Trânsito de Júpiter – Ascendente Virgem

vir

Neste  mês de julho, Júpiter abandonará o seu signo de exaltação e entrará no signo de Leão, onde vai permanecer durante um ano. Assim, desde o dia 14 de julho de 2015 e 11 de Agosto de 2016,  este planeta vai influenciar de modo diferente as nossas vidas.

Tal como dissemos num artigo introdutório que escrevemos há um ano  sobre a influência do trânsito de  Júpiter e cuja leitura recomendamos vivamente aos leitores, o trânsito de Júpiter deve ser visto em conjunto com o trânsito de Saturno. Estes dois planetas- Júpiter expandindo a nossa vida para o futuro e Saturno fazendo aparecer a ligação kármica com o passado- estão na origem dos principais eventos da nossa vida e suportam as mudanças mais importantes que marcam a nossa existência.

Júpiter estará, durante este novo trânsito, no signo de Leão, um signo amigo  e de elemento Fogo, lançando aspeto para os outros signos de Fogo- Carneiro e Sagitário. A trilogia do elemento Fogo é de caráter criativo, entusiasta, pioneiro, corajoso, apaixonado. Estas qualidades tendem a manifestar-se durante este trânsito de Júpiter, que suportará todas as atividades ligadas à autoexpressão, ao ensino e aprendizagem, às artes, ao plano do Direito e das Leis, às crianças e ao desenvolvimento de novos valores e princípios de caráter ético e/ou religioso e espiritual. A forma como afetará cada nativo dependerá da casa por onde Júpiter vai transitar, da sua natureza funcional e dos períodos dasha/antardasa que cada um estiver a atravessar.

Iniciamos assim a análise geral dos efeitos do trânsito de Júpiter para os vários signos Ascendentes. Como é tradição na Astrologia Jyotish, daremos também atenção aos Nakshtras pelos quais Júpiter transitará.

Entre 14 de julho e 14 de setembro, Júpiter vai transitar pelo Nakshatra de Magha, com regência de Ketu.O ponto do horóscopo onde Ketu está a transitar por casa influencia os resultados do trânsito de Júpiter, o mesmo acontecendo com os regentes dos outros Nakshtras por onde Júpiter vai transitar durante o ano  de duração do seu novo trânsito. Entre 14 de setembro e 28 de novembro e de 18 de fevereiro e 24 de junho, Júpiter vai transitar pelo Nakshatra de PoorvaPhalguni E transitará por este Nakshatra em dois períodos devido ao seu movimento retrógrado. Este Nakshatra tem regência de Vénus. Finalmente, entre  28  de novembro e 18 de fevereiro e depois novamente de 24 de junho a  11 de Agosto, Júpiter vai transitar pelo Nakshatra de UttaraPhalguni , que tem a regência do Sol.  Deste modo, cada um destes regentes faz sentir a sua influência, a partir das casas do horóscopo que rege e, no caso dos planetas de movimento lento, também a partir das casas por onde se encontram a transitar.

Efeitos do Trânsito de Júpiter para o Ascendente Virgem

Durante o trânsito de Júpiter pelo Nakshstra de Magha, com regência de Ketu, que está em trânsito pela 7ª casa, você poderá ter consciência da sua identidade e compreender o que pode fazer para melhorar a sua maneira de ser. A relação com o parceiro de vida e outros parceiros pode sofrer durante este trânsito . Pelo menos até ao dia 29 de janeiro, altura em que Ketu entrará no signo oposto ao de Júpiter, em Aquário, para mais 18 meses de  um novo trânsito. Nessa altura, Ketu apoiará o envolvimento nas atividades práticas do dia-a-dia e permite vencer alguma competição mas pode haver problemas de saúde  pouco usuais. Vigie o aumento de peso.

Durante o trânsito de Júpiter pelo Nakshatra de Poorva Phalguni, com regência de Vénus, que rege a 2ª e  a 9ª casas, haverá oportunidades de expandir a área profissional e a acumulação de rendimento. Você pode sentir que a sua sorte material aumenta neste período e que pode contar com mais dinheiro disponível.

Durante o período em que transitará pelo Nakshatra de Uttara Phalguni, com regência do Sol, regente da 12ª casa, deverá ter cuidado com os gastos. Despesas inesperadas poderão aparecer e causar dificuldades e desentendimentos.

Júpiter  rege a 4ª e a 7ª ª casas do seu horóscopo e será de esperar que você possa enfrentar alguns problemas nos relacionamentos  pois Júpiter vau transitar pela 12ª casa  e um dos significados disso é que o seu parceiro vai estar distante ou desligado de si. Isto pode acontecer fisicamente, com a separação devido a uma viagem, por ex., ou emocionalmente , com a dificuldade em  comunicar e receber a atenção afetiva que você  desejaria receber.  Durante este ano alguma viagem de longa distância poderá ter um significado especial e essa viagem pode causar despesas consideráveis. Uma coisa é certa: você vai ter muita dificuldade em poupar dinheiro durante este novo trânsito de Júpiter. A casa e a vida doméstica   também vão ser afetados, bem como os relacionamentos de caráter pessoal. A 12ª casa significa algum tipo de isolamento ou afastamento e você vai querer afastar-se da vida doméstica habitual, aquilo que o (a) fazia feliz agora parece insuficiente e uma inquietação interior impele para a procura de algo que lhe nutra o espírito e a fantasia.

Este novo trânsito de Júpiter é um período excelente para desenvolver uma perspetiva mais espiritual e profunda acerca da realidade, para despertar a consciência para os aspetos metafísicos da vida e da realidade. Você vai achar que as rotinas envolvendo as tarefas práticas diárias são apenas um aspeto da realidade e vai deparar-se com os aspetos espirituais do seu ser e isso vai mudar a sua identidade e transformar os seus objetivos de vida. Talvez você descubra a felicidade de prestar serviço aos que sofrem por ex., numa instituição ou hospital e a alegria de dar algo de si sem esperar recompensa vai fazer crescer uma atitude nova em relação à vida, menos imediatamente crítica e perfecionista e mais capaz de aceitar e de perdoar. Ao mesmo tempo pode dar-se conta da sua condição mortal, talvez experimentando algum problema de saúde. Deverá cuidar de si nesse aspeto e adotar práticas que promovem a saúde, tanto física como espiritual. Neste momento você descobrirá  que manter a saúde espiritual é tão importante como manter a boa forma física e talvez sinta atração por alguma atividade que une a dimensão física com a dimensão espiritual do seu ser: aprender a fazer meditação, praticar yoga, etc., poderão ser atividades que ajudarão imenso a manter a sua tranquilidade e bem estar global neste período.

A 12ª casa  relaciona-se  com despesas, perdas, gastos com caridade,  vida em terras estrangeiras, obstruções na vida, separação da família, retirada do mundo, transcendência, iluminação, reclusão, aprisionamento, hospitalização, prazeres da cama, sono profundo, trabalhos nos bastidores ou trabalho secreto, trabalho num hospital, asilo ou prisão, quartel militar ou mosteiro, más ações, miséria, viagens, olho esquerdo, indica os nossos gastos e aquilo que está para além do nosso controlo; representa a espiritualidade,  a ausência de necessidades materiais ,  residência no estrangeiro; refere-se a tudo o que fazemos solitariamente, como pesquisa, meditação, leitura, isolamento, aprisionamento, limitações, incapacidade de comunicar, perdas financeiras, inimigos secretos, tendências autodestrutivas, vícios/dependências. Assim, alguns dos significados desta casa serão expandidos durante este trânsito de Júpiter, de acordo com  a natureza da personalidade e as  suas necessidades de desenvolvimento. Você poderá ,por ex., dar consigo a ler mais do que era hábito, a gostar de manter períodos de silêncio  e de solidão e poderá também apreciar atividades de lazer que pode fazer em casa sozinho(a) como artes manuais e decorativas,  bricolage, etc.; os que gostam de arte poderão agora dedicar mais atenção a essa área, seja aprendendo a tocar um instrumento musical ou apurar algum talento artístico plástico, por ex., seja a visitar museus e outros espaços de exposição artística. O convívio com amigos chegados pode também ser importante, como apoio das experiências novas que vão transformando e despertando espiritualmente o seu ser.

Saturno, o planeta lento  cuja ação anda a par com a de Júpiter, está a transitar pela 3ª casa , em Escorpião, uma casa que representa a o ambiente próximo do lar, as aprendizagens, a relação com irmãos mais novos, a comunicação. Rege a 5ª e a 6ª casas, influenciando a sua criatividade, a relação com crianças  e com subordinados em geral.  Neste sentido, Saturno  irá acrescentar responsabilidade a estas áreas de vida, como explicámos no artigo específico deste trânsito de Saturno para o Ascendente Virgem.   Assim, você terá muita consciência  da forma como tem usado os seus dons e talentos naturais e, se algo nesta área não estiver bem , terá que repensar isso e mudar. Poderá envolver-se em projetos novos, usando a sua motivação de forma responsável  e que exigem alguma forma de compromisso e de estabilidade no esforço. Alguns obstáculos e atrasos podem acontecer, envolvendo viagens, a relação com irmãos, com crianças e com a educação.

Saturno lança aspeto durante este trânsito, para a 12ª, para a 5ª e a 9ª casas, que são casas de espiritualidade, de sorte, criatividade , de transformação e de aprendizagem  e prática de valores espirituais, filosóficos ou religiosos. Um sentido de espiritualidade que poderá não ser de natureza religiosa mas  que ainda assim poderá ser forte, deverá desenvolver-se na sua vida durante este período e você poderá  beneficiar espiritualmente de alguma longa viagem que fizer.

Júpiter não estará, neste novo trânsito, em aspeto com Júpiter, mas Saturno lançará um aspeto de 10ª casa para Júpiter. Isto significa que a ação de Júpiter estará delimitada pelas possibilidades definidas por Saturno e que as mudanças que  Júpiter impulsiona só serão realizadas na medida em que forem permitidas pela ação de Saturno (ou, o mesmo é dizer, pelo Karma da pessoa, representado por Saturno). Quando esse karma é essencialmente positivo, a pessoa obtém agora a recompensa merecida . Se for predominantemente negativo, é possível que as promessas deste trânsito de Júpiter atinjam apenas uma leve expressão , sem grande relevo. Se a ação de Saturno for predominantemente positiva, você poderá transformar o seu conceito de  realidade e de identidade, mudando a orientação dos seus objetivos de vida, de um mundo pragmático e material para um mais completo que engloba também os aspetos espirituais que, durante este ano, vai descobrir no seu ser.

Este trânsito de Júpiter  permitirá desenvolver  uma abordagem da vida mais completa e  a sua identidade e objetivos de vida deverão ajustar-se , pela descoberta e uso de outros  recursos que não os sentidos e a razão lógica. Há todo um mundo subtil e misterioso à sua espera e certamente não menos fascinante do que aquele que o raciocínio e  a  análise factual   lhe têm permitido  descobrir. Para isso os aspetos materiais da sua vida terão que ficar diminuídos para que você aprenda a dar o verdadeiro valor aos valores metafísicos e espirituais.

  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of

This site is protected by wp-copyrightpro.com

%d bloggers like this: