Pedras e Cristais, Pérolas

per

As pérolas , tal como a Madrepérola na qual são geradas, têm origem orgânica, sendo resultado da reação de um molusco – Ostra-  à irritação provocada por  grãos de areia que levam o animal a reagir, segregando camadas sucessivas de nácar para acalmar essa irritação. Essas camadas formam a Pérola.

A Pérola é considerada a gema mais antiga usada pelo homem, tendo sido altamente valorizada pelas  culturas antigas. É também um símbolo da feminilidade, da lealdade e da maternidade, estando associada à Lua e ao elemento Água.  Representa a pureza e a inocência, a honestidade e a integridade.  Desde há muito tempo que se acredita que as pérolas promovem  o crescimento do amor, razão pela qual são privilegiadamente  escolhidas para adornar as jóias das noivas.

per3

 

No mundo antigo, as Pérolas eram conhecidas como «lágrimas dos deuses», elementos purificadores . Segundo a lenda, Cleópatra do Egipto só bebia vinho com pérolas no fundo da taça, para a protegerem de ser envenenada. Na Antiga China acreditava-se que as pérolas eram saliva dos dragões quando voavam no ar para produzir chuva, sendo por isso usadas como talismãs contra o fogo.

Ao mesmo tempo que partilham propriedades semelhantes aos cristais, as pérolas têm qualidades únicas que advêm da sua natureza orgânica: são ricas em aminoácidos, magnésio, ferro, cálcio e sílica e estas qualidades fizeram delas um  importante agente de cura desde há muitos séculos, como acontece na medicina chinesa que, tradicionalmente , tem usado  o pó de pérola para tratar problemas nos olhos, problemas cardíacos, indigestão, febre, sangramentos, etc. São consideradas um fortificante dos nervos, das glândulas supra-renais, do baço e do tecido muscular. Ajudam a manter os  ossos e os dentes fortes e a prevenir a osteoporose. Também são eficazes no tratamento de problemas de pele, como acne e rosácea. Desde há muito que os chineses afirmam que a pérola tem um efeito geral de equilíbrio dos ritmos do corpo, ajudando a manter os níveis hormonais. Também se diz que é eficaz no alívio de dores de cabeça crónicas.

A Pérola também tem sido usada desde há séculos como cosmético : a realeza asiática tem usado o pó desta gema para branquear a pele. Também ajuda no tratamento das rugas e  das cicatrizes , para reduzir manchas da pele, espinhas, etc. Ainda hoje  é reconhecida a eficácia das pérolas nesta matéria, razão pela  qual são amplamente usadas pela indústria cosmética.

per4

As pérolas adquirem a cor da zona interior da concha em que crescem, podendo encontrar-se em tons que vão do branco ao creme ou mesmo dourado ou , como  acontece mais raramente, do  «negro»- em geral  estas não são mesmo pretas mas azuladas ou cinzento escuro.

A  energia da  Pérola tem efeitos  na dimensão  psicológica, contribuindo para acalmar e tranquilizar,  para aliviar o nervosismo  e o stress. Ajudam também a encarar a vida de forma mais flexível e tranquila. Ajuda a equilibrar os excessos emocionais  da pessoa que as usa, trazendo equilíbrio à sua vida.

Metafisicamente, a Pérola promove o desenvolvimento espiritual ; é uma gema marcadamente feminina : usada pelas mulheres , estimula a feminilidade profunda e leva à autoaceitação. Ajuda a desenvolver uma autoimagem positiva e digna. Diz-se que ajuda a suavizar as dores do parto, acalmando  e suavizando o processo.

per2

Existem muitos tipos de pérolas. Como referimos, o uso das pérolas esmagadas é frequente e praticado em todo o mundo; mas a Pérola é também uma gema de primeira categoria para usar em colares, anéis, brincos, etc. As cores também variam , tendo cada uma um significado próprio. As pérolas brancas simbolizam a boa saúde; as pérolas negras, talvez pela sua raridade, são símbolo de sorte; as pérolas douradas promovem a prosperidade e a boa fortuna (têm efeitos complementares ou mesmo semelhantes aos das pérolas negras); as pérolas de cor rosa promovem a felicidade e as pérolas de cor de alfazema  simbolizam o amor.

Talvez por se desenvolverem num meio aquático, as Pérolas são associadas à pureza  e à inocência desde tempos muito antigos e em muitas culturas. São também um símbolo de elegância, de aristocracia e de classe, dando um ar de distinção  e de refinamento a quem as usa sendo difícil de superar neste efeito por outras pedras.

Por tudo o que as pérolas nos oferecem, vale a pena tê-las num lugar especial , senão na nossa coleção de pedras, pelo menos como joia que nos recorda a profunda essência do feminino e de tudo o que este evoca na nossa natureza, sejamos homens ou mulheres.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário