Trânsito de Rahu e Ketu 2016-17 para o Ascendente Aquário

nam

Rahu vai transitar pela 7ª casa, enquanto Ketu transitará pelo Ascendente. Sendo um trânsito que envolve o eixo da  1ª / 7ª casas, a identidade e a relação com os outros, são de esperar eventos importantes para a  sua vida ao longo destes 18 meses. Rahu e Ketu neste eixo vão fazer surgir eventos do karma específico individual que contribuirão para uma transformação profunda. Rahu na 7ª casa vai, por um lado, tornar obsessiva a necessidade de relacionamentos pessoais; mas, por outro lado, vai  fomentar uma atitude muito crítica em relação a tudo o que diz respeito aos parceiros;  tanto o parceiro de vida como os parceiros de negócios podem esperar agora uma atitude de ambivalência dos nativos  de Aquário, do tipo «estou cansado(a) de viver contigo mas não posso viver sem ti». Os que têm um cônjuge ou um parceiro, nesta altura irão pôr à prova o relacionamento pois tenderão a encontrar mil e uma imperfeições no parceiro. Todas as pequenas fraquezas deste aparecerão à evidência na sua mente como intoleráveis.  Talvez você ache que o seu parceiro não é  quem julgava ou idealizava. Ao confrontar-se com as críticas e desapontamentos em relação ao parceiro, o nativo de Aquário tem a oportunidade de tomar consciência da sua própria identidade e do impacto que os parceiros, especialmente o cônjuge ou companheiro(a), têm sobre a sua própria consciência: na verdade, agora é o momento de se olhar no espelho através do parceiro e de se dar conta da sua realidade própria. Se o parceiro de vida o (a) desaponta,  talvez na verdade esse desapontamento seja a projeção  interior do seu próprio desconforto por a sua vida não se ter orientado de uma outra forma mais satisfatória para si.

Todo o desencanto crítico que possa surgir agora tem a ver com a insatisfação a nível profundo que você sente por saber que, no fundo, ignorou ou negligenciou  as suas responsabilidades  como parte igualitária de um relacionamento e é preciso mudar isso. Podemos assim ver agora alguns destes nativos a esforçar-se verdadeiramente para construir um relacionamento com a sua «cara metade» ou com o sócio de um negócio, com um novo nível de consciência e de responsabilidade. Quererão ser perfeitos a este nível e estão dispostos a fazer o necessário para corrigir essa falta de envolvimento no passado.  Rahu em Leão vai levar a uma necessidade obsessiva de se encontrar a si mesmo (a) através dos parceiros, de modo que a sua perspetiva será a de uma «autodescoberta» mediada pelo outro. Muito do que você está disposto (a) a fazer pelos seus parceiros neste momento é, na verdade, projetado a partir das suas próprias necessidades: o parceiro- de negócios e/ou de vida- faz-lhe falta para você poder desenvolver todo o seu potencial, para o seu mérito  ser reconhecido pela sociedade e pelos seus pares. Assim, apesar de estar focado(a) no outro que é seu parceiro, na verdade, faz isso para proveito próprio e pessoal porque Rahu no signo de Leão fá-lo apreender todas as coisas de uma forma autocentrada. E não há nisto nada de negativo à partida pois é uma lição importante que você tem que aprender, dada a excessiva concentração habitual no coletivo e nas normas universais, diluindo com facilidade a sua identidade. Mas, durante estes 18 meses, vai aprender a dar um significado novo ao conceito da sua própria identidade, preenchendo-a de forma pessoal.

A atitude algo exibicionista de Leão  poderá levar a  sentir a  necessidade de exibir o parceiro ou parceira, para se tornar mais visível para os outros, para que estes saibam quem verdadeiramente você é, seja pelos talentos, riqueza ou beleza do seu parceiro, seja porque este o (a) ajuda a revelar-se mais concretamente perante os outros. Neste momento você tem necessidade de se orgulhar das características do(s) parceiro(s) tendendo a medir o seu conceito pessoal e a sua autoestima a partir do modo positivo como os outros avaliam esse(s) parceiro(s).

Será, no entanto, avisado ter alguma cautela no início de novos relacionamentos durante o trânsito de Rahu, o planeta sombra que rege a ilusão. O caráter inimigo da colocação de Rahu no signo de Leão também exige cautela na gestão das parcerias de negócios e no casamento, pois desentendimentos serão fáceis agora. Será necessário um esforço extra para conseguir harmonia em todas as formas de cooperação.

Por sua vez, Ketu transita pela 1ª casa, um trânsito que tem sempre efeitos disruptivos em que, tão depressa você pode  passar por momentos de grande auto confiança, otimismo e de crença nas suas capacidades como logo a seguir duvida completamente de si e do seu valor e este efeito complementa a perceção do que acontece ao nível da 7ª casa, onde está Rahu.

Uma coisa é certa, você não vai estar  focado(a) a em si agora, quer entender o outro, ver como ele é realmente, compreender as suas motivações e descobrir como é que o outro o/a vê, que opinião tem de si, avaliar os sentimentos dele por si, etc. – mas o objetivo disso não é o seu próprio  auto aperfeiçoamento mas antes   fruto do desejo de «tornar o outro perfeito», de se partilhar com ele e de se  descobrir em cada um dos seus gestos; trata-se de descobrir os talentos do outro que o levaram a apaixonar-se por ele.  Nesta altura a sua identidade pessoal, o seu desejo de sucesso e de visibilidade no mundo perdem interesse maior, sendo antes vivenciados de forma indireta através do parceiro,  tudo se resume  ao desejo de ser feliz com outra pessoa, sem se preocupar com mais nenhuma realidade além dessa. Este «esquecimento» do eu, por muito que pareça estranho ou indesejável, é uma etapa importante no desenvolvimento humano de cada um pois a verdadeira identidade só se descobre se estivermos atentos à realidade do outro, vendo-o como ele realmente é e se nos conseguirmos colocar no seu lugar, assumir as suas necessidades como se fossem nossas, as suas angústias e alegrias como se fossem nossas. E é essa a aprendizagem que agora os nativos de Aquário vão fazer ao longo dos próximos 18 meses, embora com as nuances de o fazerem para poderem verdadeiramente descobrir-se a si mesmos.  Habitualmente mergulhado na sombra do coletivo, o nativo de Aquário vai despertar para a sua realidade individual através de parcerias pessoais  e não de mera identificação com as funções abstratas sociais. Afinal, a identidade constrói-se através do encontro com o outro. É este encontro que assumirá vida própria agora.

Deixe um comentário