kya

A Kyanite é um mineral extraordinário, sendo valorizado tanto nos usos industriais como metafísicos. Na indústria é muito valorizado pela sua resistência ao calor, servindo para produzir louças e porcelanas refratárias, moldes de fundição de metais, sapatas de freio na indústria  dos caminhos de ferro, fabrico de discos de corte, mós, etc., sendo utilizado em muitas  situações em que a resistência ao calor é necessária. Sobre os  usos metafísicos falaremos de seguida.

Este mineral é um silicato de alumínio e ocorre geralmente sob a forma de cristais longos laminados e estriados  que podem ser transparentes ou translúcidos,  tendo um brilho perolado. Retira o seu nome da palavra grega «Kuanos» que significa «azul profundo». No entanto, além do azul, esta pedra pode encontrar-se em branco, índigo, verde, cinzento, rosa, amarelo, laranja e preto. Mas a singularidade desta pedra é ainda marcada pelo facto de, em cada cristal, haver geralmente duas durezas diferentes nos eixos perpendiculares, o que levou à  sua designação de pedra «dusthene» ou «pedra de duas forças». Por causa disto, os cristais partem-se perfeitamente em duas direções opostas. Finalmente, esta é a 2ª pedra – a 1ª é o Citrino que não necessita de ser limpa pois não acumula energia negativa. Mais ainda, pode ser usada para limpar  e aclarar outros cristais.

kyl

A Kyanite tem uma energia de alta frequência com grande capacidade para estabelecer conexões. Transfere energia rapidamente , criando caminhos  em todos os níveis, razão pela qual é habitualmente conhecida como «pedra de conexão»: abre os centros da mente melhorando a clareza do pensamento lógico em geral; aumenta a criatividade , tanto nas artes como em todas as áreas de vida; melhora as capacidades telepáticas e psíquicas; é uma ferramenta extraordinária para a comunicação , ajudando a criar um ponto de sintonia entre opiniões, ideias e crenças diferentes e permitindo superar desavenças, zangas e disputas. Pode ajudar a recuperar um relacionamento antes quebrado, voltando a criar um caminho compatível entre as partes; inspira lealdade e justiça nas interações com os outros.  Devido a estas características, é uma pedra excelente para usar quando é preciso fazer alguma negociação ou servir de árbitro numa qualquer contenda.  Em todos os contextos de vida, incluindo o trabalho, a Kyanite ajuda a estabelecer «pontes»  de ligação com os outros, facilitando os relacionamentos humanos e a cooperação.

kyr

A tradição afirma que a kyanite ajuda todos os que pretendem romper com um ciclo de vida negativo, ajudando a abrir caminho para um novo ciclo mais construtivo. Para isso dever-se-á fazer o seguinte: colocar uma pedra de Kyanite no centro de um espaço no qual possa meditar. À volta dessa pedra central, colocar 6 pequenas lâminas de Kyanite, formando uma estrela de 6 pontas, com cada pequeno pedaço a ocupar uma direção diferente. Depois, reservar 6 noites em que, em cada uma, pega num dos  6 pedaços de kyanite  e, mentalmente ,medita num caminho diferente, deixando que as imagens e as ideias tomem forma espontaneamente. No final dos seis dias terá, com probabilidade, uma ideia mais clara acerca das mudanças que quer fazer na sua vida.

A mesma tradição também afirma que a kyanite é útil para as crianças que não se conseguem integrar nos grupos da vida escolar ou têm dificuldade em ser aceites pelos outros, devido a alguma particularidade. Nestes casos,diz-se, colocar uma pedra de Kyanite junto às roupas  escolares da criança se as houver ou no seu espaço envolvente,  ajuda a aumentar a popularidade e aceitação da criança pelos outros

No plano pessoal, a Kyanite ajuda a  superar a tendência para a vitimização e o fatalismo, promove a análise clara dos padrões emocionais que habitualmente bloqueiam o crescimento individual e ajuda a ter consciência clara dos seus pontos fortes e fracos, conectando o eu pessoal com  a consciência superior, levando ao desenvolvimento de um propósito de vida mais consentâneo com a  natureza essencial do self.

Segundo a tradição, a Kyanite ajuda a recuperar a memória , incluindo memórias de infância esquecidas, para o que deveremos, quando desejamos lembrar algo, colocar um pedaço de Kyanite em cima do chakra do 3º olho. Isto facilita , segundo se diz , a recordação.

Quanto às várias cores de Kyanite, cada uma dessas variedades ressoa com o chakra com a cor associada.  A Kyanite laranja foi descoberta mais recentemente e é uma importante ferramenta para a criatividade em todas as áreas. Provém principalmente da Tanzânia e ressoa com o chakra do sacro. Na terapia com cristais, esta variedade laranja é usada nos problemas sexuais, da bexiga, intestinos, questões de fertilidade e na depressão. Esta energia ajuda a tomar consciência dos desejos e dos prazeres, associando-lhes a criatividade e ajudando a compreender o seu lugar na existência.

A Kyanite azul é uma pedra impulsionadora da meditação e ressoa com o chakra da garganta e chacra  do 3º olho. É expansiva de todas as formas de comunicação e permite desenvolver a consciência psíquica em todos os níveis.

kyv

A Kyanite verde conecta com a verdade do coração e ressoa com o chakra associado. Esta pedra equilibra o chakra cardíaco e ajuda a manter o coração em equilíbrio. Reduz a raiva , fomentando o amor.

A Kyanite preta está associada ao chakra da raiz e tem o poder de enraizar no aqui e agora terreno e é considerada uma pedra poderosa de proteção, pois deflete a negatividade.  Permite limpar e desbloquear as energias em qualquer chakra.

Terminamos esta breve introdução ao poder desta pedra extraordinária que é a Kyanite , esperando que esta tenha suscitado o interesse dos leitores. Por nós, pensamos que é uma das pedras que não podemos deixar de ter. E lembre-se: esta pedra não precisa de ser limpa, estando sempre pronta a funcionar com a sua própria essência. Tire bom proveito dela na sua vida.

This site is protected by wp-copyrightpro.com

%d bloggers like this: