Pedras e Cristais, Jaspe

 

ja1

O Jaspe é uma pedra abundante em todo o mundo, existindo numa variedade de cores e de padrões que têm  designações individualizadas. A palavra «Jaspe» deriva do grego «iapis» que significa «Ágata» e, de facto, o Jaspe e as suas variedades costumam agrupar-se no grupo a que pertencem  a Ágata e a Calcedónia , que incluem as variedades de quartzo fibrosas e granulosas. O Jaspe  é uma variedade densa e opaca, microcristalina, de quartzo e os seus grãos são finos, semelhantes a grãos de açúcar, ocorrendo em nódulos ou no  enchimento de fissuras  numa variedade de cores: castanho, branco, cinzento azulado, cinzento, laranja, amarelo, vermelho, rosado, verde, púrpura, multicolor.

A característica  mais referida do Jaspe é a de proteger e nutrir, razão pela qual lhe é dado o nome de «pedra nutridora». É uma pedra do elemento Terra com uma energia de frequência lenta e estável, alinhada com o campo eletromagnético do planeta. Como tal, é uma pedra de enraizamento por excelência e também de estabilidade, conforto e segurança, aumentando a força física. A presença do Jaspe equilibra a aura, permitindo um sentimento de completude e de paz. Aumenta a consciência  da presença do corpo físico e promove a consciência ambiental e  de comunhão entre todos os seres que habitam a Terra.

ja1

O Jaspe tem sido usado desde a Antiguidade, sendo a 12ª pedra do peitoral do Grande Sacerdote judaico. Era considerado como uma pedra de proteção, tanto no plano físico como espiritual. Os egípcios gravavam em pedaços de Jaspe símbolos e imagens religiosas, bem como inscrições do «Livro dos Mortos» e acompanhavam as múmias na sua passagem para o Além. Amuletos e anéis de sinete eram esculpidos em Jaspe. A tradição atribui o nome do apóstolo Pedro à pedra de Jaspe, num paralelismo simbólico em que este representa a «rocha sobre a qual Cristo ergueu a sua Igreja». Para além disto, os nativos americanos e  os europeus da Idade Média atribuíam ao Jaspe a capacidade de «trazer chuva».

A grande acessibilidade do Jaspe faz com que tenha pouco valor  económico mas as suas propriedades metafísicas fazem desta uma pedra inestimável, havendo colecionadores que se especializam nas muitas variedades deste mineral. Conforme as suas cores, o Jaspe tem sido associado à prosperidade, à agricultura ou jardinagem e  tem sido visto como pedra de nutrição e proteção. A sua proteção é simultaneamente poderosa e suave. O Jaspe equilibra as energias yin e yang  e isso ajuda  os processos de cura, ao mesmo tempo que traz um sentimento de paz e de tranquilidade.

Atribui-se ao Jaspe uma ação calmante e relaxante no plano mental e emocional, levando a pessoa a sentir-se tranquila mesmo em situações difíceis ou desafiadoras. Ajuda a curar traumas e perturbações emocionais, facilitando o processo de cura profunda a este nível. Esta pedra ajuda a auto cura e leva a encontrar um conforto emocional que gera um sentimento de bondade e de empatia com todos os seres. Talvez  seja por isso que a tradição diz  que esta pedra traz beleza para a vida de quem a possui, tanto exterior como interior.

O Jaspe suaviza todos os processos mentais, sendo por isso uma boa pedra para os estudantes ansiosos na situação de exame ou de teste pois faz superar os medos e ajuda a alcançar a tranquilidade necessária para pensar e resolver os problemas.

ja4

Como referimos, o Jaspe encontra-se numa grande variedade de cores e de  formas. Damos a seguir uma breve indicação de algumas das mais populares e conhecidas:

Jaspe castanho–  vai do castanho chocolate ao bronzeado, dourado , avermelhado ou marfim.  Esta é uma pedra conectada com a Terra e que encoraja a consciência ambiental. Tem um poderoso efeito enraizante, traz estabilidade e equilíbrio. A pedra  é excelente para responder de forma eficaz a situações súbitas de pânico, medo ou agressividade. Ajuda a centrar o campo de energia individual e facilita a meditação. É considerada uma boa pedra para cura kármica e diz-se que permite o acesso a vidas passadas.

Jaspe Dalmantino pode ser cinzento pálido, creme ou beige com pontos negros que se assemelham às pintas de um dálmata. Tem um efeito protetor e curativo, fortalece o ânimo, promove a jovialidade e uma atitude leve e alegre. Tem um efeito positivo sobre o desânimo ou o  desapontamento. Fortalece os laços familiares e ajuda a superar sentimentos de descrença. Favorece a duração das amizades, permitindo promovendo a sua estabilidade. Diz-se que tem um efeito calmante nas crianças e nos animais de estimação.

Jaspe verde– é mais raro quando se encontra num único tom e é também mais valioso. Pode encontrar-se em tons mais claros ou mais escuros de verde. É uma pedra conhecida pelas propriedades de acalmar o espírito e diz-se que bane os fantasmas. Restaura o equilíbrio do corpo emocional e ajuda a  assumir o controlo dos pensamentos e emoções. É uma das pedras melhores para garantir um sono tranquilo.

Jaspe Leopardo possui um padrão orbicular em tons laranja ou verde e inclusões em banda avermelhadas. É considerada uma pedra de dualismo- luz e escuridão- ajudando a concentrar o poder animal.

jas2

Jaspe Oceânico  Esta pedra também é por vezes designada por «pedra de Atlantis» e Jaspe do Mar. Possui círculos multicoloridos com bandas e linhas que representam a ligação entre tudo o que existe. Ajuda a desenvolver autoestima e empatia com todos os seres.

Jaspe Vermelho–  encontra-se em tons que vão do vermelho  ao castanho. É uma pedra de energia física e de força física, estimula a estamina e a resistência  e aumenta a quantidade de «chi» ou força de vida na aura.  O seu uso traz coragem para enfrentar situações difíceis e desagradáveis. Esta pedra ajuda a fazer justiça. Diz-se que permite lembrar de forma clara os sonhos. É uma pedra útil a todos os que trabalham com a energia da Terra.

E pronto, muitas outras variedades de jaspe estão à espera  da sua curiosidade. Não deixe de adquirir algumas variedades desta pedra extraordinária que é o Jaspe. E, quando isso suceder, não se esqueça de as limpar e programar antes de as usar.

Deixe um comentário