Hoje falamos de uma pedra sui generis, pequenina no tamanho mas com uma energia muito poderosa e forte e que é considerada rara, embora se encontre facilmente para compra a preços que não são proibitivos, embora também não sejam dos mais baixos- a Rodizite.
Esta pedra não precisa de ser limpa nem carregada. Na verdade, quando a sua energia não está a ser usada para curar, a pedra auto regenera-se a si própria. Tem a característica também de amplificar a energia de outras pedras, mesmo muito maiores. Por causa desta qualidade, é considerada uma pedra que atrai a manifestação do que a pessoa deseja pois, se nos concentrarmos em alguma coisa que desejamos, a energia da Rodizite amplifica a energia do pensamento, ajudando a manifestação do que se deseja, razão pela qual também é vista como uma das pedras de abundância. Pelo lado menos positivo, deve-se ter em atenção que esta pedra amplifica todas as energias à sua volta, o que significa que os que têm pensamentos negativos não devem usar esta pedra.
A Rodizite é um berilo de borato e alumínio, que ocorre geralmente numa matriz de feldspato, crescendo muitas vezes no mesmo local que a Turmalina. A forma é em geral em dodecaedro rômbico e as pedras são muito pequenas, mesmo as maiores, tendo em geral o tamanho de 3-4 mm. Não devemos, no entanto, deixar-nos levar pelo seu tamanho pois a sua energia é muito mais forte do que a de muitas pedras maiores. Qualquer pessoa, mesmo não sendo especialmente sensitiva, sente a energia da pedra, ao pegar-lhe na mão, sob a forma de uma onda de calor a percorrer o corpo.
A Rodizite encontra-se em tons de amarelo, acinzentado, branco e transparente. A maioria das pedras disponíveis atualmente vem de Madagáscar embora este mineral tenha sido descoberto nas Montanhas Urais, na Rússia. Pode encontrar-se em quantidade menos significativa no estado de Wisconsin, USA e em Inglaterra. Deve haver cuidado no seu manuseamento pois parte-se facilmente. Normalmente encontra-se à vende em grupos de 3, e devem usar-se em conjunto.
Em termos energéticos, a energia da Rodizite é bastante poderosa, de tal modo que os Xamãs de Madagáscar a usam para condensar as nuvens de modo a produzir chuva.
Na terapia com cristais, a Rodizite usa-se com sucesso para desbloquear energias e para ativar todos os chakras. Os seus efeitos a este nível fazem-se sentir tanto no plano físico como mental e emocional. Tem também um efeito desintoxicante e anti-inflamatório nos tecidos. Estabiliza as funções cerebrais e tem ação coadjuvante no tratamento de desordens celulares, incluindo o cancro. Remove a acidez dos tecidos , conforta e alivia a dor, incluindo a dor de cabeça e enxaqueca. Pelas qualidades excecionais que revela nos processos de cura, os que usam esta pedra para esses fins consideram que ela é uma das cinco pedras mestras da cura. O folclore tradicional afirma que este era um cristal mestre da antiga Lemúria.
No plano psicológico, a energia forte da Rodizite ajuda a aumentar a força de vontade, ressoando com a energia do plexo solar.
Metafisicamente, diz-se que ajuda a despertar os dons psíquicos nos que são naturalmente dotados, sobretudo a telepatia e a clarividência. Esta característica deve-se ao facto de também ressoar com o chakra do terceiro olho e o chakra da coroa. Alguns afirmam que esta sintonia permite usar a pedra para se tornar consciente de vidas passadas e trazer de novo à consciência lições que são também importantes nesta vida. Alguns afirmam a sua utilidade quando usada na meditação, afirmando que isso permite a consciência clara do «plano astral».
Pensamos assim que vale muito a pena incluir esta pedra curiosa na nossa coleção, devendo usá-la quando temos pensamentos positivos, pois ela ajuda a manifestação no plano concreto, aumentando a abundância na nossa vida.