esc

Respondemos a mais um  pedido dos leitores, com uma nova personalidade básica bastante intensa, constituída pela combinação entre o elemento Água e Fogo.

O Ascendente no signo de Escorpião indica uma pessoa com um temperamento fortemente emocional e uma  grande necessidade  de controlo: uma lição básica destes nativos é a descoberta do poder e da disciplina da vontade sobre o tumulto das emoções. Escorpião simboliza a transformação súbita,  a passagem inesperada de um estado de ser para um outro. Porém, tal passagem não se faz facilmente pois Escorpião é um signo fixo e mantém-se o máximo de tempo possível agarrado à sua inércia, que lhe dá segurança. Por isso, geralmente, os processos de transformação envolvidos  neste signo são dolorosos e causam sofrimento: a razão é que estes se alimentam das emoções e dos sentimentos que são as unidades em que se funda o sentimento básico de segurança. Tal como explicámos no artigo sobre os signos opostos, enquanto o signo Touro representa o mergulho do espírito na carne e no mundo material, Escorpião lida com as subtilezas do plano psicológico e com a potencial descoberta da realidade espiritual- a sua atração pelo oculto, pela magia, pelos segredos e mistérios tem a ver, no fundo, com a necessidade e com o impulso básico que estas pessoas têm de procurar uma realidade para além da simplicidade das aparências dos sentidos. Eles sabem que há outra realidade, mais funda e essencial, que jaz escondida pelas sensações mas que pode ser desenvolvida e dominada e que o poder que ela traz pode ser tão atraente ou mais do que a realidade material. É no signo Escorpião que a matéria se transforma, por processos descontínuos, no fogo do Espírito presente no signo de Sagitário. Mas, para tal transformação, é preciso primeiro dominar as energias mais básicas das águas movediças: é preciso ir bem ao fundo destas «águas», desbloqueando todos os processos inconscientes, todas as feridas que sangram, muitas vezes sem que se  saiba porquê mas que, na sua dinâmica compulsiva, não nos deixam seguir em frente, para perceber que, na escuridão do  poço mais fundo, é sempre possível ver brilhar um raio de luz que nos diz que há mais do que essa escuridão e,  imbuídos de uma nova esperança, podemos caminhar em direção à luz.

Em cada nativo com forte predominância do signo Escorpião existe uma alma que se sente ferida, fragmentada aqui e além por pedaços que parecem perdidos no tempo e as crises cíclicas pelas quais estas pessoas passam, servem para limpar todos esses processos e bloqueios, para permitir a renovação do corpo e da alma nos seus objetivos. Pode ser um processo doloroso mas é compensador nos resultados, pois o desenvolvimento espiritual potencial que traz consigo é muito maior do que o que ocorre com outros signos. Neste processo de transformação, estes nativos precisam de estabelecer ligações emocionais que são sempre muito intensas porque a sua natureza fortemente sexual os leva a estabelecer laços que são simultaneamente de dependência emocional /sexual e de controlo ou de poder sobre o outro: para estas pessoas, amar alguém é simultaneamente submete-lo à sua vontade, e o mesmo sucede em geral com todos os relacionamentos pessoais, incluindo os de amizade ou de negócios. Estas experiências de troca emocional e de energias profundas que os nativos de Escorpião estabelecem com os seus parceiros são o «caldo» principal que alimenta as suas crises e processos de transformação. E elas são transversais a outras necessidades , como a conquista de influência e  de poder no plano material.

Quando ao Ascendente Escorpião se associa a Lua no signo de Leão o resultado pode ser intempestivo: a Água de Escorpião não se mistura com o Fogo de Leão e, se Escorpião é reservado e gosta de permanecer no anonimato para, dessa forma, «trabalhar» o que for preciso, para alcançar os seus fins, disfarçando ou ocultando muitas vezes as suas reais intenções, Já a Lua em Leão precisa de um público, precisa de se exibir, de sentir a admiração  e a devoção alargadas de um  grupo ou círculo social. Ela deseja revelar a sua luz  para que outros a sigam e para que lhe obedeçam.  O resultado pode ser uma pessoa que não aguenta ser contrariada por ninguém  e que se irrita profundamente quando a realidade não se comporta conforme os seus desejos. Não nasceu para permanecer indiferenciada nas massas informes de pessoas sem rosto definido. Nasceu para ser alguém especial e para desenvolver um poder próprio e pessoal que lhe confere o direito de se «elevar» acima do comum. Em alguns casos podemos encontrar, com esta combinação, pessoas que manipulam os parceiros para seu próprio prazer, tendo pouca consideração pelas suas necessidades ou interesses e que, após a satisfação dos seus desejos, simplesmente os esquecem. A generalidade destes nativos não esquece, porém, as ofensas, que permanecem como uma nódoa à espera de ser limpa por um qualquer ato de retaliação. Pode haver um egocentrismo pronunciado nesta personalidade básica embora também seja possível encontrar pessoas generosas, sobretudo quando o Sol e Marte estão fortes e bem colocados no horóscopo. Estas são pessoas com uma forte determinação e coragem, não olhando para trás mesmo em situações de perigo e não hesitando em fazer o que for preciso, quando se veem em situações em que consideram que a honra , os seus interesses ou a sua pessoa, foram lesados.

A Lua rege a 9ª casa e está colocada na 10ª casa.  Trata-se de uma excelente posição para permitir o sucesso mundano e profissional, dando à pessoa a visibilidade de que ela precisa para satisfazer o seu orgulho pessoal. Pode haver também um sentimento de  orgulho e de vaidade pessoal forte  e, se não houver aflições à Lua e, sobretudo, se esta estiver brilhante no momento do nascimento, a pessoa terá muita sorte na carreira e gozará de popularidade pública. Estas pessoas sentem muitas vezes um forte sentido de «missão» na vida, sendo atraídas para uma profissão em que podem trazer algum bem  para  o coletivo. A fama é uma possibilidade e podem alcançar uma elevada posição na carreira, num cargo executivo ou de gestão. Esta posição da Lua também favorece a instrução e educação bom como a posse de riqueza e de bens como casas e veículos. A relação com a mãe é geralmente feliz. Apesar de a Lua indicar sempre altos e baixos, nos assuntos da casa que rege, devido à sua mutabilidade, se estiver forte , ajuda a alcançar o sucesso muito cedo na vida. Pode haver mudanças de profissão ao longo da vida mas, geralmente, a pessoa escolhe uma profissão em que pode fazer alguma coisa pelo público alargado, na área dos serviços, sejam estes quais forem. Muitos artistas famosos têm a Lua nesta casa.

Normalmente, as mulheres são benéficas para  a vida profissional, começando pela mãe. Esta posição da Lua é também indicativa de um bom caráter e de uma tendência para  se comportar, nas situações da vida, de forma correta. A vida académica é também beneficiada e pode haver grandes capacidades intelectuais. A mãe da pessoa pode também ser alguém influente e inteligente, com uma carreira de sucesso.

Quando, ao Ascendente no signo de Escorpião e à Lua em Leão se associa o Sol em Escorpião,   o lado subjetivo desta personalidade básica acentua-se. Embora esta pessoa tenha momentos de euforia em que lhe apetece socializar, frequentar uma festa ou estar num evento social em que as atenções sejam colocadas sobre si, tem outros em que o secretismo, a reserva e a necessidade de se retirar do tumulto do mundo são também fortes. Não é, por esta razão, fácil conhecer esta pessoa e aquilo que a motiva, de forma imediata. Quando o lado brincalhão de Leão  se manifesta , parece que as suas necessidades são relativamente simples e descomplicadas. Mas basta que alguma coisa não corra conforme o esperado e o olhar fica subitamente sombrio e o sorriso apaga-se em desconfiança e negação. Os signos de Água são muitas vezes dados à depressão e o lado Leão, inseguro quanto à sua identidade e valor pessoal, faz com que esta pessoa seja muito suscetível a críticas e tenha necessidade de ouvir elogios sobre a sua pessoa com alguma frequência, podendo ter crises de autoestima quando esse reforço lhe é negado.

O Sol rege a 10ª casa e está colocado na 1ª casa. Esta posição torna esta pessoa alguém muito focado na sua carreira , alguém que se define pelo trabalho que realiza e cujo sucesso depende das qualidades pessoais: pode ser um empreendedor, um empresário que desenvolve um negócio baseado nas suas qualidades e saberes, pode ter uma carreira em que o corpo ou outras capacidades pessoais desempenham um papel fundamental- cantor, ator, entertainer, modelo, etc. Esta é uma pessoa que se faz a si mesma e tem grande orgulho nisso.

A colocação do Sol na 1ª casa indica um temperamento que explode facilmente, impaciência, mas também um profundo sentido de orgulho e de honra, coragem e, se o Sol estiver forte, permite à pessoa obter poder, influência e riqueza e também uma grande ambição. Esta pessoa está  focada em atingir uma posição elevada e de poder na vida. O Ego é muito forte e o sentimento de orgulho pode ser uma dura prova a enfrentar ao longo da vida pois esta pessoa dificilmente reconhece qualquer vulnerabilidade ou dependência em relação a outros. O excesso de orgulho pode ser um entrave à realização das necessidades emocionais e há grande dificuldade em  aceitar quaisquer fragilidades ou erros. Assim, qualquer situação de atrito ou crítica recebida de outros tende a ser vista como ataque ao Ego  e este pode tender a cristalizar-se nos sentimentos de vaidade pessoal, impedindo-se, dessa forma, de crescer e de se alimentar  de um  maior desejo de aperfeiçoamento pessoal . Comportamentos caprichosos e a tendência para dividir as pessoas com quem se relaciona em «quem está comigo» e «quem está contra mim» podem levar á adoção de uma vida de aparências em que a imagem  externa é sobrevalorizada em relação ao desenvolvimento interno e a existência pode, dessa forma, enclausurar-se num espartilho de lugares comuns, o que será uma pena. Secretamente, esta pessoa sente muitas vezes dúvidas do seu próprio valor- o Sol na 1ª casa dá determinação e grande capacidade de afirmação mas  também mina a autoestima e muitas vezes estes nativos disfarçam essa fragilidade adotando comportamentos autoritários.

Esta personalidade básica apresenta desafios importantes ao desenvolvimento pessoal, atingindo facilmente o sucesso no plano material mas terá que fazer um esforço grande para não cair nas armadilhas que esse sucesso lhe permite e  continuar, com humildade, o domínio dos seus recursos interiores, superando as necessidades imediatas do seu Ego e transcendendo-o através de relacionamentos pessoais que  vão além do prazer sexual e do domínio do outro.

This site is protected by wp-copyrightpro.com

%d bloggers like this: