uma vida bem sucedida nesta existência terrena.

This site is protected by wp-copyrightpro.com

%d bloggers like this: