Pedras e Cristais, Obsidiana

obs1

A Obsidiana  é produzida pela atividade vulcânica, quando a rocha derretida  arrefeceu demasiado depressa em contacto com a água, não tendo tido tempo de cristalizar e  de se transformar em vidro, surgindo então uma pedra com uma textura brilhante e vítrea.

A cor mais comum da Obsidiana é o preto mas também pode encontrar-se em castanho claro, castanho motejado de preto e preto com brilho prateado ou dourado, etc. A Obsidiana Floco de Neve tem, como o nome indica, pontos brancos que se formaram nos locais em que a rocha começou a cristalizar. Mas a variedade que é mais valorizada na gemologia é a Obsidiana Arco-íris, que contém bandas de verde, púrpura e ouro.

Há muitas evidências nos vestígios  fósseis antigos  do uso da Obsidiana para fazer pontas de lanças e de setas , máscaras, ferramentas, instrumentos cortantes, espelhos e joalharia, facas, lâminas afiadas, etc.. Desde a pré- história que a maleabilidade da Obsidiana a tornou num dos minerais com maior uso e utilidade.

A Obsidiana existe em qualquer local onde tenha havido intensa atividade vulcânica mas, nos  tempos atuais as fontes principais deste mineral encontram-se na América do Sul, Japão, México, Afeganistão , Índia e  vários locais nos USA.   Na reserva Apache no Arizona existe uma variedade de Obsidiana conhecida como «Lágrimas de Apache».

obs2

A Obsidiana é constituída por 70 ou 80 % de Sílica e 20 ou 30% de Magnésio e óxido de ferro. A constituição química  da Obsidiana é semelhante ao granito.

A Obsidiana preta é considerada um poderoso agente de limpeza psíquica no interior da aura e também uma das pedras que melhor protegem contra ataques psíquicos. A sua energia forma um escudo contra todas as energias negativas e, segundo alguns, é uma energia que estimula o dom da profecia, nos naturalmente dotados.

No passado, esta pedra  brilhante foi usada para fins de vidência.  Usada de forma contínua, ajuda a remover toda a negatividade acumulada pelas atividades do quotidiano, o stress , a raiva e medo  e de todas as emoções e sentimentos negativos, como ressentimento, etc.

Alguns também lhe atribuem a propriedade de libertar de ligações negativos que atraímos involuntariamente para o nosso campo de energia e é usada para cortar cordas de ligação emocional, ajudando a libertar de ligações indesejáveis. Ajuda a selar o nosso  campo de energia de possíveis problemas antes que  estes surjam,  pelo que é benéfico transportar a pedra continuamente dentro  da aura, por ex., no bolso.

obs2

A Obsidiana também liberta de problemas passados, incluindo as emoções negativas dos outros e tem um grande poder de enraizamento, (para este efeito, deve ser colocada próxima do chakra da raiz em alguns instantes de meditação),  estando associada ao chakra da raiz, pelo que estimula a cura natural .

A Obsidiana absorve a energia negativa do ambiente e, por isso, deve ser limpa com muita frequência, por ex., deixando-a debaixo de uma torneira de água corrente ou de um fluxo de água natural, se possível, durante alguns minutos por dia.

Na terapia com cristais, esta  pedra também é usada mas é uma pedra com uma energia muito forte e que atua rapidamente e, por isso, deve ser usada com cautela. Pode trazer emoções e sentimentos negativos à consciência, bem como algumas «verdades» que podemos ter dificuldade em enfrentar mas, depois disso, pode regressar a tranquilidade mental.

Traz clareza de pensamento e permite compreender as razões profundas dos nossos bloqueios emocionais; limpa o estado mental de confusão e de traumas por resolver, embora o faça de forma algo abrupta, pois esta pedra é conhecida  como «pedra da verdade» ; estimula a honestidade connosco próprios e ajuda  a  ter coragem para recuperar conteúdos subconscientes de modo a permitir o desenvolvimento e o surgimento de caminhos  novos.

Na terapia com cristais é usada para reduzir as dores de artrite, dores articulares, cãibras, problemas de estômago, sendo também benéfica na cura de infeções bacterianas, problemas nos intestinos, lesões no tecido muscular.

Pela remoção da negatividade, ajuda a combater a depressão e a recuperar o controlo e a resistir ao stress da vida. Estimula o crescimento levando a percecionar novas oportunidades. É-lhe ainda atribuída a capacidade de desintoxicar e de aquecer os pés e a mãos.

Durante muitos séculos a Obsidiana foi usada pelos  xamãs para entrar em contacto com a realidade espiritual e diz-se que ela também permite contactar com o guia espiritual. Ajuda a visão interna e externa e estimula a coragem para descobrir os próprios recursos que estavam escondidos ,permitindo seguir em frente.

Não é uma pedra para «fracos», ´pois obriga a confrontar aquilo que, muitas vezes, não queremos ver. Mas é uma pedra para todos os que prosseguem um caminho de vida assente na ideia de desenvolvimento pessoal a todos os níveis.

Por tudo isto, pensamos que a  Obsidiana  merece ter um lugar na sua coleção. Atreva-se e verá que não se arrepende.

Para saber como fazer a manutenção da  sua pedra ou cristal pode ler este artigo.

Deixe um comentário a sua opinião conta