Personalidade Básica Ascendente Peixes Lua Peixes e Sol Gémeos

gemi

Voltamos a responder aos pedidos dos leitores, publicando mais uma personalidade básica.

Hoje analisamos uma personalidade com elemento Água predominante e elemento Ar. Como se trata de elementos que não se misturam entre si, esta personalidade mostrará facetas distintas que coexistirão.

O Ascendente no signo de Peixes não facilita a existência quotidiana, pois falta-lhe o interesse e o foco nas questões práticas, deixando-se submergir facilmente pelos problemas que são prontamente resolvidos pelos signos de Terra mas que parecem muitas vezes avassaladores para as pessoas de elemento Água. Assim, a menos que nasçam numa família com recursos que lhes providencie conforto e respostas prontas sem terem que lutar pela vida, estes nativos podem sentir que a vida é pesada e que as responsabilidades do dia a dia são demasiadas para lhes pesarem nos ombros. A existência ideal para estas pessoas é «uma vida de poeta», admirando a beleza de belos objetos artísticos ou contribuindo com o seu talento para os produzir, lendo, estudando e instruindo-se acerca da História, da Arte, da Religião e da Filosofia, dedicando-se a obras de caridade, ou participando em grupos de voluntariado que atuam junto dos necessitados,  ao mesmo tempo que não teriam que se preocupar com o próprio sustento nem com os aborrecimentos normais da vida,  esta seria a vida mais fácil para estas pessoas.

Entretanto, só para alguns esse tipo de vida está disponível e, assim, uma boa parte dos nativos com  o signo Peixes forte na personalidade luta para se adequar ou adaptar às exigências da vida e muitas vezes resolve o problema através do casamento ou então tem a sorte de conseguir ganhar o sustento numa atividade que está em sintonia com a sua natureza como professor, ator, artista, organizador de um museu, historiador, escritor, etc.

Os nativos com o signo Peixes forte no horóscopo precisam sempre de uma dimensão de transcendência nas suas vidas que lhes permita ir além das necessidades primárias da vida e explorar o lado espiritual, religioso, filosófico ou metafísico. Estas pessoas são idealistas e românticas, generosas e com espírito de sacrifício, gostando de ajudar e de fazer bem aos outros. Pensam em geral com o coração, sendo também facilmente magoadas quando os seus sentimentos, em geral puros , são traídos ou quando os outros usam a sua generosidade para se aproveitarem delas. Quando isso acontece algumas entram em depressão, esmagadas psicologicamente com a maldade e o calculismo dos outros e podem retrair-se  e isolar-se do mundo, talvez enveredando por alguma atividade escapista. É claro que há as atividades «escapistas» que não são prejudiciais, como encontrar um hobby que as ocupe- pintar ou aprender a fazer peças de artesanato, escrever, participar de um grupo de dança , musical ou de teatro, etc.- e outras que envolvem a dependência do álcool e de outras substâncias. Não é muito difícil estas pessoas encontrarem alguma coisa que lhes interesse e que lhes preencha a alma: algo simples como a prática de meditação ou de yoga pode equilibrá-las mas precisam em geral de contar com pelo menos um (a) amigo (a) verdadeiros e em quem possam confiar para não perderem o rumo e a linha orientadora do que querem fazer na vida pois facilmente se desmotivam e são capazes de desistir se sentirem que o ambiente próximo é hostil ou lhes provoca obstruções.

Quando os nativos com Ascendente Peixes  também têm a Lua no signo de Peixes, as características de fragilidade emocional da personalidade acentuam-se. A Lua precisa de estar forte para que esta pessoa tenha uma mente estável e focada e ,sobretudo, emoções tranquilas.

A Lua está na 1ª casa e , neste caso, é absolutamente indispensável ver a fase da Lua no nascimento: uma Lua brilhante ou cheia dá uma aparência bela, com olhos grandes e muito expressivos. Produz  uma personalidade apaixonada e romântica, inteligente, sociável e muito popular, ajudando a desenvolver uma carreira em que o nativo lida com um público alargado com grande sucesso. Mas esta pessoa é também muto centrada em si mesma e o seu sentido de humor pode ser instável, mudando com frequência. Mas será muito atraente para os outros. Com a Lua forte e brilhante, a pessoa tem sorte, boa saúde , vida longa e um destino em que se torna conhecida e respeitada de forma alargada. A sua vida será confortável e ela poderá dispor de todos os luxos. A vida conjugal também será feliz. Haverá uma relação muito próxima  e positiva com a mãe que terá um significado especial na vida desta pessoa.  Esta é uma pensadora, reflete continuamente sobre o mundo à sua volta e a sua inteligência é, simultaneamente, racional e emocional, havendo sempre um cunho afetivo em todas as opiniões que exprime.

Porém, se a Lua estiver aflita por aspetos com planetas maléficos, haverá muita instabilidade mental e a existência pode tornar-se um fardo muito pesado, com a tendência para a depressão e a dificuldade em motivar-se para fazer o que quer que seja.

A Lua rege a benéfica 5ª casa , uma casa de sorte que está relacionada com os «créditos por ações passadas» e a sua colocação na 1ª casa indica um destino poderoso. Este nativo pode tornar-se famoso ou, pelo menos, respeitado e pode alcançar riqueza significativa. Pode ganhar através do jogo ou da especulação financeira. É ainda altamente inteligente e criativo, obtendo em geral uma excelente educação de grau superior. Segundo os textos clássicos da Astrologia Jyotish, esta pessoa está destinada a seguir o caminho da última existência. Possui um caráter com valores elevados, uma natureza espiritual e sábia, e tem sorte na vida amorosa (a menos que a Lua ou a 5ª casa sofram aflições). Por vezes esta posição indica alguém que gosta muito de desporto mas, neste caso, pensamos que há antes inclinação para a arte, para o estudo religioso ou metafísico, para a prática de ações de caridade e semelhante. Há sorte em relação aos filhos e a atividades que envolvem crianças, podendo  haver grande felicidade  nesta área.

Estas pessoas deverão ter um acompanhamento contínuo desde crianças, para serem orientadas de forma correta  de modo a desenvolverem atividades positivas de apoio e que sejam estruturantes do seu equilíbrio geral, ao mesmo tempo que lhes trazem satisfação e um sentimento de realização pessoal. Desta forma resistirão melhor ao stress  e às pressões diárias que colocam em perigo a sua postura geral em relação à vida. Encontrar uma âncora em alguma coisa de que gostam, aproveitando os seus talentos naturais e interesses pode fazer toda a diferença pois permite encontrar, ao longo do seu desenvolvimento e crescimento, algo a que se agarrarem quando algo corre menos bem em outras áreas de vida. Uma outra faceta a desenvolver de forma contínua é a do voluntariado, que lhes traz apaziguamento e libertação de energias em sobrecarga, ao mesmo tempo que lhes fornece um sentido de propósito para a vida.

Quando ao Ascendente e Lua no signo de Peixes de associa o Sol no signo de Gémeos temos uma dissonância em termos de elementos mas  também um fator de equilíbrio da  personalidade. Neste sentido, a Lua na 1ª casa e o Sol em Gémeos dão a esta personalidade a tendência dominante  para pensar e refletir sobre as coisas o que á partida é positivo pois modera o excesso de emoção na perceção da realidade.  Gémeos é um signo analítico e muito racional, colocando a lógica em primeiro lugar na apreensão das coisas e ajuda esta personalidade a não ser excessivamente  emocional.

O Sol em Gémeos indica uma grande curiosidade acerca do mundo, sobretudo o mundo envolvente e todos os ambientes da vida da pessoa e a tentativa para analisar e compreender esse mundo, de forma a traduzi-lo sob a forma de conceitos e de conhecimentos que podem ser partilhados. Gémeos é um comunicador e a Lua na 1ª casa ajuda-o a ser encantador, a fazer chegar qualquer mensagem aos outros através de um caminho persuasivo e convincente que se torna irrecusável. Esta pessoa sabe convencer como ninguém e é difícil rebater os seus pontos de vista, pois ela não apenas os apresenta de forma racionalmente irrepreensível como também acrescenta a convicção dada pelo sentimento que persuade e convence completamente.

O Sol  rege a 6ª casa e a sua colocação na 4ª casa desmente pelo menos em parte a harmonia da relação com a mãe. Esta pode ser uma pessoa doente, apesar de haver uma boa relação com ela, ou ter preocupações na vida como excesso de despesas ou de dívidas, etc. Esta posição do Sol dificulta a posse de terras, casa, veículos e pode haver problemas nestas áreas quando a pessoa é proprietária destes bens. O Sol aqui colocado também não facilita a educação, podendo haver quebras e dificuldades nesta área. Será preciso analisar a totalidade do horóscopo para ver qual das duas luminárias- o Sol ou a Lua- é mais forte para poder determinar os efeitos preponderantes na vida da pessoa, sendo que o mais provável será que ambos se manifestem, de algum modo. Pode haver uma saúde menos boa no final da vida. Esta posição também dificulta o recebimento de heranças familiares.

A colocação do Sol na 4ª casa pode indicar pouca felicidade ou  um caráter irritável ou dado a brigas, a menos que o Sol receba o aspeto de algum planeta benéfico. Esta posição prejudica o sentimento subjetivo de felicidade pessoal e traz falta de tranquilidade  para a vida do lar. Mas é benéfico para a carreira e para a visibilidade pública e indica que o nativo é ambicioso a nível profissional e aspira a alcançar uma posição elevada na sua profissão.  Esta pessoa procurará a felicidade como algo fundamental na sua vida mas terá dificuldade em sentir que a alcançou. Se o Sol receber bons aspetos, no entanto, será mais fácil que os bons efeitos da colocação da Lua se façam sentir.

Globalmente, esta personalidade básica enfrenta o desafio de encontrar a estabilidade emocional em geral, podendo encontrar conforto na dedicação a causas humanitárias e pela escolha de uma profissão que lhe permita trabalhar a partir dos seus interesses , conseguindo uma reputação positiva que lhe traga realização no plano pessoal.

Deixe um comentário