Pedras e Cristais, Pedra do Sol

sun2

A Pedra do Sol  ou Heliolite, ou ainda «Feldspato aventurescente» é um mineral da família dos Feldspatos e  ocorre em várias cores havendo mesmo uma variedade transparente; encontramos esta pedra em tons de amarelo, vermelho, acastanhado e laranja, além de outras. As diferenças de cor devem-se, em parte, ao tamanho e abundância das inclusões de Goetite, Cobre ou Hematite que ocorrem no interior da pedra. Por ex., as inclusões de cobre produzem  uma cor que vai do rosa ao avermelhado. Algumas pedras podem mostrar uma cor verde profundo ou azul, mas são mais raras. Por vezes a cor varia na própria pedra, dependendo do ângulo pela qual a visualizamos. Em algumas existe um forte contraste de cor, podendo ser rosa num lado e laranja no outro. Também podem mostrar laivos de verde misturados com o vermelho; na maioria  observam-se flashes característicos de luz muito brilhantes e metálicos, num processo de refração que tem o nome de «aventurescência». Esta é produzida à medida que as pequenas plaquetas de Cobre, Hematite ou Goetite refratam a luz nas várias camadas do cristal.  Este brilho move-se sempre que mudamos o ângulo de observação, ou a posição da pedra ou da luz que incide sobre ela. Esta radiância, que é como um fogo semelhante ao do raio solar, está na origem do nome comum que se lhe atribui.

sun1

A Pedra do Sol usa-se desde há séculos  para efeitos de cura, nomeadamente das cartilagens, reumatismo e dores em geral. Não é uma das pedras mais antigas, no entanto, tendo sido os nativos americanos a descobri-la e a colecioná-la nos USA.  Em joalharia começou a usar-se no início do século 20 mas é relativamente pouco usada ainda. Os seus depósitos mais significativos existem na Austrália, Canadá, China, Congo, México, Índia, Tanzânia, Noruega, Rússia, Sri Lanka, além dos USA, sobretudo no Oregon, Nova Iorque, Pensilvânia e Virgínia.

Quanto ao seu uso metafísico, a Pedra do Sol é uma pedra de liderança, de abundância, de vitalidade . Aumenta o metabolismo, razão pela qual é boa para usar durante dietas de emagrecimento, melhora a digestão e aumenta as resistências naturais do organismo; harmoniza e regula os órgãos em geral. É também uma pedra de serviço, inclinando para a dádiva generosa de si aos outros. Estimula o poder pessoal, expande a consciência e o sentimento de liberdade. Aumenta a clareza mental, torna a consciência mais calorosa , aberta e benevolente. Traz alegria e entusiamo de viver. É, deste modo, uma pedra essencial para todos os que desejam recuperar a alegria de viver. Encoraja, além disso, a independência e a originalidade. Diz-se que ajuda os que desejam uma carreira artística a revelar o seu talento, atraindo a fama e a prosperidade. O uso da Pedra do Sol estimula deste modo uma atitude positiva em relação à  vida,  atuando como uma fonte de força adicional . O seu uso também é aconselhável em todas as atividades que exigem muita energia, pois fornece força adicional. É considerada uma pedra muito eficaz para limpar o campo de energia ou aura, e limpa os cordões psíquicos associados aos chacras, produzidos pelo relacionamento com pessoas próximas que são muito possessivas.

sun4

Psicologicamente, a Pedra do Sol ajuda os que são demasiado dependentes emocionalmente, a serem mais independentes do parceiro. Também ajuda a aliviar o medo e o stress e protege dos que drenam a nossa energia ou esgotam os nossos recursos financeiros. Para os que sofrem de fobia de lugares escuros ou fechados, traz alívio e libertação.

Na terapia com cristais,  a Pedra do Sol é usada para tratar inflamações crónicas da garganta e para reduzir o mal estar causado por úlceras no estômago . Colocada em cima do plexo solar, alivia a depressão e afasta os pesadelos. Também é usada para tratar a osteoartrite, cólicas, febre, inflamações e ferimentos resultantes da prática desportiva.

Segundo a tradição, usar um anel com a Pedra do Sol na mão esquerda (para os destros, ou na mão direita para os esquerdinos) ajuda a receber o que se precisa e deseja; na mão direita para os primeiros ou na esquerda para os segundos, ajuda a canalizar bênçãos e cura para os outros. Se for usada como pendente, ao pescoço, permite desenvolver a sabedoria que alia o sentimento do coração com a racionalidade da cognição.

O preço desta lindíssima pedra varia de acordo com a qualidade da sua aventurescência e a transparência da cor. Os exemplares sem cor e os amarelos são os mais baratos embora as variedades transparentes com uma boa aventurescência sejam as que atingem preços mais elevados. Do mesmo modo, as pedras em tom de vermelho brilhante, verde e bicolores atingem preços elevados. Há no entanto muitos exemplares interessantes à venda por um preço muito acessível, tornando relativamente fácil a aquisição desta pedra para a nossa coleção.

Deixe um Comentário a sua opinião conta