Personalidade básica Ascendente Escorpião, Lua Peixes e Sol Touro

esc

Continuamos a satisfazer os pedidos dos nossos leitores, hoje com uma personalidade básica composta pelo elemento Água e Terra, orientada por isso para a emoção e para a concretização.

Quando o Ascendente está colocado no signo de Escorpião, temos uma personalidade complexa e difícil de conhecer. Os seus nativos fazem da discrição acerca de si próprios um lema de vida. São reservados e secretos, não deixando ver as suas verdadeiras intenções nem adivinhar os seus pensamentos. Talvez como poucos, Escorpião sabe disfarçar a sua realidade escondendo-a por detrás de uma imagem que é a que ele deseja projetar e que serve os seus intentos, sempre associados a algum tipo de controlo e de poder.

Os nativos de Escorpião são pessoas altamente inteligentes e intuitivas, com uma inclinação para a exploração do lado sombrio ou escuro da realidade, incluindo a de si próprios. Isto não é algo negativo por si só pois não é possível ter uma imagem clara da verdade e da realidade apenas observando o seu lado luminoso . Como dizia o filósofo Heraclito entre os antigos gregos, sem a escuridão não pode haver perceção da Luz. E é esta verdade simples que está na base de todo o simbolismo deste signo, que deseja conhecer tudo o que está escondido, secreto, não manifesto e isto estende-se às mais variadas facetas da realidade. Em termos de desenvolvimento humano, Escorpião simboliza a «obra ao negro» dos alquimistas, a «descida aos infernos e à escuridão da morte», para aprender que esta é mais uma «ferramenta» ao serviço da evolução, é um meio de desenvolvimento pois, muitas vezes, não é possível prosseguir num caminho novo antes de o velho ter sido completamente destruído. Isto é necessário para permitir um verdadeiro renascimento.

Ora, os seres humanos apegam-se ao que conhecem da realidade. Para cada um de nós é difícil abrir mão do que se conhece em nome de algo que é completamente desconhecido. Por isso as crises com que se confrontam estes nativos  podem ser momentos de grande ansiedade e de sofrimento, sobretudo emocional. Mas, tal como qualquer nativo com forte  presença deste signo já aprendeu, após cada crise há um sentimento de satisfação interior  forte ,um sentimento de renovação e de regeneração que é confortante e compensador porque, realmente, a pessoa  nasceu de novo, libertou-se de  lixo , sobretudo psíquico e emocional, que impedia o crescimento e a felicidade interior.

Os nativos de Escorpião são pessoas trabalhadoras e persistentes, capazes de dedicar muitas horas de trabalho para alcançarem  os objetivos que são exigidos pela sua profissão e são, por isso, reconhecidos, embora nunca o sejam tanto como acham que mereciam e isso pode gerar algum ressentimento por alcançarem menos do que quereriam em termos de status e de reconhecimento.  Este modo de sentir gera sarcasmo e por vezes comentários  críticos aos que , na sua opinião, têm menos valor real mas são mais compensados aos olhos do chefe ou de quem tem o poder de decidir.

Nos relacionamentos, os nativos de Escorpião são intensos e possessivos, exigindo exclusividade e controlo sobre os que amam. Esta é uma faceta difícil e que requer mais do que a manipulação subtil com que disfarçam inicialmente o seu desejo de controlo, fazendo querer ao parceiro que é porque o amam muito que precisam de ter total controlo sobre ele. Formam-se dinâmicas que podem ser muito fortes em termos de atração , sobretudo sexual mas que também têm um potencial de violência  e de sofrimento, pois os apegos emocionais são muito fortes neste signo.

Quando, ao Ascendente Escorpião, se associa a Lua em Peixes, o lado mais abrupto do signo de Escorpião é suavizado e pode haver uma tendência muito forte para o misticismo, para as práticas de meditação e outras atividades espirituais, incluindo as religiosas, embora Escorpião tenda a procurar mais o conhecimento oculto do que a espiritualidade manifesta nos dogmas da religião.

A Lua rege a 9ª casa e está colocada na 5ª. É uma associação muto benéfica e que traz sorte, sobretudo se a Lua estiver brilhante no nascimento. Esta pessoa tem potencialmente muita sorte, um forte sentido de propósito na vida e, segundo a tradição, é abençoada com a «Graça Divina». Pode ter um forte carisma que a faz surgir perante os outros como sábia em termos espirituais e pode dar um(a)  carismático(a) líder religioso ou espiritual.  O caráter tende a ser nobre e orientado por elevados princípios e a pessoa é conhecida por fazer boas ações. Pode alcançar  fama, riqueza, e obterá felicidade a partir de crianças (se não houver aflições à 5ª casa). Os filhos serão eles próprios inteligentes e espirituais. Várias pessoas com esta colocação tornaram-se mestres espirituais ou líderes religiosos.

A  colocação da Lua na 5ª casa indica grande criatividade, inteligência e intuição, instrução, crenças e valores muito firmes, que o nativo defende com grande convicção. Pode haver grande proximidade e afeto com os filhos e a mãe será muito benéfica, tal como as mulheres, em virtude de sorte trazida como crédito por ações passadas.  O caráter é moralmente irrepreensível  e estes nativos apreciam a arte e todas as atividades criativas, o desporto e pode haver também atração pela política . Estas pessoas têm sorte nos investimentos e também podem ganhar dinheiro ao jogo. Com esta posição da Lua, a vida tende a decorrer com felicidade, o que atenua algumas dificuldades potenciais  reveladas pelo Ascendente no signo de Escorpião. A vida amorosa também é uma fonte potencial de felicidade pois este nativo tem sorte nos amores.  Deverá, no entanto,  ter-se em atenção que, se houver a associação de planetas maléficos com a Lua, esta pode indicar instabilidade mental .

A Lua em Peixes é emocionalmente dependente, procurando a companhia dos outros para se sentir em segurança. A associação com o Ascendente Escorpião pode, no entanto, tornar mais reservadas as manifestações de afeto, e mais «calculistas», medindo bem o que dá com aquilo que recebe. Porém, no geral existe uma disponibilidade para se dar aos outros, de forma generosa e uma intuição forte capaz de sentir o que os outros sentem e agir em conformidade com isso. Como estes dois signos- Peixes e Escorpião- tendem para flutuações emocionais  e para a depressão, é da maior importância a qualidade dos relacionamentos que estas pessoas estabelecem, a fim de manterem o equilíbrio emocional. Em alguns casos poderão sentir atração pela liderança de alguma instituição em que o cuidado aos outros é uma tarefa dominante: a Lua em Peixes «redime-se» e renova-se de cada vez que dá algo de si aos outros de forma desinteressada. Alguns nativos poderão encontrar grande conforto espiritual em viagens associadas com países e com  culturas  que têm valores fortemente espirituais e com os quais se identificam.

Quando, ao Ascendente em Escorpião e à Lua em Peixes se associa o Sol no signo de Touro, temos um fator de equilíbrio nesta personalidade básica: o elemento Terra deste signo liga estes nativos à Terra e ao mundo prático da concretização das ideias e dos valores. Enquanto a Lua em Peixes é sonhadora e romântica, efabulando mil fantasias, o Sol no signo de Touro equaciona os vários parâmetros da realidade para tornar possível a vida terrena com todas as suas necessidades.

O Ascendente e o Sol são, por sua vez, signos opostos e isso dá a esta pessoa a oportunidade de desenvolver internamente o equilíbrio  de que necessita sem ter que depender de outros para isso. Touro significa o poder no mundo material e Escorpião significa o poder ou a «maestria» no domínio pessoal das emoções e das forças que compelem o ego e o submetem . Tanto um como outro têm a ver cm disciplina, em níveis diferentes e com  evolução, transformação.  Esta dinâmica nem sempre é fácil de experienciar porque ela «atira» a pessoa para direções opostas em simultâneo e será preciso aprender a integrar ambas as forças no processo  de crescimento pessoal.

O Sol em Touro é geralmente tranquilo e sem crises existenciais e pode contribuir decisivamente para tornar esta personalidade mais tranquila e menos ansiosa. Orienta também para o gozo dos prazeres da vida, possíveis através do corpo e dos sentidos. Sem as complicações trazidas pela culpa ou pelo arrependimento, tantas vezes vistos nos signos de Peixes e de Escorpião, Touro respira a vida com natural prazer e vive no momento. Porém, nesta personalidade, o passado  e o futuro também se conjugam embora com dificuldade pois tanto o signo do Ascendente como o signo do  Sol são fixos e procuram agarrar-se a estruturas estáveis e permanentes. Dependerá assim da força da Lua e de Júpiter, regente de Peixes, saber até que ponto esta pessoa conseguirá adaptar-se à mudança. Será de esperar, no entanto, que esta personalidade  seja mais conservadora do que adaptável.

O Sol rege a 10ª casa e isso significa que um dos caminhos privilegiados por esta personalidade para concretizar os seus ideais e propósito de vida é a carreira e uma vida pública em que o reconhecimento dos outros através de um bom estatuto social são um fator de primeira importância. A colocação do Sol na 7ª casa  indica que o cônjuge e outros parceiros de negócios terão um papel fundamental na concretização destes objetivos profissionais e na obtenção de um bom estatuto social . Também indica  um casamento feliz. O cônjuge pode ser estrangeiro ou viajar muito por causa da profissão. Pode também ser uma pessoa influente e ter uma posição financeira confortável.  O próprio nativo tem um excelente potencial de saúde e de longevidade pois tanto o Sol como a Lua indicam isso. Esta pessoa poderá ascender socialmente através do casamento. Quando o Sol está colocado nesta casa, em grande parte o mundo resume-se ao companheiro de vida  embora também seja notado, na tradição astrológica, que esta posição do Sol indica atraso no casamento, oposições (da família de um ou de outro, etc.,) e isto costuma prejudicar a felicidade do casamento. Assim, apesar de haver excelentes indicações de felicidade no plano amoroso, pode bem acontecer que exista alguma dificuldade em formalizar esse relacionamento por contrato ou haver problemas que se opõem a isso , atrasando o evento. Nada que seja insuperável no mundo de hoje, em que o casamento formal é menos valorizado mas, para o tradicionalismo de Touro pode ser uma «pedra no sapato» difícil de tirar. Em alguns casos estes nativos escolhem um parceiro dominador e, atendendo ao seu próprio Ascendente, o resultado pode ser uma «guerra» de poderes pessoais, se houver aflição por maléficos para a 5ª e 7ª casas.

4 Thoughts to “Personalidade básica Ascendente Escorpião, Lua Peixes e Sol Touro”

  1. Clara

    Muito legal!!!
    Será que poderiam fazer um personalidade básica com:
    Sol em Gêmeos
    Ascendente em Escorpião
    Lua em Capricórnio

    Obrigada!!

    1. Clara, se não tivermos publicado, é só aguardar!

Deixe um comentário, ajude-nos a melhorar

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.