gem

Atendemos mais um pedido dos nossos leitores, com uma  nova personalidade básica.

O Ascendente no signo de Escorpião  dá uma vitalidade e resistência física muito grandes, o que não admira, dado que os nativos de Escorpião têm normalmente vidas cuja matriz indica vários períodos de crise e de transformação profunda, o que exige grande resistência, tanto no plano físico como emocional e espiritual.

A regência de Marte, um planeta  cuja energia é bastante agressiva, dá  a estas pessoas uma personalidade pouco tranquila, são facilmente irritáveis e impacientam-se com facilidade. Mas são também pessoas de grande determinação e coragem, motivadas para «escavar» nas profundezas da realidade, são excelentes «leitores» da psique e da natureza humana, distinguindo com facilidade todas as dissimulações , tentativas de engano ou de  embuste e todas as máscaras de fingimento com que muitas vezes as pessoas se cobrem para dissimular os seus verdadeiros intentos. Esta característica constitui tanto um bem e uma vantagem como um ponto fraco pois torna-os desconfiados , nunca confiando inteiramente em ninguém.

Escorpião é um signo que lida com tudo o que está escondido, «abaixo» da superfície da realidade. Essa característica conecta estes nativos com  tudo o que está oculto em todos os níveis da realidade: são naturais exploradores do inconsciente humano e da sua linguagem ; sentem fascínio pelas ciências ocultas e pelo poder que lhes está associado; adoram desvendar qualquer mistério, o que faz deles excelentes detetives e investigadores de crimes; dão excelentes agentes de espionagem (ou leitores compulsivos da literatura/filmes do ramo) e, nas atitudes do dia-a-dia, adoram observar os comportamentos dos outros e adivinhar o que escondem para lá das aparências, para os desmascarar publicamente com o maior estrondo  e estrago possível sempre que podem.

Estas pessoas são porém muito reservadas em relação a si mesmas, não dando a conhecer os seus verdadeiros desejos ou intenções, para não perderem o poder associado ao «segredo». Este segredo ou ocultação permite-lhes saber que estão no controle  e este é um ponto fundamental nas suas vidas.

Os nativos de Escorpião são intensos e magnéticos como nenhum outro signo e isso dá-lhes uma capacidade de sedução que poucos conseguem superar. São encantadores e cheios de charme quando querem e, apesar do caráter potencialmente violento do signo, preferem usar o poder de sedução para conseguirem alcançar os seus objetivos, servindo-se do conhecimento inato da psicologia humana para esse intento. Facilmente dominam dessa forma as pessoas que lhe interessam, sobretudo quando se trata de um parceiro pelo qual sentem interesse sexual. Esta natureza francamente manipuladora fá-los adotar uma aparência de polidez e de delicadeza que só se «estraga» quando a sua vontade é contrariada, podendo então deixar estalar o verniz e reagir com agressividade. E, quanto mais apegados emocionalmente estão a um parceiro, mais tentam que este se submeta inteiramente aos seus desejos e «orientações». A recusa em fazer isso e em manter uma independência de vontade é sentida como uma traição por estes nativos, que confundem  o sentimento de serem amados com a evidência de serem obedecidos.  O ciúme pode ser uma experiência muito difícil para estas pessoas e para os seus parceiros e desencadeia, frequentemente, situações de vingança e de retaliação que dificilmente são superados ou esquecidos.

Quando, ao Ascendente Escorpião, se associa a Lua no signo de Gémeos,  se a Lua for forte e brilhante no nascimento, as características do Ascendente poderão ser bastante modificadas: ao secretismo e reserva de Escorpião contrapõe-se a necessidade de comunicar e de estar com os outros, não necessariamente num estilo de relacionamento intenso e aprofundado mas em múltiplos relacionamentos e contactos. Esta associação pode produzir a característica de alguém que não resiste a encontrar sempre defeitos em tudo, não se coibindo de falar alto sobre isso em cada situação em que se encontre. Produz também, certamente, uma pessoa altamente inteligente e intuitiva, associando a capacidade de compreensão lógica à sua habilidade para ler os indícios escondidos ou mascarados: dará um excelente investigador de seguros, um agente policial, um psicólogo, astrólogo,  ou investigador científico em geral ou ainda um jornalista de investigação.

A Lua no signo de Gémeos «nasceu a falar» precisa de comunicar incessantemente, de produzir conhecimentos acerca do que se vai passando à sua volta.  Ao contrário do signo Escorpião cujo elemento Água é «parado» e profundo, refletivo e escondido como a água de um poço, o Ar de Gémeos é interativo e leve, move-se continuamente  e modifica-se minuto a minuto, com o que vai vivenciando e a alegria de há um momento atrás pode subitamente enevoar-se por qualquer incidente que acabou de experienciar, ou explodir de vivacidade e de riso por  uma conversa que se iniciou há um segundo atrás: Gémeos não liga ao passado, e o passado é o que ele acabou de viver há segundos atrás, está sempre à procura de uma nova experiência e emoção, de um novo conceito que a sua mente produziu na organização incessante das sensações que estão sempre a mudar. Escorpião fixa-se no passado e guarda ressentimento porque não consegue esquecer cada ferida  e cada embate com a vida; mas Gémeos sacode os ombros e começa uma nova experiência sem deixar que as anteriores lhe façam mossa. E, por isso, esta combinação ajuda  o nativo com esta personalidade a «deixar ir» o passado e a libertar-se mais facilmente das experiências que coleciona, à espera de uma «resposta no futuro». Isto torna esta pessoa potencialmente mais feliz.  Ela pode criticar e «falar mal» de alguma coisa e de alguém mas ,passado algum tempo, já se esqueceu de tudo e não tem tempo para guardar feridas na memória.

A Lua rege a 9ª casa e está colocada na 8ª casa. Esta é uma posição algo difícil, sobretudo para um nativo com Ascendente Escorpião. Ela indica muitos períodos de luta e de crise, sobretudo no plano emocional. A sorte para esta vida é afetada e só com muita luta será possível alcançar tranquilidade e alguma felicidade, sobretudo enquanto a pessoa não fizer as transformações necessárias na sua maneira de ser. Trata-se de uma posição profundamente crítica em termos kármicos, geradora de sofrimento emocional até que as aprendizagens fundamentais  sobre a forma como  se lida com as próprias emoções e com as interações pessoais, sejam atingidas.  Esta posição também indica, muitas vezes, um pai com problemas  na vida, ou com uma saúde muito frágil ou a perda do pai em idade precoce. A posição favorece, no entanto, ganhos através de testamentos, legados, pensões (em caso de divórcio). E indica uma apurada intuição ou até capacidades psíquicas. A colocação da Lua na 8ª casa  pode indicar problemas de saúde do nativo e muita dificuldade me encontrar paz mental.  Pode haver problemas psicológicos de autoconfiança e a relação com a mãe pode ser difícil e esconder muitas feridas emocionais desde a infância, que não saram facilmente.   O nativo é, no entanto, muito inteligente e, habitualmente, tem sucesso no plano material. O seu grande desafio é alcançar a felicidade interior e esta é  também a sua maior lição potencial. Esta pessoa pode ter uma carreira de muito sucesso na investigação. A relação com as mulheres pode ser difícil e pode ser também difícil, num horóscopo feminino, lidar com a própria maternidade. Esta posição também pode indicar problemas de visão.

Quando, ao Ascendente em Escorpião e à Lua em Gémeos se associa o Sol no signo de Caranguejo, vemos que o elemento dissonante aqui é a Lua, cujo Ar não se mistura com a Água do signo do Ascendente nem do signo do Sol. No entanto, o elemento Ar é potencialmente equilibrador, proporcionando a abordagem clara e distanciada da razão, que complementa maravilhosamente o enorme potencial de intuição de que esta pessoa é dotada.

O Sol no signo de Caranguejo indica um propósito de vida em que o desejo da alma é a segurança nas suas raízes: a família, a tradição, a sua cultura, etc. Tanto pelo Ascendente – um signo fixo- como pelo signo do Sol – um signo cardinal de Água- esta personalidade sente-se mais à vontade com o que já conhece, com uma âncora no sentimento de pertença  a uma família, um grupo, uma cultura, tradição, etc.; ela precisa de sentir que é nutrida, sobretudo emocionalmente, pela relação com pessoas que estão ligadas a si e cujos laços afetivos são reais e manifestos na vida de todos os dias.  Mas o signo de Escorpião fá-la desejar laços com uma intensidade absoluta e isso traduz-se, muitas vezes, por um desejo de controlar completamente as pessoas que ama, e isso não é bem aceite por muitos, o que pode gerar insatisfação contínua nos relacionamentos, insatisfação que durará até esta pessoa perceber  que o que exige dos outros só lhe pode ser dado por si própria: ninguém cura  feridas emocionais profundas se mantiver essas feridas bem abertas continuamente, para lhe servirem de comparação com os fracassos que vai experimentando nesta vida. A Lua em Gémeos pode por isso ajudar a dar um «pontapé» decisivo nos bloqueios do passado e abrir caminho para o futuro, com otimismo e  sem comparações: cada evento ou experiência são únicos e irrepetíveis e esta é talvez a melhor lição de Gémeos que esta pessoa pode aprender para se libertar e  se permitir ser feliz e mais tranquila.

O sol rege a 10ª casa  e está colocado na 9ª casa. É uma excelente posição para a vida material e para o sucesso profissional. Mas isto não admira pois parece-nos que uma das lições fundamentais que esta personalidade básica tem que aprender é que o sucesso material de nada vale se intimamente não formos felizes. Por isso esta pessoa  não terá, provavelmente, que lutar para alcançar conforto material. Pode também realizar viagens frequentes por causa da vida profissional. Esta posição indica uma excelente reputação profissional, por vezes também fama, bons princípios morais e de conduta , um pai que pode ele mesmo ser rico e ter uma excelente reputação, etc. Também pode indicar a escolha de uma profissão que permite a realização de objetivos espirituais.

Esta personalidade básica enfrentará alguns desafios no plano emocional e psicológico, que servirão para permitir um desenvolvimento espiritual que tem um grande potencial, através de um processo doloroso, no ponto de partida, mas compensador no ponto de chegada. Para isso deverá contar com uma vida fácil no plano material.

This site is protected by wp-copyrightpro.com

%d bloggers like this: