Trânsito de Júpiter- Ascendente Sagitário

sag

No próximo mês de julho, Júpiter abandonará o seu signo de exaltação e entrará no signo de Leão, onde vai permanecer durante um ano. Assim, desde o dia 14 de julho de 2015 e 11 de Agosto de 2016,  este planeta vai influenciar de modo diferente as nossas vidas.

Tal como dissemos num artigo introdutório que escrevemos há um ano  sobre a influência do trânsito de  Júpiter e cuja leitura recomendamos vivamente aos leitores, o trânsito de Júpiter deve ser visto em conjunto com o trânsito de Saturno. Estes dois planetas- Júpiter expandindo a nossa vida para o futuro e Saturno fazendo aparecer a ligação kármica com o passado- estão na origem dos principais eventos da nossa vida e suportam as mudanças mais importantes que marcam a nossa existência.

Júpiter estará, durante este novo trânsito, no signo de Leão, um signo amigo  e de elemento Fogo, lançando aspeto para os outros signos de Fogo- Carneiro e Sagitário. A trilogia do elemento Fogo é de caráter criativo, entusiasta, pioneiro, corajoso, apaixonado. Estas qualidades tendem a manifestar-se durante este trânsito de Júpiter, que suportará todas as atividades ligadas à autoexpressão, ao ensino e aprendizagem, às artes, ao plano do Direito e das Leis, às crianças e ao desenvolvimento de novos valores e princípios de caráter ético e/ou religioso e espiritual. A forma como afetará cada nativo dependerá da casa por onde Júpiter vai transitar, da sua natureza funcional e dos períodos dasha/antardasa que cada um estiver a atravessar.

Iniciamos assim a análise geral dos efeitos do trânsito de Júpiter para os vários signos Ascendentes. Como é tradição na Astrologia Jyotish, daremos também atenção aos Nakshtras pelos quais Júpiter transitará.

Entre 14 de julho e 14 de setembro, Júpiter vai transitar pelo Nakshatra de Magha, com regência de Ketu.O ponto do horóscopo onde Ketu está a transitar por casa influencia os resultados do trânsito de Júpiter, o mesmo acontecendo com os regentes dos outros Nakshtras por onde Júpiter vai transitar durante o ano  de duração do seu novo trânsito. Entre 14 de setembro e 28 de novembro e de 18 de fevereiro e 24 de junho, Júpiter vai transitar pelo Nakshatra de PoorvaPhalguni.  E transitará por este Nakshatra em dois períodos devido ao seu movimento retrógrado. Este Nakshatra tem regência de Vénus. Finalmente, entre  28  de novembro e 18 de fevereiro e depois novamente de 24 de junho a  11 de Agosto, Júpiter vai transitar pelo Nakshatra de UttaraPhalguni , que tem a regência do Sol.  Deste modo, cada um destes regentes faz sentir a sua influência, a partir das casas do horóscopo que rege e, no caso dos planetas de movimento lento, também a partir das casas por onde se encontram a transitar.

Efeitos do Trânsito de Júpiter para o Ascendente Sagitário

Durante o trânsito de Júpiter pelo Nakshstra de Magha, com regência de Ketu, que está em trânsito pela 4ª casa, você poderá sentir-se bem com a vida pois a sorte pode ser muito visível nos eventos do dia- a -dia . A vida profissional  tende a correr  de forma positiva e com novas oportunidades. No dia  29 de janeiro Ketu entrará no signo oposto ao de Júpiter, em Aquário, para mais 18 meses de  um novo trânsito. Nessa altura, Ketu apoiará o estudo de  assuntos espirituais, as viagens e o contacto com povos de diferentes culturas. Você poderá conhecer alguma pessoa   cujas características de elevação e conhecimento exercerá uma influência decisiva no seu desenvolvimento espiritual ou alguém cujos valores e postura filosófica o (a) ajudará a compreender os aspetos mais profundos da realidade.

Durante o trânsito de Júpiter pelo Nakshatra de Poorva Phalguni, com regência de Vénus, que rege a 6ª e  a 11ª casas, você pode melhorar a sua situação profissional e conseguir realizar algum desejo ou ambição. É um período para estar com os amigos e conhecer novas amizades de qualidade ou para se envolver em atividades comunitárias ou de grupo que sejam significativas para a sua vida neste momento.

Durante o período em que transitará pelo Nakshatra de Uttara Phalguni, com regência do Sol, que rege a 9ª casa, você pode envolver-se no estudo  e em fazer alguma viagem ou frequentar um curso avançado de estudos que expandirão a sua visão da realidade, Circunstâncias da sua vida ajudarão a redefinir e a ter uma consciência clara do seu propósito de vida nesta existência, espiritualmente falando.

Júpiter  rege a 1ª e a 4 ª casas do seu horóscopo e será de esperar que, ao transitar pela casa mais auspiciosa do horóscopo- a 9ª-  possa expandir os alicerces da sua vida terrena, ajudando a redefinir a sua identidade a partir de valores que ultrapassam o caráter imediato e material. Você estará sintonizado(a) com as raízes espirituais do seu ser e tenderá a sentir que a sua vida  é marcada por uma harmonia profunda  que provoca um sentimento de felicidade e  de gratidão interior por tudo o que alcançou até aqui e por tudo o que lhe é permitido alcançar no presente. De alguma forma, sente-se tocado(a) pela «Graça Divina»  como se o Universo se tivesse aberto para si, para o (a) acolher no seu regaço e lhe dar proteção, preenchimento e alegria de estar aqui e agora, expandindo os objetivos do seu ser nesta vida terrena. A sua  relação  com o pai e com todas as pessoas que, pelo seu saber , valores e personalidade têm marcado a sua vida, será forte durante este período, podendo também haver o conhecimento de uma nova figura que será objeto de admiração e de amizade, e que pode trazer mais sabedoria  e conselhos  sábios sobre o percurso a seguir.

Este novo trânsito de Júpiter vai aumentar a sua sensibilidade para a aprendizagem de todos os assuntos filosóficos, espirituais e/ou religiosos. Você pode também beneficiar muito de uma viagem longa para algum lugar exótico e conhecido pela sabedoria ancestral, de algum retiro espiritual que faça, da descoberta de novos valores , povos e culturas. Os seus horizontes de compreensão do mundo estarão em expansão e a realidade imediata com a sua vida rotineira parecer-lhe-ão longe dos fundamentos essenciais da vida: compreender os mistérios que cercam o nosso destino individual será mais importante do que o «ganha pão» de todos os dias. Todos temos que atender a esta dimensão da nossa vida pois vivemos num mundo em que o dinheiro e as contas para pagar são questões prementes mas essa dimensão, simplesmente, não será capaz de lhe preencher o interesse. Você estará sedento (a) de transcendência, de algo mais que possa preencher o sentido  da vida  e que a satisfação das necessidades materiais será incapaz de  colmatar. Ao mesmo tempo, poderá haver uma necessidade interior forte de ensinar, de transmitir a outros as suas intuições  novas à medida que vão aparecendo  e iluminando a sua compreensão pois você sente que o que está a descobrir é demasiado importante para não ser partilhado. Para os que escrevem, este é um ano excelente para escrever e publicar pois você tem realmente algo para dizer e é capaz de o fazer de forma muito clara para os outros. Para alguns poderá haver o impulso forte de regressar à escola e aprender mais. A sua educação e aprendizagem, as memórias de alguma viagem que lhe encheu o espírito, estarão em foco durante todo o ano. A relação com o estrangeiro e/ou com países estrangeiros também poderá  ter um papel importante. E a vida profissional poderá este ano ter oportunidades de sorte. Uma nova promoção, transferência, podem acontecer e trazer resultados felizes para a sua vida. A sua sorte vai este ano expandir-se e você tende  a sentir mais autoconfiança e esperança no futuro.  A sua saúde também tende a ser excelente.

A 9ª casa  por onde transitará Júpiter  relaciona-se  com  o pai, o precetor  ou guru, a aprendizagem espiritual, as  inclinações espirituais ,a intuição,  a virtude, a  caridade, o  destino com base nas vidas passadas e a felicidade daí resultante (destino feliz),  a meditação, viagens ao estrangeiro e viagens de longa distância e  de curta duração, vida em países estrangeiros, educação no estrangeiro, sorte, fortuna geral, ganhos súbitos e inesperados, religião, filosofia, lei, ações virtuosas, tudo o que é auspicioso, devoção; natureza do pai, educação superior, o modo como a religião ou a filosofia afetam a  sua abordagem da vida , circunstâncias de sorte que ocorrem devido a ações realizadas em vidas passadas e ao karma positivo construído nesta vida. Assim, estas áreas estarão em evidência ao longo deste ano de trânsito de Júpiter pela casa da sorte do seu horóscopo. Poderá ser um ano em que as propriedades e os investimentos  financeiros poderão dar muito bons resultados. A prática de atividades espirituais, como meditação, yoga, etc., poderão contribuir grandemente para o seu bem estar.

Saturno, o planeta lento  cuja ação anda a par com a de Júpiter, está a transitar pela 12ª casa , em Escorpião, uma casa que  também representa viagens de longa distância e a permanência em lugares isolados ou distantes,  a solidão, retiro espiritual, os sonhos, o tempo passado na Natureza, podendo desse modo complementar alguns aspetos do trânsito de Júpiter.  Rege a 2ª e a 3ª casas, influenciando a acumulação de riqueza, os ganhos através do esforço, o desenvolvimento de novas competências e conhecimentos de todos os tipos. Saturno pode assim apoiar o seu desenvolvimento espiritual ao longo deste ano embora continue a fazer alguma pressão no plano financeiro, pois tende a atrasar ou tornar mais lentos todos os processos em que está envolvido. Mas acrescenta determinação e força de vontade a todos os processos que você iniciar este ano, bem como ao desenvolvimento de novos conhecimentos e competências. Também pode obrigar a desenvolver um esforço maior para lidar com questões familiares, obrigando a assumir  responsabilidades, como explicámos no artigo específico deste trânsito de Saturno para o Ascendente Sagitário. E, como regente da 3ª casa, favorece as aprendizagens práticas e os novos projetos que assentem em resultados de longo prazo.

Saturno lança aspeto durante este trânsito, para a 2ª, para a 6ª e a 9ª casas, que são casas de trabalho e esforço, cooperação e serviço,  e sorte construída pelas ações que tem realizado nesta existência. Estas áreas serão beneficiadas pelo trânsito de Saturno desde que você tenha, pelo esforço realizado, ganho o direito a ser recompensado(a) . Se assim, for, a sua sorte será bem real e você poderá, não apenas prosseguir objetivos de desenvolvimento espiritual, mas também ver melhoradas as condições da sua vida material , aumentando a sua  riqueza material e o seu status social.

Júpiter não estará, neste novo trânsito, em aspeto com Saturno mas Saturno lançará um aspeto de 10ª casa para Júpiter. Isto significa que a ação de Júpiter estará delimitada pelas possibilidades definidas por Saturno e que as mudanças que  Júpiter impulsiona só serão realizadas na medida em que forem permitidas pela ação de Saturno (ou, o mesmo é dizer, pelo Karma da pessoa, representado por Saturno). Quando esse karma é essencialmente positivo, a pessoa obtém agora a recompensa merecida .

Este trânsito de Júpiter  permitirá desenvolver  uma abordagem da vida verdadeiramente otimista e tocada pela alegria interior de quem se sente «beneficiado pela Graça Divina». Eventos associados à sorte poderão fazer-lhe sentir essa mão generosa do Cósmico em ação na sua vida. Aproveite e expanda a sua alegria na sua vida concreta, verá que quanto mais manifestar essa disposição interna mais ela se tornará real também à sua volta.