Personalidade Básica Ascendente Aquário Lua Capricórnio Sol Virgem

aqu

Continuamos a responder aos pedidos dos leitores. Hoje falamos de uma personalidade básica com uma forte ênfase na energia de Saturno e com a combinação dos elementos Terra- predominante- e Ar.

Quando o Ascendente está colocado no signo de Aquário, temos uma personalidade fortemente focada na dimensão grupal e coletiva, procurando a companhia de outros seres humanos e fazendo da interação com o seu grupo de pertença o foco central da sua vida. Assim, estes nativos possuem uma forte consciência social, enraizando a sua identidade pessoal nas referências do seu grupo de pertença. Isto não significa que estas pessoas não tenham uma capacidade de pensar marcadamente individual mas significa que, antes de pensarem nos seus interesses próprios ou em vez de pensarem nos seus interesses separadamente dos interesses coletivos, pensam e focam-se nestes últimos adotando-os como os seus interesses. Deste modo, não admira que, muitas vezes, os nativos de Aquário professem uma ideologia política, ou façam parte de uma sociedade secreta ou esotérica que levam muito a sério como parte integrante e mesmo a fonte da sua própria identidade e da qual nunca se separam. Por vezes, o seu temperamento leva-os a preferir fazer parte de uma sociedade que se desenvolve à margem da sociedade convencional e adotam os princípios, crenças e valores desta como seus, defendendo-os e mesmo combatendo os valores convencionais, se for preciso.

O signo Aquário é um signo fixo, e isso revela muito também da forma de ser destas pessoas que, ao estilo de Saturno, podem ser muito rígidas a defender os seus pontos de vista. São, no entanto, pensadores críticos e, desta forma, são capazes de abandonar esses pontos de vista se a própria razão lhes mostrar que são obsoletos. Sendo, no entanto, conservadores, pela influência de Saturno, precisam que Júpiter esteja forte no horóscopo e em boa relação com Saturno para desenvolverem uma faceta mais criativa, inventiva e orientada para o futuro. Quando isso acontece, tornam-se visionários, efetuando a síntese entre as necessidades do presente e as do futuro e usando as suas capacidades e talentos para materializar, através do pragmatismo de Saturno, essas ideias no mundo de forma a beneficiarem o coletivo, pelo menos aquele de que fazem parte. Quando esta relação harmoniosa entre Saturno e Júpiter não existe, ou quando este último está fraco no horóscopo, estas pessoas podem tornar-se revolucionárias de forma fundamentalista, defendendo os seus próprios valores ( e os do seu grupo) contra todos os outros aos quais não reconhecem a legitimidade de existir. Nessa situação, lutam e trabalham em prol do grupo de pertença e contra os outros, que veem como ameaçadores à ordem na qual acreditam.

Porém, o nativo comum de Aquário é uma personalidade cativante e muito comunicativa, tolerante e respeitadora das diferenças entre os seres humanos que, de resto, defende e aceita. É um excelente amigo, pelo menos em tudo o que envolve os aspetos teóricos  dos problemas pois, para os de caráter prático, é preciso haver também a presença do elemento Terra- como sucede nesta personalidade- para que as ideias desçam ao concreto e passem do pensamento e da palavra para a concretização.  Estas pessoas brilham  em tudo o que depende do uso da palavra e da escrita, são investigadores e cientistas ou filósofos, professores, etc., mas , quando alguma coisa se avaria em casa, apreciam muito a ajuda de outras pessoas com virtudes mais práticas do que eles.

Quando, ao Ascendente no signo de Aquário, se associa a Lua no signo de Capricórnio,  o outro signo de Saturno, a tendência para o conservadorismo e a rigidez nas opiniões e no comportamento acentua-se. Por outro lado, a competência pragmática e de concretização das ideias é também fortalecida e isso pode equilibrar esta personalidade, que pode ser bastante ambiciosa. A Lua está, no entanto, colocada na 12ª casa o que faz com que a personalidade se torne muito mais reservada do que é habitual  quando o Ascendente está no signo de Aquário. Esta pessoa tem uma faceta secreta, não gosta de expor a sua vida e, provavelmente, embora possa igualmente ter uma vida social ativa e lidar com muitas pessoas , esse contacto é pouco personalizado e existe pouco investimento pessoal a todos os níveis.

Sempre que a Lua ocupa a 12º casa do horóscopo os nativos retraem-se periodicamente para restabelecer o equilíbrio interior, precisando de passar períodos solitários sem contacto com os outros para se manterem funcionais.  A colocação da Lua na 12ª casa  não é muito favorável ao bem estar geral dos nativos podendo indicar problemas na infância, que incluem a área da saúde, ausência de paz mental , com ansiedade e nervosismo, ausência do amor materno na altura essencial em que este era mais necessário. Normalmente, também indica um número de experiências difíceis, de isolamento emocional,  dificuldade em atingir o sucesso material, fama e riqueza, etc. Há, no entanto, outro significado importante para esta posição da Lua que é o de, através dessas experiências que significam sempre algum tipo de isolamento ou perda em termos emocionais, a pessoa poder crescer tremendamente em termos espirituais, sendo necessária essa solidão emocional para obrigar o indivíduo a orientar-se para o interior de si próprio e descobrir em si mesmo os recursos necessários para esse desenvolvimento. Os aspetos recebidos pela Lua e o seu brilho no momento do nascimento dão informações adicionais sobre a maior facilidade ou dificuldade de todo este processo.

Assim, para os que estão já no caminho da sua descoberta espiritual a Lua em Capricórnio na 12ª casa pode indicar um tipo de vida intencionalmente escolhido pelo nativo de  desenvolvimento em que a  capacidade de renúncia aos aspetos mais materiais da vida é proporcional ao desenvolvimento espiritual da pessoa. Esta pode encontrar grande prazer em viagens por países exóticos e tradicionalmente ligados à procura da sabedoria e seguir uma vida em que a comunidade com que se identifica pode mesmo ser «invisível» no sentido em que representa um ideal de vida; os que estão mais ligados ao mundo material e às suas necessidades, poderão, pelo contrário, sofrer bastante com esta posição da Lua que nega a segurança material pela qual anseiam, e que se traduz no desejo de uma elevada posição social, riqueza e sucesso profissional. Alguns poderão achar que a sua vida só será bem sucedida num país distante e sair à procura dessa segurança mítica fora do local em que nasceram.

A Lua rege a 6ª casa  e a sua colocação na 12ª não favorece a saúde nem o sucesso no emprego, pois coloca obstáculos à vida profissional ( a menos que receba  bons aspetos). Pode haver perdas devido a subordinados ou colaboradores. Se estiver fraca, pode haver problemas de audição ou visão. É no entanto uma boa posição para o desenvolvimento espiritual, pois a Lua lança aspeto para a casa que rege, possibilitando o desenvolvimento de um forte sentimento de serviço aos outros.

Quando, à combinação do Ascendente em Aquário e Lua em Capricórnio se associa o Sol no signo de Virgem percebemos que o objetivo central desta personalidade não é a felicidade nas interações pessoais pois o regente da 7ª casa, que é a casa do parceiro, está colocado na 8ª casa, que é a casa da separação e do divórcio. Temos assim as duas luminárias- Sol e Lua – colocadas em casas problemáticas para os significados habituais  da felicidade afetiva e emocional- a Lua na 12ª e o Sol na 8ª.  Por um lado, podemos entender que se trata de uma configuração altamente favorável para todos os que se desligaram das necessidades mais individuais de receber e dar amor individual no sentido terreno para se estenderem para uma  experiência mais universal de ligação aos seres em geral, de crescerem e desenvolverem esta capacidade; por outro, para os que estão ainda ligados a estas necessidades básicas emocionais dos seres humanos, este pode ser um caminho mais duro em que sofrerão a privação da satisfação dessas necessidades.  Sabemos que é mais fácil dizer do que de experienciar, mas esta personalidade é uma matriz que permite ultrapassar o nível mais mundano da vida terrena e prosseguir para um outro plano mais universal, aliás representado pelo signo Aquário. Pelo menos nesta existência, estas pessoas terão a oportunidade de se desligarem das suas necessidades imediatas para descobrirem que existem outros níveis de realidade e outras necessidades igualmente importantes, para os seres humanos concretizarem o seu destino.

O Sol em Virgem indica elevado perfecionismo e um sentido de «serviço»  que a pessoa se sente compelida a efetuar. Indica também o pragmatismo e a capacidade de se colocar ao nível do concreto e dos seus problemas para os resolver com eficácia e prontidão. Estas pessoas são bastante críticas em relação a tudo e também em relação a si próprias e encontram geralmente um modelo com o qual se identificam e que exprime a organização da realidade com a qual querem coincidir.  Indica também a capacidade de trabalhar com esforço para alcançar os objetivos pretendidos, mesmo que estes impliquem obstáculos e fracassos ou conflitos e opositores que é preciso vencer.

O Sol rege a 7ª casa e está colocado na 8ª. Esta colocação do Sol inclina para a procura do controlo ou do poder através de meios menos convencionais, como acontece numa sociedade esotérica ou através de formas de poder subtis associadas ao ocultismo ou desenvolvimento de poderes psíquicos. Há em geral grande interesse por estas matérias e a colocação do Sol e da Lua em duas casas fortemente associadas aos poderes da Psique pode mesmo  dar talentos naturais que podem incluir a telepatia, etc.  Esta combinação do Sol e da Lua pode assim produzir uma mente altamente intuitiva, capaz de visão interior espontânea ou, pelo menos, de uma capacidade para intuir diretamente as coias sem precisar de refletir ou de pensar muito sobre elas.

Por outro lado, ao mesmo tempo que tais colocações facilitam o desenvolvimento psíquico , também prejudicam a saúde física. A colocação do Sol na 8ª casa pode indicar doenças crónicas, problemas ao nível do aparelho reprodutor, problemas de visão, etc. . Apesar de poder   também indicar problemas ou altos e baixos na vida profissional, muitas vezes esta posição do Sol indica também sucesso sobretudo em carreiras ligadas aos aspetos psíquicos ou filosóficos ou metafísicos.  A vida familiar e conjugal, no entanto, podem ser bastante complicadas com esta posição.  Trata-se, assim, de optar pelo desenvolvimento espiritual para poder usufruir dos aspetos mais positivos desta personalidade básica.

3 comentários em “Personalidade Básica Ascendente Aquário Lua Capricórnio Sol Virgem”

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário