amr

Continuamos a responder aos pedidos dos leitores, hoje com uma personalidade básica que combina o elemento Água com o elemento Ar.

Quando o Ascendente está colocado no signo de Peixes há, em geral, alguma dificuldade em assumir aquelas tarefas do quotidiano que exigem pensamento prático e atenção ao aqui e agora no mundo material.

O signo Peixes  representa a dissolução dos laços terrenos e a transição para o plano espiritual por isso há  sempre a sensação, para estas pessoas, de não estarem no seu mundo quando são obrigadas a resolver os pequenos problemas diários do mundo material. Na verdade, elas sentem intimamente o apelo de um mundo que está para além, transcendente ao plano sensorial e, inconscientemente, procuram todas as oportunidades para chegarem até ele. E, como a imaginação é um caminho poderoso para criar mundos alternativos, estas pessoas podem dar-se muito bem em qualquer área que estimule essa criação imaginária: são belíssimos contadores de estórias, saltando-lhes a sensibilidade logo que ouvem ou dizem a frase mágica «era uma vez…»; quando têm talento artístico podem dar  largas à sua perceção da realidade, criando e sentindo-se felizes  quando se projetam nas obras criadas . E podem fazê-lo sem se situarem necessariamente no espaço estrito das «Belas Artes», contanto que possam dar asas à imaginação e à criação de «mundos alternativos: podem ser bons caricaturistas, ilustradores, criadores de jogos, etc. De uma forma ou de outra, estas pessoas dão o melhor de si quando lhes é dada a liberdade de  oferecerem o seu contributo de uma forma que é escolhida por elas, falhando quase sempre  toda a imposição de orientações por parte dos outros, e que pode inclusivamente causar frustração e infelicidade que conduz à depressão ou dependência de substâncias químicas ou de álcool.

Quando os nativos de Peixes têm a sorte   de poder escolher como querem levar a vida e a que profissão ou carreira  se vão dedicar, o seu contributo pode ser muito elevado pois estas pessoas têm uma grande capacidade para  se dar  e fazem-no com grande generosidade. E a primeira coisa que elas têm para dar de si é uma visão diferente da realidade: enquanto as pessoas mais práticas têm a sua eficiência na resolução dos problemas materiais do dia a dia, estes nativos têm  uma visão alternativa  da realidade que mostra a essas pessoas práticas que o mundo não se resume às pequenas questões materiais e à luta pelo sustento e por mais status na vida. O sonho também alimenta o ser humano, numa dimensão que ele por vezes ignora, porque está  perdido de si próprio e  acredita que é apenas o seu corpo visível. No seu jeito sensível ou artístico, os nativos de Peixes sussurram ou mostram que há uma transcendência espiritual, um lado invisível das coisas que desvela o seu sentido e isso é tão ou mais importante do que resolver aquele problema imediato que também é importante mas não esgota a totalidade do real. E, porque nem todos são sensíveis a essa dimensão espiritual das coisas, estes nativos são por vezes considerados «sonhadores» inconsequentes, poetas ou artistas sem ligação completa com a realidade. Talvez seja por isso que, quando se sentem incompreendidos no mundo materialista em que vivemos, muitos procurem refúgio na Religião, numa causa de serviço à Humanidade ou, no limite negativo, num sentimento de inadequação crónico que os leva a refugiar-se no mundo sem retorno das substâncias aditivas, para se esquecerem de que não são capazes de se integrar neste mundo e não percebem porque é que os outros não entendem a sua necessidade de ir para além dele.

Não é pois fácil para estes nativos alcançar o equilíbrio e o sentimento de realização pessoal. Mas, na personalidade presente, a Lua no signo de Gémeos ajuda estas pessoas a focarem-se no plano imediato da vida. É  claro que esta posição da Lua não as ajuda a serem mais eficientes  nas tarefas de Bricolage lá em casa mas dá-lhes uma curiosidade inata para tomarem atenção ao que se passa à sua volta, coisa de que os nativos de Peixes muitas vezes  têm dificuldade de fazer pois preferem percecionar o que se passa na sua mente e imaginação a repararem no mundo físico e no acontece nele. Mas a Lua em Gémeos privilegia justamente o «aqui e agora» e a sua atenção dirige-se para o que se passa à sua volta. E a sua característica de uma marcada sociabilidade é outro fator importante para equilibrar esta personalidade , corrigindo a tendência para se alhear e refugiar no plano da fantasia. Este nativo certamente está atento ao que se passa à sua volta e a necessidade de contar, de partilhar os seus sentimentos e ideias faz com que prefira o convívio social a outras atividades mais solitárias.

A Lua em Gémeos pode ajudar a personalidade com Ascendente em Peixes a ter um grande talento para a escrita ou para a poesia, para falar em público de forma persuasiva e cativante,  podendo inclinar para a escolha de uma carreira como ator de teatro ou de cinema em que o desejo de uma realidade alternativa se conjuga com o talento para o uso da palavra. Para os que têm um destino mais comum, a Lua em Gémeos produz a necessidade premente de ter alguém com quem trocar ideias, com quem conversar e, por isso, estas pessoas nunca estão, habitualmente, sozinhas.  Também pode inclinar para  a escolha de uma profissão em que as crianças são um fator importante ou o centro da atividade., tanto de forma direta, como a profissão de professor como indireta, como acontece com a atividade literária dirigida ao público infantil.

A Lua rege a 5ª casa  e está colocada na 4ª casa o que é uma boa colocação, indicativa geralmente de uma boa relação com a mãe nos primeiros tempos de vida. Também indica uma mãe com uma vida boa. Segundo a tradição, esta colocação da Lua indica finais felizes ao longo da vida e também um final de vida feliz. No plano material, a Lua nesta casa, como regente da 5ª, indica que o nativo será feliz ao longo da vida e que gozará de confortos e de bens, que provavelmente também recebe de herança, podendo ter casas, carros e terras. A sua educação será também bem sucedida, desde que a Lua  e estas casas não recebam maus aspetos e está indicada uma formação académica de grau superior.

A colocação da Lua na 4ª casa, com a qual tem afinidade, é uma das melhores, sobretudo se a Lua estiver numa fase brilhante no nascimento. Aqui a Lua ganha força adicional, ou Dig Bala.  Haverá um relacionamento próximo com a mãe e o nativo receberá benefícios desta. Esta disposição é favorável para a felicidade pessoal e para a felicidade da mãe e também indica uma natureza generosa e terna  e que terá uma boa casa e todos os confortos, carro e um bom emprego, desde que a Lua e a 4ª e 10ª casas não recebam aspetos negativos. As mulheres em geral  terão um papel positivo na sua vida, e pode haver muitos amigos do sexo feminino.  A educação, como referido, será boa e haverá  tendência para escolher uma carreira que possa ser útil à comunidade pois este nativo sente necessidade de ajudar os outros e de prestar serviço.

Quando a esta combinação do Ascendente em Peixes e Lua em Gémeos se associa o Sol no signo de Escorpião, temos o elemento Água em ênfase, com a diferença de que Peixes é mutável  e Escorpião é um signo fixo.  Esta combinação de dois signos de Água na personalidade básica traduz-se, por um lado, numa natureza muito emocional que perceciona o mundo através do sentir; por outro lado, acentua-se o  interesse por  tudo o que é transcendente, espiritual, metafísico e este nativo pode ter uma intuição forte numa natureza que pode ser bastante psíquica. Pode haver uma perceção clara das realidades subtis, ao mesmo tempo que se é capaz de distinguir  a natureza de «luz» ou «escuridão» dessas realidades.

Na verdade, Escorpião acorda a consciência para a compreensão de que a Luz não é a única realidade; a escuridão não é apenas um vazio ausente de luz, é uma realidade ela também, nascida de toda a negatividade  que jaz profunda e escondida mas sempre à espreita de uma oportunidade para assomar à luz do dia.  Estes nativos têm uma clara consciência da dualidade, seja a dualidade material/ espiritual, seja a dualidade «bem/ mal» e percebem a luta que pode existir entre ambos os polos.  O Sol em Escorpião sente uma atração natural pelo conhecimento oculto, transcendente, ou simplesmente marginal. E pode ocupar-se a estudar de forma aprofundada tudo o que é secreto, esotérico, de caráter iniciático, não sendo de admirar que alguns procurem mesmo juntar-se a uma comunidade deste género.

O Sol  rege a 6ª casa e está colocado na 9ª. Esta colocação pode ser um pouco problemática   no que se refere às convicções do nativo. Por um lado, é uma boa posição para salvaguardar a saúde, que é habitualmente boa. Também favorece a profissão , promovendo a obtenção de um bom emprego. Por outro lado, pode indicar conflitos com o pai e/ou um pai com problemas de saúde. Se este nativo tiver um negócio, esta posição favorece bons empregados que ajudarão a obter sucesso. Por outro lado, trata-se de uma posição que prejudica a fé, gerando ceticismo em relação à religião e podendo levar à procura de valores e crenças alternativas relativamente à religião instituída da qual se tende a duvidar, o que não é em si mau mas pode originar crises que geram angústia pela dificuldade em acreditar em algo verdadeiro e bom.

A colocação do Sol na 9ª casa indica uma forte probabilidade de que o nativo mudará as suas crenças religiosas, espirituais ou metafísicas, abandonando a tradição na qual nasceu.  Pode ainda  tornar-se um crítico  aberto dessas crenças, o que pode criar clivagens no seio da família.

Os efeitos do Sol nesta casa tendem a prejudicar o pai a menos que o sol receba bons aspetos e o mesmo acontece com a sorte do nativo. Se o Sol estiver forte, tanto o pai como o nativo serão beneficiados e este não será um cético mas terá uma natureza espiritual elevada e princípios morais que respeitará e que orientarão a sua vida. Também será um viajante, podendo conhecer muitos países ao longo da vida. Neste caso, a sua sorte não será prejudicada.

Globalmente, esta é uma personalidade básica que tende a efetuar o seu desenvolvimento pessoal pela aquisição de conhecimento e pelo desenvolvimento de uma compreensão da realidade que pode  também servir de referência a outros, tendo um potencial muito razoável de sucesso e de sorte ,sobretudo pelo lado materno.

  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of

This site is protected by wp-copyrightpro.com

%d bloggers like this: